Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • O meu irmão vê e sente coisas paranormais ou será imaginação dele?
    Iniciado por Ritinh@
    Lido 3.176 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá chamo-me Rita e tenho 16 anos, registei-me aqui porque o meu irmão acorda-me e vem ter comigo ao meu quarto de noite várias vezes a chorar e quando não está a chorar está muito nervoso, ele tem 10 anos e diz-me que vê alguém que parece se referir a um homem no sofá dele no canto do quarto, um homem todo preto no qual não lhe vê a cara, ele queixa-se que às vezes algo lhe toca na cabeça com força quando está quase a entrar no sono, no outro dia acordou com a cama abanar e disse-me que chega a ouvir coisas a cair e passos durante a noite.

Li vários casos de coisas terríveis aqui no fórum e por isso eu não sei lidar muito com estes assuntos e vi me informar do que se pode fazer nestas situações, o meu irmão tem medo de dormir no quarto dele e não pode dormir eternamente comigo, aqui em casa pareço a única que acredita neste tipo de coisas mas o meu pai já me contou que quando era criança via pessoas a passar pela cama dele mas que com o tempo isso passou, será que vai acontecer o mesmo com o meu irmão? A minha mãe também se queixa de ouvir barulhos estranhos no quarto do meu irmão, será alguém querer comunicar com o meu irmão que afinal ainda é uma criança? Ou isto será tudo imaginação ou psicológico?
Obrigada pela vossa compreensão.  

Poderão ser terrores nocturnos, o que é bastante comum nessa idade. (acho que é assim o nome).
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano


#3
Citação de: desant em 25 setembro, 2012, 18:17
Poderão ser terrores nocturnos, o que é bastante comum nessa idade. (acho que é assim o nome).

Pode ser terrores noturnos...mas...a mãe já ouviu barulhos no quarto do menino, o pai já passou por uma experiência idêntica, portanto é comum em crianças com uma certa idade queixarem-se destas situações, como por exemplo, terem um amigo imaginário... Os espíritos, segundo dizem, escolhem alguém inferior (crianças) para se poderem comunicar com facilidade, porque as crianças não têm aquela noção do que vêem e com quem falam. Isto é uma matéria que eu pessoalmente adorava conhecer e perceber. Por mais que a gente pesquise, só mesmo vivendo o acontecimento.

"Nenhuma coisa deste mundo para ou permanece, todas passam".

#4
com certeza deve ser terror noturno ou como ele é criança normalmente as crianças de até 7 anos vêem os mortos. leve ele ao psicólogo.

Eu não sei se ele tem amigos imaginários agora, mas a minha avó materna chegou a falar comigo porque o meu irmão contou-lhe que falava com alguém quando era mais novo, mas penso que agora não tem, mas seja o que for que lhe anda a incomodar não me parece que seja algum amigo imaginário. Agradeço pelos conselhos.

Citação de: Elisabethe em 25 setembro, 2012, 18:32
Pode ser terrores noturnos...mas...a mãe já ouviu barulhos no quarto do menino, o pai já passou por uma experiência idêntica, portanto é comum em crianças com uma certa idade queixarem-se destas situações, como por exemplo, terem um amigo imaginário... Os espiritos, segundo dizem, escolhem alguém inferior (crianças) para se poderem comunicar com facilidade, porque as crianças não teem aquela noção do que veem e com quem falam. Isto é uma matéria que eu pessoalmente adorava conhecer e perceber. Por mais que a gente pesquise, só mesmo vivendo o acontecimento.



Talvez o pai também tivesse terrores noturnos..quanto aos barulhos ouvidos pela mãe durante a noite, por vezes os terrores noturnos estão associados ao sonambulismo, o que os explicaria facilmente. Eu não estou a dizer que é isto ou deixa de ser, até porque não conheço o rapaz em questão, caberá aos pais e familiares tentarem descobrir o que se passa.
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Por falar em sonambulismo, o meu irmão é sonâmbulo mas ultimamente não tenho assistido a nada disso, ele costumava acordar e não saber onde é a casa-de-banho, falar sozinho durante a noite depende do sonho, mas coisas muito simples nada deste tipo de coisas que se andam a passar ultimamente.

