Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Uma fotografia para alguem entendido trabalhar e me dizer se existe algo de paranormal
    Iniciado por pjtm
    Lido 13.154 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Faty Lee em 29 março, 2015, 12:36
As opiniões sobre estímulos desorganizados (ou seja que não apresentam uma configuração definida e concreta) suscita perceções completamente diferentes em função do sujeito, das suas capacidades de organizar estímulos, da sua experiência anterior, etc... naturalmente que esta foto não se trata de uma técnica "projetiva" e como tal, o objetivo não é projetarmos aquilo que se pretende "ver" mas aquilo que na realidade se "consegue" organizar de forma identificada. Por esse motivo, talvez todos os comentários façam sentido, já que cada um de vocês utilizou critérios pessoais e não partilhados na organização que fez dos estímulos.

É necessário sempre algum bom senso na apresentação dos nossos pontos de vista e na aceitação dos pontos de vista dos outros, pois isso é a expressão do respeito.

A título exemplificativo do que se faz na Psicologia, deixo aqui uma imagem com diferentes estímulos visuais que podem ser organizados de forma completamente diferente por parte de cada um dos observadores. E, na verdade, não há respostas certas ou erradas. Apenas respostas que devem ser tidas como válidas em função das experiências e das realidades individuais de cada um. Pois certamente todos verão coisas diferentes: gnomos, nave espacial, elefantes, borboletas, vaginas, cães, etc...

Vejo um homem de barbas, tipo pai natal...vejo como um sr bondoso. Mas como diz, é o que me vem à mente mal vi a imagem e cada um terá interpretações diferentes. Agora gostava de saber se a minha projecção é boa ou má? Pra mim parece boa, não vejo mal, até vejo o Pai Natal :)

BlackMiau
Oh Faty... eu vejo dois miúdos a fazer aquele jogo de bater com as mãos ao mesmo tempo que cantam uma coisa qualquer. Se isso significa que vou ter filhos, fujo já! ;D

pedroms70 era exatamente isso que queria mostrar quando fiz o comentário... não há respostas boas ou más, certas ou erradas... é tudo uma questão da forma como organiza os estímulos. Há quem vire, por exemplo, a imagem ao contrário... tudo é válido no mundo da observação e organização dos estímulos. Era apenas isso que queria dizer relativamente a este tópico e as diferentes posições nele apresentadas.

P.S. também vejo o Pai Natal ;D


BlackMiau ;) havia de ser giro teres filhos não ;) Não significa nada... apenas coisas soltas que estão no teu "inconsciente" e que projetas simplesmente numa imagem desorganizada ;) (já agora quantos filhos viste???  >:D) .
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
Vi dois miúdos sentados, um virado para o outro. Filhos? Nem de longe! Pode até referir-se a uma prima e à minha irmã que foram mães recentemente.