Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Maria quando concebeu Jesus era realmente virgem??
    Iniciado por AbelhaMaia
    Lido 18.662 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AbelhaMaia
A partenogénese é um fenómeno biológico extremamente interessante. Fêmeas que conseguem procriar sem qualquer necessidade de um macho. Este fenómeno regista-se em muitos animais, nomeadamente invertebrados, em abelhas e até mesmo em Dragões de Komodo, sendo dois casos conhecidos.
Em humanos, a parentogénese só se consegue artificialmente. Ou será que não? Um dos mais estranhos fenómenos de reprodução Humana sem envolvimento de um macho é o do dogma da virgem Maria, a mãe de Jesus Cristo.Maria teria concebido um filho sendo virgem, palavra essa cuja tradução em grego é pathernos, palavra grega também usada na constituição da palavra partenogénese. Ora as palavras de Lucas e Mateus baseadas numa suposta virgindade remetem para o Antigo Testamento, nos escritos de Isaías. Tais escritos foram erradamente traduzidos, pois Isaías define Maria como uma jovem mulher e não como virgem. Lucas e Mateus traduziram a palavra alma, que significa jovem mulher, para pathernos, que significa virgem.
Todos os dogmas cristãos de repressão sexual e de grande parte das humilhações feminina caem por terra, apenas e só por uma palavra mal traduzida. A virgem Maria não era virgem, tanto pela falta de evidências em favor dessa suposta virgindade, como pelas quantidades enormes de evidências que comprovam a reprodução sexuada de Maria.



Podes dizer a fonte de onde tiraste essa informação por favor?!
Gostava de ler mais sobre o assunto.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Lunática
Citação de: Alekhine em 12 outubro, 2009, 22:06
Podes dizer a fonte de onde tiraste essa informação por favor?!
Gostava de ler mais sobre o assunto.

Partenogénese existe sim. Dei este assunto em biologia, no secundário. Mas não em humanos.

Pois existe nao é, é nos seres humanos, no DR House houve um episodio em que se falou nisso ele mentiu a uma paciente da clinica a dizer que elatinha engravidado sem homem...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: Lunática em 12 outubro, 2009, 22:09
Partenogénese existe sim. Dei este assunto em biologia, no secundário. Mas não em humanos.

Isso já dizia no post inicial, mas também expliquei-me mal, eu queria mais informações mas sobre o caso da Virgem Maria, e de que o facto de ela ser virgem se trata de um equivoco originado por um erro de tradução.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

AbelhaMaia
Citação de: Alekhine em 12 outubro, 2009, 22:06
Podes dizer a fonte de onde tiraste essa informação por favor?!
Gostava de ler mais sobre o assunto.
isto foi uma coisa que vi no discovery channel ;D. mas em qualquer livro de engenharia genetia ou assim encontras  :P

#6
Citação de: AbelhaMaia em 12 outubro, 2009, 21:51
A partenogénese é um fenómeno biológico extremamente interessante. Fêmeas que conseguem procriar sem qualquer necessidade de um macho. Este fenómeno regista-se em muitos animais, nomeadamente invertebrados, em abelhas e até mesmo em Dragões de Komodo, sendo dois casos conhecidos.
Em humanos, a parentogénese só se consegue artificialmente. Ou será que não? Um dos mais estranhos fenómenos de reprodução Humana sem envolvimento de um macho é o do dogma da virgem Maria, a mãe de Jesus Cristo.Maria teria concebido um filho sendo virgem, palavra essa cuja tradução em grego é pathernos, palavra grega também usada na constituição da palavra partenogénese. Ora as palavras de Lucas e Mateus baseadas numa suposta virgindade remetem para o Antigo Testamento, nos escritos de Isaías. Tais escritos foram erradamente traduzidos, pois Isaías define Maria como uma jovem mulher e não como virgem. Lucas e Mateus traduziram a palavra alma, que significa jovem mulher, para pathernos, que significa virgem.
Todos os dogmas cristãos de repressão sexual e de grande parte das humilhações feminina caem por terra, apenas e só por uma palavra mal traduzida. A virgem Maria não era virgem, tanto pela falta de evidências em favor dessa suposta virgindade, como pelas quantidades enormes de evidências que comprovam a reprodução sexuada de Maria.


