Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Deus, anjos e demonios
    Iniciado por LunarSol
    Lido 7.335 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá pessoal!
Estava a ler uns tópicos interessantes onde se falava várias vezes em Deus e Anjos, bondade e maldade.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o tema e que comentassem o seguinte raciocínio que irei apresentar.

Deus é criador de tudo e todas as coisas.

Se tudo partiu Dele, o bem e o mal igualmente proveio da mesma origem?

Na fé Cristã podemos ver que Deus criou um Arcanjo que mais tarde se rebelou e se tornou seu opositor.
(Será Deus o responsável pelo mal existente?)

Por favor não quero que interpretem mal as minhas questões, apenas gostaria de saber a vossa opinião face ao assunto.
Obrigado  :)
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Olá (desaparecido) :-*

Na minha humilde opiniao e do pouco que sei, penso que Deus criou todos os seres e deu-lhes o livre arbitro para escolherem as suas opçoes.
Mas por outra perspectiva, se o bem e o mal foram criados pela mesma entidade, sim porque para haver uma coisa tem que haver o seu oposto, o seu antonimo... quem é que tem o poder de diferenciar o bem do mal, esta entidade ??
O bem numa determinada religiao pode nao ser o bem noutra se é que me estou a fazer entender... tal e qual como quando dizemos a alguem que o que é bom para ti pode nao ser bom para mim...
Se o mal surgiu porque houve alguem que se insurgiu contra uma ordem, porque que se apelida de mal?? Porque foi contra vontade divina do seu ser superior? tipo ditadura... quem nao esta a favor esta contra...
Ja devo estar a misturar tudo mas dêem um desconto, é do cansaço...  8)

Isto tudo fez-me lembrar o 25 de Abril.... lol

Citação de: hoopsy em 09 outubro, 2009, 01:16
Olá (desaparecido) :-*

Na minha humilde opiniao e do pouco que sei, penso que Deus criou todos os seres e deu-lhes o livre arbitro para escolherem as suas opçoes.
Mas por outra perspectiva, se o bem e o mal foram criados pela mesma entidade, sim porque para haver uma coisa tem que haver o seu oposto, o seu antonimo... quem é que tem o poder de diferenciar o bem do mal, esta entidade ??
O bem numa determinada religiao pode nao ser o bem noutra se é que me estou a fazer entender... tal e qual como quando dizemos a alguem que o que é bom para ti pode nao ser bom para mim...
Se o mal surgiu porque houve alguem que se insurgiu contra uma ordem, porque que se apelida de mal?? Porque foi contra vontade divina do seu ser superior? tipo ditadura... quem nao esta a favor esta contra...
Ja devo estar a misturar tudo mas dêem um desconto, é do cansaço...  8)

Isto tudo fez-me lembrar o 25 de Abril.... lol

Olá olá! :D :D :D :-*

Ora aqui está um conceito interessante!
Vou copiar a tua frase  :laugh:
"o que é bom para ti pode nao ser bom para mim..."

Será que o mal e o bem afinal de contas, não existem?
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Acredito que por exemplo os seguidores de Lúcifer, não o vejam como o mal, e até sejam bem intencionados (não todos), apenas consideram como sendo o bem aquilo que está convencionado como sendo o mal.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Lunática
E que tal verem este vídeo? Só alguns viram este tópico mas nunca ninguém o viu, estou mesmo a ver... Pois fazem muito mal. Responderá a muitas das vossas perguntas e até a muitas que nunca existiram.

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,2399.0.html

Citação de: Lunática em 09 outubro, 2009, 06:24
E que tal verem este vídeo? Só alguns viram este tópico mas nunca ninguém o viu, estou mesmo a ver... Pois fazem muito mal. Responderá a muitas das vossas perguntas e até a muitas que nunca existiram.

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,2399.0.html

Eu já vi o Zeitgeist - The Movie e Zeitgeist - Addendum e devo dizer-te que é uma treta no que toca ao plano religioso! ;D A bem dizer é uma verdadeira comédia para quem conheça um tiquinho de mitologia! ;D
Quanto ás outras teorias da conspiração a nível politico, não entendo muito mas é tudo muito pouco sólido, por isso para mim esses filmes não têm muita credibilidade.
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Estamos a falar do conceito de bem e mal de um Deus monoteísta! ou seja, a visão do mundo judaico-cristã e mulçumana.
Eu não acredito num Deus monoteísta e criador, e por conseguinte não posso responder às tuas questões, pelo menos da forma como pedes. A minha noção de bem e mal nã se enquadra nessa visão religiosa.
No meu entendimento sobre essas religiões o Deus judaico-cristão e mulçumano é o criador de tudo e portanto tambem do mal.
Ele sabee o que faz, pior ainda ele sabe o que faz, o que fez e o que vai acontecer, para acreditar neste Deus somos obrrigados a acreditar nas revelações do apocalipse, o fim previsto.
Para este Deus, o mal é um mal necessário :P, serve para pôr o Homem à prova.
Saber se ele é merecedor do paraíso ou não.
A minha dúvida nisto tudo está, não se Deus criou o mal ou não, mas sim se ele é omnipotente e omnividente, onde fica  o nosso livre arbitrio no meio disto tudo? Em principio ele já sabe como isto vai acabar, e quem vai ou não ser salvo.... Onde esta a nossa liberdade? será o  Deus dos monoteístas um sádico?
Nuno

