Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Como se transformar num lobisomem
    Iniciado por MissTiny
    Lido 50.657 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mesmo o homem que é puro no coração
que antes de dormir faz sua oração,
Pode se tornar um animal.
Se o lobo de dentro o chamar
e a lua brilhar em seu quintal

1- Lobo, s.m. (zool.) mamífero selvagem e carniceiro do gênero cão (Canis lupus), que difere deste em ter o focinho mais delgado, as orelhas sempre retesadas e maiores proporções. || (Fig.) Homem cruel, de maus instintos. || Máquina composta de um tambor denteado, e que serve para abrir a lã (nas fábricas de lanifícios). || (Bras.) O mesmo que guará. || (Gír. de ladr.) Cão que não ladra e morde. || Jogo de crianças em que umas fingem ser lobos, outras ovelhas e uma delas o pastor que as guarda. || Lobo da mar, marinheiro velho e experimentado nas lides do mar; leão do mar. Cf. lobo-do-mar. || Entre o lobo e o cão, ao lusco-fusco, à boca da noite. || Cair na goela do lobo, cair em perigo que pretendia evitar. || Comer como um lobo, comer muito e com sofreguidão. || Parece que viu lobo, diz-se de quem tem o cabelo hirto ou ouriçado. || Parece que foi aos lobos, diz-se da pessoa que não tem a voz clara. || Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele (prov.), quem não quer sofrer as conseqüencias de um fato não o pratica. || (Astr.) Constelação do hemisfério austral. || F. lat. Lupus.


2- Licantropia, s.f. (med.) gênero de loucura, em que o alienado se julga transformado em lobo. || F. gr. Lykos (lobo) + anthropos (homem) + ia.

3- Licantropo (ô), s.m. (med.) alienado que padece de licantropia. || Lobisomem. || F. cp. Licantropia.

4- Lobisomem, s.m. criação fantástica da crendice popular, que consiste em um homem transformar-se em lobo, o qual anda errante de noite até que qualquer o fira para terminar o seu fadário. || F. Lobo + homem.

Introdução


O lobisomem era uma figura antiga encontrada no folclore mundial. O relato mais antigo de um homem tendo se transformado em lobo veio da mitologia da Grécia antiga. Lycaon (daí a palavra licantropia) desagradou Zeus e a divindade o tranformou num lobo. Vários autores antigos, tais como Galeno e Virgílio, forneceram as primeiras descrições de licantropia, entretanto rejeitaram a mitologia e acreditavam que a transformação em animais era o resultado de uma doença provocada pela melancolia ou pelas drogas.

Da mesma forma, o "lobisominismo" tinha sido relatado em todo mundo, embora os animais nos quais os humanos se tranformavam eram bem variados, incluindo leões, tigres, tubarões e crocodilos - todos animais grandes e conhecidos por sua ferocidade. Relatórios contemporâneos de licantropia também provêm do mundo inteiro, tanto de áreas rurais como do moderno Ocidente.



Pelo mundo:
América do Sul: kanima, um espírito que toma a forma de um jaguar.

- Argentina: lobisón.

- Brasil:o nome perdeu o hífem de Portugal e se tornou lobisomem. Além desse existem muitos outros como o boto, que assume a forma de um homem e o uirapuru, um pássaro marrom que assume a forma de um menino.

- Bulgária: vrkolak.

- Canada: wendigo or witiko.

- Chile: chonchon, uma bruxa que se transforma em um urubu.

- Etiópia, Marrocos e Tanzania: boudas, um homem-hiena.

- Escandinávia: varulf.

- Estados Unidos: werewolf.

- Espanha: hombre lobo, lupino.

- França: loup-garou, bisclavret.

- Grécia: vrykolaka, um nome usado para lobisomens que também serve para descrever vampiros e feiticeiras/os.

- Haiti: loup-garouque pode mudar sua forma para qualquer coisa, seja planta ou animal.

- Islândia: hamrammr, uma criatura que assume a forma da última coisa que comeu, e ganha mais poder continuando a devorar outras coisas.

- Índia: rakshasa, uma criatura que pode assumir a forma de qualquer animal desejado.

- Indonésia: layak, um espírito que pode assumir a forma do que quiser.

- Itália: lupo manero ou benandanti para pessoas que se tornam lobos permanentemente para lutar contra bruxas no submundo.

- Japão: kitsune, uma pessoa que vira raposa, também o tanuki ou minjina, uma pessoa que assume a forma de um texugo, cão ou castor.Em geral criaturas capazes de alterar a forma são chamadas de henge.

- Latvia: vilkacis.

- Lituânia: vilkatas.

