Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • [boato] "Perigo nos shoppings" (Mensagem de correio electrónico não solicitado)
    Iniciado por mortgana
    Lido 2.981 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

ACONTECEU NO "GAIA SHOPPING" E NO "ÁRRABIDA SHOPPING"
MAS HÁ INFORMAÇÃO
DE QUE ESTÁ A ACONTECER NOUTROS SHOPPINGS
DE TODO O DIS
TRITO DO PORTO....

CUIDADO!!! DIVULGUEM O MAIS QUE PUDEREM!!!

1. Eu (Vera Mónica V Soares) fui abordada ontem à tarde, cerca das 15:30, no
estacionamento do Gaia Shopping, por dois homens que me perguntaram qual o
tipo de perfume que eu usava e, se gostaria de experimentar um tipo de
perfume sensacional, que eles vendiam a um preço de oferta.
2. Provavelmente eu teria aceitado se não tivesse recebido um mail, algumas
semanas antes, avisando-me sobre o golpe do perfume. Os dois homens
permaneciam entre os automóveis estacionados, imagino que esperando que
outra mulher aparecesse.
3. A uma senhora que ia na direcção deles preveni, dizendo que me tinham
avisado que nos shoppings ou Estacionamentos havia quem abordava as pessoas
para oferecer 'OLER', o perfume! MAS NÃO É PERFUME, É ÉTER! Quando se desmaia, eles aproveitam para roubar tudo o que se leva de valor e só Deus
sabe que mais. Se não fosse o e-mail com que me avisaram, provavelmente
teria caído na tramóia. Copia esta mensagem e envia-a a todos os teus amigos
(as), já que consta que esta malta está a operar em várias cidades.

Isto não é uma brincadeira! Por favor, envia isto também aos homens... Eles podem avisar outras mulheres. Partilhem.


Sem querer desvirtuar a intenção de alertar as pessoas eu não acredito nestes email`s.
Trabalho a uns cem metros do Arrábida Shopping e não ouvi falar de assalto nenhum, e acreditem quando se passa algo de anormal as notícias correm na zona. ;D
Aliás, assaltos que saem da dita normalidade  ;D são logo noticia nos jornais e não li nada sobre o assunto.

também não sei se é verdade ou não, mas que a crise aguça o engenho, isso é verdade.
apenas limitei-me alertar, quem quiser aceita :)

Citação de: mortgana em 17 dezembro, 2012, 22:46
também não sei se é verdade ou não, mas que a crise aguça o engenho, isso é verdade.
apenas limitei-me alertar, quem quiser aceita :)

É verdade, arranjam cada estratagema para roubar. ::) ::)
Mas o mais triste, é não valorizarem a vida humana. Mata-se por qualquer coisa, para roubar, brigas domésticas, pessoas que a conduzir utilizam o carro como uma arma (ainda na semana passada na localidade onde trabalho, uma criança foi atropelada na passadeira e morreu).
E depois a impunidade, roubam, violam e vão para casa com pulseira electrónica.  :'(

Ligeia
Que anda tudo a saque e o respeito pelo próximo anda pelas ruas da amargura são factos. Mas este e-mail anda a circular na net pelo menos desde 20096 (basta dar uma googlada), sendo mais um para juntar ao "correio-corrente" dos mitos urbanos... E ainda bem que assim é, antes mito urbano que realidade portuguesa (ou estrangeira, diga-se de passagem).

panito
Citação de: mortgana em 17 dezembro, 2012, 22:46
também não sei se é verdade ou não, mas que a crise aguça o engenho, isso é verdade.
apenas limitei-me alertar, quem quiser aceita :)

Posso garantir que é verdade.
Cuidado.

Ligeia
Citação de: panito em 18 dezembro, 2012, 13:47
Posso garantir que é verdade.
Cuidado.

Panito, esta história é uma carta-corrente que anda na net há pelo menos seis anos... E circula tanto a versão Gaia Shopping como a do estacionamento no Harrods, o que mostra bem a universalidade da coisa. A menos que algum inspirado tenha resolvido passar do "mito" à prática também afirmo peremptoriamente que isto é "ficção", pelo menos tal e qual como aparece descrita...  :-\

panito
não é exactamente da forma como está descrito, mas já ocorreram inúmeros casos em circunstâncias idênticas.