um artigo de Bruno Miguel Resende
http://www.ateismo.net/diario/
Este excerto que utilizas para  uma situação fundamentada na fé, logo sem aplicação prática e material, vindo da fonte que vêm, que conheço, sobejamente, baseia-se como podes ver nas suas próprias ideias, que como o sítio diz são Ateístas (Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses,[1] ou que rejeita o conceito do teísmo.[2] Em sentido lato, é a ausência de crença na existência de divindades.[3]
Ateus podem compartilhar preocupações comuns com os cépticos quanto a assuntos sobrenaturais, citando a falta de provas empíricas. Entre essas racionalidades comuns incluem-se o problema do mal, o argumento inconsistente de revelações e o argumento de descrença. Outros argumentos a favor do ateísmo crescem com o apoio da filosofia e da história.)
Logo á partida para ser coerente, o Bruno, devia não discutir estes temas, porque supostamente não existem...nas sua cabeça e nas suas crenças...(ou será que existem e lhe fazem confusão e por isso é que os aborda insistentemente, há anos?)
Bem, claro que o pode fazer está no seu direito (ou não dizendo-se ateu?), mas se quer fazer esta discussão devia faze-la fundamentada no que temos e dispomos ao nosso alcance e não tão sómente naquilo que ele acha.
Porque especificamente neste excerto do texto o que vejo é um alinhavar de ideias de alguém que acha algo...não vejo referências nem bibliografia nem citações. E estou a falar agora de todo o texto que conheço na integra e que, tratando dos temas que trata não tendo as suas fontes (e não tem) não passa de uma estória que alguém conta no seu blog...
:) :) :)Não me interpretes mal, mas esta discussão já não é nova para mim e não posso deixar passar em branco alusões que confundem "quem ainda nada sabe" fazendo-os acreditar que tudo sabem "sem ainda nada saber".
A questão da Virgindade de Maria é um Dogma de fé e como tal não deve ser imposto a ninguém, mas sim "sentido" como nossa verdade ou não...penso que quando falamos de Fé isto é que importa... A Fé Vive-se em experiência única intransmissível e pessoal, ainda que em assembleia, a tua experiência raramente é igual á minha...por isso tu vives a tua Fé de forma diferente da minha...e quem esta´errado? ninguém! porque a minha forma faz-me... leva-me mais perto do que eu  acredito...tal como a tua a ti...
Eu sei que existem muitas coisas apetecíveis à discussão nestas matérias e é salutar...porque das dúvidas nascem as discussões, daqui nascem as certezas e das certezas outras dúvidas e sempre assim até à VERDADE ÚNICA, porque como tu sabes ela não pode ser duas.
Fica bem na luz e com a Luz
"Sobre os teus muros Jerusalém, coloquei sentinelas que dia e noite anunciarão o Nome do Senhor"
Bem hajas
  :angel: :angel: :angel:


Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

#7
Cito:
Tais escritos foram erradamente traduzidos, pois Isaías define Maria como uma jovem mulher e não como virgem. Lucas e Mateus traduziram a palavra alma, que significa jovem mulher, para pathernos, que significa virgem.
Fim de citação.

Já agora o que o Bruno aqui diz volto a pedir-lhe que me diga onde está isto escrito. E depois parece que foi em Isaias que encontraram essa palavra nova pathernos, que procuro incessantemente e só encontro a sua raiz latina Pater nos na raiz grega só pathernon que todos sabemos ser o edifício, e depois como sobrenome utilizado sem uma tradução, como o meu Pedrosa, que não se traduz.
Isaias nasceu por volta do ano 760 A.C.
Considerado em geral, o Maior profeta de Israel... achas que esperaram por Lucas e Mateus para o traduzir...800 anos depois? :o
E Lucas e Mateus traduziram.???? o quê???
Deixa-me dizer-te o que sabe acerca de cada um destes evangelhos muito resumidamente...
Mateus, judeu, cujo verdadeiro nome era Levi era colector de impostos antes de encontrar-se com Cristo.
Redigiu o seu Evangelho em Aramaico (dialecto do Hebraico). Este texto não chegou aos nossos dias mas as suas traduções em grego sim, feitas por autor desconhecido,(um escriba ou algo assim, anónimo) e pensa-se que utilizou nessa tradução muito do evangelho de Marcos.
Agora Lucas é de origem grega, era médico e o seu evangelho é dos mais estudados, e embora ele não tivesse presenciado os actos que escreveu, como médico tentou por todos os meios documentar-se de uma forma que ainda hoje surpreende-
Também escreveu os actos dos apóstolos.
E a única vez que se discutiu seriamente algo como nomes de nossa Senhora foi Concílio de Éfeso em 421 em que se discutiu o

