Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Lista de Raças de Gatos
    Iniciado por Lunática
    Lido 11.286 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática
Abissínio



Os Gatos Abissínios são de origem indiana. Caracterizam-se por terem comportamento tímido e discreto, com miados baixos. O corpo é esguio e musculoso, o que lhes dá agilidade. Com isso são gatos bem activos precisando, portanto, realizar muita actividade física. Costumam interagir muito bem com outros gatos, mesmo que sejam de raças diferentes.

Angorá

Os gatos da raça Angorá surgiram na região de Ankara na Turquia central e são conhecidos na Europa desde o início do século XVII. Os membros dessa raça são animais muito dóceis e amistosos. Muito curiosos gostam de escalar até pontos elevados, de onde possam observar a movimentação das pessoas.

Bengal

O Bengal é uma raça recente, derivada de cruzamentos induzidos entre gatos-domésticos e o leopardo asiático. Tal cruzamento só foi possível devido ao fato desse Leopardo possuir o mesmo número de cromossomas do gato-doméstico, o que tornou possível a realização de cruzamentos que originassem descendentes férteis.

Estes animais apresentam tamanho médio a grande, com peso entre 5,5 a 9 kg. Têm pelo curto, estrutura óssea bastante forte e uma cabeça relativamente grande, com contornos arredondados e ligeiramente comprida, lembrando o formato dos felinos selvagens.

Bobtail Japonês



Este gato surgiu no Japão no século VII. Lá acredita-se que possuir um espécime tricolor desse animal traz sorte, felicidade e prosperidade, sendo por isso muito popular nesse país asiático.

A principal característica do Bobtail é a pequena cauda, que mede entre oito e dez centímetros quando esticada. O gato sempre a mantém curvada, o que a deixa com a aparência de um rabo de coelho. É uma raça de porte elegante, com uma boa musculatura, porém esbelta. Suas pernas são esguias, sendo as posteriores ligeiramente maiores que as anteriores.

Bombay



Gato originário dos Estados Unidos da América. Surgiu nos anos 1960 por meio de cruzamentos entre diferentes gatos pretos de pêlo curto americano.

Estes gatos apresentam a pelagem completamente negra e curta, com textura aveludada, sem a presença de pontos brancos. O seu tamanho é médio, sendo o macho maior que fêmea. Os gatos dessa raça miam pouco, mas em contrapartida, costumam ronronar intensamente. É sociável e necessita sempre de companhia, não adaptando-se bem à vida solitária.

Chartreux

Os gatos Chartreux apresentam coloração cinza-azulada, com pelos curtos, densos e grossos. Os gatos dessa raça são muito silenciosos, de modo que raramente miam. São muito activos e necessitam de bastante espaço físico para correrem e exercitarem-se. Quando privados de espaço podem ficar irritados e demonstrar alguma agressividade.

Originário da França, país onde os gatos costumam ser muito populares como animais de estimação, o Chartreux é um animal afectuoso e sociável. Possui um apurado extinto de caça e uma forte musculatura, que lhe dá condições para atacar rapidamente pequenas presas como pássaros e roedores.

Cornish Rex

O Cornish Rex é um gato de pelo curto e ligeiramente cacheado, originário da Inglaterra. Possui um aspecto rústico e é considerado um excelente animal de estimação uma vez que convive muito bem com os humanos, mesmo no caso da presença constante de estranhos. É um animal de fácil tratamento, não exigindo cuidados muito complexos.

Himalaio



O Gato Himalaio foi criado por meio de cruzamentos consecutivos entre espécimes das raças persa e siamês. Desse modo, combinam a vasta e sedosa pelagem dos persas com o porte e a sofisticada marcação de cores presentes nos siameses.

São gatos apegados aos donos e bastante brincalhões, de modo que precisam sempre da companhia humana ou da presença de brinquedos para se distraírem. Sua principal característica é a pelagem densa com coloração do tipo colourpoint, onde as extremidades do rabo, patas e cabeça assumem uma tonalidade mais escura em relação ao corpo.

LaPerm

O gato LaPerm foi registado em 1982, nos Estados Unidos da América. Trata-se de um felino de pelagem longa e cacheada, com espirais lembrando um saca-rolhas.

Apresenta comportamento bastante interactivo. É um gato muito procurado por pessoas que gostam de animais que se adaptem aos costumes do lar. Sua personalidade marcante faz com que ele desenvolva uma forte ligação afectiva com os donos e esteja sempre pronto para brincadeiras, até mesmo com estranhos.

