Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • "Bíblia é manual de maus costumes", diz o escritor José Saramago
    Iniciado por IceBurn
    Lido 17.366 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje a nível mundial, o escritor defendeu que “na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, criticou, em Penafiel, numa entrevista à agência Lusa, o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.

Saramago sublinhou que “as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram”. E considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, porque morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem "Deus o quer", tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Saramago lamenta que todo esse “horror” tenha feito em nome de “um Deus que não existe, nunca ninguém o viu”.

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”, afirmou.

O escritor criticou também o conceito de inferno: "No Catolicismo os pecados são castigados com o inferno eterno. Isto é completamente idiota!”.

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer”, disse.

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou.

“Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”.


Fonte: Publico


Claro que isto gerou polémica naqueles que "ensinam a bíblia", houve inclusive uma pessoa da religião Judaica que chamou José Saramago de burro e que não é próprio de alguém que ganhou o prémio Nobel. Esta atitude do crente, esta sim é de ofender o escritor.

Então eu pergunto; uma pessoa tem de mudar a sua forma de pensar só porque ganhou o prémio Nobel? Não creio.

Bem, José Saramago pelo menos leu a Bíblia, uma coisa que muitos crentes nunca fizeram, no entanto houve quem afirmasse que José Saramago estava mal informado acerca dela... não deixa de ser um paradoxo interessante.

Não estou a por em causa aquilo que as pessoas crêem, antes pelo contrário, cada um é livre de dar a sua própria opinião e de ter as suas próprias crenças. Claro que quando se trata de personalidades as opiniões chegam mais longe.

Sinceramente, penso que Saramago se está "borrifando" (e muito bem) para as ofensas proferidas pelas diversas religiões acerca da sua postura.

Entrevista que Saramago deu à RTP:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Jose-Saramago-diz-que-a--Biblia-e-um-manual-de-maus-costumes-e-um-catalogo-de-crueldade.rtp&headline=20&visual=9&tm=4&article=288161

"Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca".
concordo com esta frase... ;D


eu não concordo com saramago em dois pontos especificos...

1º - Acho que o conforto que buscamos nesse Deus (mesicordioso e amoroso) pode ser o impulso que unirá a humanidade;

2º - A Biblia é um conjunto de simbolos que podem ser muito uteis para aqueles que se conseguirem abstrair do lado humano e em analise de si mesmos procurarem a simbologia lá impressa para guiança no seu caminho interno de consciencialização deste que é o grande mistério... A Vida!

Por fim... não só a biblia como muitos outros Livros antigos e contemporaneos são de igual modo a mesma mensagem em várias abordagens ou vista sobre vários prismas. Mas esta é apenas a forma que eu vejo toda esta questão, apenas a minha opinião.
sou o eterno em manifestação temporal


José Saramago não morrerá tão cedo. Ainda sente muito pouco a necessidade de Deus...Pois se até nem Bocage escapou a essa necessidade!...
Templa - Membro nº 708

Deleteyrself
o deus monoteista, se não me engano, surgiu  na 3ª grande religião antiga (hebreus). as outras duas eram politeistas, vou ver se encontro os meus apontamentos ...

mas... as coisas, tal como deus, só têm valor se lhes dermos valor ... ou como disse Maab (no filme Merlin): quando somos esquecidos deixamos de existir

Este senhor parte tudo! eheh ;D
Fiquei curioso para ler o livro  :)
Believe to see...

Uma coisa é certa é uma bela esrategia de marketing  >:D ;D ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Xteila
Há que aplaudir este Senhor!

Não digo isto pelo facto de criticar a biblia (coisa que eu também faço, mas isso é um á parte) mas sim por, sendo uma figura pública e mediática, ter tido a coragem de expôr o seu ponto de vista.
Todos sabemos que este é um assunto altamente (atrevo-me a usar uma expressão minha «Himalaias de paletes») contruverso, quando posto nestes termos, pelo que há uma certa "auto-repressão" por parte das figuras publicas em falarem sobre este assunto da forma como o vêem, daí eu axar que este senhor é um Senhor por tê-lo feito!


Pois eu sou da opiniao que ele nao tem grande coisa a perder com a idade, um nobel e todos os livros que tem publicados...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Sunderlandz
#11
Citação de: Sunderlandz em 22 outubro, 2009, 23:55
Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?

Que grande verdade este senhor disse!  ;)

Agora vejamos, se Deus criou isto tudo, tinha que haver algo antes de Deus, até porque as coisas não aparecem do nada e mesmo assim tem que haver sempre alguma coisa antes! :o Ou seja se isto anda sempre para trás (antes deste, tinha que haver algo), até onde isto vai dar, visto que no meu entender nunca tenha fim!
Neste caso, antes de mim está o meu pai, depois avô, bisavô, tretravô etc... Agora vamos falar de Deus! Bem neste caso está Jesus (julgo eu), depois tem Deus, depois tem ???, depois do ??? tem outro ???, assim concessivamente... Quem serão os outros possiveis criadores??? ::) ;D
Não sei se me compreenderam, mas tentei explicar da melhor maneira. ;D

cumps

#12
Desde pequena sempre me ensinaram :

Se queres ter uma vida calma, serena e sem problemas, nunca discutas....
-Politica
-Futebol
-Religião
E até agora tenho seguido este sábio conselho.
Mas isto sou eu, que gosto de uma vida calma, serena e sem problemas..

Fikem bem
beijokas Fofas :-*
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Lunática
Citação de: Sunderlandz em 22 outubro, 2009, 23:55
Que grande verdade este senhor disse!  ;)

Agora vejamos, se Deus criou isto tudo, tinha que haver algo antes de Deus, até porque as coisas não aparecem do nada e mesmo assim tem que haver sempre alguma coisa antes! :o Ou seja se isto anda sempre para trás (antes deste, tinha que haver algo), até onde isto vai dar, visto que no meu entender nunca tenha fim!
Neste caso, antes de mim está o meu pai, depois avô, bisavô, tretravô etc... Agora vamos falar de Deus! Bem neste caso está Jesus (julgo eu), depois tem Deus, depois tem ???, depois do ??? tem outro ???, assim concessivamente... Quem serão os outros possiveis criadores??? ::) ;D
Não sei se me compreenderam, mas tentei explicar da melhor maneira. ;D

cumps

Jesus Cristo existiu como todos nós existimos. Está provado!

Mas daí a ser como a bíblia pinta, vai uma grande diferença.

Citação de: karoxa em 23 outubro, 2009, 00:40
Desde pequena sempre me ensinaram :

Se queres ter uma vida calma, serena e sem problemas, nunca discutas....
-Politica
-Futebol
-Religião
E até agora tenho seguido este sábio conselho.
Mas isto sou eu, que gosto de uma vida calma, serena e sem problemas..

Fikem bem
beijokas Fofas :-*


Sábio conselho
Bem hajas
:angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam