Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Banshee ou Bansidhe
    Iniciado por sandrapechorro
    Lido 1.520 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.





     A Irlanda é cheia  de lendas sobre a banshee, criatura lacrimosa cujas visitas anunciam mortes. Seu nome, em Celta, é bansidhe - fada - embora muitos digam seja um espírito, ora bondosos ora malévolos. Essas aparições estão ligadas por lendas centenárias às grandes casas da Irlanda, cujos infortúnios ficam registrados nos gritos lamuriantes ou nas risadas demoníacas do espírito.
    Existem vários relatos corroborando essas Lendas, mas talvez o mais impressionante ocorreu no século XVII na Irlanda, na residência dos O'Brien. Certa noite, Lady Ann Honora O'Brien foi acordada por numa noite por uma voz suave. Olhou pela janela e viu uma mulher que parecia flutuar bem em frente à vidraça. O corpo do fantasma se perdia na bruma, mas seu rosto, delineado pela Lua, estava claro - pálida, de olhos verdes, linda e uma farta cabeleira ruiva. A aparição gemeu três vezes, suspirou e sumiu.
    Aquela imagem fascinou e amedrontou a jovem Ann, mas pensando que fosse apenas um sonho, dormiu novamente. Na manhã seguinte, Lady Ann encontrou sua família em prantos... seu irmão mais jovem havia morrido durante a noite. Sem saber o que fazer, a jovem contou aos pais sobre a visão que tivera na noite anterior. Aquilo não alertou ninguém, pois os mais velhos sabiam que sempre que um O'Brien morria, uma jovem ruiva que morrera no castelo e fora enterrada no jardim - logo abaixo da janela de Lady Ann - aparecia para um membro da família e chorava pelo parente morto.   


Retirado de: http://misticismo-sandra.blogspot.pt/
Don´t be afraid

#1
Olá.
Não querendo comentar o personagem conhecida por banshee do imaginário Gaelico,diria que esta é mais um exemplo da ligação entre o mundo féerico e o mundo humano na personagem híbrida encerrada sob segredo ,pois esta apresenta caracteristicas físicas disformes,e que se vêm a revelar na prole,ou no segredo quebrado.
Assim temos a Melusina a Fada_serpente ligada á família dos Lusignan,contada por Jean D´Arras e que anuncia a morte dos descendentes desta família Bretã.

Entre nós ,lembro-me da Dama pé de Cabra,romanceada por Alexandre Herculano em "lendas e narrativas" em que este personagem pressagia a morte através de sinais aos descendentes dos Alcaides de Biscaia.

Sei que existem mais lendas entre nós com o mesmo tema.No fundo trata-se de reminiscencias como diz Georges Dumezil,das tradições oriundas dos povos Indo Europeus.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Don´t be afraid

Olá!

Existem no imaginário e...ainda bem que existem porque dão continuidade aos nossos mitos e sonhos.


No caso das Serpentes convém saber que, segundo alguns autores da antiguidade, a Península Ibérica era conhecida entre os Gregos por Jardin das Hespérides ou Aspides,onde vivia Medusa transfigurada por Atena num acesso de ciumes.

Na India o Culto das Najas é igualmente significativo.

Para alguns povos,hoje aculturados,não existia diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo da vigília.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

A quantidade de coisas que se aprende aqui! ;)
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

todas as lendas são criadas apartir de algo verdadeiro.....
Don´t be afraid