Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Reacção as criticas efectuadas no fórum
    Iniciado por Ceinwyn
    Lido 4.676 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ceinwyn
Após algum tempo a «viajar» por este fórum apercebi-me que mais de metade das pessoas que postam aqui, ficam aborrecidas quando as respostas que obtém não correspondem ao que estavam á espera.
Muitas vezes sentem-se ultrajados e tratados como mentirosos,quando não é esse o objectivo de quem responde.
Na minha modesta opinião, digo modesta porque considero-me ainda muito «verde» nesta matéria, quando colocamos um post com um relato, uma história, uma foto, etc, etc, estamos a sujeitar-nos á opinião dos outros, a uma «democracia» online onde quem responde diz o que pensa, tendo como base a não ofensa. ;)

Penso que as pessoas que gerem este fórum e as que o frequentam são pessoas, como é óbvio, interessadas, diria, apaixonadas pelo paranormal e como tal gostam que seja discutido de uma forma sensata, seria, ponderada e lógica.

Por isso, não é por se colocar uma foto que se acha ser paranormal que todos vamos divagar e dizer que sim. Quem realmente gosta do paranormal, desgosta que este seja visto como «imaginação» ou «charlatanisse».
Tal como em outras ciências, quando se posta algo esse algo é sujeito a analise, neste caso de um variado numero de pessoas e com cepticismo passasse á fase da experimentação, onde se discute todas as hipóteses naturais que possam ter causado o «objecto» em analise, se algo demonstra provas claras de uma causa simples e natural então é posta essa hipótese ou até conclusão.

Com isto quero dizer, que salvo raras excepções, quando não se concorda com o que foi relatado e exposto, não se está a denegrir  ninguém e muito menos a pôr em causa a integridade de quem postou.

Apenas procurasse trazer seriedade e respeito a um assunto que tantas vezes foi ostracizado.
Quando após analises chegamos á conclusão que não se encontra explicação possivel para uma determinada foto ou EVP, etc, ficasse feliz porque mais uma vez se encontrou uma prova de algo em que todos acreditamos, caso contrário não estaríamos aqui.

Por isso não fiquem ofendidos, tristes ou chateados quando a vossa foto, evp, relato, o que seja não seja comentada como estão á espera.
Continuem a tirar fotos, a gravar evp´s, a procurar...pois existe um outro mundo fascinante que todos sabemos que existe, mas que infelizmente tão pouco ou nada conhecemos.

Desculpem a dissertação, é apenas aquilo que penso.

Muita Paz,

Ceinwyn

Concordo plenamente com o que disseste, há que deixar de levar tudo para o nível pessoal, ou seja, não ver as críticas como algo ofensivo ou ataque à pessoa em questão. :)

É uma grande verdade, quando se posta as pessoas deviam saber que vão estar sujeitas a outras opiniões, o que é normal, mas depois fica todas chateadas porque as opiniões não coincidem com o seu ponto de vista. Há que aceitar as opiniões e assim talvez até se vá aprender um pouco mais sobre determinada matéria. Infelizmente muita gente não acha graça à liberdade de expressão
veni, vidi, vici

chacalnegro
Gostei muito da forma como expuseste o teu pensamento. Tens toda a razão, o Paranormal deve ser pensado e comentado de forma sensata e todas as opiniões (desde que formuladas com respeito) devem ser aceites mesmo que não concordemos com elas.
No entanto a questão aqui é mais profunda, cuja resposta reside na pergunta: Por que motivo se postam aqui determinados tópicos?

Muitas vezes as pessoas pelos mais variados motivos sentem-se frustradas, têm dificuldade em gostar de si próprias...O paranormal funciona como alavanca para levantar o ego, uma forma de se sentir especiais. Presenciar fenómenos, possuir esta ou aquela faculdade são, no fundo, uma forma de se sentir especiais, de compensar a ausência de qualquer coisa com outra coisa que poucas pessoas, à partida, têm. É também uma forma de chamar a atenção sobre si próprias. São, geralmente, estas pessoas, que não gostam que ponham em causa as suas experiências paranormais enm aceitam qualquer opinião contrária à sua, por melhor fundamentada que esteja. Nem sequer racionalizam hipóteses diferentes das suas porque simplesmente precisam delas para se sentir especiais, para ganhar entusiasmos na vida.
Na maior parte dos casos vêm aqui simplesmente para tentar deslumbrar e para que corroborem as suas opiniões.

Ceinwyn

Chacal, antes de mais obrigada.
Concordo totalmente com o teu ponto de vista ;), embora confesso que nunca tinha pensado no assunto dessa forma.
Contudo, agora «olhando» para trás para muitos posts e muitas da reacções ás criticas o que dizes explica muita coisa, explica algumas atitudes.
Por outro lado, entristece-me saber/pensar que se inventa experiências paranormais, só para se ter atenção, só para se ser «ajudado», ser-se «especial» >:(
Acho que numa inocência :angel: que já não tenho idade para ter, não vi a situação por esse prisma.
Descobri agora que também existem «hipocondriacos da paranormalidade» :laugh:
Fica o consolo de saber que existe muito material/relatos/fotos etc sérios e verdadeiros.

chacalnegro
Citação de: Ceinwyn em 02 outubro, 2012, 21:27
Chacal, antes de mais obrigada.
Concordo totalmente com o teu ponto de vista ;), embora confesso que nunca tinha pensado no assunto dessa forma.
Contudo, agora «olhando» para trás para muitos posts e muitas da reacções ás criticas o que dizes explica muita coisa, explica algumas atitudes.
Por outro lado, entristece-me saber/pensar que se inventa experiências paranormais, só para se ter atenção, só para se ser «ajudado», ser-se «especial» >:(
Acho que numa inocência :angel: que já não tenho idade para ter, não vi a situação por esse prisma.
Descobri agora que também existem «hipocondriacos da paranormalidade» :laugh:
Fica o consolo de saber que existe muito material/relatos/fotos etc sérios e verdadeiros.

Boas, mais uma vez te felicito peu teu post, porque abre a porta para uma discussão que se quer saudável. Bem, não quer dizer que as pessoas inventem as experiência, muitas delas acreditam que as vivem, outras vivem-nas mesmo, outras pegam num acontecimento que não tem explicação imediata e basta-lhes para assumir que é de facto um acontecimento paranormal. Acho que muito poucas pessoas as inventam consciente e deliberadamente. Outras ainda, procuram desesperadamente que o paranormal lhes entre vida dentro e, de facto, isso virá a acontecer, mas não da forma que esperam.
A questão de se tornarem em "seres especiais", creio que é de facto o móbil muito forte para embarcar em tudo o que possa cheirar a paranormal. Pego ainda noutro exemplo, todos temos nas nossas terras esta ou aquela beata mais "devota/fanática", a chamada ratazana de sacristia. Ora, com estas pessoas acontece exactamente o mesmo. Se recuarmos um pouco ao passado desta/s pessoa/s rapidamente verificamos que é alguém que nunca casou, enviuvou muito cedo ou por algum motivo levou uma vida amargurada. A forma que encontrou para lidar com a frustração foi abraçar a religião de forma acérrima e fazer controlo de costumes, pelo menos dos frequentadores da igreja.

Podemos ainda estender este motivo à proliferação de fés, seitas, espiritualidade e grupos New Age, que aqui procuram uma forma de se sentir especiais. Quando começam a perder visibildade ou são reprimidos no seio de um grupo que é geralmente a religião em que foram educados, abraçam outro grupo. Quando, finalmente, já não são "especiais" no seio do novo grupo, passam a outro e assim sucessivamente. Na verdade são turistas da espiritualidade que, se pensarmos bem não procuram nada mais que algum tempo de antena.

Achei engraçado usares a expressão "hipocondríacos da paranormalidade", porque um grande amigo aqui do fórum, certa vez usou uma semelhante: "hipocondríacos espirituais". ;D


ao ler os post que se seguiram posso dizer que é verdade, é de meter pena ver pessoas que nessa busca incessante por atenção acabem por "profanar" o verdadeiro paranormal ao inventarem histórias, isto leva a que se desacreditem outras que até podem ser verdadeiras devido a este tipo de pessoas. Ainda assim percebo o porquê de o fazerem, é a vontade de querer fazer parte de algo, a vontade de pertencer a um grupo de pessoas que presenciaram um certo tipo de coisas, acham que isso as pode ajudar a tornar-se mais interessantes. Pena também que isso custe muita coisa ao verdadeiro paranormal...
veni, vidi, vici

chacalnegro
Citação de: alexandra23 em 02 outubro, 2012, 21:59
ao ler os post que se seguiram posso dizer que é verdade, é de meter pena ver pessoas que nessa busca incessante por atenção acabem por "profanar" o verdadeiro paranormal ao inventarem histórias, isto leva a que se desacreditem outras que até podem ser verdadeiras devido a este tipo de pessoas. Ainda assim percebo o porquê de o fazerem, é a vontade de querer fazer parte de algo, a vontade de pertencer a um grupo de pessoas que presenciaram um certo tipo de coisas, acham que isso as pode ajudar a tornar-se mais interessantes. Pena também que isso custe muita coisa ao verdadeiro paranormal...

Pois, a questão é mesmo essa...

Mas infelizmente "turistas" vão sempre haver, vivemos num mundo em que se procura afincadamente atenção e há pessoas que como não a recebem nas relações interpessoais ou no seu dia-a-dia, arranjam outras formas de o fazer, aproveitando-se meios que outros usam para resolver problemas graves e verdadeiros ou tirar dúvidas e também aprender um pouco sobre diversas matérias para disseminar as suas "histórias" de forma  a que os leitores sejam chamados a admirar quem escreve.
Tudo bem que pode ser como a poesia e ser interpretado de formas diferentes dependendo da pessoa e por isso mesmo se devem aceitar as opiniões.

Realmente chacalnegro faz lembrar as beatas, a sua descrição é exatamente a da beata daqui da minha terra ahahah.