Maine Coon



Podendo alcançar peso superior a 20kg, o Maine Coon é a maior raça de gatos existente.

O Maine Coon é um gato norte-americano, conhecido pelo seu avantajado tamanho em relação às demais raças. Foi primeiramente reconhecido como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e de tolerar climas rigorosos. Devido ao seu grande porte físico também é conhecido como "o gigante gentil".

Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar as intempéries. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência rectangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas geralmente são menores que os machos.

O comportamento do Maine Coon é extremamente dócil, meigo, companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação, e essencialmente muito amigável. É carente de cuidados e atenção, necessitando sempre companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante ao cricrilar de um grilo.

Mist Australiano



O Mist Australiano é uma raça de gatos desenvolvida na Austrália. A criação desses animais teve início no ano de 1976 por meio de cruzamentos sucessivos entre abissínios, siameses e diversos gatos de pelo curto. Por tratar-se de uma raça recente, os seus padrões ainda não foram totalmente definidos.

Munchkin

O Munchkin é um gato de pernas curtas e corpo alongado. Em função desse formato peculiar, é apelidado de Basset Hound felino.

É dócil, sociável e amável. É activo como outros gatos, mas não pula tão alto devido à pequena altura das suas pernas, que chegam a medir apenas um terço do tamanho observado nas outras raças. A pelagem é bastante variável, podendo ser longa ou curta, com várias tonalidades e cores diferentes.

Norueguês da Floresta (ou Bosque da Noruega)



O gato Norueguês da Floresta apresenta densa pelagem na região do pescoço, que lhe protege contra o frio

Como o próprio nome diz, o gato Norueguês da Floresta se originou nas áreas florestais da Noruega. A necessidade de se abrigar durante os invernos frios da Escandinávia transformou seu manto em uma espécie de cobertor macio, protegendo-o do vento, do frio e da humidade da neve. Para proteger-se do frio este gato também se serve de abundante camada de pelos ao redor do pescoço, formando uma densa juba.

Como originaram-se de gatos que viviam ao ar livre, os membros dessa raça possuem a característica de serem excelente caçadores e apresentarem grande independência em relação à seus donos.

Pelo curto americano

O Gato de pelo curto americano foi criado à partir do padrão observado nos gatos que se procriaram nas ruas das grandes cidades dos Estados Unidos da América. São conhecidos por sua longevidade, saúde e docilidade com crianças.

Resistente, tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico. Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas são ser menos robustas em relação aos machos. Sua pelagem é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são observadas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para protecção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

Pelo curto brasileiro



O gato de pêlo curto brasileiro foi a primeira raça genuinamente brasileira a ser reconhecida internacionalmente. Criado à partir do padrão observado nos gatos descendentes da subespécie Felis silvestris iberica que se procriaram nas ruas das cidades brasileiras, são conhecidos por sua longevidade, resistência e docilidade com adultos e crianças.

O pêlo é bem deitado junto ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais a largura da base, bem colocadas. Os olhos ligeiramente oblíquos e o nariz da mesma largura da base até à ponta. Peito largo, pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também de tamanho médio. O corpo é forte, musculoso, mas o aspecto geral é de um gato muito ágil e elegante.

Pelo curto europeu

O Gato de pelo curto europeu foi naturalmente desenvolvido, à partir do cruzamento entre os gatos de diferentes raças que viviam nas ruas das cidades da europa continental. São conhecidos por sua longevidade e resistência a doenças.

Assemelha-se bastante ao gato de pêlo curto brasileiro, mas, devido ao clima mais frio presente na Europa, possui uma pelagem mais densa e compacta. Assim como as demais raças de gatos surgidas nas ruas, apresenta excelente visão nocturna e bom faro, o que lhe permite caçar roedores na ausência de alimentos fornecidos pelos humanos.

Pelo curto inglês

Sendo conhecido há cerca de dois mil anos, o gato de pelo curto inglês é a mais antiga raça de gatos da Inglaterra. É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade. A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

Devido à sua inteligência é uma das raças preferidas para filmes em Hollywood e comerciais de televisão. São amistosos e muito afectuosos, consistindo assim em excelentes companheiros para toda a família.

Persa



Os gatos persas originaram-se na antiga Pérsia (actual Irão). No século XVII foram levados à Itália, onde sua pelagem macia e brilhante fez com que imediatamente ganhassem popularidade. Actualmente, essa é a raça de gato-doméstico mais popular no Brasil e na maior parte do mundo.

Os persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois seus miados são baixos e pouco comuns, além do fato desses animais apresentarem um forte apego ao seu dono.

Este animal se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).

Ragdoll

O gato ragdoll foi desenvolvido em meados dó século 20, nos Estados Unidos da América. Seu nome, que significa boneca de pano em inglês, indica uma característica peculiar desse animal que é relaxar completamente quando o pegamos no colo. É tão dócil que permite ser jogado de um lado para o outro, algo que nem todos os gatos aceitam.

É um gato muito quieto e gentil, e uma vez que escolha um dono, o acompanhará permanentemente. São gatos caseiros, por sua docilidade, são totalmente indefesos quando livres, portanto são gatos para viver exclusivamente em ambiente interno. Não possuem muita necessidade de actividades físicas, sendo mais sedentários que gatos de raças menores.

Ocicat

A pelagem do Ocicat se assemelha bastante a de uma jaguatirica (Leopardus pardalis).

O gato Ocicat surgiu nos Estados Unidos em 1964, quando uma criadora comercial realizava cruzamentos entre Abissínios e Siameses. Quando ela cruzou um abissínio-siamês com um com um siamês chocolate point, obteve um gato com a pelagem semelhante à de um jaguar. Chamou a nova raça de "Ocicat" pela semelhança desse gato com a jaguatirica (que em inglês, se chama Ocelot). Apesar dessa aparência singular, esses gatos não são híbridos entre gatos-domésticos e espécimes selvagens.

São gatos de tamanho grande, com patas ovais, pernas robustas bem musculosas e rabo alongado. Seu pêlo segue um padrão manchado, semelhando-se ao observado nos felinos selvagens. Seus olhos podem possuir quase todas as cores, excepto azul.

Sagrado da Birmânia

O Gato Sagrado da Birmânia recebeu esse nome por descenderem directamente de uma linhagem de gatos que viviam dentro dos ministérios budistas birmaneses. Segundo a lenda budista, existia em um determinado templo, um gato branco, de pelo comprido, que era o fiel companheiro de um sacerdote. Quando este morreu, assassinado por invasores, o gato pulou para cima do corpo de seu dono e aí ficou, para evitar que alguém se aproximasse. Nesse momento, sua pelagem foi ficando cor de creme. Os olhos dourados tornaram-se azuis e as patas, nariz, orelhas e cauda, azuis - cinzentos. Apenas os quatro pés, que estavam em contacto com o corpo do defunto, permaneceram brancos.

As espécies dessa raça apresentam olhos azuis, pelos longos e corpos musculosos. A pelagem não forma nós, nem cachos, excepto da região do abdómen. As fêmeas pesam no máximo 5kg, sendo bem menores do que os machos, que podem chegar aos 8kg. Sempre andam com a cauda erecta. Sempre nascem brancos, adquirindo a coloração definitiva após alguns meses. Alguns gatos dessa raça nascem portando cardiopatias congénitas.

Savannah



O Savannah é um animal híbrido derivado de cruzamentos entre o gato-doméstico e o serval africano (Leptailurus Serval). Possui esse nome pelo fato do serval habitar as savanas. Pelo fato da raça ser resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que a torna uma raça muito rara.

Os gatos dessa raça possuem um porte intermediário ao do gato-doméstico e ao do serval, sua cabeça possui formato triangular, orelhas esguias e de tamanho grande, e a pelagem formada por manchas iguais a do serval, porém, a cor do pelo pode variar entre prateado, dourado ou castanho. Sua personalidade é independente, contudo, não apresenta traços da agressividade existente nos animais selvagens.

Scottish Fold



O Scottish Fold é um gato originário da Escócia. Possui um porte robusto, pelos macios e face bem arredondada. A sua característica mais marcante está nas orelhas que, ao contrário dos demais gatos, são pequenas e com pontas dobradas para dentro.

São bastante companheiros, tolerantes com animais de outras espécies. Possuem nível médio de actividade, não sendo nem muito agitados nem muito pacatos.

Os gatos desta raça praticamente não miam, excepto quando estão no cio. Sua coloração é cinza-azulada podendo variar entre tons mais claros e mais escuros, sempre contrastando com áreas de pelagem branca. O pêlo azul pode ficar levemente castanho antes da troca, que normalmente ocorre duas vezes por ano.