Distrito de Faro.

Distrito de Évora e Setúbal.

Ligeia
Citação de: panito em 18 dezembro, 2012, 14:04
não é exactamente da forma como está descrito, mas já ocorreram inúmeros casos em circunstâncias idênticas.

Distrito de Faro.

Distrito de Évora e Setúbal.


"Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.

Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso, por exemplo, da história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.
Outras dessas histórias têm origem mais recente, como as que dão conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão noturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.

Muitas das lendas urbanas são, em sua origem, baseadas em fatos reais (ou preocupações legítimas), mas geralmente acabam distorcidas ao longo do tempo. Com o advento da Internet, muitas lendas passaram a ecoar de maneira tão intensa que se tornaram praticamente universais.
" (fonte: a bíblia da preguiça - Wikipedia)

;)

panito
No Verão passado aconteceram casos desses.
Não são propriamente lendas.

Como a Ligeia diz, esse email já anda a correr há anos! Recebi-o pela primeira vez quando entrei para a faculdade, já lá vão 8 anos!

Moro junto ao Gaiashopping (que frequento imenso) e tenho várias amigas a trabalhar no Arrábida e nunca ouvi tal coisa! Já abordaram um conhecido meu no estacionamento do Gaia com o intuito de vender um telemóvel, que se revelou mais tarde ser um sabonete ( ;D), mas perfumes não.

No fundo e por estranho que possa parecer, o verdadeiro problema é mesmo o reenviar continuado deste tipo de mensagens (via email, subentenda-se).

Tudo o que sejam mensagens de email a anunciar perigos gravíssimos, com pedidos para reenviar, umas vezes ténues, outras mais evidenciado e outras vezes até extremo (como é o caso deste), torna-se evidente que é motivo para marcar como spam (ou correio electrónico não solicitado) ou pelo menos apagar e ignorar.

Reparem no desespero: "Isto não é uma brincadeira! Por favor, envia isto também aos homens... Eles podem avisar outras mulheres. Partilhem." - Claro, o objectivo do spam é esse mesmo, quanto mais pessoas forem enganadas, melhor para eles!

Uma outra dica, muitas vezes este tipo de mensagem vem com palavras seguidas por muitos pontos de exclamação e utilização abusiva de letras maiúsculas. A explicação é simples, incrível e lamentável, mas simples: as pessoas que redigem este tipo de emails, adoram usar este tipo de intimidação textual, porque sabem que muitas pessoas vão realmente interpretar isso como eles querem.

Em todo o caso, se ainda existirem dúvidas quanto à veracidade de uma mensagem desta natureza, pesquisem sempre no Google por excertos presentes no texto da mensagem e na maioria das vezes rapidamente pode confirmar-se se se trata de algo autêntico, ou apenas lixo electrónico.

Embora pareça inofensivo, é este tipo de emails que faz ascender em flecha os crime informáticos, como burlas e phishing, neste caso não pelo conteúdo da mensagem em si, mas devido a outros factores aliados ao reenvio e divulgação em massa de mensagens por email. Se todas as pessoas fossem devidamente elucidadas para detectar e ignorar esse tipo de mensagens, acredito que o crime informático diminuiria consideravelmente nos próximos 10 anos.

Recentemente aconteceu-me um caso em que durante algum tempo recebi alguns emails sobre os mais diversos assuntos, muitos deles deste teor, todos vindos da mesma pessoa que, não sei bem em que circunstâncias adicionou o meu endereço de email aos seus contactos. Um dia, decidi responder à pessoa para lhe demonstrar que uma mensagem que me tinha enviado era falsa e basicamente expliquei o que ela estava realmente a fazer quando reenviava aquele tipo de mensagens por todos os seus contactos. Nunca me respondeu e certamente retirou-me da lista de contactos, porque nunca mais recebi aquele tipo de email vindo daquela pessoa. Perfeito! Eu sei que podia ter simplesmente bloqueado o endereço de email que me enviava tais mensagens, mas durante uns tempos resolvi tentar limpar o lixo e assinalar como spam.

É claro, esta pessoa acreditava que estava a alertar para perigos reais e que todos os seus contactos lhe deveriam ficar agradecidos por esse facto - e este é o verdadeiro dilema...