Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Cuidado com o jogo dos búzios (merindilogun)
    Iniciado por Gens
    Lido 9.453 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nos últimos anos explodiu em Portugal a moda do jogo dos búzios. Em Lisboa, Porto ou no Algarve não faltam locais onde supostamente é possível fazer uma leitura.

No entanto, devo avisar os caros leitores sobre alguns aspectos relativos a esta prática. Apenas iniciados no Candomblé ou na Umbanda estão autorizados a deitar búzios. O processo demora 7 anos e envolve vários rituais e períodos de privação. Ao fim de 7 anos o Pai ou Mãe de Santo autoriza então o iniciado a deitar búzios. É impossível aprender correctamente merindilogum de outra forma. Qualque pessoa que vos venda cursos de búzios está a fazer vigarice.

Portanto, quando quiserem fazer uma leitura deste tipo, devem certificar-se que estão perante um verdadeiro Pai de Santo, ou uma verdadeira Mãe de Santo, iniciados numa religião esotérica afro-brasileira ou africana.
C'est dans l'air.


Não concordo.
Se todos os iniciados morressem por qualquer razão, esse conhecimento seria perdido?...
Ter sorte dá muito trabalho.
Onde existe uma vontade, existe uma maneira.
O primeiro a pedir desculpa é o mais corajoso, o primeiro a perdoar é o mais forte, o primeiro a esquecer é o mais feliz.

Caro qprpcabm,
o jogo de búzios é um oráculo de uso "interno" do Candomblé, é através dele que a fala do Orixá se manifesta, e que os Babalorixás (conhecidos erradamente pelo nome de Pais de Santo) cuidam de uma roça/terreiro/casa de Candomblé e guiam os seus filhos nas suas obrigações e restantes actividades espirituais e terrenas. É necessário passar por um longo período de ensinamento até estar pronto para jogar, muitas vezes mais do que 7 anos, e mesmo assim só poderá jogar se for a vontade do Orixá da própria pessoa.
Relativamente ao seu comentário, se todos morrerem por qualquer razão, o conhecimento do jogo de búzios morreria também, tal como muitos outros conhecimentos que se perderam com o tempo, este não seria o primeiro.  Lembre-se que só um iniciado no Candomblé com um número certo de "rituais completos" pode jogar.

Caro Gens,
o seu aviso é pertinente, estou totalmente de acordo com o mesmo, mas é melhor diferenciarmos o jogo de búzios que é praticado no Candomblé do jogo de búzios da Umbanda.
Em primeiro lugar, NÃO existe jogo de búzio na Umbanda como existe no Candomblé. O dito jogo praticado na Umbanda nada mais é que uma expressão da própria mediunidade do Pai de Santo, obtêm as mesmas respostas se usarem um baralho de cartas, ou feijões como faziam os mais antigos. Por norma, o número de búzios abertos e fechados identifica (para o Pai de Santo da Umbanda) uma fala destinada a um caboclo, pretos velhos, erês, baianos, boiadeiros, etc. (entidades/eguns/espíritos que respondem na Umbanda). No Candomblé relembro que se trata da fala/vontade dos Orixás.
Não tem mal nenhum jogar búzios desta forma na Umbanda, pelo contrário, somos livres de adoptar o oráculo com que melhor nos identificamos. O problema esta nos Pais de Santo que para fazer um pouco mais de dinheiro não fazem a diferença entre estes dois jogos, deixando o cliente na mais pura ignorância.   
Um problema maior, como podem estar à espera, é quando tentam vender cursos de jogo de búzios. Mesmo o dito jogo de búzios da Umbanda requer que a pessoa frequente a religião.
Mas depois de ver (cá mesmo em Portugal) cursos de Pai de Santo... já nada me admira, o português parece que gosta de ser enganado. E como estou um pouco farto desta situação, decidi deixar este comentário.

Obrigado, abraços a todos   

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Conheço a Ubanda e outras religiões nativas, já fiz estudos antropológicos sobre elas. É uma religião como qualquer outra, e claro está que não faltam pessoas que "escorregam" no caminho, dizendo ser aquilo que não são. Faz bem em pedir cuidado contra os vigaristas, que a partir de uma certa altura tomaram conta de tudo (Umbanda, Tarot, etc).

Citação de: qprpcabm em 15 setembro, 2013, 09:07
Não concordo.
Se todos os iniciados morressem por qualquer razão, esse conhecimento seria perdido?...

Sim. Seria perdido.
Não é uma questão de concordar ou não.
É uma questão de ser assim.
Depois do processo de "feitura do santo" no casa de ser um dever do iniciado aprender o jogo de buzios, semanalmente o Yao (iniciado) aprende durante um ano a combinacao das quedas dos buzios.
No segundo ano, aprende-se o que cada Orixa diz e quais os recados.
No terceiro ano, começa-se aprender a distribuição do jogo no tabuleiro em linhas.
No quarto ano, aprendemos a distribuicao do jogo em formas.
No quinto ano o Pai ou Mãe de Santo que nos acompanha começa a ensinar as evocações para jogar.
No sexto ano, comecamos a jogar com o Pai de Santo ao lado a corrigir e ajudar.
No setimo ano estamos aptos a jogar sozinhos.
Mas felizes sao os Pais e Maes de Santo que têm vivos e próximos os seus Pais e Mães, a quem podem recorrer sempre que ocorram duvidas... Porque nos 21 primeiros anos estamos ainda a aprender. Falo por experiencia.
Diz quem sabe, que depois dos 21 anos de santo e de jogo, aí sim, podemos dizer que sabemos jogar. E só depois  deste 21 anos de jogo se pode ensinar...até lá  estamos a aprender.
Eu ainda nao posso.
E na minha ignorancia e experiência,  acho que é sempre util ter um outro Oraculo disponivel. Cartas. Tarot. Pedras Africanas. Ou outro.
Pessoalmente não gosto de incomodar o Orixa com questoes do dia a dia que onjectivamente nao sao importantes. Do estilo, ele gosta de mim? Vou ser promovido? Vou conseguir fazer esta viagem? Devo mudar de carro? Vamos ter alguma coisa? Ele deixa a mulher?
Para isso existem outros metodos...
É preciso entender que quando se lacam buzios estamos a evocar e a chamar Deuses para virem mostrar-nos coisas que estão ocultas...
Para brincarem ou entreter-se sugiro que façam desporto, que leiam ou que namorem.
Que Xango abencoe a todos.
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

#7
Bom dia,
Podem informar-me onde poderei ter uma consulta de búzios, na área da grande Lisboa, num local fidedigno?
Obrigada.
Margarida Saraiva

  No fórum é expressamente proibido solicitar ou fornecer contactos de médiuns, videntes,  cartomantes e todo o tipo de profissionais, entusiastas e outros que exerçam serviços e/ou trabalhos ocultistas sem autorização do Fórum, quer esses serviços sejam cobrados ou não . Os tópicos e mensagens nesse sentido serão removidos sem aviso prévio.