Citação de: Nuno Mc em 09 outubro, 2009, 13:04
A minha dúvida nisto tudo está, não se Deus criou o mal ou não, mas sim se ele é omnipotente e omnividente, onde fica  o nosso livre arbitrio no meio disto tudo? Em principio ele já sabe como isto vai acabar, e quem vai ou não ser salvo.... Onde esta a nossa liberdade? será o  Deus dos monoteístas um sádico?

Na verdade o livre-arbítrio acaba por não existir, vendo bem as coisas nós somos totalmente limitados e agimos sempre por condições externas/internas ao nosso ser.

Reparem:

-Um bebé está confinado a chorar para pedir atenção porque a sua liberdade encontra-se limitada pela continua formação do seu cérebro bem como a do seu corpo.

-Estamos condenados a nunca poder voar naturalmente, mais uma vez estamos limitados pelo nosso corpo.

-E mesmo em termos de decisões mundanas. Uma pessoa toma várias decisões na vida baseando-se muitas vezes no seu passado, as suas acções estão confinadas mais uma vez a sugestões e situações da sua vivência.

Citação de: Nuno Mc em 09 outubro, 2009, 13:04
será o  Deus dos monoteístas um sádico?

Se for Sádico, terá também obrigatoriamente que ser bondoso e caridoso, visto que todos os atributos partiram Dele.

Estes atributos partiram de Deus ou são Deus?

Isto é que está a ser uma dissertação filosófica!  :laugh:
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

#8
Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 15:30
Na verdade o livre-arbítrio acaba por não existir, vendo bem as coisas nós somos totalmente limitados e agimos sempre por condições externas/internas ao nosso ser.

Reparem:

-Um bebé está confinado a chorar para pedir atenção porque a sua liberdade encontra-se limitada pela continua formação do seu cérebro bem como a do seu corpo.

-Estamos condenados a nunca poder voar naturalmente, mais uma vez estamos limitados pelo nosso corpo.

-E mesmo em termos de decisões mundanas. Uma pessoa toma várias decisões na vida baseando-se muitas vezes no seu passado, as suas acções estão confinadas mais uma vez a sugestões e situações da sua vivência.


Isso a que te referes é a liberdade fisica e nisso claro que estamos restringidos à nossa fisionomia. Bem como às regras da sociedade em que vivemos. No entanto se eu quiser matar te  :laugh: posso, Deus não me vai parar, estou livre de tomar essa decisão. Claro que depois a sociedade vai me apanhar e impor-me a sua vontade. Mas Deus não me impõe a sua vontade, estou livre de decidir.

Ps: Não te vou fazer mal, isto não é uma ameaça nem aviso, só exemplo :)
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Segundo o Deus judaico cristão, a escolha que julgas ser tua, já está predestinada.
O Deus de Abrão funciona assim!
Nuno

Lunarsol  "Estes atributos partiram de Deus ou são Deus?




Acho que os atributos  não partiram nem são Deus.
DEUS segundo os cristãos, judeus e mulçumanos é o criador de tudo o que existe, e portanto dos atributos também.

Se defendermos que tais atributos são Deus então estamos a meio caminho do panteísmo... acho!
O panteísmo defende que Deus é tudo o que existe e nada há fora dele. Não há criação, ele é, sempre foi e sempre será. Nós somos extensão dessa divindade e juntamente com tudo o que é participamos do divino.
O Deus de Abrão criou o universo, e por ter criado o universo já existia antes dele. Isto somente indica que ele está fora do objecto criado, ou seja, o universo. tudo foi pensado por ele, os atributos inclusivé....
Nuno

Legan
Deus criou o "bem"e deu a capacidade aos homens de fazerem as suas proprias escolhas.....