"Theotokos", Mãe de Deus, usado imemorialmente pelos cristãos, em que os Nestorianos propunham que Nossa Senhora fosse chamada apenas de Mãe de Cristo.
:)
Nada é por acaso...
Espero que tudo seja visto como Luz porque o meu mundo é Luz em permanência...
Nada quero e nada espero.
Só DEUS basta.
Bem hajas
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Citação de: César Pedrosa em 25 outubro, 2009, 22:07
Cito:
Tais escritos foram erradamente traduzidos, pois Isaías define Maria como uma jovem mulher e não como virgem. Lucas e Mateus traduziram a palavra alma, que significa jovem mulher, para pathernos, que significa virgem.

Já agora o que o Bruno aqui diz volto a pedir-lhe que me diga onde está isto escrito. E depois parece que foi em Isaias que encontraram essa palavra nova pathernos, que procuro incessantemente e só encontro a sua raiz latina Pater nos na raiz grega só pathernon que todos sabemos ser o edifício, e depois como sobrenome utilizado sem uma tradução, como o meu Pedrosa, que não se traduz.
Isaias nasceu por volta do ano 760 A.C.
Considerado em geral, o Maior profeta de Israel... achas que esperaram por Lucas e Mateus para o traduzir...800 anos depois? :o
E Lucas e Mateus traduziram.???? o quê???
Deixa-me dizer-te o que sabe acerca de cada um destes evangelhos muito resumidamente...
Mateus, judeu, cujo verdadeiro nome era Levi era colector de impostos antes de encontrar-se com Cristo.
Redigiu o seu Evangelho em Aramaico (dialecto do Hebraico). Este texto não chegou aos nossos dias mas as suas traduções em grego sim, feitas por autor desconhecido,(um escriba ou algo assim, anónimo) e pensa-se que utilizou nessa tradução muito do evangelho de Marcos.
Agora Lucas é de origem grega, era médico e o seu evangelho é dos mais estudados, e embora ele não tivesse presenciado os actos que escreveu, como médico tentou por todos os meios documentar-se de uma forma que ainda hoje surpreende-
Também escreveu os actos dos apóstolos.
E a única vez que se discutiu seriamente algo como nomes de nossa Senhora foi Concílio de Éfeso em 421 em que se discutiu o

"Theotokos", Mãe de Deus, usado imemorialmente pelos cristãos, em que os Nestorianos propunham que Nossa Senhora fosse chamada apenas de Mãe de Cristo.
:)
Nada é por acaso...
Espero que tudo seja visto como Luz porque o meu mundo é Luz em permanência...
Nada quero e nada espero.
Só DEUS basta.
Bem hajas


Quando se lê o que escrevi sem juntar a atitude a a entoação que lhe dei...(nem smileys ;D :laugh: :)) pode-se "ver" as palavras de uma forma que não foram pensadas...
Por isso é que não gosto muito de mensagens escritas ;D
Mas como já sei que assim é vai-se esperando que o tempo tudo resolva.
O que te vou dizer parece estranho aos nossos ouvidos, mas  tudo o que faço é por e com amor, mas um amor que se faz presente à distância e que flui e aguarda. Não se impõe. E que pretende em todas as circunstâncias Crescer e fazer Crescer. Não se quer mostrar, nem ensinar, nem mudar ninguém apenas amar numa perspectiva espiritual. E se possível dar a conhecer esta forma de SEr (Não de estar)

Bem hajas
:angel: :angel: :angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

AbelhaMaia
uma coisa que eu tenho certeza e que o termo hebraico de virgem não significa que um individuo nunca teve relações sexuais mas de uma mulher que nunca teve filhos...

