Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Sintra, o olho da Deusa?
    Iniciado por Euterpe
    Lido 2.672 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos!

Recentemente estive de visita em Sintra que para além de ser linda é muito mística.
Um amigo disse-me sem muita certeza e sem saber explicar, que alguém lhe tinha dito que Sintra era considerada salvo erro pela "religião" Wicca (não sei se será a definição correcta, se não fôr, deixo aqui desde já desculpas pela minha ignorância) o olho da Deusa!
Alguém sabe algo sobre isto?

Abraços
I know enough to know that I know nothing...

anokidas
#1


http://youtu.be/bof6blzCIGk

Na zona baixa dos jardins da Regaleira os caminhos levam-nos ao encontro de pensamentos esotéricos, filosóficos e religiosos, conforme os encontros que vamos tendo. Os simbolismos são muitos que nos levam desde a mitologia das primeiras civilizações (Grécia e Roma), ao secretismo ligado às práticas maçónicas ou ao encontro da belíssima Capela da Regaleira, que nos devolve à fé cristã.


Caminha-se em direção da Capela da Quinta. Do lado direito observa-se a parte baixa dos jardins da Regaleira. É ali que está situada a Fonte dos Íbis que tem ao lado o seu bonito lago. É no patamar superior deste Lago dos Íbis, que se acede ao troço inferior dos túneis da Regaleira e onde podemos encontrar as entradas para as Grutas do Labirinto.

Estas Grutas do Labirinto são também grutas artificiais e cheias de simbolismos, totalmente imaginadas e construídas por Luigi Manini e Carvalho Monteiro. Nestas grutas, os caminhos que nos levam ao interior do labirinto são livres, mas também nos remetem para a mitologia, convidando-nos a uma viagem subterrânea numa procura insistente da nossa espiritualidade.


Esta primeira parte dos túneis funciona como um labirinto, pelo seu carácter intrincado, que obriga o visitante a percorrer voltas e voltas, quase sobre o mesmo local, dificultando a sua orientação. A forma deste Labirinto é uma combinação entre uma espiral e uma trança, pelo que pode ser entendido como uma figuração do infinito num caso perpétuo, e noutro do eterno retorno. É também uma figuração da viagem das trevas à luz, portanto podendo representar o caminho iniciático, sob a forma exclusivamente interior, que conduz à morte simbólica do profano e à ressurreição do iniciado, como um homem novo.

O outro elemento evidente deste troço de túneis é o Lago, o qual é por vezes apresentado como simbolizando o "Olho da Terra", pelo qual os habitantes do mundo subterrâneo podem visualizar o que existe neste nosso mundo exterior, sem esquecer a referência às águas genesíacas e ao nascimento do Homem através das águas do ventre materno.


Na zona mais baixa dos jardins da Regaleira, junto do muro que separa a Quinta do exterior, tem lugar uma alameda que liga a Loggia de Pisões ao Palácio. Antes de se entrar na alameda que nos liga ao Patamar dos Deuses, podemos encontrar um Leão, que remonta à época da Baronesa da Regaleira. Este leão tem o intuito de representar a monarquia, principalmente o Rei.

Entra-se depois no Patamar dos Deuses, uma zona é marcada pelo alinhamento de estátuas de divindades greco-romanas, onde figuram a Fortuna, a deusa da boa sorte; Orfeu, que representa todos os seres humanos que iniciam a busca pela salvação; Vénus, a deusa do amor e da beleza; Flora, a potência da natureza, que faz florir as árvores e preside a "tudo que floresce". É a deusa das flores, com grande importância para Carvalho Monteiro, uma vez que este era botânico; Ceres, a deusa das plantas que brotam, que germinam (particularmente os grãos) e do amor maternal,  tendo um grande papel na explicação mitológica das quatro estações do ano; Pã, o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores, representado metade homem e metade bode, tem uma grande aparência animal, simbolizando a parte activa da natureza, assumindo geralmente um contexto fálico, na medida em que Pã era um grande sedutor das ninfas, tentando fecundá-las; Dionísio, o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia; Vulcano, o deus do fogo, o que remete para o gosto de Carvalho Monteiro pela alquimia e novamente para o contexto iniciático, com uma noção em que a matéria tem de morrer para renascer, mais pura, das próprias cinzas; e Hermes, o deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, entre outros atributos.

Fonte:http://asvoltasdovento.blogspot.pt/2012/07/sintra-3-dia-quinta-da-regaleira_22.html

Sintra é uma terra cheia de simbolismo e magnetismo, já lá morei onze anos e posso dizer que é  tudo lindo menos o tempo.

Não estarás a confundir olho da Deusa por olho da Terra?

#2
É deveras interessante, um dos locais onde estive em Sintra foi na Quinta da Ragaleira e fiquei fascinada com tudo...passei lá uma tarde e quero voltar com outros olhos.

Será que era a esse lago que o meu amigo se referia?? Ele frisou um dos olhos da Deusa e Wicca...

Mas o certo é que ele referio isso mas parecia confuso...

Atenção ás regras do fórum ... Obrigada
I know enough to know that I know nothing...

anokidas
Pois talvez tenha confundido mas como é uma terra cheia de deuses e deusas pode ser que alguém saiba dizer mais qualquer coisita :)

A ver vamos...  ;)

De qualquer forma fico grata pela tua resposta e por momentaneamente me fazeres viver de novo a Quinta da Regaleira <3

I know enough to know that I know nothing...

anokidas
De nada  ;) até fiquei com saudades do tempo em que lá morei  :D