Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Reencarnação e Biologia - Dr. Décio Iandoli Jr.
    Iniciado por Zen
    Lido 2.256 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Zen
Para os interessados, deixo aqui um video com os comentários deste médico-professor brasileiro, essêncialmente acerca da Reencarnação e Biologia.

Reencarnação e Biologia - Dr. Décio Iandoli Jr.


chacalnegro
Lamento, mas não apresenta um único facto científico. É o mesmo que um geneticista católico provar que Jesus descende do rei David sem ter acesso ao seu ADN.

Zen
#2
No meu entender, e embora de forma teórica, ele dá o seu parecer bastante lógico, sensato e moderado.

Mediante os conhecimentos que tem devido á sua área de estudo, e comentando relativamente aos factos que Ian Stevenson e outros puderam apurar/constatar, dos resultados das experiências muito rigorosas que fizeram acerca de casos de lembranças passadas, parece-me uma entrevista muito válida.

Falando de Ian Stevenson, ele e outras pessoas (onde constavam também cépticos) que perto dele observaram os factos e os resultados das experiências dele, no final "saíram" como não cépticos.

Os factos, acerca da sobrevivência da alma após a morte física, da mediúnidade, da reencarnação, das lembranças de vidas passadas, existem já há muito tempo e as dúvidas do meio cientifíco não se prendem se esses factos existem ou não, esse tempo já lá vai.

Os factos existem, são uma realidade, algumas pessoas ligadas ás mais diversas áreas, já puderam constatar e tiveram evidências disso, as investigações, agora vão no sentido de conseguir comprovar tudo isso seguindo o critério do meio cientifíco, e não apurar se é verdade ou mentira.

A dificuldade do meio cientifíco, está em ainda não conseguir explicar e demonstrar as estruturas que explicam esses factos, mas não é por isso, que todos esses factos vão deixar de existir ou de "parar no tempo", só porque "alguns" não aceitam as evidências dos factos.

O método cientifíco baseia-se mais ou menos por estas etapas:

1 - Observar um facto.

2 - Fazer uma pergunta ou colocar um problema.

3 - Propôr uma hipótese.

4 - Realizar uma experiência controlada (que inclui o teste do duplo cego), para testar a veracidade da hipótese.

...o entrave para o meio cientifíco, está no ponto 4, já que eles precisam da existência de um processo físico, para poderem "resolver" o assunto de vez, o ectoplasma poderá ser o "processo físico" que ajude a Ciência.

Nota: Ignorar todas as evidências, todos os factos, todas as conclusões de cada caso, todas as experiências rigorosas de pessoas íntegras e credíveis das mais diversas áreas, é o mesmo que enganarmo-nos a nós mesmos e a todos, é fingir que não existe, é não querer reconhecer o que existe, toda essa manifestação de raciocínio não me parece muito sensata, mas quem sou eu para dizer o que quer que seja, sou um simples terráqueo á procura de mais sabedoria, de respostas que me ajudem a entender qual o objectivo da vida, e o que á para além dela.


Nota 2: O Kardec também se deparou no início, com o dogma da reencarnação no sentido filosófico, esse dogma era baseado na razão e não no dogma religioso, ele não se deixou levar de forma ingénua no princípio, só por serem espíritos que lhe transmitiam as respostas.

Ele não aceitou logo como válido essa realidade, só depois de muito reflectir e quando o bom senso e a razão lhe disseram, que a possibilidade de existência da reencarnação, era a única que dava uma resposta lógica/coerente, que mais nenhuma filosofia havia antes resolvido, é que ele a reconheceu como válida.

   

Olá!

DE novo o tema da reencarnação.

Não nascemos uns a partir de outros?

Durante a nossa vida o Eu que cada um é influencia e é influenciado pela multiplicidade de outros EU.

O quero dizer com isto,á medida que vamos vivendo,vamos formando e transmitindo/recebendo informação que
vamos depois transmitindo pela força e acto de geração a nossos descendentes.

Essa informação adquirida via neurossensorial(os sentidos e neurónios transmissores que sabe-se agora estarem
presente não só no cérebro mas em todo o corpo) vai distribuir-se não só pelo processo de memoria,não só no cérebro
mas em cada célula do mesmo corpo em que cada parte terá a mesma informação do todo ,tal como um holograma.

As gerações futuras terão memorias embora sentidas de forma inexplicável,porque não foram vividas directamente por elas,de acontecimentos passados.

Nem de propósito,acabei de ler uma noticia,em que um sujeito de alguma idade em Londres,Inglaterra portanto,teve um AVC.
Quando acordou só sabia articular palavras em Gales,a língua falada no Pais De Gales,de Inglês nada.


Será algum caso de "reencarnação",poderia sim, se a origem do pobre homem não tivesse sido investigada,e se viera a constatar que nascera no Pais de Gales e lá tivesse vivido até as dez anos,e vivendo sempre em Inglaterra esquecendo a língua nativa.

Conclu-o que a teoria das Memorias que defendo,embora não explique para já mecanismos de acção,se enquadra perfeitamente na dinâmica vida/morte e interligação passado/futuro.

