Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Gardunha
    Iniciado por Sky
    Lido 9.383 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Sky em 26 junho, 2014, 11:35
Olá Guerreira.

Estás um pouquinho atrasada. Esta publicação é do ano passado. Já lá estive, tal como é referido do decorrer do chat. Tenho matéria de estudo. Projectos de investigação e várias pessoas interessadas neste assunto.  :o

Olá Sky, peço desculpa então ahah, ao menos gostaste de lá estar? :)

Sky
Foi no minimo interessante. Luzes, sons e até o comportamento de alguns animais deixou um "quê" de intrigante. Despertou ainda mais a curiosidade e passados estes meses de pesquisa e contactos acho que estou melhor preparado para uma observação mais cuidada. 8)
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

É interessante o que dizes, bem, o meu "medo" muitas vezes não me permite ir a locais desses em que sabemos que fenómenos acontecem, mas o meu lado de aventureira muitas vezes desperta, um dia experimentarei também visitar um desses lugares conhecidos :) é sempre bom sabermos um pouco das experiências dos outros e o que lhes aconteceu assim dizendo (: deixaste-me com a pulga atrás da orelha :)

Sky
Este projecto nasceu nos anos 80 (ainda não andavas por cá), com a publicaçao de um artigo que dizia "a serra da Gardunha é oca". O tempo foi passando e ficou na gaveta, até que surgiu a oportunidade e a ideia renasceu.  ;D
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Humm, interessante :)

#35
Citação de: Sky em 26 junho, 2014, 10:36
É melhor esclarecer alguns pontos que estão a criar alguma confusão.
A conhecida gruta (que mais não passa de uma composição de grandes lages de granito) é o local onde está um santuário provisório, que é tema de "guerra" entre a população de duas freguesias.
Não existe, nem foi mencionada, passagem para a possivel base. Foi tapado um buraco (não uma passagem) que teria comunicação com o interior da serra, pelo qual se ouviam estranhos sons.
De acordo com algumas testemunhas, passam-se fenomenos pouco vulgares. As "viagens" para essa base são as com mais relevo.
Teoricamente é um "portal" (acho que alguém andou a ver demasiados filmes).
A minha pesquisa tem me levado para outros locais que pretendo analisar para não criar mais especulação.
De qualquer modo a "gruta" é um dos pontos de ligação com bastante importância.
Quanto á localização, tenho vários mapas com mais proximidade para melhor identificação do local.
Se forem lá sejam discretos, já houve um ou outro "confronto" no sentido de afastar os mais curiosos.
   
 

Na antiga cultura celta, falavam-se de entradas/saídas nas florestas que apareciam e desapareciam quando queriam ou quando algo ou alguém queria. Eu próprio já me deparei com situações em Sintra de entradas de "nada" e saídas de "nada", ou seja, aparenta uma entrada para alguma lado, mas depois la dentro o caminho termina em parede, e não falo em tijolos colocados para impedir a passagem, mas sim rocha, não sei se me fiz entender. É interessante e também muito importante relacionarmos os antigos povos com o presente, o entendimento e a percepção das coisas são certamente diferentes devido ao passar dos seculos e ate milénios, mas as coisas não deixam de ser exactamente o mesmo. Onde antigamente viam uma "tartaruga voadora" ou "carruagens aladas" como nos sanscritos Vimana* por ex, nos hoje vemos uma nave redonda anti-gravitacional, e de certo não os chamamos de deuses.

*


Citação de: Sky em 26 junho, 2014, 10:36

Se forem lá sejam discretos, já houve um ou outro "confronto" no sentido de afastar os mais curiosos.
   
 
É importante também, que quem lá for seja MUITO discreto, e não andarem a publicitar de mais a ida nem muito menos os dias em concreto.
Às vezes não é com os pobres dos "ET´s" que nos temos de preocupar.

Sky
Citação de: lunacristalina em 19 junho, 2014, 14:35
Sky eu devido a problemas de coluna já não me sinto em condições de subir a serra, pois teria que andar muito e o carro só vai até certo ponto mas tenho familia interessada depois será só dizer a data com antecedência e combinamos pois eu moro na encosta da serra
um abraço

Lunacristalina

Fiz uma estadia relâmpago á Gardunha nos dias 25 e 26 de Outubro.
Foi uma viagem não programada e não tive tempo para avisar. Mora na encosta em Castelo Novo?
Gostaria de confirmar a história de um médico que lá permaneceu durante 1 ano. Tem conhecimento desse relato?
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Como ficou o projecto?