Eu acredito que podemos colocar a seguinte questão:
Se tivermos um filho, o amarmos muito, e ele se tornar mau... a culpa é nossa?
Nós geramos vida, não em grande escala, como Deus, mas geramos. Quando o fazemos, não manipulamos as variaveis que determinam se o bebé nasce bom ou mau, pelo contrário, ele nasce com capacidade para tudo, e mesmo quando os ensinamos a serem correctos e "bons", isso depois depende deles... não de quem os criou... aí está a graça de não sermos marionetas, somos capazes de sermos bons e maus.
Concerteza que as nossas decisões podem estar relacionadas com o passado, com as nossas experiencias, isso tem alguma influencia, mas usar isso como desculpa para fazermos mal aos outros... é so desculpa.
em relação ao bem ser um conceito diferente de pessoa para pessoa, isso é verdade.
é um conceito muito subjectivo.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Não sei se "responsável" seria o termo correcto...
Se negarmos algo a alguém (mesmo com boas intenções), e esse alguém demonstrar ressentimentos contra nós, a culpa será nossa por agirmos de acordo com o que deve ser feito?
Será que essa pessoa está contra nós, ou contra o "sistema"? :-\

;)
"Abre a porta; esse quarto é um quarto vazio e permanecerá vazio até ao exacto momento em que abrires a porta"

Deus criou todos os seres dotando-os de livre arbítrio. Todos pensam por si próprios. Satanás e seus demónios são anjos que escolheram rebelar-se contra Deus.

Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 01:00
Deus é criador de tudo e todas as coisas.

Se tudo partiu Dele, o bem e o mal igualmente proveio da mesma origem?

Na fé Cristã podemos ver que Deus criou um Arcanjo que mais tarde se rebelou e se tornou seu opositor.
(Será Deus o responsável pelo mal existente?)

Se Deus é o criador e a origem de todas as coisas, essa será a resposta. Deus também criou o mal. Mas sem o mal, o bem não existiria.

Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 01:22
Será que o mal e o bem afinal de contas, não existem?

A partir do momento em que se tornaram conceitos frutos da moralidade, eles passaram a existir. Não é que, num sentido extremamente racional, eles existam realmente, porque afinal, eles nasceram da dicotomia antiga e necessária que o homem se viu forçado a desenvolver para conseguir viver consigo mesmo. Uma moralidade que partiu do principio da segurança e que se moldou ao longo dos tempos. Nem sempre utilizado da melhor maneira, mas foi o melhor que se conseguiu para gerar uma organização em nome da sobrevivência.

Agora a questão de ser correcto, procurar o bem, é tudo uma questão dos princípios, das perspectivas intrínsecas a cada ser, nas suas experiências e desenvolvimento.


Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 15:30
Estes atributos partiram de Deus ou são Deus?

Relativamente aos atributos. Como é que poderia não ser Deus? Se Deus é a origem, ele logicamente, teria que ser tudo o que existe. Tudo o que partiu da origem. Porque se é a origem, é como o primeiro pedaço da existência. A semente que gerou todos os frutos, estragados ou não, continuam a ser frutos. Por outro lado, também se pode dizer que os tributos partiram de Deus. Não podemos chamar à semente árvore, mas sabemos que a árvore é a semente que se desenvolveu.

Portanto, esses atributos partiram de Deus e são Deus (ou pelo menos parte dele ;D).

""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

O Livro de Enoch, a Cabala, a escola ocultista Rosa-Cruz e a Teosofia, na minha opinião, dão as respostas ;) Santo Agostinho também ajuda, mas é uma leitura mais profunda, mais complexa.

Na realidade, Deus é o tudo que é nada. É o conceito difícil de entender, principalmente para alguém do século XXI. Deus criou o visível -o mundo material, o Universo, com as suas galáxias, planetas, etc.- e o invisível -o plano espiritual. A evolução da humanidade começou há muitos milhões de ano, no plano espiritual. A sua queda ocorre com ao longo de dezenas de milhar de ano, e é representada simbolicamente por Adão e Eva. Lúcifer, aquele que traz a luz, conhecido como Prometeu pelos gregos, ensina o homem a rebelar-se contra o Criador. Quando ocorre a queda dos Anjos que, conhecendo a essência de Deus, a recusam, Satanás, o seu chefe, inicia o plano pela destruição do Homem. Começa então a eterna batalha entre o Bem e o Mal.

Esta história é relatada ao longo de milénios, por diferentes culturas. Os nomes das entidades, e os pormenores é que variam. Nós, tal como os judeus e os islâmicos, herdámos uma versão da antiga Mesopotâmia. Diferente ascetas e ocultistas, como Helena Blavatsky, ao longo da História, confirmaram este relato e acrescentaram novos dados, obtidos através de viagens astrais e contactos com entidades.
C'est dans l'air.