Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Porque só existem programas de paranormalidade noutros países?
    Iniciado por Fausto Matos
    Lido 3.158 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fausto Matos
Ponho aqui esta questão, porque só custumo ver programas e filmes de assombrações, fantasmas, poltergeist´s, demónios, fenómenos paronormais, etc., de outros paises tais como E.U.A., Inglaterra, America Latina, por isso primeiro questiono-me, será que são as produtoras estrangeiras que investem mais nesses temas (porque está na moda e dá dinheiro  >:D), e na Europa continental, Ásia (excepto o Japão), Rússia, etc., não investem nesses temas, ou segundo será que nos E.U.A., Inglaterra, América Latina, as pessoas são mais sensiveis á paranormalidade e superstições, e noutras partes do mundo como Europa Continental, Ásia (excepto o Japão), Rússia. (Paises com mais história, e por isso mais susceptíveis a superstições e paranormalidade) não existem programas\documentários, pelo menos que eu conheça, do mundo paranormal. Sei que esta pergunta não é muito relevante, mas tenho-me questionado bastante sobre isso. Também reconheço que nestes últimos anos o fenómeno paranormal está na moda, mas como assisto a vários programas, documentários, e filmes como por exemplo: Paranormal Witness, A haunting, Ghost Adventures, Instinto Paranormal, Destination Truth, A counjuring, etc., e para minha supresa constato que existem "milhares" de casas assombradas nos E.U.A., inumeras "possessões" na América Latina, e muitos "fantasmas" á solta na Inglaterra. E aqui para estes lados ( Europa Continental, Rússia, Ásia,  excepto o Japão, etc.) não existem locais assombrados, não há "fantasmas", não há poltergeist´s, etc., ou então na realidade não há produtoras interessadas no tema (se calhar não há dinheiro), ou então não há público que tenha interesse em ver ...    Mas  pronto, deixo aqui a questão, paz .      :angel:

é uma boa pergunta!esses mistérios são fascinantes também não entendo porquê >:(
Caso raras excepções, lembro me da excelente série Encontros Imediatos e na década de 80 um ou outro debate sobre o paranormal..
Não entendo porque a televisão não realiza documentários sobre estes assuntos, focando nos casos claros em território nacional ::)

#2
A resposta é porque em Portugal não rende lucros à TV. Lembro-me de no inicio da SIC haver um programa qualquer em que se falava sobre esses temas, foi cancelado porque não havia interessados em patrocínios, ou seja, em comprar espaços para anúncios.
No fundo, apesar de muitas pessoas terem interesse em querer saber sobre as coisas, não são um público que tenha uma cultura televisiva voltada para documentários ou debates sobre o tema. Preferem ver uma Quinta que não obriga a pensar nas coisas.

Depois, há os custos de produção que não são assim tão baixos, apesar de poderes tentar fazer com os mínimos possíveis. Para isso é preciso um guião, pessoas, equipamento, tempo e software. O software consegues arranjar gratuíto, as pessoas podes pedir voluntários e se houver lucro com o trabalho repartir no final, o guião é essencial, pois, é o plano que vai definir como vais realizar e o equipamento deve ter qualidade suficiente para produzir com qualidade de som e imagem.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

#3
É, de facto, uma pena. Portugal, e muitos outros desses países mais "ignorados" têm tantas lendas e locais com fama de serem assombrados... Não sei qual será a resposta para os outros países, mas para o nosso, vou ter que afirmar que se deve, no fundo, não por falta de material apropriado mas sim, como o brunojge diz, uma questão de as televisões não estarem interessadas em investir em programas que, mesmo que não fracassem por completo, não se comparem ao sucesso dos seus "incríveis" reality shows -.-

Não ajuda o facto de Portugal ser conhecido por muitas coisas, mas não pelos seus locais assombrados. Quem mora no país conhece os mais "famosos" mas não temos nenhum lugar que atraia investigações grandes, como por exemplo, o Lago Ness na Escócia ou a floresta de Pine Barrens, nos EUA. Agora que eu ia seguir um programa sobre o paranormal situado aqui religiosamente, isso garanto que ia. :) E nem tinha que ser um documentário! Temos zonas que possuem a atmosfera perfeita para um filme de terror.
"Dovahkiin, Dovahkiin,
naal ok zin los vahriin
wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal..."

Como já disseram, isso seria um tipo de programa para um nicho de público muito específico, suspeito que não teria audiências significativas na nossa televisão, ao contrário do que o brunojge disse, em televisão não se reparte o lucro no final, se houver. Cada pessoa é paga pelo seu trabalho e não se usam softwares pirateados, naturalmente. Se era uma ideia para alguém fazer por si, força, mas duvido que com voluntários e "repartir lucros no final se houver" se consiga alguma coisa porque fazer algo deste tipo requer muito trabalho e tempo, não é algo que se faça nos tempos livres.

Nada melhor do que apresentar um projecto com pés e cabeça. :)

Por cá, programas sobre estes assuntos?

Só se fosse um reality show numa casa assombrada... ou uma telenovela!
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 17 dezembro, 2015, 18:47
Por cá, programas sobre estes assuntos?

Só se fosse um reality show numa casa assombrada... ou uma telenovela!
Eu veria um reality show " a casa assombrada dos segredos" ou "A quinta do poltergeist" ou  "the voice do vampiro", ou ainda " peso pesado dos lobisomens".
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Os portugueses só sabem mesmo é queixar-se...

Já não têm as telenovelas e o futebol? ::)

Por acaso houve um programa a uns anos com uma mulher que falava com os mortos, acho que se chamava "Depois da Vida".

#9
Cheguei a ver... iam lá figuras públicas e tudo. Eu desconfiava muito da veracidade daquele programa, mas eu tenho este mau feitio que me impede de apreciar as estas coisas...

Citação de: Malik_ em 17 dezembro, 2015, 18:56
Os portugueses só sabem mesmo é queixar-se...

Já não têm as telenovelas e o futebol? ::)
...e concertos de um dos membros da família Carreira mês sim, mês não no Meo Arena...
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 17 dezembro, 2015, 19:05
Cheguei a ver... iam lá figuras públicas e tudo. Eu desconfiava muito da veracidade daquele programa, mas eu tenho este mau feitio que me impede de apreciar as estas coisas...
...e concertos de um dos membros da família Carreira mês sim, mês não no Meo Arena...
...e Anselmo ralph....e na tv ver o somos portugal, portugal em festa, aqui portugal...como vêm...já não ha espaço para o paranormal. ;D
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 17 dezembro, 2015, 18:54

Eu veria um reality show " a casa assombrada dos segredos" ou "A quinta do poltergeist" ou  "the voice do vampiro", ou ainda " peso pesado dos lobisomens".

"A Quinta do Poltergeist" seria simplesmente épico!  :laugh:
"Dovahkiin, Dovahkiin,
naal ok zin los vahriin
wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal..."