Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Fãs de heavy metal sofrem mais de depressão e ansiedade, defende estudo
    Iniciado por lauviah
    Lido 4.847 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


CitaçãoEstudo publicado pela American Psychological Association conclui que quem ouve heavy metal é mais propenso a estados depressivos.
Um estudo da APA - American Psychological Association - com incidência em 551 estudantes universitários defende que a maioria dos apreciadores de heavy metal tende a sofrer de "níveis significativamente maiores de ansiedade e depressão" do que fãs de outros estilos de música.

Conduzida por psicólogos da Universidade da Columbia e da Califórnia, a análise tinha como objetivo examinar "os estados emocionais dos jovens adultos ouvintes de heavy metal, em comparação com os não ouvintes", aponta o site Ultimate Guitar.

57 por cento dos inquiridos revelaram-se admiradores de heavy metal (que neste estudo abrange hardcore, emo, screamo e heavy metal clássico): os fãs de hardcore obtiveram o nível mais alto de ira, ansiedade e depressão; os emos foram considerados os mais depressivos; ansiedade elevada foi apontada a ouvintes de screamo e heavy metal clássico.

- Blitz
Ashesrain

Em 2007 também surgiu um estudo acerca dos apreciadores do metal, pela universidade de Warwick, no Reino Unido, que afirmava que os adolescentes mais inteligentes recorriam ao Heavy Metal, para os ajudar a lidar com a pressão do dia-a-dia associada ao seu talento. 

O individuo que apresentou este estudo à Sociedade Britanica de Psicologia, foi Stuart Cadwallader, um dos psicólogos da universidade em questão. Ele afirmou: "Existe uma percepção de alunos sobredotados e talentosos que ouvem música clássica e passam parte do tempo em leituras. Penso tratar-se apenas de mais um estereótipo mal aplicado. Existe literartura que associa o Heavy Metal a uma fraca prestação académica e delinquência mas achamos um grupo que contradiz isso!"


Li o artigo na Super Interessante, não sei já que edição, mas se pesquisarem na net vão encontrar alguns jornais/blogs que falam sobre isso, nomeadamente o "The Telegraph".


Estes estudos, a meu ver são daqueles estudos que esquecem diversas variáveis, nomeadamente o contexto cultural... basta ver o documentário de Sam Dunn, "Metal: A Headbanger's Journey"  para ver o quão amplo se tem tornado e como não é mais aplicável essa história de são mais depressivos, mais inteligentes, ou que são mais propicios à delinquência...pelo menos não de uma forma generalizada.  ;)
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

Lol, e então quer dizer...
A situação é um bocadinho inversa, na minha opinião.. As pessoas não são mais depressivas por ouvirem metal! O que acontece, é que por terem problemas pessoais, ou coisas que os fazem andar mais em baixo, mais depressivos, e quando ouvem essas musicas, acabam por se identificar com as mensagens que esse tipo de músicas transmitem. Daí haver associação de uma coisa à outra.
Para mim é um género de musica que até é mais terapêutico que qualquer outro!

jacksteele
'' li que fumar fazia mal deixei de fumar, li que beber fazia mal deixei de beber, li que heavy metal fazia mal deixei de ler... >:D

Citação de: jacksteele em 24 novembro, 2014, 11:44
'' li que fumar fazia mal deixei de fumar, li que beber fazia mal deixei de beber, li que heavy metal fazia mal deixei de ler... >:D

Excelente resposta!  ;)
Ashesrain

Puca
Olá a todos,

Isto não se deveria referir exactamente a um tipo de musica especifico, mas a um tipo de vibrações sonoras.

Está provado que a molécula de água reage de diferente forma a certos tipo de vibração e sons. Cria padrões mais equilibrados e harmoniosos perante vibrações subtis, suaves, melodiosas, e padrões mais disformes com sons de vibração mais agressiva, brusca ou desestabilizadora. Ora o nosso corpo tem na sua constituição entre 70% e 80% de água portanto faz todo o sentido que a exposição a determinado tipo de som tenha efeitos benéficos ou prejudiciais.