O que sucedeu ao médico?
C'est dans l'air.

Há dois meses saí de Castelo Branco e enganei-me na saída, não consegui chegar a Alpedrinha e acabei por contornar a Gardunha e ir ter à sua vertente Norte, ao Fundão. Depois segui daí até à Torre. Ficaram-me muitas questões na cabeça sobre as ditas luzes da Gardunha.

O Fundão e a Covilhã têm milhares de habitantes, se as luzes fossem assim tão comuns não seriam vistas com frequência nestas cidades? Afinal a Gardunha avista-se facilmente. E também se avista de Castelo Branco, cidade com milhares de pessoas. Parece então que as ditas luzes pelas descrições são apenas vistas em duas ou três aldeias, entre elas Alpedrinha. Mas um fenómeno luminoso desta natureza no topo de uma serra que é avistada de tantas povoações não deveria ser visto por mais gente? No entanto, tudo se reduz a duas ou três aldeias.

Curiosamente, abriu este ano um parque de campismo de luxo no topo da Gardunha. Seria interessante saber se há relatos de clientes ou proprietários...

Mais reflexões...

Parece que houve um pico de observações nos anos 80, em parte devido aos registos do senhor Américo. Em Inglaterra houve um pico nos anos 60/70, na tal base de que falava o senhor Américo. Terá a actividade decaído ou cessado? Terão mudado as bases, caso existam mesmo estes seres e estas bases, para locais mais isolados?

C'est dans l'air.

Sky
Das vezes que estive no local pude constatar o seguinte:

Fenomenos naturais que foram já estudados pelo CTEC que nada têm a haver com OVNIS.

Alguns habitantes estão ligados a uma cultura "imposta" por algumas "mentes brilhantes" que dominam com teorias como de sábios se tratassem.
Tanto relatam que viram luzes e subitamente fecham-se em copas.

Não afirmo nem desminto o que lá se passa mas foi criado um mito e a meu ver não passa disso.
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Citação de: Sky em 23 junho, 2015, 09:57
Das vezes que estive no local pude constatar o seguinte:

Fenomenos naturais que foram já estudados pelo CTEC que nada têm a haver com OVNIS.

Alguns habitantes estão ligados a uma cultura "imposta" por algumas "mentes brilhantes" que dominam com teorias como de sábios se tratassem.
Tanto relatam que viram luzes e subitamente fecham-se em copas.

Não afirmo nem desminto o que lá se passa mas foi criado um mito e a meu ver não passa disso.

Caro Sky,

noto que há uma mudança no teu discurso sobre a Gardunha. Voltaste entretanto ao local?

Mais uma pergunta.

Fala-se aqui no caso de um médico que esteve um ano em Castelo Novo. Poderias adiantar mais pormenores, se os souberes, nem que seja em mensagem privada?

O Senhor Américo adiantava que os fenómenos ocorriam principalmente de madrugada nas noites de Inverno. Chegaste a visitar o local nessa altura do ano?

C'est dans l'air.

RR
Mais um interessado no projecto. Conheço bem a Gardunha, e já por várias vezes observei as ditas "luzes" e afins, e conheço algumas histórias, sucedidas nas redondezas, principalmente encosta Norte...
Tenho casa relativamente perto (estou neste preciso momento a olhar para a Gardunha).
Voluntario-me (e ponho uma viatura todo-o-terreno à disposição, o que dá sempre jeito nestas situações, assim como todo o meu material fotográfico) para uma próxima "incursão".
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

#42
Qual é a melhor encosta para visualizar os fenómenos?

Eu estive perto de Alcongosta a comprar cerejas há duas semanas e só ouvi falar de lendas... >:D
C'est dans l'air.

Sky
Citação de: Gens em 17 julho, 2015, 06:27
Qual é a melhor encosta para visualizar os fenómenos?

Eu estive perto de Alcongosta a comprar cerejas há duas semanas e só ouvi falar de lendas... >:D

Gens
Não existe um local especifico. Podes ter sorte ou não. Vai com calma... Se questionares muito, são precisamente lendas que vais ouvir. 
Não procuro apenas nas estrelas o que pode estar sob os meus pés.

Boas, alguém conhece localização de grutas, poços, ou "entradas" na Gardunha?