Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • "Bíblia é manual de maus costumes", diz o escritor José Saramago
    Iniciado por IceBurn
    Lido 17.370 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: karoxa em 23 outubro, 2009, 00:40
Desde pequena sempre me ensinaram :

Se queres ter uma vida calma, serena e sem problemas, nunca discutas....
-Politica
-Futebol
-Religião
E até agora tenho seguido este sábio conselho.
Mas isto sou eu, que gosto de uma vida calma, serena e sem problemas..

Fikem bem
beijokas Fofas :-*


Ora aí está.
Experimentem por ex. num jantar ou convívio e começarem a falar/discutir sobre estes temas... jasus! É discussão que nunca mais acaba!
Há que respeitar a opinião dos outros.
Se o Saramago opina isso, é lá com ele. Agora tanto alarido à volta do mesmo já enjoa.
Open you eyes and your mind!

Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: Deleteyrself em 22 outubro, 2009, 22:15
o deus monoteista, se não me engano, surgiu  na 3ª grande religião antiga (hebreus). as outras duas eram politeistas, vou ver se encontro os meus apontamentos ...

mas... as coisas, tal como deus, só têm valor se lhes dermos valor ... ou como disse Maab (no filme Merlin): quando somos esquecidos deixamos de existir


??????????????
Que outras duas? Politeístas? falas dos egípcios? então o seu DEus não era Rá o Deus Sol e o faraó seu representante? se calhar hinduísmo? Não...eles têm uma trindade Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu).O Hinduísmo é tido como a mais antiga religião conhecida de que não se conhece o seu impulsionador ou fundador...mas não são politeístas também porque embora tenham todos aqueles "deuses" que vês nos templos são similares aos santos da igreja católica....Orientais? Budismo? Confucionismo? Taoismo? bem estas não Têm um Deus quanto mais dois ou três.Terás que estar a falar dos Romanos, ou dos gregos que nunca tiveram uma religião organizada(tirando as Vestais romanas), mas sim prestavam culto a vários deuses, tal como os povos chamados bárbaros. Druidas...Xamanismo mas este culto vai numa direcção diferente porque vê a natureza como expressão de vários Deuses e Deusas.
O Judaismo e o Islão, nem vale a pena referir, pois não? pois com o Cristianismo são chamadas as 3 grandes religiões do livro (Bíblia) e desde sempre monoteístas.
Se perguntares a um judeu ou a um muçulmano ou a um hindu a um sufi, budista, taoista,etc o que eles acreditam ou o que professam...eles explicam-te e fundamentam...porque verdadeiramente leram estudaram conhecem o que acreditam e muitas vezes conhecem as doutrinas das outras confissões....
Pergunta a um de nós ocidental, Cristão (cristão engloba muitas vertentes, ortodoxos protestantes, coptas etc, mas não falo destes pq estes também sabem) em que acreditamos? e verás as respostas que demonstram sempre o mesmo: que não conhecemos aquilo que falamos...ou conhecemos pelo que ouvimos dizer... ou lemos as opiniões de outros e nem nos damos ao trabalho de ir á mesma fonte tentar perceber, para mim, se significa o mesmo que significou para o outro de quem li a opinião e a fiz minha.
Temos um enorme caminho a percorrer...
E precisamos de o percorrer com certezas e não com meias certezas
Há-que procurar a verdade porque ela não pode ser duas...
Bem hajas

Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa.
Só Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem
Nada lhe falta.
Só Deus basta!
(stª. Terezinha)
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

eu entendo a ideia de "aparentar" os deuses do politaismo aos santos catolicos mas nao concordo, sao duas coisas diferentes, uma coisa é ser santo que eram humanos outra é ser deus...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: sissi em 20 outubro, 2009, 00:29
eu não concordo com saramago em dois pontos especificos...

1º - Acho que o conforto que buscamos nesse Deus (mesicordioso e amoroso) pode ser o impulso que unirá a humanidade;

2º - A Biblia é um conjunto de simbolos que podem ser muito uteis para aqueles que se conseguirem abstrair do lado humano e em analise de si mesmos procurarem a simbologia lá impressa para guiança no seu caminho interno de consciencialização deste que é o grande mistério... A Vida!

Por fim... não só a biblia como muitos outros Livros antigos e contemporaneos são de igual modo a mesma mensagem em várias abordagens ou vista sobre vários prismas. Mas esta é apenas a forma que eu vejo toda esta questão, apenas a minha opinião.