Virgem ou jovem dá que pensar!
Para mim a "enunciação do anjo" parece-me mais uma historia de violação conjugada com stress-pôs-traumático.
Pensem bem,supostamente, Maria estava na casa dos tios , levantasse a noite e vê um homem(que diz ser um anjo) que lhe diz para não ter medo e que ela vai ficar gravida de um filho de Deus!!! 
Sem querer por em causa os Apóstolos ou ate mesmo a palavra de Maria, ela bem que pode ter sido violada por esse suposto anjo, e depois a memoria dela "apagou" os episódios traumáticos e "criou" uma "nova realidade" baseada numa historia que era contada entre o povo judaico na altura.
"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria."
( Santo Agostinho )
"A sabedoria começa na reflexão."( Sócrates )
"A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar. "( Sigmund Freud )

É um tema que dificilmente terá uma resposta certa.

Quer pela falta de conhecimentos, quer pela religião ou fé ou ateísmo de cada um .

Se por um lado, os Católicos, difundem a ideia(Dogma) que Maria se manteve eternamente virgem,
por outro lado os Protestantes, Maria é vista como uma mulher de alto mérito, respeitadora por ter vivido uma vida exemplar segundo os propósitos de Deus, porém, sendo ela cheia da Graça (aqui, o significado da palavra "graça" como algo não merecido, dado gratuitamente), era uma mulher comum, escolhida dentre outras para dar à luz ao Messias.

Theotokos (grego: Θεοτόκος, transliteração: Theotókos) é o título grego de Maria, mãe de Jesus, usado especialmente na Igreja Ortodoxa e Igrejas Orientais Católicas.
Sua tradução literal para o português incluí "portadora de Deus". Na teologia calcedoniana Maria é a Theotokos, porque seu filho Jesus é simultaneamente Deus e homem, divino e humano, Theotokos, portanto, refere-se à Encarnação, quando Deus assumiu a natureza humana em Jesus Cristo, sendo isto possível graças à cooperação de Maria.

A ideia da Concepção Divina, não é nova na Bíblia, porque em Génesis 6 diz o seguinte :


"E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

Viram os filhos de Deus(Nefilim) que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus(anjos ?) entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. "

Ora, se por um lado, a concepção é Divina, resta saber por quem na realidade foi feita.

A virgindade, antes da concepção, não é de todo a questão fundamental,( até porque, na Anunciação, Maria diz: "Como poderá ser isto, se não conheço varão? (Lucas 1:34).",mas sim a natureza inicial da mesma, já que Maria na realidade, esteve num Templo de Jerusalém desde os 3 anos até aos 12 anos, com a morte do pai teria se transferido para Nazaré, onde São José morava. Três anos depois realizar-se-iam os esponsais.
Resta mencionar, que José era parente de Maria ( neste caso supõe-se que era tio ), algo que era comum entre os Judeus.

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Eu tenho outra teoria para a Maria engravidar virgem, mas se quiserem saber perguntem-me!
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Citação de: lilisoft em 31 outubro, 2011, 21:50
Eu tenho outra teoria para a Maria engravidar virgem, mas se quiserem saber perguntem-me!

Pois a minha mente tb sabe uma maneira simples...  ;D Já que perder a virgindade é ser penetrada...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Olá!

Creio que se está a dar demasiada enfase ao "fenomeno" fisiologico da virgindade.

Todas as Deusas mães da antiguidade das quais nasceram os grandes Deuses redentores eram
deusas Virgens.

Assim Tamus,Jesus,Attis,Baldur e outros cujos ciclos de vida se parciam com o periplo solar nasceram simbolicamente de mães virgens.
O facto de seus filhos,nasceram crescerem morrerem de forma dramatica e depois rescuscitarem
adquiriram o epipto de deuses da vegetação por Jeorge Frazer,celebre antropolgo Vitoriano.

Como todas as sementes,elas nascem,ou devem nascer de terras de pousio,terras virgens.
São nutridos pela mesma mãe,crescem espalham seus designios sob a forma de novas sementes
morrem e voltam a ressuscitar.
A terra mãe de todos os cultos será sempre virgem,porque dará a luz sempre o seu filho redentor.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez