Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Porquê acreditar?
    Iniciado por korosukami
    Lido 1.130 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde. Sei que este forum em geral é para crentes mas eu não acredito em nada. Gostava de perceber o que compele as pessoas a acreditar em entidades ou no sobrenatural para fins de pesquisa para escrever argumentos de ficção pois quero ser realizador de cinema e televisão. Não me lembro de altura nenhuma da minha vida em que tenha acreditado em algo mais do que vejo e compreendo, já tive experiencias esquesitas mas nunca as atribui a fenomenos sobrenaturais, tanto não acredito que pensei em criança até mais ou menos os 8 anos de idade que ninguém acreditava realmente em deus, que a ida á igreja e a leitura da biblia não passavam de rituais para a transmissão de toda uma mundividência, um codigo moral de consenso de uma sociedade. Li muito sobre religião incluindo a biblia, o corão e muitos livros publicados por psicologos e teologos e gostava de partilhar uma teoria interessante a qual fui chegando a partir de estas pesquisas, noto que esta teoria não é da minha autoria mas sim uma mistura de varias teorias que fui lendo. Noto também que minha familia é religiosa mas estou habituado a ter comversas abertas sobre este tópico pois como lhes digo a eles e agora a voces eu nao acho que a religiao seja estupida ou sinal de falta de poder racional como muitos dos cepticos professam, acho simplesmente desnecessária pois não acredito. A teoria que vos apresento é a seguinte: existe uma teoria na psicologia que é a do observador, isto é, as pessoas comportam-se melhor quando existe a sugestão de uma presença julgadora do que quando simplesmente estão sozinhos ,foram feitos varios testes em que diferentes grupos de pessoas recebiam uma pequena quantidade de dinheiro de acordo com a performance num jogo de tabuleiro de um jogador, uns grupos eram deixados sozinhos na sala e a outros foi lhes dito que havia um espirito numa das cadeiras da sala. O resultado desta experiência foi que os grupos que foram deixados sós sem a sugestão da presença fizeram batota ao contrario dos grupos aos quais foram sugeridos que havia uma presença na sala mesmo quando o grupo era constituido por cepticos. Tendo em conta esta experiencia pode se concluir que existe uma vontade inata no ser humano para acreditar, esta conclusão fazme crer que existiu a certa altura na evolução do homem uma utilidade socio-biologica para a criação de uma figura de deus que julgava todos os seres vivos pois quando criamos a linguagem criamos também a ideia de reputação criando assim uma necessidade de conduta moral pois se tiveres uma má reputação deixas de ser um candidato viável para reprodução (estou a falar obviamente de um periodo pré-civilização, um unicio de comunidade social).
Note-se que não pretendo neste post desfazer as crenças de ninguém pois reconheço poder da fé, queria apenas partilhar esta minha opinião pois tal como eu tenho curiosidade em perceber o vosso lado acho interessante partilhar o meu.
Espero não ter ofendido ninguém com este post e aguardo respostas interessantes e uma discussão acesa mas saudavel.

#1
Boas korosukami,

Resumidamente, para que se defina o que faz acreditar em determinado assunto a resposta é mais simples,
mas também abrangente... a Fé !!

Começo por dizer, que este fórum não é apenas para crentes, mas sim para todos os que estudam ou se interessam
pelos temas do sobrenatural.

Também é facto, que experiências fora do normal, não implicam a ligação ao oculto, muitas vezes até (na maioria), tem explicação
lógica e cientifica ...
Sobre a questão da religião, também não é tão linear ...

O facto de se acreditar em Deus, não implica a ligação a uma religião em particular...
A ciência tem o Big Bang, os crentes tem Deus como entidade Suprema e Criadora.

Questão de fé, de pensamento e como qualquer céptico de crença ...
Sim, porque não acreditar nestes assuntos, e ter a ciência como máxima, sendo ateu
é na verdade uma questão de fé ...

Quanto a teoria do observador, é apenas isso ... teoria !!
Como outras tantas apenas, favoráveis ou não,  pressupõe determinada causa/efeito.
Mais uma vez temos a questão da fé ...

É natural que se olhe escrituras religiosas, como um guia de como viver em sociedade.
Basicamente é isso mesmo, mas não só ...
Também não vou adiantar nada, dizendo o poder das palavras contidas nesses escritos,
pois por vezes é necessária a experiência em primeira mão, para a aceitação das mesmas.

Então de pouco ou nada me vale dizer as experiências que conheço, pois seria apenas mais umas palavras,
que para um ateu não valeria mais que isso ...
Nada como ter a experiência, questionar e depois chegar a conclusões ...

Obviamente, os estudos ajudam a entender muitos fenómenos que se julgavam sobrenaturais,
ou até mesmo impossíveis de realizar, mas neste contexto, ainda está longe de certificar ou ajuizar tudo.

A única vontade inata no ser humano, para mim claro está, é a sede de conhecimento !
A partilha de opiniões, é a verdadeira essência do conhecimento.

Obviamente, quando existe respeito pela opinião e crença de cada um, jamais haverá lugar
para que se sintam ofendidos, ou desacreditados.

Cada um é livre para acreditar, no que bem entender, assim como de mudar de opinião.


Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )