Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • "Bíblia é manual de maus costumes", diz o escritor José Saramago
    Iniciado por IceBurn
    Lido 17.369 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os meus parabêns a Saramago.Pelos extraordionários livros que escreve(a maioria das pessoas que o atacam nunca o leram).
Pela coragem de dizer o que muita gente pensa mas cala.
Leiam "Caim".Foi baseado em factos biblicos e depois analisem se não são relatos de pura violência que lá existem.
Admiro as pessoas que acreditam em Deus.Sempre encontram um consolo.
Ensinaram me(a familia é toda católica)que só existe um Deus.Então pessoalmente não quero nada com uma entidade que deixa morrer e violarem inocentes.Onde estava Ele durante a tragédia no Haiti??
Qual a verba que o Vaticano enviou??Pois,acharam que apoio moral chegava........
Pensem racionalmente e darão razão a Saramago!

AndreiaLi
A respeito das coisas da Biblia, já alguem viu o filme Ágora baseado em factos e eventos reais? tem lá uma boa demonstraçao catolica tem.

Por acaso tenho interesse em ver esse filme e agora depois desta "deixa" é que vou ver mesmo.

Boas

Depois de ler tudo o que se disse acerca desta polemicazinha, sinto-me obrigado a falar também sobre esse exemplo de bons costumes que é a igreja católica...

Quanto ao estatuto da bíblia como livro sagrado, gostaria de relembrar a todos que a igreja era contra a tradução da bíblia, e sobretudo contra a ideia da tradução do antigo testamento, alguém se lembra de Lutero, que foi perseguido pelo Vaticano pela enorme heresia que era traduzir a bíblia para alemão?
O Vaticano não gostou da ideia do seu livro sagrado ao alcance da interpretação dos comuns mortais, que até cerca de 1500 depois de Cristo apenas podiam saber o que esse livro tão sagrado contêm pela boca dos padres, que também coincidentemente eram dos poucos que sabiam ler e escrever na altura, o que logicamente lhes permitia manter o seu rebanho caladinho e contente...como eles gostam.

Quanto á biblia em si, cada um que a interprete como quiser, mas contêm violência e temas adultos, e o Deus do velho testamento deve ter feito terapia de anger management, pois no novo testamento ta muito mais calmo e compreensivo, pede menos sacrifícios e destrói menos cidades.

Ainda assim não diria que seja um manual de maus costumes, mas a igreja católica, essa sim é um exemplo milenar e actual de maus costumes, hipocrisia, autoritarismo, arrogância, dogmatismo cego, assassínio de massas, censura, e o pior de tudo a meu ver, estupidificar as massas que a ela recorrem em busca de respostas.
Fueled by Satan

Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Citação de: Templa em 22 outubro, 2009, 22:11
José Saramago não morrerá tão cedo. Ainda sente muito pouco a necessidade de Deus...Pois se até nem Bocage escapou a essa necessidade!...

Ooopsss... Morreu... Será que agora O encontrou? Ou será que, cada vez mais, confirmou as suas idéias? Será que teve qualquer necessidade Dele? Ao fim e ao cabo morreu na mesma. No lugar do Saramago até acho que ia considerar instrutivo, no fim da vida, encontrar um Deus e poder falar com Ele sobre as Suas motivações quando leva boas pessoas a penar tanto...

fialves
#51
Saramago era livre de acreditar ou não, e de dizer o que bem entendia sobre Deus e sobre a religião.

Mas de facto os conhecimentos dele sobre o assunto eram muito débeis. Era claramente alguém que, por um lado, tinha uma atitude perante a religião assente em más experiências do passado, com os padres, no tempo do fascismo. Por outro, tinha uma leitura muito básica, literal e parcial da Bíblia, a par de um grande desconhecimento sobre a doutrina católica. Sobre estes temas, era de facto um ignorante.

Além de que não deixa de ser curioso que acusasse as religiões de terem provocado guerras e perseguições no passado, mas não refira que a ideologia que mais mortos provocou em toda a História da Humanidade tenha sido a dele, isto é, o comunismo (na Rússia, na China, no Cambodja, só para dar alguns exemplos). Mais até que o Nazismo.


Aizen:

"Ainda assim não diria que seja um manual de maus costumes, mas a igreja católica, essa sim é um exemplo milenar e actual de maus costumes, hipocrisia, autoritarismo, arrogância, dogmatismo cego, assassínio de massas, censura, e o pior de tudo a meu ver, estupidificar as massas que a ela recorrem em busca de respostas"

Este seu comentário não corresponde à verdade, porque ignora que a Igreja não é um bloco monolítico. É uma organização humana, composta de gente de carne e osso, que comete erros. Como qualquer outra, com gente boa e gente má. Eu sou católico porque acredito em Jesus, não porque considere que o Papa, os bispos e os padres são seres perfeitos.



Citação de: IceBurn em 19 outubro, 2009, 20:21


Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje a nível mundial, o escritor defendeu que "na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.

"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", criticou, em Penafiel, numa entrevista à agência Lusa, o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

"O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!" afirmou.

Saramago sublinhou que "as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram". E considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, porque morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem "Deus o quer", tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Saramago lamenta que todo esse "horror" tenha feito em nome de "um Deus que não existe, nunca ninguém o viu".

"O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus", afirmou.

O escritor criticou também o conceito de inferno: "No Catolicismo os pecados são castigados com o inferno eterno. Isto é completamente idiota!".

"Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer", disse.

"Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?", perguntou.

"Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca".


Fonte: Publico


Claro que isto gerou polémica naqueles que "ensinam a bíblia", houve inclusive uma pessoa da religião Judaica que chamou José Saramago de burro e que não é próprio de alguém que ganhou o prémio Nobel. Esta atitude do crente, esta sim é de ofender o escritor.

Então eu pergunto; uma pessoa tem de mudar a sua forma de pensar só porque ganhou o prémio Nobel? Não creio.

Bem, José Saramago pelo menos leu a Bíblia, uma coisa que muitos crentes nunca fizeram, no entanto houve quem afirmasse que José Saramago estava mal informado acerca dela... não deixa de ser um paradoxo interessante.

Não estou a por em causa aquilo que as pessoas crêem, antes pelo contrário, cada um é livre de dar a sua própria opinião e de ter as suas próprias crenças. Claro que quando se trata de personalidades as opiniões chegam mais longe.

Sinceramente, penso que Saramago se está "borrifando" (e muito bem) para as ofensas proferidas pelas diversas religiões acerca da sua postura.

Entrevista que Saramago deu à RTP:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Jose-Saramago-diz-que-a--Biblia-e-um-manual-de-maus-costumes-e-um-catalogo-de-crueldade.rtp&headline=20&visual=9&tm=4&article=288161


A critica em tom de ironia e sarcasmo deste senhor é genial. Estou em plena sintonia com ele, a religião é o opio do povo!
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

#53
Citação de: Elysium Mind em 27 janeiro, 2013, 21:19
A critica em tom de ironia e sarcasmo deste senhor é genial. Estou em plena sintonia com ele, a religião é o opio do povo!
Se te topares com um assaltante depravado e drogado na rua querendo a todo custo te fazer terríveis males, desejarás antes de tudo que a religião não tivesse sido o ópio para ele, e a bíblia também. É como dizem, maus costumes....
"Há aqueles que amam o poder, há aqueles que tem o poder de amar".

Citação de: jayson em 27 janeiro, 2013, 23:42
Se te topares com um assaltante depravado e drogado na rua querendo a todo custo te fazer terrívei males, desejarás antes de tudo que a religião não tivesse sido o ópio para ele, e a bíblia também. É como dizem, maus costumes....

Uma coisa não justifica a outra...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: jayson em 27 janeiro, 2013, 23:42
Se te topares com um assaltante depravado e drogado na rua querendo a todo custo te fazer terríveis males, desejarás antes de tudo que a religião não tivesse sido o ópio para ele, e a bíblia também. É como dizem, maus costumes....

Ser religiosa por medo é um clássico, infelizmente. Agora se são maus costumes, eu chamo-lhe outra coisa...
Se eu queria acreditar em deus? Sim, tornava tudo mais fácil e "bonito".
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

#56
Tornava tudo mais "fácil e bonito"? Você não sabe o que ocorreu com pessoas que não só acreditaram em Deus, mas agiram em comunhão com ele? Foram crucificadas por darem bons conselhos, foram crucificadas por curarem pessoas, foram crucificadas por ajudarem a quem estava mais precisando. Não Basta acreditar em Deus, é preciso estar com ele. Demónios dos infernos acreditam em Deus, mas é lógico que você faz as mesmas obras do bem, pois declarastes que está em total sintonia com esse Saramago e veremos se suas obras de caridade são dignas de merecimento para julgar instituições seculares, isto porque não me sinto digno de julgar ninguém. Aliás um prémio que se é ganho por ser ateu, só poderia ver de uma instituição que concederia o mesmo prémio a um homem que forneceu exércitos para o Oriente-médio uma semana após de ganhá-lo. Tenho, pela minha leitura, autores de livros e literários de muito mais conhecimento com perfeitas obras literárias, sem ganharem prémio Nobel algum, muito mais "fáceis e bonitas" do que as interpretações pessoais e infundadas nas obras de Saramago.  
"Há aqueles que amam o poder, há aqueles que tem o poder de amar".

Então não sei?! Tal como sei da Inquisição e de todos os condenados à fogueira por duvidarem e porem em causa a palavra do todo poderoso. Lembra-se do Galileu Galilei? Foi preso pela igreja por refutar a Teoria Egocêntrica, foi obrigado a engolir o orgulho para ver a liberdade. São estas atitudes da igreja que me deixam revoltada. Isto e quando são os próprios representantes da igreja, os senhores padres, a serem os primeiros a quebrar a palavra de deus e violar crianças. Assim como o papa, sentadinho no seu trono de ouro... Já imaginou quanto dinheiro circula no Vaticano? É um negócio. Ah e porque razão o papa anda num carro blindado com vidros duplos? Não deveria morrer quando deus achasse o momento certo?

É extremamente incoerente dizeres que não podes julgar ninguém porque é exactamente isso que estás a fazer e virares este assunto para o lado pessoal. Pois bem, pago com a mesma moeda. Para tua informção, são me considero atéia mas sim agnóstica. Sim, e isto não me impede de ajudar o próximo, visto que apesar de ser uma pessoa diabólica a seus olhos, pertenço à Ligua Portuguese Contra o Cancro e estou a estudar Bioquimica para dar o meu contributo para a humanidade. Quem sabe não descobrirei a cura para o cancro? Depois venha-me dizer que foi deus que o curou..

Enfim, discutir religião é como discutir futebol, ninguém vai mudar de opnião.
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

LANCELOT
Saudações.

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto"

Citação de: LANCELOT em 28 janeiro, 2013, 18:41
Saudações.

"Todo ponto de vista é a vista de um ponto"

Se bem que há pontos que são pointless. :)
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson