Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • "Bíblia é manual de maus costumes", diz o escritor José Saramago
    Iniciado por IceBurn
    Lido 17.364 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#60
Citação de: Lunática em 23 outubro, 2009, 01:46
Jesus Cristo existiu como todos nós existimos. Está provado!

Mas daí a ser como a bíblia pinta, vai uma grande diferença.

Jesus existiu?? está provado?

Onde? onde está provado? quem provou?


Não há nenhuma prova escrita fora da bíblia que não tenha já sido dada como fraude que fale sobre jesus.


Flávio josefo, já está provado que nunca escreveu sobre jesus a pequena passagem que fala de jesus foi acrescentada posteriormente.

como outros escritores já foi provado que é fraude.

Não há nenhuma prova arqueológica sobre jesus.

Se alguém souber de alguma prova que não seja a bíblia, que me elucide.

Alias já muitos historiadores começam afirmar que o Jesus histórico nunca existiu, é um mito uma personagem de um livro.

Historiadores como Bart D. Ehrman, etc...

fialves
Tal como não existem provas de existência de centenas de milhões de pessoas que viveram sob o domínio dos Césares. Mas isso não quer dizer que não tenham existido.

O Cristo histórico é indiferente para quem tem fé. Eu tenho fé porque creio sem ver. Não preciso de provas. Se precisasse, não seria fé, mas uma constatação. Além disso, crer com fé implica confiança e vontade de cumprir a vontade de Deus. Os demónios também acreditam na existência de Deus. Mas não têm fé Nele. 

Não critico Saramago por ser ateu, porque as crenças e as descrenças alheias me merecem todo o respeito. Apenas critico Saramago por ser intolerante para com qualquer um que não partilhasse da sua visão do mundo, quer em termos religiosos, quer em termos políticos. E critico-o sobretudo porque exigir para si o direito à liberdade de pensamento e de expressão que não estava disposto a conceder aos outros. Basta lembrar que quando foi director do Diário de Notícias, em 1975, saneou todos os jornalistas que considerava "reaccionários".

Além disso, que moral tem um indíviduo para criticar a Inquisição quando ao mesmo tempo defende os regimes comunistas, que oprimiram meio mundo e causaram largas dezenas de milhões de mortos, ao longo do século XX??

Não, eu não critico Saramago por ser ateu. Critico-o por ter sido um homem intolerante, ignorante do ponto de vista da espiritualidade e incoerente, porque exigia para si a liberdade que recusava a outros.



Citação de: moody em 06 fevereiro, 2013, 06:27
Jesus existiu?? está provado?

Onde? onde está provado? quem provou?


Não há nenhuma prova escrita fora da bíblia que não tenha já sido dada como fraude que fale sobre jesus.


Flávio josefo, já está provado que nunca escreveu sobre jesus a pequena passagem que fala de jesus foi acrescentada posteriormente.

como outros escritores já foi provado que é fraude.

Não há nenhuma prova arqueológica sobre jesus.

Se alguém souber de alguma prova que não seja a bíblia, que me elucide.

Alias já muitos historiadores começam afirmar que o Jesus histórico nunca existiu, é um mito uma personagem de um livro.

Historiadores como Bart D. Ehrman, etc...

Eu não sou nenhum Deus, não sou santa, não faço milagres nem tenho poderes nenhuns, não sou nada, ainda assim consigo ser melhor do que aquilo que me dizem que essas entidades são, porque, sem ser santidade nenhuma, perdoo mais facilmente, não condeno, não castigo, não magoo, não assusto, não obrigo, não cobro, não minto, não engano, não discrimino e não me vendo!

Se o faço é sem querer, se me apercebo peço desculpa, se não me apercebo é porque não tenho ainda capacidades para reconhecer que errei, não é propositado, a seu tempo aprenderei, com os meus erros lá chegarei!

Morria de vergonha de soubesse que alguém me idolatrava, sentir-me-ia envergonhada se os meus filhos se ajoelhassem aos meu pés para me adorar, pior que isso, ficaria decepcionada comigo mesma e com eles, se aceitasse sacrifícios físicos ou monetários como forma de pagamento por tudo aquilo que lhes dou e faço por amor!!!

Se Deus existe não sei, sei o que sinto dentro de mim sem ter de lhe dar um nome.
Se Deus é o que dizem, então não é melhor que eu.
Se o fazem tão humilde, então que seja Ele quem se ajoelha aos meus pés, para ver que isso não altera nada, mas apenas me envergonha e nos afasta cada vez mais!

Não é preciso ler a Bíblia, para saber que é impossível que Deus seja pior que nós, então para quê ler a bíblia se ela diz que ele é, de facto, pior que nós?

Eu acredito que existe Deus e que é melhor que eu, tanto quanto acredito que eu posso melhorar, porque a noção que tenho Dele é a de um ser perfeito.

Deus também serei eu depois de perfeita, mas ainda tenho muito que aprender, Ele existe porque eu tenho a noção da perfeição, sei o que preciso fazer para O Ser e a isso chamo consciência!

Então, Deus existe sim, na consciência de cada um e não naquilo que alguém escreveu acerca do que é o bem ou o Mal, como se fosse dono da verdade, nem Deus é dono da verdade, pois não nos pode condenar mais do que nós nos condenamos a nós próprios, Deus está em todo o lado, está dentro de nós, o bem ou mal que fizermos é a nós que fazemos, pois o arrependimento é a dor mais cruel, ninguém nos castiga a não ser o peso da nossa própria consciência.

Eu acho que a bíblia nos afasta do verdadeiro Deus, serve os interesses dos líderes religiosos e as pessoas deixam-se manipular, estão enfeitiçadas, são inseguras, precisam de alguém que tome conta delas, por isso se dedicam a adorar outrem que não a elas próprias!

É tão mais fácil ter alguém a quem pedir perdão, alguém que nos guie, que nos perdoe, tão cómodo pensar que se rezarmos fica tudo bem...

Confessar os nossos pecados a um padre é muito mais fácil do que nos confessarmos a nós próprios, admitir que erramos, suportar o peso da nossa consciência, temos de sofrer com ele para não errarmos de novo, rezar uma Avé Maria para redimir os nossos pecados é o caminho mais fácil, mas não aquele que nos ensina a ser melhores!

Possuir um livro para ler e ter acesso a rituais fáceis de aprender, não nos faz melhores pessoas, apenas nos faz crer que o somos, porque cumprimos com o que ali nos mandam fazer, mas se nos tirarem isso e não formos capazes de pensar por nós, ficamos à deriva, então creio que ser capaz de ser conscientemente bom e não sê-lo apenas por ter medo, é um passo no caminho da perfeição, naquilo que Deus, a existir, quererá de nós, como os pais que amam os filhos, ensinam-nos a pescar e não se limitam a alimentá-los toda a vida!

Se um filho meu errar eu não o castigo, porque isso apenas o ensina a obedecer-me, ou se lhe bato, a ter medo de mim, faço-o é ver que pode ter errado, "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti", tento que ele se consiga colocar no lugar dos outros e quando cair em si, deixo-o chorar de arrependimento, é o peso da sua consciência a ensiná-lo, só depois e com Amor o aconchego e lhe lembro que errar é humano, então já se pode perdoar a ele mesmo e sentir-se feliz por ter crescido um pouco mais, podermos errar e aprender com os nossos erros é o melhor bem que temos na Terra, estamos aqui precisamente para o fazer, caso contrário já estávamos no lugar do Deus perfeito!

Não li a bíblia porque foi traduzida, acredito que originalmente tivesse sido escrita como um manual de bons costumes mas, como nem tudo o que me dizem que está lá escrito, me parece o mais correcto, prefiro pensar por mim, a minha bíblia é a minha consciência, não apenas a palavra de Deus, mas o próprio Deus!

Quanto a Saramago, embora aprecie o facto de pensar por ele mesmo, também não o vejo como a um Deus, pois não é perfeito, é igual a nós e também tem o direito de errar.

A revolta, a violência, a arrogância, o pretensiosismo, o querer estar certo, ser dono da verdade, ter de provar algo, quanto a mim, é um mal do ser humano, traduz a nossa insegurança, os nossos medos, estamos aqui no Fórum a debater os assuntos e tentamos provar uns aos outros o que é ou não a Verdade, quando não nos compete provar nada, reparem, a Fé é exactamente acreditar incondicionalmente em qualquer coisa, mas ninguém tem a resposta, nunca hão-de ter, porque não temos Fé nas mesmas coisas e se a temos em qualquer coisa que não em nós mesmos, é porque temos medo de não sermos o suficiente na existência para nos bastarmos a nós próprios.

O perfeito seria eu ter Fé em mim, e respeitar a Fé dos outros, se fossemos todos assim não sobrava nada para debater... Então o melhor que podemos fazer é ajudar a ensinar a pescar, dar a conhecer a nossa forma de ver as coisas para que os outros consigam abrir mais a mente e escolher por si.

Ou seja, a bíblia, bem traduzida ou não, espelha as ideias de alguém, seja de Deus, da igreja católica ou apenas de quem a traduziu, ela pode ser usada para aprendermos essa forma de ver as coisas, mas não para a seguirmos cegamente, a Bíblia não deve servir de consciência colectiva, como se todo o rebanho pensasse a uma só voz, cada um tem Deus em si, mas a aprendizagem de cada um até lá chegar tem de ser livre, possuímos duas capacidades que nos traduzem e individualizam, são elas a consciência e o livre arbítrio, se a nossa consciência nos diz que o que estamos a ler é correcto, então com o nosso livre arbítrio agimos como tal, mas devemos colocar a hipótese de as palavras terem sido manipuladas, então, se a nossa consciência nos diz que está incorrecto, não o devemos seguir.

Quem manda em nós somos nós, nem Deus teve o pretensiosismo de nos obrigar a outra coisa, ou jamais nos teria dotado com essas duas capacidades de que falei, obrigava-nos a sermos o que ele queria e pronto, éramos um rebanho, não de ovelhas mas de robots!

Não podemos ser intolerantes com o que desconhecemos, sob pena de estarmos errados, mas o pior erro que podemos cometer, é pensar que somos detentores da Razão, porque não existe uma Razão existe sim, a razão de cada um, todos estão certos, dependendo do seu ponto de vista, do ponto de vista da sua própria consciência, podem dá-la a conhecer, mas jamais obrigar os outros a pensar da mesma forma, a isso chamo lavagem cerebral e é o que penso que a religião nos tenta fazer!
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Já alguém experimentou fazer uma oração -sincera- e depois ler a Bíblia?