Siamês

Os Gatos Siameses receberam esse nome por serem originais do antigo Sião (actual Tailândia). Trata-se de um gato de psicologia complexa, frequentemente imprevisível em suas reacções. Por isso precisa viver em espaço amplo, onde possa dar seus passeios nocturnos. Costuma miar bastante, sobretudo no período do cio.

A característica mais marcante dessa raça está na cabeça, perfeitamente triangular, ornamentada por um belo par de olhos azuis. É uma das poucas raças de gato que podem ser realmente adestradas, aceitando inclusive a passear de coleira com seus donos, como fazem os cães, desde que treinados desde pequenos.

Somali

O Somali é um gato abissínio de pelo muito longo. Essa raça surgiu naturalmente derivada de uma mutação observada em alguns espécimes de abissínios na década de 1950 nos EUA.

Sphynx



O Sphynx é uma raça originária do Canadá. Ficou famosa por não possuir pelos, sendo assim muito procurado por pessoas que gostem de gatos, mas possuam alergia a seus pelos.

Devido a essa ausência de pelos, esse animal é vulnerável ao frio e ao calor, podendo sofrer queimaduras solares nas partes mais claras da pele.

Tonquinês

O Tonquinês é uma raça desenvolvida no início do século XX, a partir do cruzamento entre gatos siameses e gatos birmaneses. No início, eram conhecidos como "siameses dourados", mas, após diversas gerações, a raça conseguiu reconhecimento próprio.

De carácter afectuoso e sociável são muito inteligentes. Gostam de longos passeios e, perigosamente, de permanecer perto de automóveis por associa-los à presença humana. Por sua genética mista, no cruzamento entre tonquineses, apenas a metade da prole será de representantes dessa raça.

Toyger

O Toyger é uma raça que resulta dos cruzamentos sucessivos entre espécimes de pelo curto. Recebeu esse nome por se assemelhar a um tigre de pelúcia (Toy Tiger). Apenas no ano de 2007 que essa raça foi oficialmente reconhecida pela TICA.

Usuri

O Usuri é uma raça rara de gatos originário da Rússia Central. Trata-se de um híbrido entre gatos-domésticos de pelo longo e o Leopardo Asiático.





Sinceramente não sou apaixonada por gatos,mas o

gato Sphynx

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e8/Sphinx2_July_2006.jpg/180px-Sphinx2_July_2006.jpg

deu-me pena,coitado parece que não come há quize dias  :(

Siamês

Os Gatos Siameses receberam esse nome por serem originais do antigo Sião (actual Tailândia). Trata-se de um gato de psicologia complexa, frequentemente imprevisível em suas reacções. Por isso precisa viver em espaço amplo, onde possa dar seus passeios nocturnos. Costuma miar bastante, sobretudo no período do cio.

A característica mais marcante dessa raça está na cabeça, perfeitamente triangular, ornamentada por um belo par de olhos azuis. É uma das poucas raças de gato que podem ser realmente adestradas, aceitando inclusive a passear de coleira com seus donos, como fazem os cães, desde que treinados desde pequenos.


cheguei a ter três...adoro...infelizmente nesta casa não posso ter bichos,principalmente cães...3ºandar sem elevador(e o marido não gosta de gatos)...se eu tivesse uma quinta... ::)

Lunática, Muito bom post!
Tenho algo a emendar na raça Maine Coon e posso dize-lo com alguma experiencia que tenho com esta raça:
1º - Nunca mas nunca um gato chegará aos 20 kg ... o normal sao os 10 a 12 kg e para isso o gato tem que ser de uma qualidade muitissimo boa que a nivel genético quer a nivel morfolófico..... imaginem um gato com os seus 40 cm +- de altura ter o peso de uma criança de 4 anos.... simplesmente impossivel;
2º - Originariamente, o Maine Coon foi um gato selvagem - não de trabalho e que na minha opiniao este termo nao se aplica a gatos mas sim a caes - que vivia no Maine EUA e a raça digamos foi sendo domesticada pelos locais atraves dos varios cruzamentos deste gigantes selvagens com gatos normais, os chamados Europeu Comum vulgo rafeiro :)
3º - em relaçao á carencia de cuidados, só vejo mesmo em relaçao a cuidados basicos como boa alimentaçao e higiene porque, ao contrario do que se pensa, apesar de ter muito pelo, pelos longos e ainda sub-pelo, uma simples mas eficaz escovagem por semana é o que basta para estarem bonitos e saudaveis.

