Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • lenda de pessoas que viram cavalos fantasma
    Iniciado por vepi
    Lido 3.362 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
a minha mãe sempre me contou que na terra onde eu cresci havia uma lenda muito conhecida sobre uma égua que "corria o fado" era assim que lhe chamavam. Consta que o sétimo filho de alguém tem que se chamar Adão ou Eva e se a mãe não lhe puser esse nome que a criança vai-se transformar todas as noites num cavalo e vai andar a correr a região. Eu morava numa quinta, havia lá a casa do dono, uma mansão gigantesca e depois haviam mais 4 casas, as casas dos empregados. a minha avó tinha sido "sopeira" lá na mansão e então nós morávamos lá. os criados também tinham direito a uma parte dos terrenos... a quinta era muito grande mesmo. Quando eu nasci o dono da quinta já tinha falecido e a mansão estava abandonada, os antigos  criados continuaram a viver lá e a cultivar os seus terrenos. Já não havia cavalos lá, só ovelhas, galinhas, patos, perus, vacas, bois... nada de cavalos. O que é certo é que ás vezes se ouvia um cavalo a andar pela quinta, ninguém saía á noite com medo. o cavalo corria tão rápido o que nos assustava ainda mais. eu nunca o vi mas ouvia s: um dia ouvi dizer que um senhor lá da quinta espetou uma faca nesse cavalo e que ele se transformou numa mulher e estava completamente nua. eu acho que não acredito em nada disso mas o que é certo é que eu ouvia o cavalo ...
Eu adorei crescer naquela quinta por casa de ser gigante, haver muitos tanques para eu tomar banho, os campos, os animais foi fantástico... mas um bocado assustador, constava que a mansão estava assombrada pelo dono e houve quem disse-se que via o dono á janela s: nunca me atrevi a entrar lá dentro !!
já alguém ouviu falar desta lenda ? alguém acredita ???

Citação de: vepi em 16 agosto, 2013, 11:10
a minha mãe sempre me contou que na terra onde eu cresci havia uma lenda muito conhecida sobre uma égua que "corria o fado" era assim que lhe chamavam. Consta que o sétimo filho de alguém tem que se chamar Adão ou Eva e se a mãe não lhe puser esse nome que a criança vai-se transformar todas as noites num cavalo e vai andar a correr a região. Eu morava numa quinta, havia lá a casa do dono, uma mansão gigantesca e depois haviam mais 4 casas, as casas dos empregados. a minha avó tinha sido "sopeira" lá na mansão e então nós morávamos lá. os criados também tinham direito a uma parte dos terrenos... a quinta era muito grande mesmo. Quando eu nasci o dono da quinta já tinha falecido e a mansão estava abandonada, os antigos  criados continuaram a viver lá e a cultivar os seus terrenos. Já não havia cavalos lá, só ovelhas, galinhas, patos, perus, vacas, bois... nada de cavalos. O que é certo é que ás vezes se ouvia um cavalo a andar pela quinta, ninguém saía á noite com medo. o cavalo corria tão rápido o que nos assustava ainda mais. eu nunca o vi mas ouvia s: um dia ouvi dizer que um senhor lá da quinta espetou uma faca nesse cavalo e que ele se transformou numa mulher e estava completamente nua. eu acho que não acredito em nada disso mas o que é certo é que eu ouvia o cavalo ...
Eu adorei crescer naquela quinta por casa de ser gigante, haver muitos tanques para eu tomar banho, os campos, os animais foi fantástico... mas um bocado assustador, constava que a mansão estava assombrada pelo dono e houve quem disse-se que via o dono á janela s: nunca me atrevi a entrar lá dentro !!
já alguém ouviu falar desta lenda ? alguém acredita ???

olá vepi,

se pesquisares um pouco neste quadro dos mitos, lendas e superstições encontras muita informação sobre "correr o fado" ou "tardo" por exemplo ;)
Verás que é uma lenda (ou realidade) muito comum de norte a sul do país.

Boa tarde.
Esta é a minha primeira resposta, visto que sou nova por aqui e ando mais a "pesquisar" do que propriamente a contar as minhas histórias, mas esta foi um dos tópicos com o qual mais me relacionei.
Na aldeia onde cresci até aos meus 4 anos, existia uma família já extensa, tinham nascido 6 filhos e o 7ª nasceu uma rapariga, tal como reza a lenda, deviam ter-lhe dado um nome especifico, Benta ou algo assim semelhante que agora já não sei dizer. Mas os pais não o fizeram, eram pessoas um pouco cépticas e preferiram não ir nessas "histórias". A verdade é que a rapariga quando se tornou já uma mocinha adolescente, se transformou num cavalo (isto no caso dela) e correu o fado toda a noite, pela aldeia só se ouvia o guinchar dela, por todo o lado, uma coisa arrepiante mesmo!
Lembro-me do pai depois a ir esperar a um cruzamento com um ancinho na mão (visto que ele tinha de a espetar para ela voltar ao normal).
Nessa altura como devem calcular ninguém saiu de casa para saber se realmente o senhor conseguiu isso ou não, mas nunca mais vi a rapariga.

Ola boas vepi sabes-me dizer onde é essa tal mansão? a lenda que contaste é incrivel gostei muito mesmo
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

#4
Boas

Um amigo meu de uma aldeia de Vila Real jura que uma noite estava num clima aceso com a actual esposa no quintal, na altura namorada e um cavalo percorreu em linha recta o quintal dele, desaparecendo de repente sem rasto nem som... Arrefeceu logo o ambiente  ;D