anokidas
#8
O sono é um processo fisiológico complexo, influenciado por propriedades biológicas intrínsecas,
temperamento, expectativas, normas culturais e condições ambientais.
As perturbações do sono encontram-se entre as alterações comportamentais mais frequentes em
Pediatria, no entanto poucos estudos têm sido efectuados com o intuito de conhecer os hábitos e
problemas do sono em crianças em idade escolar (7,10, 11).
O principal objectivo do nosso trabalho foi estudar as características e perturbações do sono em
crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos residentes na área de Lisboa.
O tempo de sono nocturno foi, de um modo geral, adequado à idade com uma média de 9 horas
e 50 minutos por noite, o que se assemelha ao descrito noutros estudos ( 3, 10, 12).
Só 10% das crianças faziam um período de sono diurno, sendo a maioria pertencente ao grupo
etário dos 5-6 anos. Segundo outros autores há de facto entre os 3 e os 10 anos uma queda acentuada
da percentagem de crianças que dormem durante o dia (3, 7).
Verificámos uma elevada percentagem de crianças que dormiam na cama dos pais (17%). Esta
prática é um hábito cultural, muito controverso e que não está associado a uma maior frequência de
parassónias ou insónias (7, 13). Segundo Liu et al as crianças que partilham a cama com seus pais têm
maior frequência de sonolência diurna que as crianças que dormem sozinhas. Este hábito pode
influenciar mais a qualidade do sono do que a quantidade (13).
A definição de perturbação do sono varia conforme os autores. Neste estudo foi considerada
perturbação do sono qualquer ocorrência durante o sono, referida pelos pais como uma alteração do que
pensavam ser o sono normal do filho. Os dados relativos a estas perturbações foram considerados
apenas quando ocorriam pelo menos uma vez por mês.
A elevada frequência de perturbações do sono na nossa amostra está em concordância com
outros trabalhos (3, 12), com prevalências semelhantes de pesadelos, somniloquia, terrores nocturnos,
bruxismo, sonambulismo e insónia. A percentagem de enurese foi inferior à descrita na literatura (3, 11).
O sonambulismo estava associado a outras perturbações do sono tais como terrores nocturnos,
pesadelos, bruxismo e somniloquia, consensualmente com trabalhos publicados (12). Segundo Nevéus et
al o sonambulismo é um distúrbio do sono e do despertar, com uma causa genética e não psicossocial
(12). Verificámos também que os terrores nocturnos estavam associados ao bruxismo e somniloquia,
sendo aquela uma ocorrência típica de uma idade mais precoce.
Não foi encontrada relação significativa entre insónia e outras perturbações do sono. Esta
relação foi, no entanto, estabelecida em outros estudos realizados (12).
Os despertares nocturnos ocorreram em 11% das crianças e na maioria destas apenas uma vez
por noite. Esta perturbação ocorreu sobretudo em crianças dos 5 aos 7 anos. Neste grupo etário o sono
nocturno já deve estar bem consolidado, sendo raros os despertares espontâneos. Estes podem resultar
de uma intervenção inadequada parental em idades mais precoces.
Não se encontrou correlação estatisticamente significativa entre perturbações do sono e
distribuição por sexo, grupo etário ou a escolaridade dos pais. A relação entre perturbações do sono e
idade da criança foi no entanto estabelecida por outros estudos realizados (10), que encontraram uma
maior prevalência destas perturbações em crianças mais novas.
Verificámos que os familiares com perturbações do sono tinham na sua maioria (83%) um
filho/irmão com esta patologia, embora sem significado estatístico, o que parece apoiar a hipótese de
haver uma certa predisposição hereditária para as perturbações do sono (3).
Verificou-se que o sono das crianças não é abordado de um modo sistemático nas consultas de
Saúde Infantil. O sono tem uma função muito importante na atenção, na memória, aprendizagem e no
comportamento. Os problemas do sono podem ser uma fonte de stress e insónia para os pais, afectando
o seu desempenho parental (8) ou causar alterações do comportamento e dificuldades de aprendizagem
na criança. A falta de intervenção pode, ainda, levar ao prolongamento das perturbações do sono até à
vida adulta e ao recurso a terapêutica farmacológica desnecessária. Assim, torna-se particularmente
importante a abordagem deste tema nas consultas de Saúde Infantil para prevenção destas
perturbações.
A abordagem dos padrões de sono fornece uma oportunidade de aprender mais sobre a criança
e a família, para avaliar o ambiente que rodeia a criança, bem como para educar os pais acerca de uma
boa higiene do sono, com o intuito de prevenir problemas do sono mais graves e crónicos.

