Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Informações transmitidas por Espíritos - como validar?
    Iniciado por Inominado
    Lido 9.030 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Inominado
Os espíritos que se comunicam com os médiuns trazem um conjunto de informações e conceitos sobre o mundo espiritual. Considerando que nós, enquanto encarnados, temos uma menor ligação com o mundo espiritual, apresentamos, por isso, uma menor capacidade de validar as informações recebidas, pois não podemos ir observar in loco como se passam as coisas.

Se à situação que mencionei acima, juntarmos o facto de haverem espíritos que pretendem induzir os encarnados em erro, então a complexidade deste tema é ainda maior.

Criei este tópico para que, em conjunto, possamos discutir sobre o método que devemos usar para afirmar que determinada informação recebida é correta ou, pelo contrário, que é errada.
As pessoas como eu, que não são médiuns, podem dizer como consideram que deveria ser o método
Os médiuns que frequentam o fórum, e que são muitos, podem dizer que método usam no seu dia-a-dia.

anokidas
Bem já que ninguém se chega á frente cá vai a minha modesta opinião acerca deste assunto.Pelo que me apercebi é para opinar quais os métodos que os médiuns utilizam para ouvir o que os espíritos lhes dizem?e se o que eles dizem é viável ou não? Corrige-me se estiver errada.

Bem eu não sou Médium, pode ser que apareça por aqui algum,mas penso que eles começam por pedir proteção aos seus guias espirituais primeiro para poder falar com o além ou então é um fenómeno natural e espontâneo que ocorre na mente deles.

Acerca do que os espíritos dizem,bem o que me disseram é que os espíritos mal intencionados (espíritos baixos) metem-se na nossa vida transmitindo mensagens a toda a hora.Se eles dizem a verdade ou não depende do crédito que os médiuns lhes dão pois cada um é livre de árbitro .

Quanto á minha sincera opinião (mesmo não sabendo de nada) cada médium deveria ter um mentor, um (guia espiritual) para poder confirmar se está a ser enganado ou não,caso contrário andam todos a ser enganados por espíritos maliciosos á espera que lhes dêem crédito para provarem que ainda estão vivos e tem poder.

Claro que só um bom médium saberá responder a este tipo de perguntas mas realmente são perguntas que   também gostaria de ver aqui.

Gostei  ;)

Abraços Anokidas

Inominado
#2
A questão não era propriamente aquilo que os médiuns fazem para receber mensagens, mas sim como os médiuns definem que uma mensagem é boa ou má. E cobriste ambas as hipóteses, Anokidas.  E digo-te, tens conceitos muito interessantes sobre este tema e não digo isto por teres sido a única a responder  ;D

Vejamos os seguintes trechos de mensagens sobre a SIDA, transmitidas a médiuns por espíritos, no final dos anos 80 do século XX:

CitaçãoMensagem I
Que a paz do Senhor esteja contigo irmã, bem como com os outros irmãos que aí estão.
Primeiramente vou falar sobre o caso da SIDA que está afligindo o mundo inteiro.
Portugal será o país menos atacado desse flagelo, que está exterminando grande parte da humanidade. O seu princípio está no sangue, no desenvolvimento de alguns elementos da hemoglobina, que não produz a imunidade à defesa do organismo.

(...)

Mensagem XII
Sobre a SIDA há a acrescentar que quem tem possibilidade deve deitar a roupa fora cada vez que a veste, por isso devem comprar roupas económicas para mudar, isto é, roupa que não apanhe a radioactividade e poeiras atómicas, isto porque as muitas vezes qua a roupa vai a lavar e secar há radioactividade na água e no ar.
Assim, roupas sempre novas era o ideal.
Caso contrário terão de lavar as roupas usadas mais vezes e quaimá-las para que desapareça com elas parte dos germes nocivos que contém.

Não sei quem recebeu estas mensagens, mas o médium que as recebeu, e as difundiu, difundiu conceitos e informações erradas...

Todo e qualquer médium pode receber informações erradas como as que coloquei em cima. Agora a questão é: como podemos tentar distinguir o verdadeiro do falso, o certo do errado.

anokidas
Olá,bem me parecia que havia qualquer coisa que não tinha percebido bem ;D mas de qualquer maneira obrigado pela resposta ;),agora que já percebi a pergunta com os exemplos que deste,realmente é difícil compreender o que é verdadeiro e falso.
Talvez os médiuns distingam através da sua própria intuição mas é muito vago...ficamos a aguardar por respostas...
Continuo a aguardar também ;)

Beijinhos e abraço

Anokidas

#4
As informações transmitidas por espíritos (de pessoas normais que já viveram) não são diferentes de informações que alguém vivo nos transmite, isto é:

Se for um médico a falar de medicina será mais ponderado do que uma pessoa que não seja médico. O mesmo para outra e qualquer área do conhecimento humano.

Como é que eu valido a informação que um amigo meu me transmite? E se me for desconhecido? Dou a mesma ponderação?
Como é que em tribunal se valida o que é verdade?
Como é que a ciência valida os factos que obtém?

Agora... se se considerar que no mundo espiritual se obtém conhecimento que não se obtém neste mundo, aí o caso muda de figura. Se assim for, então a informação teria que ser confirmada por diferentes, e independentes, espíritos, um pouco como "acontece" com as testemunhas num tribunal.

Muito boa questão Inomidado...
[b]Ressonância[/b]: "...Nessas frequências, até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois [b]o sistema armazena energia vibracional[/b]."

