Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Casa com acontecimentos estranhos
    Iniciado por Odin
    Lido 4.625 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: asinhas_brancas em 14 julho, 2013, 17:41
Se a fonte foi o belo dicionário de língua portuguesa da Porto Editora, deixa-me que te diga, tem falhas, foi constituído com base, em parte, na etimologia das palavras, sim, mas, em outra parte, à sombra de paradigmas culturais. Acontece com todos os testemunhos escritos. A influência histórico-socio-cultural é inerente ao testemunho escrito.

Eu percebo oque queres dizer, no entanto as palavras têm um significado, sim, mais do que um, pelo que nós não devemos interpretá-las apenas de uma forma. Um dicionário não é como outros documentos que se mantêm inalterados ao longos dos tempos. É normal, vai sofrendo mutações, vai acompanhando os tempos. E ainda bem. Mas as palavras não deixam de ter por base a mesma origem.
Citação de: asinhas_brancas em 14 julho, 2013, 17:41

Quanto ao significado de bruxa, num país como este terás sempre a designação de alguém que pratica magia (o que sim, é, de certa forma verdade), mas com uma conotação má, não é por acaso que nos pontos seguintes existe a associação a mulheres velhas, más, etc, etc. Se estiverem familiarizados com a história da expansão do cristianismo e com a inquisição sabem de onde nasceu a ideia pejorativa da palavra. Se se derem ao trabalho de fazer uma pesquisa mais lata do que são efectivamente bruxas, vão ver que pouco ou nada têm a ver com aquilo que existe no "mercado" hoje em dia, a vender promessas de curas, riqueza e amor.
Aceito perfeitamente que uma pessoa que siga a Arte se sinta de alguma forma ofendida pelo uso da palavra bruxa (não sei se é o teu caso), mas o certo é que a palavra já existia antes do revivalismo das tradições pagãs. O facto de eu dizer que certa pessoa é uma bruxa de meia tigela porque anda aí a enganar meio mundo a cobrar balúrdios por feiticinhos da treta não significa que respeite menos uma outra pessoa que seja um sério praticante da Arte.

E agora diz-me, como se sentirá um judeu a ouvir a expressão "este rapaz só faz judiarias!", por exemplo? E se eu usar essa expressão isso tem que dizer obrigatoriamente que não respeito os Judeus ou Judaísmo?
Como estas temos muitas outras expressões, julgo que nem vale a pena entrar por aí.

Citação de: asinhas_brancas em 14 julho, 2013, 17:41.

Já agora, a Igreja é um templo, um templo não é necessariamente uma igreja, percebes a diferença? Não é por acaso que existem sinagogas, mesquitas e tantos outros locais de culto e que não se denominam igrejas. A igreja tem conotação católica independentemente do ponto 5 desse dicionário, porque a religião em causa chama o seu templo por esse nome, ao passo que outras não.

A igreja só tem conotação católica quando a palavra é usada com maiúscula. E esse uso quemfez fui eu num dos meus comentários. Repara que também assinalei a sua origem grega, cujo significado é assembleia. Uma vez mais, a palavra já existia antes dos católicos a utilizarem, portanto não vejo qualquer senão em utilizá-la na mesma com o seu significado original.
Citação de: asinhas_brancas em 14 julho, 2013, 17:41

Por fim, eu deixei um contributo de ajuda isento de crenças religiosas. Acredito que os anteriores tenham sido feito com a mais pura das intenções de ajudarem, mas lembrem-se que nem todos seguem uma fé em concreto e que aquilo que parece um conselho inofensivo pode ter uma interpretação errada. As palavras por si só têm poder.

Concordo perfeitamente contigo, daí que também esteja a insistir no assunto. Porque no fundo trata-se mesmo e apenas da interpretação de cada um. Na minha opinião fizeste bem em levantar a questão. Nunca se sabe se a pessoa que precisa da informação está a recebê-la da forma correcta, e nada como o debate para alargar horizontes.

olá odin

olha o que falas chama-se terrão!! é quando alguém morre mas continua apegado ás suas coisas, como casas, terrenos, ás vezes até um uns simples brincos, como ficam apegados a estas coisas acabam por não gostar quando alguém se apodera delas, neste caso tu que foste comprar a casa, então acabam por se manifestar desta forma, de facto quando há terrão não há muito a fazer porque é algo que não se desfaz!

espero ter ajudado

bjos 

Citação de: borboleta rosa em 14 julho, 2013, 22:18
olá odin

olha o que falas chama-se terrão!! é quando alguém morre mas continua apegado ás suas coisas, como casas, terrenos, ás vezes até um uns simples brincos, como ficam apegados a estas coisas acabam por não gostar quando alguém se apodera delas, neste caso tu que foste comprar a casa, então acabam por se manifestar desta forma, de facto quando há terrão não há muito a fazer porque é algo que não se desfaz!

espero ter ajudado

bjos 

É um pouco assustador pensar que não há nada que se possa fazer nestes casos. Não só pela pessoa que sofre com isso como também pelo espírito que fica apegado. De certeza que não há forma de o afastar, de o ajudar a perceber que não adianta continuar apegado a uma coisa que já não pode ter?

Independentemente da crença ou descrença de cada um, o que importa acima de tudo é um Ideal: O BEM SUPREMO, como algo Superior, Desinteressado e por isso mesmo simultaneamente Belo. Deus ou os Deuses, religiões que pretendem re-ligar uma cisão entre o homem e o divino são muitas. O importante em todas elas e em cada um de nós como indivívuo é o objectivo: a procura desse BEM Supremo e Universal, construindo a cada passo um mundo melhor. Não vale a pena aborrecerem-se com tais discussões porque quando se trata de acreditar não há racionalidade justificável que lhe seja possível aplicar. Agradeço de novo a todos e..vá lá...não se aborreçam por causa da minha pergunta, do significado exacto de uma palavra utilizada ou do sentido etimologico da mesma. O importante é que todos os conselhos que me foram dados são válidos para mim que os pedi, e agradeço a todos pela bondade de se terem proposto ajudar. ;)

Creio que ninguém se aborreceu. Só uma troca de ideias..

Então e já fizeste alguma das coisas que foram sugeridas? Notas alguma diferença?

Vou hoje comprar o sal e colocar na taça. Dizer um Pai Nosso...disse já também, mas neste entretanto, em homenagem a uma tia minha que faleceu sem que ninguém tivesse ido ao funeral. Infelizmente quando me informaram já o mesmo tinha acontecido e não me pude despedir dela...Contudo, uma oração para os crentes, um texto para os não crentes, como o que é dito no Pai-Nosso, tem sempre um significado Bom e Positivo. A mim, muito honestamente, não me importa se Jesus foi um profeta, se era o próprio Deus, ou apenas um homem igual a qualquer um de nós. Importa sim a mensagem que passou. Uma mensagem de igualdade, carinho, bondade e amor. Basta-me isso... :)

Olá, amigo realmente grandes profissionais nesta área, tudo isso que lhe perguntaram ou afirmaram nada é preciso fazer a não ser ajuda de alguem com experiencia no assunto, se precisar de ajuda e não tiver, não gaste dinheiro, disponha.

Citação de: joao lourenco em 15 julho, 2013, 19:01
Olá, amigo realmente grandes profissionais nesta área, tudo isso que lhe perguntaram ou afirmaram nada é preciso fazer a não ser ajuda de alguem com experiencia no assunto, se precisar de ajuda e não tiver, não gaste dinheiro, disponha.

Agradeço imenso. Gostava, mas não tenho coragem de conversar com algo ou alguém que ultrapassa o meu entendimento...

Fiz o que me foi aconselhado relativamente à água e ao sal dentro de uma jarra e coloquei no canto por detrás da porta de entrada. Borbulhou como se fosse água com gás... Fiquei apenas com uma pequena dúvida: comprei um pacote e gastei apenas um bocado do sal. Na próxima semana, quando trocar o sal tenho de comprar um pacote novo ou posso usar o mesmo? Obrigada.