- México: nahaul, uma pessoa que assume a forma de um lobo, gato, águia ou touro.

- Nativos Norte Americanos: limikkin ou skin walkers.

- Normândia, França: lubins ou lupins.

- Noruega e Suécia: eigi einhamir.

- Filipinas: aswang, um vampiro / lobisomem.

- Portugal: lobis-homem e lobis-homens.

- Quênia: ilimu.

- Russia: wawkalak ou bodark.

- Sérvia: vukodlak.

- Slovakia: vulkodlak.



Como se transformar num lobisomem:


Não se sabe exatamente quando os Lobisomens apareceram. A primeira aparição deve ter ocorrido no século 5 a.C., quando os Gregos, estabelecidos na costa do Mar Negro, levaram estrangeiros de outras regiões para mágicos capazes de transformar a si mesmos em lobos. Os anciãos diziam que essa metamorfose tornava possível a aquisição da força e astúcia de uma fera selvagem, mas os Lobisomens retiam suas vozes e vislumbre humanos fazendo com que não fosse possível distingui-los de um animal comum. Por outro lado, a verdadeira e mais comum lenda dos Lobisomens nasceu em terras francesas.

De acordo com as lendas, existem quatro formas de alguém se tornar um Lobisomem. Elas vêm a seguir:

1: Pela própria maldição, resulta em o que é chamado de Lobisomem Alpha, que pode ser visto como o primeiro Lobisomem de uma grande família. O desafortunado indivíduo ganha a perversa maldição por ter desafiado ou destruído um poderoso mago. Ele irá perceber que está amaldiçoado na primeira noite de lua cheia, depois do encantamento. A primeira metamorfose é a mais traumática e uma completa surpresa.

2: Transmissão hereditária devido ao fato da criança do Lobisomem obter a mesma maldição de seu pai ou mãe. É exatamente o mesmo resultado de ser mordido por um Lobisomem. Se um Lobisomem decidir transmitir a maldição para outra pessoa, é suficiente que ele a ~porcaria~. Mas normalmente, o Lobisomem irá considerar muito cruel amaldiçoar alguém dessa forma, então escolherá matar e devorar a vítima.

3: Sobreviver à um ataque: Se alguém for mordido e sobreviver, ele vai dormir bastante nas próximas semanas enquanto a doença se propaga por seu corpo. Com a primeira lua cheia, a vítima vai descobrir seu novo e maléfico potencial e um incontrolável desejo de sangue (não limitado ahumanos).

4: Um método discutível de se tornar um Lobisomem é ser mordido por um Lobo que decide amaldiçoar um homem, por qualquer razão. O princípio continua então como a maldição por mágica, não significando doença, mas metamorfose na primeira noite de lua cheia.

5: Outro modo contado para virar Lobisomem, é pela auto-indução. Neste caso, em busca de poderes sobrehumanos, o homem se dedica a alguma espécie de ritual ou cerimônia ocultista para propositalmente tornar-se um lobisomem. Os casos clássicos incluem um banho de banha de porco sob a lua cheia ou espojar numa encruzilhada onde os animais façam espojadura.

Quando a pessoa é branca, vira um cão preto e quando é negro vira um cão branco. Algumas versões dizem que ele sai às noites de quinta para sexta, em busca de cocô de galinha para comer, e por isso invade os galinheiros. Depois disso ele vai em busca de crianças de colo para lamber suas fraldas sujas de cocô.

... a parte das fraldas era escusada...
Mas já tinha encontrado textos iguais noutros sites.

Citação de: pat. em 20 novembro, 2009, 19:45
... a parte das fraldas era escusada...
Mas já tinha encontrado textos iguais noutros sites.

XDDDD  ;D ;D

Domik
eu conecia ai um homem que dizia que era lobisomem , mas ja nao me lembro do nome dele.

heavens butterfly
Pela madrugada!.......................
Lobisomens existem sim. Chamam-se porfiricos (e nem todos se transformam em lobos).
A transformação não é mais do que um ataque de porfiria (falta exacerbada de açucar no sangue), isto deve-se às porfirinas (que todos temos) e fà alta de uma enzima do fígado(heme). Por isso diz-se que os porfiricos têm insuficiência hemática.
O virus é de transmissão genténica e só se transmite a partir do 3º filho.
Uma criança que seja o sétimo filho de sete rapazes e de pais em que um seja portador do virus(mesmo sem saber, ou seja, a doença pode não se manifestar); por herança genética é um porfirico que se transforma em "lobisobem". E isto em 99,9% dos casos.
então, numa familia portadora do virús,na sétima gravidez(com filhos todos do mesmo sexo) ocorre uma mutação genética.
As mulheres so transmitem o virus, não têm ataques.
Aliás, até acho que se os dois primeiros filhos do casal forem 2 raparigas, o virus "desaparece", ou seja, não é transmitido a nenhum filho, nem aos netos e por aí.
A porfiria manifesta-se da seguinte forma: grande escamação da pele e fotossensibilidade; noutros casos são ataques de loucura; noutros... são dores terríveis em que crescem pelos pelo corpo, e sim, os caninos também.
Por causa desta doença criaram-se muitos mitos....
Os porfiricos devem andar com cartao de saude indentificativo para em caso de ataque, no hospital saberem o que fazer.
O que fazer em caso de um ataque: dar um calmante forte? Não pode-se matar o sujeito.
Em caso de ataque dá-se uma boa dose de gliceroides (açúcar) e depois se o sujeito se manifestar um bocado agitado, entao sim da-se um calmantezinho.
Ou seja, se algum dia virem um "lobisomem" é meter-lhe açúcar pela goela abaixo e um xanaxzinho; e "tá andar de mota".
Em Madrid há uma clinica especializada e em França parece que há uma quase por cada cidade, lol.
Em Inglaterra tambem há algumas; então na América...
Em Portugal não há nenhuma (é bom sinal, significa que há poucos por terras lusas) :)
Eu não sou, relaxem, sou filha primogénita. Nem conheço, mas na minha aldeia vive o eterno mito (eterno não, até hoje) do lobisomem. Dizem, que era um homem de lá...quem sabe...também se era já morreu...mas o mito continua...

Domik
come e mais ou menos o aspecto ?? andam e 4 patas ? ficao maiores ? a cara muda ? Como e ? Sao capazes de matar ?

Citação de: heavens butterfly em 29 novembro, 2009, 00:03
Pela madrugada!.......................
Lobisomens existem sim. Chamam-se porfiricos (e nem todos se transformam em lobos).
A transformação não é mais do que um ataque de porfiria (falta exacerbada de açucar no sangue), isto deve-se às porfirinas (que todos temos) e fà alta de uma enzima do fígado(heme). Por isso diz-se que os porfiricos têm insuficiência hemática.
O virus é de transmissão genténica e só se transmite a partir do 3º filho.
Uma criança que seja o sétimo filho de sete rapazes e de pais em que um seja portador do virus(mesmo sem saber, ou seja, a doença pode não se manifestar); por herança genética é um porfirico que se transforma em "lobisobem". E isto em 99,9% dos casos.
então, numa familia portadora do virús,na sétima gravidez(com filhos todos do mesmo sexo) ocorre uma mutação genética.
As mulheres so transmitem o virus, não têm ataques.
Aliás, até acho que se os dois primeiros filhos do casal forem 2 raparigas, o virus "desaparece", ou seja, não é transmitido a nenhum filho, nem aos netos e por aí.
A porfiria manifesta-se da seguinte forma: grande escamação da pele e fotossensibilidade; noutros casos são ataques de loucura; noutros... são dores terríveis em que crescem pelos pelo corpo, e sim, os caninos também.
Por causa desta doença criaram-se muitos mitos....
Os porfiricos devem andar com cartao de saude indentificativo para em caso de ataque, no hospital saberem o que fazer.
O que fazer em caso de um ataque: dar um calmante forte? Não pode-se matar o sujeito.
Em caso de ataque dá-se uma boa dose de gliceroides (açúcar) e depois se o sujeito se manifestar um bocado agitado, entao sim da-se um calmantezinho.
Ou seja, se algum dia virem um "lobisomem" é meter-lhe açúcar pela goela abaixo e um xanaxzinho; e "tá andar de mota".
Em Madrid há uma clinica especializada e em França parece que há uma quase por cada cidade, lol.
Em Inglaterra tambem há algumas; então na América...
Em Portugal não há nenhuma (é bom sinal, significa que há poucos por terras lusas) :)
Eu não sou, relaxem, sou filha primogénita. Nem conheço, mas na minha aldeia vive o eterno mito (eterno não, até hoje) do lobisomem. Dizem, que era um homem de lá...quem sabe...também se era já morreu...mas o mito continua...


Como sabes tanto sobre lobisomens?

ola pessoal em relaçao ao que heavens butterfly falou do setimo filho é verdade, mas eu conheço a historia de outra maneira...
a minha avó me contava que quando o meu avô vivia com ela, ela nunca sossegava, nas noites de lua cheia e era só as terças e as sextas, meu avô vinha de uma familia de sete irmaos todos rapazes, e diziam lá na terra dele (Aveiro) que visto terem 7 rapazes um deles era lobisomem, ou era o mais velho ou o mais novo...( o meu avô era o mais velho). entao a minha avó tinha muito medo nessas noites mas ela disse-me que havia uma maneira de quebrar essa maldiçao, essa maldiçao era o filho mais velho ser padrinho do mais novo e o mais novo do mais velho... Nao sei se um deles era mesmo lobisomem, o facto é que os meus bizavós nao quiseram arriscar e baptizaram os 2 na mesma altura e um foi o padrinho do outro e sucessivamente, mas mesmo assim, a minha avó tinha medo dele quando chegava a noite de lua cheia terça ou sexta, ela contava -me varias vezes essa historia, visto que eu so tinha 2 anos quando o meu avô faleceu... ela conta tambem que se fosse ao contrario numa familia em vez de 7 homens se fossem 7 mulheres uma delas era bruxa...

Cumprimentos, Lindsey
A vida é um mar de rosas apenas temos de nadar por entre os espinhos.

heavens butterfly
Citação de: Domik em 29 novembro, 2009, 09:37
come e mais ou menos o aspecto ?? andam e 4 patas ? ficao maiores ? a cara muda ? Como e ? Sao capazes de matar ?
´
Os porfiricos não se tranformam em lobos, são homens. Em ultimo grau os pelos crescem pelo corpo todo assim como os dentes (como vemos os vampiros nos filmes). E sim, no meio de um ataque podem matar por causa da dores que sentem (quando o pelo cresce) e dos acessos de loucura...alguns até sangue podem beber, é um ataque de raiva...

Agora quanto aos 7 filhos rapazes - a mutação genética (porfiria ao mais alto nivel, vulgo -lobisomem) só ocorre se o pai ou a mae tiverem o virus no seu codigo genetico. Se não tivere, o 7 filho é normal como nós.

Como é que eu sei tanto:enciclopedia espanhola de medicina.
Aqui há uns  anos interessava-me bastante pelo tema. ;D 
Até acho que encontrei um porfirico numa reportagem da sic. Pelo comportamento que ele apresentava e pela maneira como a irma o tinha a viver numa casita se tecto (onde caía chuva e tudo) recusando-se a interná-lo num hospital psiquiatrico...


#9
          
PORFIRIAS



DEFINIÇÃO
As porfirias constituem um grupo de pelo menos oito doenças genéticas distintas, além de formas adquiridas, decorrentes de deficiências enzimáticas específicas na via de biossíntese do heme, que levam a superprodução e acumulação de precursores metabólicos, para cada qual correspondendo um tipo particular de porfiria.
Fatores ambientais, tais como: medicamentos, álcool, hormônios, dieta, stress, exposição solar e outros desempenham um papel importante no desencadeamento e curso destas doenças.

CLASSIFICAÇÃO
As porfirias podem ser divididas em hereditárias e adquiridas.
A classificação das porfirias hereditárias é feita, preferencialmente, de acordo com o déficit enzimático específico.
Como o heme é sintetizado tanto na medula óssea (para a produção de hemoglobina), quanto no fígado (principalmente, como componente dos citocromos), as porfirias poderão também ser classificadas, conforme a origem dos precursores em excesso, em porfirias eritropoéticas ou porfirias hepáticas, respectivamente.
Outra classificação, segundo a forma de apresentação dos sintomas, divide as porfirias em porfirias agudas, com predomínio sintomas neuropsiquiátricos e viscerais, e porfirias cutâneas, que se manifestam por foto-sensibilidade cutânea.



DIAGNÓSTICO
As porfirias agudas manifestam-se, geralmente, por crises que duram de horas a dias. Dor abdominal é o sintoma mais comum (diante de qualquer quadro de dor abdominal aguda de causa desconhecida, pensar sempre em porfiria). Podem ocorrer náusea, vômito, constipação, dor e fraqueza muscular, retenção urinária, arritmias, confusão mental, alucinações e convulsões. Em algumas porfirias agudas pode haver sintomas cutâneos .
Nas porfirias cutâneas os sintomas, em geral restringem-se à pele, com formação de bolhas, cicatrizes, escurecimento, espessamento e aumento da pilosidade



Nota: P. ALAD, Porfiria ALAD; PAI, Porfiria Aguda Intermitente; CPH, Coproporfiria Hereditária; PV, Porfiria Variegata; ALA, Ácido delta-aminolevulínico e PBG, Porfobilinogênio.
  Na identificação de casos suspeitos o primeiro fator a ser considerado é a presença de sintomas, pois alguns exames só serão informativos durante o período de crise. Inicia-se o rastreamento pela dosagem de porfobilinogênio (PBG) e de ácido delta-aminolevulínico (ALA) urinários, que se encontram aumentados em todas as porfirias agudas . Quando em presença de porfirias cutâneas está indicada, para o diagnóstico inicial, a determinação das porfirinas plasmáticas.
A positividade de algum destes testes é altamente sugestiva, partindo-se para a identificação do tipo de porfiria através das porfirinas urinárias, fecais e dos eritrócitos. Estes exames não estão indicados como testes de rastreio por falharem em sensibilidade e especificidade, o que dificulta a interpretação dos resultados.



TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Durante as crises de Porfiria Aguda a hospitalização é geralmente necessária.


Suspender medicamentos porfirinogênicos (anticonvulsivantes, bloqueadores dos canais de cálcio, metoclopramida, alguns sedativos, antibióticos, antifúngicos e hormônios ver lista no site da ABRAPO) álcool e tabaco.


Tratar dor, náuseas e vômitos com drogas consideradas seguras .


Fornecer um aporte elevado de glicose (300 gramas ou mais/dia) através de dieta rica em carboidratos e infusão de glicose hipertônica, de acordo com a gravidade dos sintomas.


Verificar a necessidade de se instituírem medidas de suporte, tais como: correção de hiponatremia, hipo/hipertensão e suporte ventilatório (paralisia bulbar).


Iniciar terapia com hematina (EUA) ou arginato de heme (Europa), o mais precocemente possível. Eles inibem a ação da primeira da síntese do heme, bloqueando a produção e acúmulo das porfirinas. Estas drogas têm um custo muito elevado e não são produzidas no Brasil (informe-se junto a ABRAPO).

Para a prevenção de novas crises, manter uma dieta adequada (rica em carboidratos), evitar drogas porfirinogênicas, álcool, tabaco, atividade física extenuante e stress.

Nas Porfirias Cutâneas deve-se evitar a exposição da pele à luz solar (roupas apropriadas, fotoprotetores, insulfilm nas janelas, etc) e os traumas cutâneos.


Na Porfiria Cutânea Tarda (a forma mais freqüente de porfiria) flebotomias programadas e cloroquina ou hidrocloroquina são os tratamentos recomendados durante a fase ativa da doença. Identificar e evitar ou tratar fatores desencadeantes (álcool, tabaco, estrógenos, sobrecarga de ferro, infecção por HIV e HCV) também é importante.



Na Protoporfiria Eritropoiética a utilização de beta-caroteno melhora a tolerância aos raios solares e a ingestão de colestiramina pode baixar os níveis de porfirinas em alguns pacientes.

Na Porfiria Eritropoiética Congênita as transfusões sanguíneas e a administração oral de carvão ativado podem ser úteis, entretanto, nas formas mais graves, esplenectomia, sobretudo transplante de medula óssea, são opções terapeuticas fundamentais.

Fonte:ABRAPO-Associação Brasileira de Porfiria




heavens butterfly
Boa Nitinha ;)

Até vou guardar isto nos meus ficheiros pessoais sobre a doença ;)

A mim basta-me não fazer a depilação...a sério.

heavens butterfly
Citação de: ruhig em 04 dezembro, 2009, 04:10
A mim basta-me não fazer a depilação...a sério.

Felizmente isso não é um sinal de porfíria...
Agora, se também te crescerem os caninos...e tiveres alucinações, é de preocupar ;D
(tou a brincar :laugh:, é só para me meter contigo :P)

#13
Ah bom! Uff...
Não, os caninos estão normais. E o perú gigante com bigode que está a fumar cachimbo ao pé de mim assegura-me que não tenho alucinações de qualquer espécie.

giu
Citação de: Nita em 12 outubro, 2009, 21:30
(...)
- França: loup-garou, (...)

Nita, essa palavra me chamou muito a atenção.
Há 2 anos assisti um filme relacionado aos loup-garous.
Não sei se um de vocês aqui presentes assistiram, pois,
pelo menos aqui no Brasil, poucos ouviram e/ ou assistiram esse filme.
Chama-se "Sangue e Chocolate". Nesse filme narra a história
de uma garota que é uma loup-garou.
De acordo com a história do filme, os loup-garous são pessoas
que podem se transformar em lobos a hora que quiserem,
têm consciência quando assumem a forma de lobo.
Vivem em "matilha", com um líder.
Eles têmuma profecia, não me lembro direito como,
quem será a nova esposa do líder, que se casa a cada 7 anos,
para a reproduçãodo bando.
Esse filme é mais um romance, mas dá pra se ter uma idéia do que são esses seres.
Giu ;D