E Vês muito bem...
Palavras Sábias as tuas...
E com isto não critico (porque raramente o faço e só existe uma confissão ou agrupamento pseudo religioso com quem eu comprei uma luta mas porque prejudicam...que parece que após várias trocas de email e conversas pessoais...preferiram retirar-se dessa discussão...os caminhos do Senhor são insondáveis...), como dizia, não critico com isto qualquer opinião exposta...porque se todos acreditássemos no mesmo não evoluiríamos, mas sim estagnaríamos, pois se não existem pontos de discórdia não existe nada a discutir... e o povo adormece...já assim... ;D
Vejo como muito salutar toda esta troca de ideias acerca destes assuntos que verdadeiramente irão fazer a diferença (já estão...subtilmente)
Só fico triste...muito triste...(o que não foi o teu caso) quando vejo pessoas a expressar as "suas" opiniões e percebemos pelo conhecimento que temos das matérias...que afinal não são as suas opiniões, nem sequer opiniões, mas umas ideias confusas sem base de verdade, rebuscadas, e normalmente quando se pergunta a fonte: não sei bem, li algures ou vi na tv ou disseram-me...
Este tipo de abordagem em vez de nos adiantar só nos atrasa porque nos perdemos naquilo que os outros dizem...e sabemos que temos de chegar ao que nós efectivamente sabemos , ou queremos saber, sobre a questão. Mas é um inicio de alguma coisa e isso já é bom. Quando não nos ficamos pela rama.
E nem isto é uma critica...porque eu hoje falo da forma que falo :) :) :)mas um dia há muito tempo também eu fui assim, só que rapidamente entendi que eu próprio tinha que investigar, e questionar e pôr em causa...
Como tu falas de Livros antigos vou deixar aqui umas palavras que eu pessoalmente acho muito profundas, actuais e de se reflectir.
Eu deixo aqui o link para este blog que tem um vídeo Carl Sagan a falar do Cosmos...espectacular
Bem hajam na luz e com a Luz
:angel:
http://pt.netlog.com/cesar_pedrosa/blog/blogid=1794771

Livro da Sabedoria capitulo 13


Eram insensatos por natureza todos os homens que desconheciam Deus,
e que, pelos bens visíveis, não chegaram a conhecer Aquele que é,
nem, pela consideração das Suas obras, reconheceram o Artista.
x
Pelo contrário, tomaram o fogo, ou o vento, ou o ar agitável,
ou o círculo dos astros, ou a água impetuosa,
ou os luzeiros dos céus,
por deuses, governadores do mundo.
x
Se, encantados pela beleza de tais coisas, a tomarem por deuses,
deviam reconhecer quanto é melhor do que elas o seu Senhor,
porque foi o criador da beleza que fez todas essas coisas.
x
Se o que os impressionou foi a sua força e o seu poder,
deviam compreender, por meio delas, que o seu
Criador é muito mais poderoso.
x
Com efeito, pela grandeza e beleza das criaturas
pode-se, por analogia, chegar ao conhecimento do
seu Autor.
x
Todavia, estes só incorreram numa ligeira censura,
porque, talvez, caíssem no erro buscando a Deus e
desejando encontrá-l'O.
x
Ocupados na investigação das suas obras, procuram conhecê-las,
mas deixam-se seduzir pelo seu aspecto, pois são
belas as coisas que vêem.
x
Entretanto, nem estes são desculpáveis,
x
porque, se chegaram a ter luz suficiente
para poderem perscrutar a ordem do universo,
como não descobriram mais facilmente
o Senhor dele?
x
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Citação de: akasha867 em 26 outubro, 2009, 13:55
eu entendo a ideia de "aparentar" os deuses do politaismo aos santos catolicos mas nao concordo, sao duas coisas diferentes, uma coisa é ser santo que eram humanos outra é ser deus...

Mas não somos nós que aparentamos...são eles...tal como temos santa barbara para os trovões ;D também eles têm um deus ( que somos nós ocidentais que lhe chamamos assim, mas para os hindus são seres activos a quem em troca de oferendas pedem favores específicos, tal como nós com os santos ( São Francisco padroeiro dos animais por ex.)
A religião védica, consiste numa mitologia muito elaborada. Os deuses do Veda, como diz no Rig-Veda são seres activos que intervêm com naturalidade nos assuntos humanos. Enumeram-se normalmente 33, dividindo-os em deuses terrestres, e deuses celestes, estes 1ºs chamados de seres do espaço intermédio, depois dividem-nos por guerreiros, e patronos de certas funções ( tal como nós fazemos com os anjos e santos...) Eles normalmente chamam-lhe Devas.
Já agora é uma religião totalmente de rito, ou seja rituais, sem espaço para a fé.
a grande demanda é que o ritual não sofra qualquer tipo de erro comparativamente com a 1ª vez que foi efectuado.
"Religião de exactidão ritual e confiança na sua eficácia ignora o elemento Fé". (O Hinduísmo, Louis Renou, pág. 25)

"A teologia hindu se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu). Tradicionalmente o culto directo aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Críxena (Krishna), avatar de Vixnu e personagem central do Bagavadguitá.
O que é interessante é perceber que a sua base é uma Trindade e que depois se desconhece porque é assim...tal como com outras palavras, falando para outras culturas Jesus veio confirmar essa trindade...que nós também acreditamos e que tal como eles, sabemos que é Trindade na Unidade e não fazemos culto directo..."