Posso ainda acrescentar mais caracteristicas e curiosidades unicas da raça:

Fisicas -
- orelhas grandes, altas com tufos de pelo nas pontas, as chamadas de orelhas de lince
- focinho grande, saliente com queixo pronunciado e quadrangular, mandibula forte e larga
- Patas altas, musculadas, com tufos de pelo entre os dedos
- Cauda extremamente longa coberta de pelos longos tipo «espanador» :)

Personalidade:
- É um gato muito ligado ao seu dono, atura todo o tipo de travessuras das criancinhas ( ate andar a cavalo nele... ;) ) , pede mimos abraços e beijos é com ele.
Para alem de tudo o que já foi dito, posso acrescentar 2 particularidades de que nunca ouvi falar noutra raça:
- Quando bebe agua, seja da tigela ou de outro lado qualquer, esta sempre a fazer o movimento que cavar, ou seja, escava o chao enquanto bebe água, tudo isto se deve á sua herança do estado selvagem que na época do frio, eles tinham que escavar na neve um buraco para conseguirem beber água e este movimento ficou ate aos dias de hoje nos nossos coons domesticados.
- Uma coisa fabulosa é que este gato tem a capacidade de rugir, tal e qual como um leão mas mais baixo obviamente. Isso nota-se muito quando esta entretido nas suas correrias.
Espero ter ajudado a completar melhor a informação acerca desta raça tao maravilhosa que eu tenho a sorte de conhecer tao de perto e falar dela por experiencia propria ;)

Cumps
VS



 

FadaAzul

Lunática
Citação de: hoopsy em 04 outubro, 2009, 22:56
Lunática, Muito bom post!
Tenho algo a emendar na raça Maine Coon e posso dize-lo com alguma experiencia que tenho com esta raça:
1º - Nunca mas nunca um gato chegará aos 20 kg ... o normal sao os 10 a 12 kg e para isso o gato tem que ser de uma qualidade muitissimo boa que a nivel genético quer a nivel morfolófico..... imaginem um gato com os seus 40 cm +- de altura ter o peso de uma criança de 4 anos.... simplesmente impossivel;



Não me parece que seja impossível. Há Maine Coons enormes. "Gigantes"!

Vê esta foto:


Isso mais parece um leão,lol.
Isso não é montagem?Acho que nem o gato mais alto do mundo é assim tão grande :-\
Believe to see...

Lunática
Citação de: Zühl em 05 outubro, 2009, 14:30
Isso mais parece um leão,lol.
Isso não é montagem?Acho que nem o gato mais alto do mundo é assim tão grande :-\

Não, é real. Acho que até entrou para os Records. Ou foi este ou foi outro.

Citação de: Lunática em 05 outubro, 2009, 02:19
Não me parece que seja impossível. Há Maine Coons enormes. "Gigantes"!

Vê esta foto:




Eu conheço essa foto. é a Simone e um dos coons que ja teve.... mas posso-te garantir que nunca nenhum coon poderá chegar aos 20 kg no maximo dos maximos uns 15 kg e isso já é ser super obeso.... mas uma coisa é certa, os maine coons podem facilmente atingir 1 mt e ate mais de comprimento ;)

Cumps

VS


alguem me diz que raça é esta o meu gato é igual
I Want to make The anarchy in Portugal

á primeira vista parece ser eu europeu comum... so sabendo mais sobre os progenitores.

Adoro miaus... o meu era raça rafeira  :laugh:, acho que era o pêlo curto europeu, contudo o fucinho dele era comprido e ele era grande (mas não tanto como o main coon) mas nunca vi gato tão lindo como ele e meiguinho... Não gosto de gatos armados em vedetas, tipo angorás turcos e persas (parece que levaram com uma porta no fucinho) e os siameses são mesmo muito maus... >:D

 - Quando bebe agua, seja da tigela ou de outro lado qualquer, esta sempre a fazer o movimento que cavar, ou seja, escava o chao enquanto bebe água, tudo isto se deve á sua herança do estado selvagem que na época do frio, eles tinham que escavar na neve um buraco para conseguirem beber água e este movimento ficou ate aos dias de hoje nos nossos coons domesticados.

O meu gato faz isto eu estava na marquise que é onde ele tem a sua comida e ele estava a fazer isso
I Want to make The anarchy in Portugal

bom topico, sou um aficionado dos gatos e tenho dois

aqui ta ele
um pouco desfocada mas nota-se bem o meu gatito
I Want to make The anarchy in Portugal