Acima de tudo respeito a religião de cada um, todos temos as nossas crenças e acreditamos em diversas coisas possíveis ( ou então não acreditamos em nada) mas é necessário relembrar que os atos de uma pessoa podem levar a que um grupo seja discriminado, isto é, uma pessoa inventando uma história pode levar a que todos os relatos sejam tomados como falsos por uma pessoa de fora e é um preço que muitos inocentes não deviam ter que pagar. Essas fés acabam por ter consequências em coisas que fazem parte da realidade
veni, vidi, vici

chacalnegro
Citação de: alexandra23 em 02 outubro, 2012, 22:13
Mas infelizmente "turistas" vão sempre haver, vivemos num mundo em que se procura afincadamente atenção e há pessoas que como não a recebem nas relações interpessoais ou no seu dia-a-dia, arranjam outras formas de o fazer, aproveitando-se meios que outros usam para resolver problemas graves e verdadeiros ou tirar dúvidas e também aprender um pouco sobre diversas matérias para disseminar as suas "histórias" de forma  a que os leitores sejam chamados a admirar quem escreve.
Tudo bem que pode ser como a poesia e ser interpretado de formas diferentes dependendo da pessoa e por isso mesmo se devem aceitar as opiniões.

Realmente chacalnegro faz lembrar as beatas, a sua descrição é exatamente a da beata daqui da minha terra ahahah.

Acima de tudo respeito a religião de cada um, todos temos as nossas crenças e acreditamos em diversas coisas possíveis ( ou então não acreditamos em nada) mas é necessário relembrar que os atos de uma pessoa podem levar a que um grupo seja discriminado, isto é, uma pessoa inventando uma história pode levar a que todos os relatos sejam tomados como falsos por uma pessoa de fora e é um preço que muitos inocentes não deviam ter que pagar. Essas fés acabam por ter consequências em coisas que fazem parte da realidade

Exacto, é isso mesmo, por vezes muitas vezes, esses grupo têm intuitos sérios e edificates mas acabam por ser descredibilizados por estes "turistas" e são taxados de embuste ou banha da cobra.

Ceinwyn

Essa é sim uma grande questão. Como disse, ,muitas pessoas colocam um post, a titulo de exemplo uma foto de um orbe e esperam receber centenas de respostas como «Que foto espectacular», «parece a cara de fulano», etc etc. Quando são questionadas sobre a lente, temperatura, humidade etc, ficam aborrecidas.
Que fique a mensagem «Estamos a tentar compreender, não denegrir ou ofender»
Mais uma vez Chacal se põe os «Hipocondriacos do paranormal»  ;) o hipocondriaco fica chateado quando o medico diz que nada tem ou questiona para tentar entender, o verdadeiro «doente» fica feliz por estar a ser bem «analisado».

Até á pouco tempo duvidava do paranormal era uma céptica convicta, contudo provas fortes fizeram-me ver o quanto estava errada. ;) e destruíram por completo os fortes alicerces que suportavam as minhas duvidas e descrença. ;)
Agora espero de forma humilde que esta matéria tenha o respeito que lhe é devido e sem cepticismo, sem analise, não vamos lá.
Já bastam os «atrasados» que colocam vídeos absurdos e falsos na net ::) a denegrir algo em que acreditamos. Mas enfim, conseguem os seus 5 minutos de fama e talvez fiquem felizes.

esse tipo de pessoas que posta videos e fotos, têm de entender que as pessoas que realmente se interessam pelo paranormal querem ter a certeza daquilo que está perante os seus olhos, o paranormal verdadeiro, aquele para o qual não há outra explicação lógica possível. Só queremos entender, ver, conhecer e estudar tudo o que liga aesta temática por isso é óbvio que se irão questionar as fontes dos documentos e analisar até ao ínfimo pormenor
veni, vidi, vici

Um dia destes dei comigo a fazer uma pesquisa na web para tentar saber o que por lá se dizia acerca do Portugalparanormal.

Bom, há de tudo, como se deve calcular, mas uma coisa que me ficou gravada na mente,  foi o facto de alguém ter dito que somos elitistas... ::)

Fica a descoberta


Templa
Templa - Membro nº 708

chacalnegro
Citação de: Templa em 18 outubro, 2012, 16:50
Um dia destes dei comigo a fazer uma pesquisa na web para tentar saber o que por lá se dizia acerca do Portugalparanormal.

Bom, há de tudo, como se deve calcular, mas uma coisa que me ficou gravada na mente,  foi o facto de alguém ter dito que somos elitistas... ::)

Fica a descoberta


Templa

Elitistas!? Essa é muito boa! :laugh: Se o forum fosse elitista, parte da trastaria a que aqui se dá o benefício da dúvida era apagado no momento.

Citação de: chacalnegro em 18 outubro, 2012, 17:35
Elitistas!? Essa é muito boa! :laugh: Se o forum fosse elitista, parte da trastaria a que aqui se dá o benefício da dúvida era apagado no momento.


Pois, como deves calcular, foi um membro que terá sido advertido acerca dos erros ortográficos e coisas assim... E também achou disparatados certos relatos... Não que alguns não tenham o seu quê de invenção, mas tomar a nuvem por Juno é essencialmente redutor...

Abraço

Templa
Templa - Membro nº 708