Não terá a semente de um Carvalho memoria de que virá a ser um dia uma árvore frondosa como foi o ser progenitor?

...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Zen
#4
Citação de: mysterium coniunctionis em 30 dezembro, 2012, 16:51Olá!

Viva ;)

CitaçãoNão nascemos uns a partir de outros?

Se com nascer, te referes ao conceito de corpo carnal, então a tua resposta é claramente válida nesse sentido, nada contra.

No entanto, considero-a incompleta quando discutida/analisada de uma outra perspectiva, que me diz que, o nosso "Eu" é mais do que um simples corpo carnal, é também espírito.

Perante estes dois conceitos de ideia e natureza bem distintos, é naturalmente fácil de deduzir, que toda a nossa opinião a partir deste ponto em diante, vai chegar ao outro como um argumento em vão e talvez sem sentido, já que temos uma convicção do "Eu" muito diferentes, logo desde o início.



CitaçãoDurante a nossa vida o Eu que cada um é influencia e é influenciado pela multiplicidade de outros EU.

Sim concordo, mas isso tanto pode ser aplicado á ideia que tens do "Eu", como também ao conceito que eu tenho desse "Eu", ele é válido para os dois conceitos.



CitaçãoEssa informação adquirida via neurossensorial(os sentidos e neurónios transmissores que sabe-se agora estarem presente não só no cérebro mas em todo o corpo) vai distribuir-se não só pelo processo de memoria,não só no cérebro mas em cada célula do mesmo corpo em que cada parte terá a mesma informação do todo ,tal como um holograma.

As gerações futuras terão memorias embora sentidas de forma inexplicável,porque não foram vividas directamente por elas,de acontecimentos passados.

Conclu-o que a teoria das Memorias que defendo,embora não explique para já mecanismos de acção, se enquadra perfeitamente na dinâmica vida/morte e interligação passado/futuro.

Percebo bem a ideia que tens sobre essas memórias, e o esforço lógico que tentas fazer para tentar explicar a transmissão de memórias para os que hão-de vir, mas ela cai logo por terra, quando envolve pessoas que já morreram (que foram enterradas ou cremadas), onde não existe mais actividade cerebral nem celular, não existe mais corpo, e crianças que nascem depois da morte dessas pessoas.


Eu queria era uma explicação científica razoável, que me explique como é possível na falta de um processo físico, uma individualidade que já não existe (materialmente falando para os cépticos, porque a pessoa já morreu) com as suas memórias e lembranças, passar/transmitir toda a sua individualidade já depois de morto, para um outro ser que ainda não nasceu, mas que quando nasce, logo aos 2/3 anos começa a relatar lembranças de uma vida passada, e que posteriormente tudo se confirma ser verdadeiro??!!


Eu só estou a dar vagamente um pequeno exemplo sobre casos de estudo, mas se as pessoas partirem sem ideias pré-concebidas, forem imparciais e quiserem realmente informarem-se sobre o que a Ciência não consegue explicar, e da realidade que existe para além do materialismo, comecem então a pesquisar sobre o trabalho de pessoas credivéis, que investigaram e viram de perto com os seus olhos aquelas crianças.


E mesmo que o meio científico, conseguisse descobrir um processo físico que servisse de veículo para uma individualidade passar de um corpo já morto, para outro que nasce anos depois, e viesse a comprovar-se que a individualidade era a mesma, e os relatos dessa criança fossem verdadeiros e a mesma não tinha forma de o saber, iria na mesma ser considerado reencarnação, porque a mesma individualidade que estava outrora num corpo carnal, depois de morrer esse corpo, tinha passado para outro corpo carnal que nasceu anos depois.  


A minha convicção na existência da alma, na sobrevivência desta á morte física e da reencarnação, não é simplesmente porque acho tudo "mais bonito", e que é o que eu sempre quis.


Eu também não acreditava em nada disso, porque ainda não tinha conhecimento de nada sobre esse novo mundo, mas quando comecei a pesquisar, a analisar tudo de forma imparcial, e a reflectir perante todos os factos e evidências, é que tudo começou a fazer sentido, tudo se encaixava.  


Contudo, referes que "as gerações futuras terão memórias, embora sentidas de forma inexplicável"...


Para a realidade da nossa actual Ciência é inexplicável, mas existe outra realidade, que explica isso de forma muito racional, e que nenhuma teoria de área nenhuma a consegue refutar, só quem se recusa a pesquisar e a analisar de forma imparcial, os casos que evidênciam de forma categórica os factos, é que não irá perceber o valor dos argumentos, das evidências, dos factos, deste tipo de casos.
 

Repara, olhando para isto por uma perspectiva física/material á semelhança do que a Ciência faz, estuda e analisa, sabemos que é um facto, que quando o nosso corpo físico morre, tudo no nosso organismo começa a desintegrar-se e a decompôr-se.


Se o nosso cérebro é parte integrante desse corpo/organismo, e se ele fosse a "chave" do mistério
que dá resposta/que explica, a transmissão dessas memórias/lembranças, como seria possível então ele fazer isso, quando o mesmo já não existe e quando ainda não existe o Ser, mas que posteriormente ao seu nascimento, revela/demonstra ter lembranças de vidas passadas, ainda por cima partindo do principio, que esse Ser nunca viveu anteriormente?


