Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • "Bíblia é manual de maus costumes", diz o escritor José Saramago
    Iniciado por IceBurn
    Lido 17.365 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Adoro Saramago, muito bom escritor e um polêmico de primeira ! Querendo ou não, com suas opiniões ele faz com que todos que estudam "as coisas de cima" debatam bastante, as pessoas podem não concordar com suas opiniões, mas ninguém pode negar que ele estuda bastante pra chegar a essas conclusões.

Eu particularmente concordo em partes, a bíblia, tal qual o alcorão (que acho bem interessante) está cheia de "punições", "ameaças", etc...Além do que foi feita por homens, com inspiração Divina ou não, foi feita por homens, cheios de defeitos, orgulho, gana por poder, etc...

O problema, ao meu ver, está em achar que deva se seguir a Bíblia literalmente, o Velho Testamento, os ensinamentos de Jesus, são parábolas e devem ser entendidos e lidos como tal.

Sim, diversas Guerras foram e são feitas em nome de Deus ou tentam justificá-las em nome Dele, basta ver as abomináveis cruzadas Católicas ou então o fato de George Bush justificar a recente invasão do Afeganistão pelos EUA como a "luta entre o bem e o mal"...

Desde que a maioria da Sociedade aceitou a idéia de um Deus único, sangue corre em seu nome. A Jihad (Guerra Santa), Santa Inquisição, Cruzadas, terrorismo fundamentalista, etc, é tudo em nome do Deus único.

Se não me engano foi S.S. Dalai Lama quem disse certa vez que quando os homens aceitarem o amor não precisará mais existir religião.

Os pagãos são muito mais democráticos nesse ponto, o panteão de Divindades existente nas religiões pagãs, ou o culto aos ancestrais são bem mais amplos, trazendo menos discórdias e disputas religiosas.
Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

Não gosto de entrar em "discussões" de religião, mas uma coisa eu tenho de deitar cá para fora.

Esse Senhor Saramago, é inteligente! Mas também uma pessoa repugnante.

Não acredito que o povo português seja tão burro (para não dizer algo pior) que lhe queira render todas as honras, dá-me vómitos.

O que amior parte das pessoas não sabe é que foi um home que sempre renegou o seu País Natal.

Sempre falou mal dos portugueses!

Sempre se achou superior a tudo e a todos, e ultimamente porque passou por uma aflição a nível de saúde regressou ao nosso cantinho portugu~es.

Por mim podia ter ficado por Espanha para sempre!

Quanto à polémica dos seus livros, enfim não passa de uma jogatina para vender... e há gente tão burra que vai na conversa, se o senhor fosse tão inteligente saberia que a biblia foi escrita em tempos diferentes dos dias de hoje, e que como tudo que há nos livros não é para se levar à letra.

Por falar em letra.... como se consegue dar valor a alguem que escreve sem pontuação alguma? é bárbaro!

E depois vêm com homenagens... museus e bibliotecas em seu nome, etc e tal... Santa hipocrisia!

Sou quem sou e graças a Deus gosto muito de estar bem refugiada no meu cantinho, sem dar nas vistas, e preservando principalmente tanto o meu bom senso como a privacidade da minha família.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Margarida, não vou entrar nessas questões de país, até porque sou brasileiro e nem sabia desses problemas de Saramago com Portugal  :), mas considero a crítica dele interessante porque suscita o bom debate, claro que tiro dela apenas o que considero a essência, que é exatamente o mal de religiões que pregam que a Bíblia deve ser seguida de forma literal. Aqui no Brasil o crescimento das Igrejas Evangélicas é impressionante e quase todas prregam que a bíblia deve ser seguida de forma literal o que, pra mim, é uma grande burrice e ignorância.
Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

É claro que concordo contigo...

aBiblia tem de ser lida com inteligencia e sem fanatismo, senão caímos na desgraça de outras religiões extremístas e em seitas pouco recomendáveis.

No entanto se tirarmos bom proveito nela é um livro com 5 livros diferentes nela incluídos e uma fantástica história a níver de factos históricos e geográficos.

O que se pratica hoje na igreja actual, a mim não me diz muito, mas sim os valores que lá estão e que são comuns a tantas outras igrejas ou templos diferentes. só isso

Agora ter gente a aproveitar-se dessa situação para lucrar para sim mesmo, desculpa mas não aceito.

No entanto há que reconhecer ninguém é perfeito, eu também não o sou, mas tenho os meus limites.

Não entro em polémicas, e desculpa se te levei a pensar em tal.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

De forma alguma Margarida  :)

Entendo e respeito sua posição  ;)

Só disse da questão de Portugal porque realmente não sabia que o Saramago era assim, na verdade li algumas coisas dele, mas não o conheço a fundo. O pouco que sei é que ele é muuuito polêmico !  :laugh:
Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando...

Pois convém ser polémico! por isso vende livros num instante
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: sissi em 20 outubro, 2009, 00:29
eu não concordo com saramago em dois pontos especificos...

1º - Acho que o conforto que buscamos nesse Deus (mesicordioso e amoroso) pode ser o impulso que unirá a humanidade;


Unirá de que forma? Sabias que muitos criminosos geralmente de origem Latina como Mexicanos (falo por mim porque sou descendente de Venezuelanos pela parte materna) são extremamente religiosos apegados a Deus e carregam um crucifixo de ouro ao pescoço. Na hora da matança eles pedem perdão a deus, vão à igreja e pedem a sua benção. vivem a vida e redimem os seus pecados para os voltar a cometer. Vejam a taxa de crimes mundialmente realizados por Latinos e agora diz-me como isso nos unirá. É só uma observação e não uma critica.  :)
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

S.Cipriano
Citação de: karoxa em 23 outubro, 2009, 00:40
Se queres ter uma vida calma, serena e sem problemas, nunca discutas....
-Politica
-Futebol
-Religião
E até agora tenho seguido este sábio conselho.
Mas isto sou eu, que gosto de uma vida calma, serena e sem problemas..


Eu também acho que sim... :)

ps:mas futebol é discutivel...hehehe

Oh pá a gente só está a comentar, não a discutir.

Por mim ninguém se zangará e seremos todos felizes..... :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel:

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Margarida em 02 janeiro, 2010, 15:56
Oh pá a gente só está a comentar, não a discutir.

Por mim ninguém se zangará e seremos todos felizes..... :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel:

Margarida

Nem mais, é esse o espírito :)

Adoro este forum, os temas abordados, as brincadeiras, mas temos de ter cabeça para pensar....

Separar o trigo do joio...

Assim, cada um dando uma opinião e mantendo o espirito aberto, chegaremos a boas conclusões e reinará acima de tudo a nossa amizade...

Jinhos

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Fallen Phoenix em 02 janeiro, 2010, 10:24
Unirá de que forma? Sabias que muitos criminosos geralmente de origem Latina como Mexicanos (falo por mim porque sou descendente de Venezuelanos pela parte materna) são extremamente religiosos apegados a Deus e carregam um crucifixo de ouro ao pescoço. Na hora da matança eles pedem perdão a deus, vão à igreja e pedem a sua benção. vivem a vida e redimem os seus pecados para os voltar a cometer. Vejam a taxa de crimes mundialmente realizados por Latinos e agora diz-me como isso nos unirá. É só uma observação e não uma critica.  :)

Pela necessidade de mudança, precisamente pela apreciação do caos em manifestação, exactamente quando tu paras para observar o quão sem sentido é essa mesma violencia/ignorancia/caos ou o que prefiras chamar, pois é desse caos que surge a consciencia da vida, não uma vida materialista e separada de tudo o que a rodeia, mas antes uma vida interna que se vai preenchendo de manifestações do seu ser unico, ou se preferires unido, que embora sejam manifestações materiais são tambem manifestações de um unico corpo unificado onde tudo e todos está incluido.
Espero ter conseguido ser explicita na minha observação...