                                      Lidar com os pesadelos


A hora de dormir:

1. Sentar-se junto da criança, explicando o que a preocupa.

2. Aceitar os receios da criança e a necessidade de se agarrar aos pais.

3. Recordar a criança formas para se confortar, desviando o pensamento para coisas boas.

4. Deixar uma luz de presença no quarto.

5. Encorajar e aceitar o uso de objectos de conforto (ursinho, uma boneca ou cobertor preferido) como companhia e forma de afastar todos os medos.

6. Contar histórias que ajudam a compreender os medos e sentimentos vivenciados de forma indirecta.

7. Quando a criança recorre a cama dos pais, depois de um pesadelo, deve-se acalmá-la e posteriormente levá-la de volta a cama dela. Esta transição pressupõem aconchego e conforto durante alguns minutos no seu quarto.


                                                  Espiritualmente


Quando a obsessão  Infantil se manifesta?

A obsessão infantil, como um quadro bem estabelecido, pode manifestar-se em diferentes fases de sua vida. O importante é que tanto o médico, pediatra, o neurologista, os pais e também os trabalhadores da Casa Espírita entendam que é preciso muito cuidado, em primeiro lugar, no diagnóstico do processo obsessivo. É preciso haver muita atenção porque um rótulo desse, de processo obsessivo infantil, é muito sério. Então é preciso cuidado para não confundir a imaginação da criança, fatos emocionais da vida presente que podem eclodir através da própria imaginação, da televisão e outros meios de comunicação com sintomas obsessivos.



Existe um período maior de incidência ou é esporádico?


Existe sim. Nós poderíamos dizer que nos primeiros sete anos seria muito difícil caracterizarmos certos comportamentos obsessivos da criança. Podemos dizer que a hiperatividade, o terror noturno, o medo freqüente ou a agressividade encontram causas no próprio relacionamento da criança com seus pais ou com seus irmãos. Já no caso da criança acima de sete anos, principalmente de 7 a 14 anos, nos teríamos alguns comportamentos mais bem relacionados, como a agressividade da criança e atitudes auto-destrutivas, como o uso de faca, objetos, movimento piromaníaco, ou seja, querendo pôr fogo nas coisas dentro de casa, a voz alterada, alguns fenômenos que observamos em que a criança chega até a mudar seu tom de voz. Quando está envolvida por espírito obsessor, agride com palavrões  seus pais e seus irmãos, fato que não é habitual às vezes na própria criança e que leva seus pais a buscarem  psicólogos, neurologistas e pediatras.

Qual o tratamento adequado, quando se descobre esta causa em crianças?

O tratamento adequado, sem dúvida nenhuma, deve ser o mais amplo possível. Deve envolver uma avaliação pediátrica do estado de saúde física da  criança; deve ser acompanhado por uma avaliação psicológica ou psiquiátrica da própria criança e, além disso, de uma  avaliação espiritual, num Centro de boa qualidade, em geral por médiuns idôneos. Recomendo que o Grupo de  Diagnóstico Mediúnico nunca tenha menos que quatro médiuns, que trabalhem em conjunto. Eles atendem a criança sem conhecê-la, através de uma ficha, de uma entrevista, para não serem impressionados com reações que a criança possa ter. Então, analisando a ficha de entrevista da criança, os médiuns, na maioria de quatro a seis, em grupo decidem se, envolvidos pelos seus mentores, realmente trata-se de um caso de obsessão infantil.

Espero ter ajudado de alguma forma

Cumprimentos

Fonte: clodomiro.xpg.com.br


anokidas
O importante é ele ficar bem  :)

Boa Sorte e vai dando noticias :)

Obrigada, eu vou dando noticias...
Eu ainda tenho esperanças que isto seja uma fase e depois passe com o tempo...