Coloquei a questão dessa forma, porque tenho lido casos de estudo, que se passaram exactamente assim nessas circunstâncias, suponhamos um exemplo assim:

"Um homem está vivo numa cidade no sul da India e morre aos 20 anos, passado alguns meses, nasce uma criança numa cidade no Norte da India, aos 2/3 anos essa criança começa a relatar coisas com conhecimento de causa, sobre uma aparente vida passada.

Mais concretamente, começa a dizer que em outra vida ele foi o tal homem que morreu com 20 anos, a criança diz mesmo o nome do homem que nunca viu nem conheceu, vira-se para os actuais pais e diz-lhes que eles não são os seus pais, e logo a seguir menciona os nomes verdadeiros dos seus pais na vida anterior.

Quando posteriormente, é promovido um encontro entre a criança que tem lembranças de vidas passadas e a família do homem que faleceu, a criança relata detalhes precisos de muita coisa que não tinha forma de saber, descreve ao pormenor objectos e lugares onde nunca esteve e que nunca conheceu, entre muitos outros detalhes relacionados com aquele homem de 20 anos, que morreu há meses atrás, ainda antes da própria criança ter nascido.  

Mais, a família do homem que morreu, não conhece nem nunca falou com ninguém da família actual da criança, o próprio investigador dos casos, não avisou previamente ninguém das duas famílias que iria aparecer e fazer perguntas sobre isto ou aquilo, quando o investigador chega, faz o seu trabalho seguindo um grande rigor científico, e ainda por cima aceita o convite de um céptico, para este observar juntamente com o investigador, todos os detalhes dos casos, tudo ao pormenor, os olhos de um céptico estavam lá presentes, mas no final, perante todos os factos e
evidências, acabou por saír como crente."  


Existem factos e evidências, que não são possíveis de reproduzir em laboratório, não por serem fraude ou não serem verdadeiros, mas sim porque estamos a falar de "estados da matéria" completamente diferentes ou então de algo imaterial.


No meio científico, existe um facto que é: "Ninguém consegue lembrar-se de nada, se não aprendeu ou viu anteriormente".

Este facto por si só, deduzido pela Ciência, já faz antever que existe mais qualquer coisa para além da morte do corpo, ou seja, as crianças que relatam lembranças de vidas passadas, tiveram que ver ou aprender anteriormente para se poderem lembrar no presente, ora, se os materialistas acreditam que essas crianças só vivem uma vida carnal, de onde poderá vir então todas as lembranças de uma vida passada?

Para mim vem da alma, ela existe, todos nós temos uma enquanto encarnados, ela sobrevive á morte do corpo, e ela é a nossa individualidade, é ela quem pensa, quem se lembra, quem tem vontade, o nosso corpo apenas serve de ferramenta/meio para a alma se poder manifestar.  



Como é que um ser/cérebro morto, já enterrado ou quiça cremado, consegue sem haver um processo físico, transmitir para o futuro, a individualidade que era em vida, memórias ou lembranças de como era, do que viu, do que aprendeu, de como morreu, etc etc para um outro ser/cérebro que ainda não existe/nasceu? ...mas quando nasce, passado 2 ou 3 anos começa a relatar essas coisas com conhecimento de causa!

Estou convicto que o cérebro não é de certeza.


Ponderando também a hipótese de tudo ser uma fantasia ou farsa das crianças, fazia mais sentido então elas dizerem, que tinham sido numa vida anterior, alguém mais importante/famoso, mas não, elas dizem terem sido pessoas comuns do povo, gente completamente vulgar.


A reencarnação, é a unica resposta lógica para os casos dignos de estudo, ou seja, um processo de origem espiritual, onde metade dele é processado ao nível espiritual, e a outra metade processada na parte física/material, porque a reencarnação envolve a união/ligação de uma alma a um corpo físico.


O médico/professor brasileiro, que aparece a comentar no video que deixei neste tópico, menciona o Ectoplasma como uma possível esperança, para o meio científico começar a vislumbrar uma nova realidade que sempre lhe escapou.


Nota: ...ou então, tudo isto é um plano destruídor do  >:D  >:D  >:D ,  enganando milhões de pessoas por todo o mundo, mostrando ao mundo alguns casos de aparente reencarnação, e colocando na mente das pessoas a hipótese de existência da reencarnação.

Dessa forma, o homem poderia sentir-se com mais á vontade/liberdade de acção, possibilitando que ele cometesse mais transgressões na vida, tendo gravado na sua mente, a enganadora "certeza e esperança", de que poderia emendar-se numa vida a seguir do mal que fez nesta vida.

Como o Cristianismo fala apenas em Ressurreição e não na Reencarnação, é também então uma hipótese a considerar, a brincar que o diga, até faz sentido.

Já não sei de nada, salvem-me por favor  :angel:  :angel:  :angel:








topico interessante e opiniões interessantes, parabéns
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem