Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Foto na Mina
    Iniciado por Jonaxh
    Lido 11.695 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ligeia
Jayson, parece-me que o que vês são incrustações minerais (visíveis a olho nú na foto postada inicialmente pelo Jonahx). O aparecerem na zona da névoa tem que ver com a reflecção do flash; se reparares as tais "partículas" estendem-se até ao fundo do túnel (e não por cima da névoa apenas; é uma questão de perspectiva, profundidade, e por aí adiante).

Relembrando as palavras da nossa agora ausente Wollpidia ( :():
Citação de: wollpidia em 12 julho, 2012, 17:12
Quando vi esta foto lembrei-me imediatamente da Unidade Curricular de Psicologia da Arte. Explicações possiveis:

"A nossa tendência da perceção consciente reprime tudo quanto nos possa confundir, fatigar e desnortear e, por esse motivo, o nosso olho reprime as formas demasiado ambíguas, ou demasiado uniformes, ou irregulares, ou superpostas, ou repetitivas. Vemos apenas aquilo que somos determinados a visionar"

Saturação percetiva - "Obrigada a contemplar o objeto por mais tempo do que espontaneamente desejaria, a mente exercita a sua curiosidade e a sua faculdade de descobrir e inventar formas novas (ex: quando olhamos muito tempo para um papel de parede, temos a sensação que ele se vao alterar a qualquer instante)"

Peço desculpa pelo realismo da resposta, mas é a minha opinião em relação à foto. Contudo, respeito as restantes opiniões  ;)

Por vezes vemos o que queremos ver ou o que a nossa mente entende que devemos ver  ;D

Se vocês conseguem "ver" tanta coisa num túnel de uma simples mina, imagino o que veriam numa mina com um túnel igual a este, mas que no fundo existe um lago de cor verde esmeralda (depende da luz) e com milhares de milhões  de pontos brilhantes, pois a mina encontra-se numa zona de transição de xisto e granito, encontrando-se numa zona saibrosa com elevada percentagem de quartzos.

Ora como toda a gente sabe (ou deveria saber), o quartzo brilha.

Assim que for ao sitio da mina, tirarei fotos da entrada da mina, do túnel da mina e do lago da mina.... e aqui eu gostaria de saber da vossa opinião. Não será para todos  ;)
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

#17
bom meus amigos...não me parece nada sobrenatural...vocês estavam numa mina, e diversos fatores poderiam ter influenciado em tal foto..a temperatura dependendo da região e horário , e até restos de produtos químicos armazenados no solo, desculpem minha franqueza... se vocês pudessem voltar para tirar mais fotos e até tentar um FVE poderia ajudar.............

#18
Citação de: Ligeia em 21 janeiro, 2013, 11:44
Jayson, parece-me que o que vês são incrustações minerais (visíveis a olho nú na foto postada inicialmente pelo Jonahx). O aparecerem na zona da névoa tem que ver com a reflecção do flash; se reparares as tais "partículas" estendem-se até ao fundo do túnel (e não por cima da névoa apenas; é uma questão de perspectiva, profundidade, e por aí adiante).

Relembrando as palavras da nossa agora ausente Wollpidia ( :():
Por vezes vemos o que queremos ver ou o que a nossa mente entende que devemos ver  ;D

Ligeia, mesmo que sejam incrustações minerais , pois se reparares parece que alguns pontos fogem à perspectiva que daria a idéia de incrustação, não achas estranho a enorme diferença de quantidade de tais partículas no teto em relação ao solo? ao menos semelhantes pontos deveriam ser localizados também nas partes inferiores. não sei se isso tem a ver com a distância do flash em relação às paredes para gerar tal efeito, mesmo assim, também acredito não ser nada demais na figura att   :D
"Há aqueles que amam o poder, há aqueles que tem o poder de amar".

Ligeia
#19
Se estranho a diferença de quantidade das partículas no tecto em relação ao solo (ou até às paredes, acrescento)?
Não. Porque haveria de estranhar?  ;D

#20
Coloquei aqui as restantes fotos que tiramos na mesma altura. :) A foto do fumo que postei no inicio do topico foi a penultima.











Como podem ver, nenhuma delas apresenta a neblina que a outra foto tem.

Também pode ser poeira, uma vez que basicamente há terra por todo o lado, e qualquer movimento, ou vento solta poeira.
Mas também pode ser algo mais, sim...
Ashesrain

LANCELOT
#22
Citação de: Salomé em 19 janeiro, 2013, 16:25
Boa tarde.

Conheço muito bem esse tipo de minas. A diferença de temperatura entre o interior da mina (que é praticamente constante ao longo do ano) e o exterior é imensa, especialmente se for de Verão: a humidade é bastante elevada.

É NORMAL existir essa névoa no interior deste tipo de minas, especialmente se no exterior estiver calor.

Saudações.

É bem verdade tudo isso Salomé.

No meu entender o facto se deve á respiração. (Quando é Inverno não saí aquele fumo da nossa respiração?)

O que é normal devido á temperatura interna da mina.

Ainda para mais se iam com medo.

Citação de: Jonaxh em 19 janeiro, 2013, 02:46

Claro! ;) Embora amedrontados lá conseguimos ir!

Vou procurar nas minhas fotos de grutas situações semelhantes.

Essas situações de neblina eu constatei várias vezes no local, principalmente quando eu apontava a luz da lanterna.

Para mim não tem nada de mais. É tudo normalíssimo.

E aqueles pontos brancos podem bem ser gotículas de água e na qual a luz do flash incidiu. Tambem é normal no mundo subterrâneo.

já agora qual é a localização exacta da mina e o nome da localidade em ferreira do Zêzere ??
o unico anjo e aquele que oferece cada pena sem nunca ter medo de cair e ajudar entender escutar perceber incondicionalmente da a sua vida por quem precisa e a sua felecidade e fazer feliz o mundo anonimo na sombra traz sol a todos que toca

Perseus
Observando as paredes dessa mina, apresenta algum musgo derivado à humidade que, porventura, se faça por lá.
Talvez seja vapor, ou na melhor das hipóteses um bafo de ar quente contra uma corrente de ar fria.

Ps: Essa mina parece ser fresquinha  ;D

maxenzo2
Finalmente uma foto que alguem tirou com grande possibilidade de ser paranormal,normalmente chamam a isso de ectoplasma,isso foi tirado em que sitio?

Citação de: anjoazul em 23 setembro, 2013, 12:27
já agora qual é a localização exacta da mina e o nome da localidade em ferreira do Zêzere ??

Como a AnjoAzul já pediu, podes indicar a localização exacta da mina?
É que moro em Ferreira do Zêzere e gostaria de investigar o local.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Localiza-se no lugar abandonado do Lagar do Lombo. No vale entre os lugares da Cerejeira e Varela. As coordenadas N39º42'41.14   w8º16'32.97 são de um cruzamento de 3 estradas. um bocadinho abaixo (pouco) há uma estrada que entra dentro do pinhal. Pode ter muita vegetação. Vais por esse caminho até encontrares as minas. São 2 muito próximas. A da foto situa-se do lado esquerdo. Boa sorte e reporta se vires alguma coisa! ;)

 ;D Obrigado, vou tentar lá ir nos próximos dias
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

#29
Boas

Em relação à figura humana, ao cão, e ao adulto com uma criança ao colo, é muito provável que seja pareidolia. Quanto às diferenças de temperatura e humidade, então se as outras fotos não revelam névoa, das duas uma: ou no local exato da foto houve um abaixamento brusco da temperatura daí formar-se a névoa, e podemos estar perante um evento paranormal; ou estamos perante qualquer outra coisa que não é paranormal, embora pareça ser paranormal. Para além de picos da intensidade do campo eletromagnético local é habitual eventos paranormais ocorrerem acompanhados de descidas drásticas da temperatura - e, sendo esse o caso, então a névoa realmente foi névoa, condensação da respiração de quem tirou a fotografia. Mas, se nenhum de vocês - ou pelo menos quem ia à frente - observou nenhuma névoa, então o melhor é alguém ir à mina, e fazer uma investigação sistemática - acompanhado de outra pessoa, regras de segurança, e dando a conhecer aonde vão.

Queria só acrescentar que, em relação a esta foto, não tenho opinião definida: este tipo de névoas estranhas, que não uma névoa de contornos definidos mas que têm "braços", filamentos, parecem ser manifestações paranormais. Eu também fumei durante 25 anos e raramente o fumo produz névoas assim, mesmo em ambientes em que há muitos fumadores: como o fumo é mais quente que o ar envolvente, tende a juntar-se mais alto do que os fumadores, por causa de ter menor densidade. E, sim, tem bracinhos e perninhas - mas só se as pessoas estiverem calmamente sentadas a fumar, dando ao fumo oportunidade para subir. Este tipo de névoa, da vossa foto, não também não tem estruturas turbilhonares, em espiral, do tipo fractal, como é característico do fumo de cigarro. A propósito, fumei SG gigante, e isto não é publicidade, é só para vos assegurar que o que eu fumava não provocava "experiências fora do normal".... :-)