E não reage apenas ao som, reage a sentimentos, durante uma discussão a molécula de água também se desestrutura. A lagrima que cai por tristeza tem moléculas com um "desenho" mais desequilibrado em comparação com a lágrima que cai por alegria.

Se quiserem saber mais vejam este vídeo do Youtube:  Masaru Emoto - Moléculas de água sob efeito da música não o coloco aqui porque acho que não se podem colocar links.

jacksteele
Citação de: lauviah em 24 novembro, 2014, 11:47
Excelente resposta!  ;)
tem que ser metal wins temos que defender os nossos gostos ainda mais se fizermos parte deles alem disso muita gente fala do metal sendo 'gritos' e por ai mas nao entende realmente do que se trata

Meu rico DMX, 2Pac e por ai afins! :laugh:

Não posso ouvir essas músicas de Heavy, fico cheio de raiva... :D
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Este tópico já tem bastante tempo, mas não poderia deixar de responder ao mesmo.
A experiência que eu tenho é precisamente contrária ao que esse estudo indica, pois foi a ouvir metal (principalmente symphonic metal, power metal e folk metal) que consegui passar por um momento extremamente complicado na minha vida e consegui evitar uma depressão.
Aliás, digo mais! O que me deixava realmente depressiva era a música pop mais "lamechas"... era um chorar sem parar que, em vez de me aliviar, deixava-me pior. Nessa altura, mal conhecia o "mundo do metal", mas já adorava os "Within Temptation" (minha banda favorita e que me ajudou imenso nessa altura) e foi só um passo até conhecer os "Epica", "Nightwish", "Lacuna Coil", "Leave's Eyes", "Xandria", etc. Ao contrário da pop "lamechas", eu identificava-me realmente com as letras de músicas destas e doutras bandas (letras com pensamentos muito profundos). Eram como uma espécie de amigo, que sabia exactamente o que eu sentia, que me compreendia com a sua voz melodiosa (característica de bandas com vocalistas femininas) e que me dava força para lutar e continuar com o seu som poderosíssimo!
Depois dessa experiência, obviamente tornei-me fã incondicional deste estilo de música e isso me transformou por dentro e sem dúvida para melhor!
Ouço Metal para me divertir, para sorrir, mas também para me dar força quando mais preciso! Sou prova viva dos benefícios que este tipo de música traz. ;)

Olha tantos a gostarem do mesmo que eu!  ;D
Não posso é concordar com a teoria que os fãs de metal sofrem mais de depressão e ansiedade.
A credibilidade destes estudos deixa muito a desejar ou então foram escritos por alguém a quem fazia falta ouvir Rainbow, Deep Purple, Led Zeppelin, ou mesmo o inicio da carreira de Scorpions, Marilion. Não sendo propriamente metal como o conhecemos, foram os seus propulsores. 
Comecei a ouvir metal aos 6 anos de idade e logo com Iron Maiden, portanto devo ser depressivo e ansioso há 30 anos!  ;D
É curioso que a "doença" seja ela mesma, a própria cura/terapia para alguns dos meus problemas.



O que pode suceder é que pessoas dadas a pensar mais em questões existenciais e mais introvertidas se identifiquem com os temas do metal. Não que o metal cause depressão nenhuma mas sim que pessoas mais "melancólicas" tenham tendência para o ouvir.

Agora também há músicas do género que dão uma sensação de poder e vontade de vencer que podem dar garra a uma pessoa desanimada.

Eu oiço sempre música rock de todos os géneros possíveis e imaginários (industrial, alternativa, rock simfónico, power metal etc etc...) e não estou deprimida por isso. Já tive depressão mas não foi o rock ou metal que causaram isso.

Gosto dos Iron Maiden também :-P

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Continuo sem perceber porque razão um dos estilos de musica mais rico e com muitos dos melhores musicos continuam a ser olhados como marginais.

O metal é tão variado que quase todas as pessoas têm algum tema que gostam e alem disso as letras fazem sentido; quando as consigo perceber :)

Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.