Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Estas a dormir o teu cerebro acorda e o corpo continua a dormir ...
    Iniciado por BESSA
    Lido 11.351 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma das vezes que isso aconteceu, eu não tenho noção se estava a ver ou a imaginar o quarto.
Na semana passada isso voltou acontecer (tenho feito turnos duplos nos bombeiros, chego ao fim de semana e puff), mas fiquei assustado pois estava a ouvir passos, tentei acordar mas não consegui. Quando acordei, não consegui perceber se estava realmente a ouvir passos ou a "sonhar".

Amanda, falamos a mesma lingua. =)
A coragem não é a ausência do medo, mas a constatação de que existe algo mais importante que o medo.

Olá Hugo  :D

Eu sei que não era sonho já que por muitas vezes durmo com a televisão ligada e me lembro de ver o jornal. Ou mesmo quando estava no autocarro me lembro de ver os pontos passando e não ter controle para acordar. Quando minha irmã estava comigo, lembro dela me chamar e eu não atender.

Tente perceber coisas assim, que se passam no momento. Ai saberá se é sonho ou não.

Já passei por experiências semelhantes e assusta um bocado, mas ao mesmo tempo temos uma sensação de leveza e paz. O que te aconteceu é um fenómeno natural conhecido por paralisia do sono , perfeitamente benigno e sem consequências.

Olá, já me aconteçeu várias vezes e a pior de todas foi a primeira porque acordei e não conseguia mexer o corpo todo somente a ponta de um dedo, gritava por entre dentes pela minha mãe, e o mais estranho é que eu me debatia dentro do meu corpo ( mexia-me e batia no interior do meu corpo). Pensei que tinha morrido e que a minha alma não conseguia sair pois o meu corpo estava duro, e lembrei-me também de ter ouvido falar que quando dormimos saímos do corpo e
viajamos e que regressávamos ao corpo e acordamamos.
Os cientistas dizem que se trata de aos acordarmos primeiro o cérebro e só depois os músculos  ao invés de acordarmos ambos ao mesmo tempo dá-se esse Fenonemo e que quando a pessoa passa a ter conhecimento disso nunca mais acontece e foi o que se passou comigo. Um abraço.

o nosso sono está dividido em periodos de 90 minutos alternados entre o "sono leve" e o "sono profundo"...

durante os periodos de sono profundo, o cerebro liberta determinadas substancias atravéz do sistema nervoso central que têm como função "bloquear" os musculos...

Isso evita que faça-mos movimentos involuntários que possam maguar-nos ou maguar alguém a dormir ao nosso lado...

Se acordar-mos durante um periodo de sono profundo, vai demorar um pouco até o corpo "reagir"...

a minha religião é a verdade...

Isso é algo que me acontece com alguma frequência, especialmente entre as 5 e as 7 da manhã.
Um episódio que mais me marcou, foi abrir os olhos, não me conseguir mexer, sentir uma presença no quarto e ouvir uma criança a chorar.

Como fiquei algo assustado, voltei a fechar os olhos para sair desse episódio..

Muito interessante este relato. Já sonhei várias vezes como estando a morrer.

Já me aconteceu várias vezes e cheguei a conclusão que isto se chama paralisia do sono, tal como alguém aqui referiu. Não sei se a ti te acontece ou não, mas a mim costuma me acontecer mais quando estou muito cansada. Ultimamente não têm acontecido e ainda bem, pois realmente é horrível, assustei-me das primeiras vezes, mas quando soube donde derivava deixei de me assustar tanto, mas espero que não volte a acontecer.

RR
Citação de: M Pinho em 26 julho, 2015, 22:01
Já me aconteceu várias vezes e cheguei a conclusão que isto se chama paralisia do sono, tal como alguém aqui referiu. Não sei se a ti te acontece ou não, mas a mim costuma me acontecer mais quando estou muito cansada. Ultimamente não têm acontecido e ainda bem, pois realmente é horrível, assustei-me das primeiras vezes, mas quando soube donde derivava deixei de me assustar tanto, mas espero que não volte a acontecer.

Concordo com a hipótese da paralisia do sono.  :)
Há uns dias escrevi o seguinte noutro tópico, pode servir de referência:

"É um dos "distúrbios do sono" da minha colecção (a par dos sonhos lúcidos, falsos despertares, "exploding head syndrome" (sim, é mesmo o nome científico  Grin) e mais um ou outro...)
O que descreves já me aconteceu umas dezenas de vezes (por vezes várias na mesma noite, o que faz com que me levante esgotado).

A par da "presença maléfica" normalmente vem a sensação de saída do corpo (por mais de uma vez me vi a mim próprio, deitado ou sentado na cama), ruídos estranhos, peso sobre o corpo, dificuldade em respirar, ritmados e eléctricos, a sensação de que se está a morrer, vozes que falam numa qualquer língua ininteligível, vultos (um dos últimos e um dos meus preferidos é uma figura humana alada, em fogo), a sensação de pânico, etc, etc...

Mas uma coisa é certa, a partir do momento em que começamos a conseguir "controlar" os episódios, até por já sabermos do que se trata, até se torna uma experiência digamos que "interessante"...  Tongue
A certa altura também se conseguem aprender "truques" para sair...

Ainda não se conhecem as causas da paralisia do sono, apenas existem teorias. Um dos pontos mais curiosos é a partilha de sensações e "alucinações", ou seja, qualquer pessoa que sofra de paralisia do sono a partir de um determinado patamar, tem exactamente as mesmas, independentemente da idade, local, cultura, etc...

A título de curiosidade, segundo algumas teorias, alguns abduzidos por extraterrestres sofreriam, na verdade, de "crises" de paralisia do sono..."
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Olá, já me aconteceu diversas vezes, mas felizmente já não acontece há bastante tempo. Normalmente quando me acontecia, eu dizia mentalmente a mim própria para acordar e lá acabava por me conseguir mexer, mas é uma sensação muito estranha.
"Seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo." Paulo Coelho

https://www.facebook.com/rock.solarys

Tal como alguém aqui referiu, chama-se paralisia do sono e acontece precisamente pelo que falaram, o cérebro acorda primeiro que o nosso corpo e por norma acontece, quando estamos mais cansados. É uma sensação horrível, por vezes sinto isso, havendo inclusive uma altura em que era muito frequente, eu acordava mais cansada do que o estava antes de me deitar. Quando tento acordar não consigo, tento mexer-me e nada, tento gritar e a voz não me sai, ouço tudo o que se passa à minha volta, até que finalmente a muito custo acordo, mas tenho medo de adormecer novamente. Aprendi a não ligar a isso e vou para a cama mais descansada, mas confesso que quando acontece, tenho mesmo medo de adormecer novamente.