Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.442
Total de tópicos
26.914
  • Introduzir "propinas" no Secundário irá "promover o abandono escolar"
    Iniciado por Marlene
    Lido 11.795 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Citação de: Azarenta em 29 novembro, 2012, 23:40
Não haver dinheiro não é um argumento é um facto, e contra factos não há argumentos.

Quando votarem já sabem...não se esqueçam de escolher outro governo que vá esbanjar a torno e a direito depois venham reclamar!
Cara Azarenta, se bem me lembro este governo já lá esteve, embora com outras caras e foi esse mesmo governo que iniciou o ciclo de esbanjamento, portanto não vale a pena sacudir a água do capote. Isto é um processo muito bem pensado, que se prolonga no tempo desde o pós-25 de Abril. Este governo só está a fazer algo que há muito é esperado por um sector muito específico da sociedade portuguesa que pretende anular o Estado Social para obter proventos económicos através de privatizações. Como sabemos este governo não vai combater o deficit porque não está interessado. Como é possível que só agora se fale em déficit, essa entidade medonha que não passa de uma conta de subtração básica: receita menos despesa igual a saldo negativo. Será que governo nenhum sabia disto no final de cada ano? Por outro lado dá muito jeito ter alguns milhares valentes de desempregados prontos a trabalhar por um pratinho de sopa.

Portanto, tirem o cavalinho da chuva que não há nenhum combate ao déficit, só uma sucessão de governos corruptos a fazer as vontades aos amigos.

Em relação ao dinheiro ou à falta dele, devo dizer que Portugal sempre teve demasiado, ou não estaríamos agora nesta situação e o facto de que ele existe é essa mesma sucessão de governos corruptos que não abandonam os ministérios há mais de 100 anos.

Olhando por exemplo para o caso da Suécia, qual é a diferença? A Suécia tem um estado social muito mais aparatoso do que o nosso e nem por isso se queixa de haver deficit. Também não me parece que tenham um recurso em particular que nós não tenhamos. A diferença é muito simples, o suecos investem na educação. Para que saibam, os estudantes são pagos para o fazer porque se consideram que também trabalham e é conveniente investir na formação dos futuros cidadãos. Havendo investimento na eduçação e no emprego por mérito daí resultante, não há necessidade de corrupção.

Citação de: Azarenta em 29 novembro, 2012, 23:40
Não haver dinheiro não é um argumento é um facto, e contra factos não há argumentos.

Quando votarem já sabem...não se esqueçam de escolher outro governo que vá esbanjar a torno e a direito depois venham reclamar!

Eu não sou masoquista, de certeza absoluta não vou votar em quem tenta escravizar-me. ::)
Por falar em dinheiro mal gasto, a minha memória não é curta eu lembro-me de muitos governos, lembro-me perfeitamente do governo em que Cavaco Silva era primeiro ministro e começamos a receber o dinheiro da comunidade Europeia para nos modernizamos e ele foi distribuído sem pedirem contas de como ele foi aplicado. À custa desse dinheiro muitos empresários renovaram não as suas empresas mas a sua frota automóvel e as suas casas.
Não culpes o governo anterior, nós temos maus governos há muitos anos.  ;D ;D

#17
Citação de: chacalnegro em 30 novembro, 2012, 00:09
Cara Azarenta, se bem me lembro este governo já lá esteve, embora com outras caras e foi esse mesmo governo que iniciou o ciclo de esbanjamento, portanto não vale a pena sacudir a água do capote. Isto é um processo muito bem pensado, que se prolonga no tempo desde o pós-25 de Abril. Este governo só está a fazer algo que há muito é esperado por um sector muito específico da sociedade portuguesa que pretende anular o Estado Social para obter proventos económicos através de privatizações. Como sabemos este governo não vai combater o deficit porque não está interessado. Como é possível que só agora se fale em déficit, essa entidade medonha que não passa de uma conta de subtração básica: receita menos despesa igual a saldo negativo. Será que governo nenhum sabia disto no final de cada ano? Por outro lado dá muito jeito ter alguns milhares valentes de desempregados prontos a trabalhar por um pratinho de sopa.

Portanto, tirem o cavalinho da chuva que não há nenhum combate ao déficit, só uma sucessão de governos corruptos a fazer as vontades aos amigos.

Em relação ao dinheiro ou à falta dele, devo dizer que Portugal sempre teve demasiado, ou não estaríamos agora nesta situação e o facto de que ele existe é essa mesma sucessão de governos corruptos que não abandonam os ministérios há mais de 100 anos.

Olhando por exemplo para o caso da Suécia, qual é a diferença? A Suécia tem um estado social muito mais aparatoso do que o nosso e nem por isso se queixa de haver deficit. Também não me parece que tenham um recurso em particular que nós não tenhamos. A diferença é muito simples, o suecos investem na educação. Para que saibam, os estudantes são pagos para o fazer porque se consideram que também trabalham e é conveniente investir na formação dos futuros cidadãos. Havendo investimento na eduçação e no emprego por mérito daí resultante, não há necessidade de corrupção.

Caro chacalnegro eu não defendo partidos nem governos, para mim são todos iguais.

Este governo não é o mesmo dos anteriores do mesmo partido, nem o anterior que andou a estragar o pais durante seis anos não é igual aos anteriores do mesmo partido. Este governo só está à ano e meio com uma herança pesada do outro animal que só fez asneiras durante 6 anos porque deixamos, e esbanjou à grande e à francesa. Querem tirar o estado social não acredito, mas uma maneira de querer manipular e revoltar as pessoas.

A Suécia tem dinheiro, nós fica-mos sem ele.


Citação de: romi em 30 novembro, 2012, 00:19
Eu não sou masoquista, de certeza absoluta não vou votar em quem tenta escravizar-me. ::)
Por falar em dinheiro mal gasto, a minha memória não é curta eu lembro-me de muitos governos, lembro-me perfeitamente do governo em que Cavaco Silva era primeiro ministro e começamos a receber o dinheiro da comunidade Europeia para nos modernizamos e ele foi distribuído sem pedirem contas de como ele foi aplicado. À custa desse dinheiro muitos empresários renovaram não as suas empresas mas a sua frota automóvel e as suas casas.
Não culpes o governo anterior, nós temos maus governos há muitos anos.  ;D ;D

Isso foi porque os portugueses são corruptos e preguiçosos, sem ele nem estradas tínhamos, agora queixam-se que não tem terras para trabalhar. O ladrão Soares e a comunagem do 25 de abril que estragou país a andar a roubar as propriedades, queres ir mais atrás? Não queres admitir que o Socrates andou lá seis anos a destruir! Ok

"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citação de: Azarenta em 30 novembro, 2012, 00:23


Isso foi porque os portugueses são corruptos e preguiçosos, sem ele nem estradas tínhamos, agora queixam-se que não tem terras para trabalhar. O ladrão Soares e a comunagem do 25 de abril que estragou país a andar a roubar as propriedades, queres ir mais atrás? Não queres admitir que o Socrates andou lá seis anos a destruir! Ok

És Portuguesa?
Não deves ser, porque senão és corrupta e preguiçosa.  :o :o

anokidas
Azarenta de que serve as estradas se não temos dinheiro para pagar as portagens? isso e muitas outras coisas? Se houve corrupção não foi do povo com certeza,só há uma explicação é que a criminalidade económica germinou com força na Europa, os governos dão-lhe cobertura e estão cada vez mais degradados os processos de controle e combate. A Europa, incluindo o espaço da União Europeia, tornou-se o maior centro de lavagem de dinheiro do mundo.

#20
Citação de: romi em 30 novembro, 2012, 00:45
És Portuguesa?
Não deves ser, porque senão és corrupta e preguiçosa.  :o :o
´

Isso é para ter graça!!! Parece-me falta de argumentos.
A falta de argumentos geralmente vira ofensa...enfim.


Citação de: anokidas em 30 novembro, 2012, 00:49
Azarenta de que serve as estradas se não temos dinheiro para pagar as portagens? isso e muitas outras coisas? Se houve corrupção não foi do povo com certeza,só há uma explicação é que a criminalidade económica germinou com força na Europa, os governos dão-lhe cobertura e estão cada vez mais degradados os processos de controle e combate. A Europa, incluindo o espaço da União Europeia, tornou-se o maior centro de lavagem de dinheiro do mundo.

É por isso que nem as estradas os portugueses merecem, mais valiam terem ficado quietos com os caminhos de cabras.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citação de: Azarenta em 30 novembro, 2012, 00:51
´

Isso é para ter graça!!! Parece-me falta de argumentos.
A falta de argumentos geralmente vira ofensa...enfim.

Não tem graça nenhuma, tu chamaste aos Portugueses corruptos e preguiçosos.(Eu ainda sei ler)

Citação de: romi em 30 novembro, 2012, 00:54
Não tem graça nenhuma, tu chamaste aos Portugueses corruptos e preguiçosos.(Eu ainda sei ler)

A frase foi dita num contexto, cada um interpreta como quer, leia  bem o que escreveu sobre os empresários.
Como os argumentos lhe faltaram ofendeu-me claro.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

anokidas
Citação de: Azarenta em 30 novembro, 2012, 00:51
´
É por isso que nem as estradas os portugueses merecem, mais valiam terem ficado quietos com os caminhos de cabras.


Foi má gestão financeira e corrupção governamental,tudo bem que ajudou o pais a desenvolver mas e agora? consegues ter dinheiro para a divida e manutenção? consegues ir para o trabalho todos os dias e pagar portagens?Olha eu não :-\

Efetivamente a aplicação destas medidas não são anticonstitucionais, já que se encontra formalmente na nossa constituição, no artigo 74, alínea E («estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino»)

  Mas é preciso ser muito F*D*P* se obrigar pais que mal dinheiro têm para por comida na mesa dos filhos, a bancar o ensino público!

chacalnegro
Citação de: Hammurabi em 30 novembro, 2012, 02:30
Efetivamente a aplicação destas medidas não são anticonstitucionais, já que se encontra formalmente na nossa constituição, no artigo 74, alínea E («estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino»)

  Mas é preciso ser muito F*D*P* se obrigar pais que mal dinheiro têm para por comida na mesa dos filhos, a bancar o ensino público!
Mas eles não querem que os portugueses banquem o ensino público, eles querem é que os portugueses banquem o ensino privado, acabando com o público. ;)

Ligeia
Propinas no Secundário? É bem, pode ser que assim aumente a exigência dos pais sobre os seus querubins a quem o sistema tudo dá sem exigir grande coisa em troca. É uma pequena "vingançazinha" por parte dos professores frustrados (pensam que a ideia foi do Passos & Trupe?), fartos de terem que anuir com a progressão escolar de jovens que mal sabem escrever o nome, não distinguem concelhos de distritos e nem sabem quanto é 8x6 sem contar pelos dedos. Tudo em nome dos rankings, ao bom estilo cosmético (o que interessa é a estatística figurar bonita, que se lixe a realidade de um ensino bacoco que tem que andar, obrigatoriamente, com os seus alunos nas palminhas das mãos porque agora são todos traumatizados e fruto de meios sociais e familiares desestruturados). Que paguem, e a peso de ouro, pode ser que sirva para reflectirem se o custo-benefício compensa... E desde quando é que têm que ser todos doutores e engenheiros, se os que o são mais parecem saídos dos cueiros do facilitismo e do absurdo dos modelos educativos vigentes?
Propinas no Ensino? Era logo desde o 1º ciclo, por causa das tosses e da mania que o Estado é pai do povo.

Por estas e outras é que os meus gémeos têm o destino marcado: lavoura um, pesca outro. E é se querem, senão que se façam à estrada, que a partir dos 10 anos já têm mais que capacidade para produzir em vez de estarem sentadinhos na escola sem fazer nenhum e a gastar dinheiro aos pais e ao Estado. Calões.

Estarei a falar a sério ou é uma parca tentativa de ironia? Vou mas é trabalhar...  ;D ;D ;D

Propinas são a quantia exorbitante que eu paguei pelos livros da minha filha mais nova (8º Ano) no inicio do ano lectivo... >:(

Por favor onde isto vai parar. Já há crianças com fome nas escolas... :-[

anokidas
Já não vai haver propinas no secundário ;D disseram hoje no jornal de noticias,até ver ...

Quanto a este assunto gostaria de dizer que quando anda na Secundário eu pagava propinas que variavam entre os 10 e os 20 Euros. Não sei se isto era exclusivo de umas quantas escolas ou se era uma medida adoptada por todas as escolas a nível nacional. Mas se forem adoptadas propinas com valores próximos aos praticadas nas universidades é óbvio que se irá verificar um abandono escolar acima dos 50%. Como tal não acredito que tal medida avance mesmo.