Na minha consciencia, DEUS é um conjunto de muitas partes a manifestarem-se de forma individual e com uma consciencia individual, pelo que se experiencia nessa separatividade com as demais partes, isso até que um dia descobre que a separatividade não faz mais sentido na sua experiencia e busca um caminho de regresso á consciencia global unificada onde o eu é um conjunto em vez de ser parte.
sou o eterno em manifestação temporal

Citação de: César Pedrosa em 26 outubro, 2009, 14:12


E Vês muito bem...
Palavras Sábias as tuas...
E com isto não critico (porque raramente o faço e só existe uma confissão ou agrupamento pseudo religioso com quem eu comprei uma luta mas porque prejudicam...que parece que após várias trocas de email e conversas pessoais...preferiram retirar-se dessa discussão...os caminhos do Senhor são insondáveis...), como dizia, não critico com isto qualquer opinião exposta...porque se todos acreditássemos no mesmo não evoluiríamos, mas sim estagnaríamos, pois se não existem pontos de discórdia não existe nada a discutir... e o povo adormece...já assim... ;D
Vejo como muito salutar toda esta troca de ideias acerca destes assuntos que verdadeiramente irão fazer a diferença (já estão...subtilmente)
Só fico triste...muito triste...(o que não foi o teu caso) quando vejo pessoas a expressar as "suas" opiniões e percebemos pelo conhecimento que temos das matérias...que afinal não são as suas opiniões, nem sequer opiniões, mas umas ideias confusas sem base de verdade, rebuscadas, e normalmente quando se pergunta a fonte: não sei bem, li algures ou vi na tv ou disseram-me...
Este tipo de abordagem em vez de nos adiantar só nos atrasa porque nos perdemos naquilo que os outros dizem...e sabemos que temos de chegar ao que nós efectivamente sabemos , ou queremos saber, sobre a questão. Mas é um inicio de alguma coisa e isso já é bom. Quando não nos ficamos pela rama.
E nem isto é uma critica...porque eu hoje falo da forma que falo :) :) :)mas um dia há muito tempo também eu fui assim, só que rapidamente entendi que eu próprio tinha que investigar, e questionar e pôr em causa...
Como tu falas de Livros antigos vou deixar aqui umas palavras que eu pessoalmente acho muito profundas, actuais e de se reflectir.
Eu deixo aqui o link para este blog que tem um vídeo Carl Sagan a falar do Cosmos...espectacular
Bem hajam na luz e com a Luz

Cesar,grata por esta tua observação, deicha-me só dar-te uma achega que já deves conseguir entender;
Tudo, e digo mesmo tudo tem um propósito.
a questão é descobrirmos de que forma determinadas Provas nos estão a ser apresentadas ;)
bem hajam a todos pelo dialogo que aqui flui de forma tão natural!
sou o eterno em manifestação temporal

"César,grata por esta tua observação, deixa-me só dar-te uma achega que já deves conseguir entender;
Tudo, e digo mesmo tudo tem um propósito.
a questão é descobrirmos de que forma determinadas Provas nos estão a ser apresentadas
bem hajam a todos pelo dialogo que aqui flui de forma tão natural!"
:)
Agradeceremos depois,,, todos em conjunto, Ao Único E Absoluto, Primeira Fonte Criadora, Deidade Inominável  ;)
Na luz no movemos...
:angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

A biblia foi escrita por uns lunáticos que fumavam brocas e snifavam linhas de combois em forma de espiritismo.
Mas está tudo maluco? Não vêm que as igrejas e os seua manuais são uma forma segura, pensam eles, de controlar o humanidade?
Já postei uma opinião que tenho sobre as igrejas e a biblia. Quem quiser ler...

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,4415.msg47805.html#new