"O hinduísmo é citado frequentemente como a "mais antiga tradição religiosa" dentre os principais grupos religiosos do mundo,[4][5] ou como a "mais antiga das principais tradições existentes".[6][7][8] É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador.[9] Estes tipos, sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo."
Fontes O Hinduismo, Louis Renou; As grandes religiões do mundo Enc; Wikipédia.

Indo buscar uma citação fora deste mundo esotérico...deixa-me dizer...
"Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia."
- Hamlet, de Shakespeare

Bem hajas na luz e com a Luz

Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa.
Só Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem
Nada lhe falta.
Só Deus basta!
(stª. Terezinha)

:angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel: :angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

de qualquer maneira sao coisas diferentes.

e a trindade dos hindus dos parcos conhecimentos que tenho  ha um deus que´é bom outro que destroi e outro que n sei bem o que faz enquanto que o catolico segundo me parece é mais harmoniozo, n sei se havera grandes diferenças.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 26 outubro, 2009, 15:30
de qualquer maneira sao coisas diferentes.

e a trindade dos hindus dos parcos conhecimentos que tenho  ha um deus que´é bom outro que destroi e outro que n sei bem o que faz enquanto que o catolico segundo me parece é mais harmoniozo, n sei se havera grandes diferenças.
Sim...posso concordar contigo..são diferentes até pelas culturas diferentes e até pelas interpretações que nós próprios, ocidentais fazemos das suas crenças...
Mas que não deixa de surpreender certas características que encontramos, lá isso não...pelo menos dá que pensar.
Bem hajas :angel: :angel: :angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Henutmire
Só digo isto: não é à toa que José Saramago é quem é!

Beijos  :-*

Olá Henutmire!

Dizes apenas isso mas deixas no ar a questão fundamental do que realmente queres transmitir, uma frase aberta a muita especulação...

Não queres ser um pouco mais específica? ::) :)


#25
Não comentando o artigo em si, e pedindo desde já desculpa por poder ferir susceptibilidades só quero dizer que vindo dali nada me interessa.
Saramago para mim (e felizmente para muita gente) é apenas um excelente escritor. Como pessoa, deixa imenso a desejar.
Este "senhor" já fez muita barbaridade, é arrogante, e outras duas coisas que talvez seja melhor nem escrever.

Isto deveria estar no na zona do Chupacabra...

#26
Independentemente dele estar certo ou errado nas suas afirmações, são simplesmente as suas opiniões. Todos nós as temos e as pessoas ou concordam ou não concordam.

A diferença é que Saramago é uma figura pública, logo as suas opiniões dele chegam mais longe, só isso e não podemos julgar uma pessoa unicamente pelas suas opiniões. ;)



Exactamente, e eu não o julgo pelas opiniões, mas por atitudes. Nada mais. ;)

Em parte, a culpa de todo este mediatismo acaba por ser da responsabilidade da comunicação social e até da própria Igreja que  tornou o assunto numa bola de neve (em que este fórum foi também apanhado ;D) e ainda ajudou à venda do livro.

Henutmire
Citação de: IceBurn em 08 dezembro, 2009, 00:58
Olá Henutmire!

Dizes apenas isso mas deixas no ar a questão fundamental do que realmente queres transmitir, uma frase aberta a muita especulação...

Não queres ser um pouco mais específica? ::) :)



Olá Ice Burn  :)

Eu posso ser mais específica mas tenho receio porque nem todos respeitam as opiniões dos outros e eu não queria ofender ninguém.
A expressão que dá título a este tópico, é das melhores e das mais verdadeiras que eu já ouvi em toda a minha vida.
Eu explico porquê. Há passagens na Bíblia que simplesmente são ridiculas (peço desculpa, mas é a expressão que me ocorre para descrevê-las): "Exigências da Aliança (Lv 26,3-13;Nm 16,1-35) - «E agora, Israel, o que o SENHOR, teu Deus, exige de ti é que temas o SENHOR, teu Deus, para seguires todos os seus caminhos, para o amares, para servires o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, observando os mandamentos do SENHOR e os preceitos que hoje te prescrevo, para teu bem.»"
Eu tive que ir buscar a minha Bíblia para explicar melhor. Tal como se pode ver nesta expressão, a Bíblia não é nada mais do que um conjunto de ameaças destinadas aos homens para que cumpram os mandamentos ( com os quais eu concordo) e com os tais "preceitos", inventados pelos homens mais poderosos para que os menos poderosos, digamos assim, cumpram as suas vontades (com os quais eu nem sempre concordo). E quem não cumprir, leva tau-tau de um ser sobrenatural, que tem uma imagem de cor avermelhada, um par de cornos na testa, uma caudinha e um chicote (isto soa-me um pouco perverso  :-\).
Digam o que disserem, e apesar de eu ainda não ter tido hipótese de ler o livro, deve ser das maiores obras portuguesas.
Ainda bem que alguém com notoriedade disse algumas verdades que já deviam ter sido ditos há muito tempo.

Beijos  :-*