Citação de: Inominado em 08 setembro, 2012, 11:06
Os médiuns que frequentam o fórum, e que são muitos, podem dizer que método usam no seu dia-a-dia.
Há assim tantos por aqui no PP?

Inominado
Citação de: malkuth em 16 novembro, 2014, 20:39
Há assim tantos por aqui no PP?

Há vários por aqui, mas em 2012, quando abri o tópico, havia mais. No antigo Xat até se davam se faziam "leituras" de pessoas e tudo... Outros tempos...

CitaçãoTodo e qualquer médium pode receber informações erradas como as que coloquei em cima. Agora a questão é: como podemos tentar distinguir o verdadeiro do falso, o certo do errado.

Só é possivel fazer isto se formos completamente honestos conosco próprios pois só aí é que vamos ser honestos em relação ao outro. Atenção, podemos no entanto estar errados em relação ao outro.
a minha religião é a verdade...

Eu não sei como recebo as mensagens, apenas sei que quando as recebo são fidedignas. Mas eu não sou médium, sou uma pessoa normal com uma intuição apurada.

A maior parte acontecem em sonhos mas, tenho outras, que são pura intuição.

Explicando melhor, quando "olho" para uma pessoa e a "vejo" num caixão, estou a ditar-lhe uma sentença de morte. A pessoa acaba por morrer, num curto espaço de tempo. De salientar que são pessoas saudáveis e de pouca idade... Pior ainda, quando se trabalha na área da saúde.

É claro que precisava de alguém que me explicasse o que está a acontecer e me orientasse, infelizmente, não há quem o queira fazer :(

Inominado
#9
Citação de: alexia1981 em 17 novembro, 2014, 09:57
Eu não sei como recebo as mensagens, apenas sei que quando as recebo são fidedignas. Mas eu não sou médium, sou uma pessoa normal com uma intuição apurada.

A maior parte acontecem em sonhos mas, tenho outras, que são pura intuição.

Explicando melhor, quando "olho" para uma pessoa e a "vejo" num caixão, estou a ditar-lhe uma sentença de morte. A pessoa acaba por morrer, num curto espaço de tempo. De salientar que são pessoas saudáveis e de pouca idade... Pior ainda, quando se trabalha na área da saúde.

É claro que precisava de alguém que me explicasse o que está a acontecer e me orientasse, infelizmente, não há quem o queira fazer :(

Já procuraste um Centro Espirita? O que te disseram lá?

Aconselhar centros espíritas acaba por ser algo recorrente e, de certa forma, até monótono, mas é o único sitio, que eu conheça, onde se procura estudar a mediunidade de  forma gratuita e o mais racional possível. Não te recusam orientação para um caminho que deverás ser tu a caminhar.

Citação de: Inominado em 17 novembro, 2014, 10:42
Já procuraste um Centro Espirita? O que te disseram lá?

Aconselhar centros espíritas acaba por ser algo recorrente e, de certa forma, até monótono, mas é o único sitio, que eu conheça, onde se procura estudar a mediunidade de  forma gratuita e o mais racional possível. Não te recusam orientação para um caminho que deverás ser tu a caminhar.

Frequentei um Centro Espírita há algum tempo mas nunca me identifiquei muito com o seu funcionamento. Pareceu me, aberto, a um número restrito de pessoas e quase "impenetrável" por curiosos e/ou estudiosos.
Comecei a ter dificuldades em dormir... E algum tempo depois, as manifestações foram reduzindo e eu segui a minha vida normalmente.

Mas agora, regressaram em força. A intuição está apuradissima, as visões aparecem com frequência... Trabalho com muita gente e há dias que me sinto esgotada fisica e mentalmente. E depois, tenho sonhos estranhissimos que me lembro com uma lucidez fenomenal.Ainda esta noite, sonhei com pelo branco, tipo urso branco ou raposa branca, lobo, lamentavelmente, não identifquei o animal.

Inominado
Citação de: alexia1981 em 17 novembro, 2014, 18:59
Frequentei um Centro Espírita há algum tempo mas nunca me identifiquei muito com o seu funcionamento. Pareceu me, aberto, a um número restrito de pessoas e quase "impenetrável" por curiosos e/ou estudiosos.
Comecei a ter dificuldades em dormir... E algum tempo depois, as manifestações foram reduzindo e eu segui a minha vida normalmente.

Mas agora, regressaram em força. A intuição está apuradissima, as visões aparecem com frequência... Trabalho com muita gente e há dias que me sinto esgotada fisica e mentalmente. E depois, tenho sonhos estranhissimos que me lembro com uma lucidez fenomenal.Ainda esta noite, sonhei com pelo branco, tipo urso branco ou raposa branca, lobo, lamentavelmente, não identifquei o animal.

Os Centro Espírita são organizados por pessoas e muitas vezes tem falhas. O que tu apontas acerca da "impenetrabilidade" é algo mais comum do que aquilo que se pensa, infelizmente.

Se estiveres interessada procura um centro que tenha Curso Básico de Espiritismo. Centros com "cursos" acabam por ser lidar melhor com quem procura saber mais do que aquilo que é transmitido nas palestras e com quem pretende desenvolver um trabalho dentro dos Centros Espiritas.

Agora, esse esgotamento físico e mental, as visões frequentes indicam que a sensibilidade está a começar a interferir na tua vida...

Citação de: Inominado em 18 novembro, 2014, 15:41
Os Centro Espírita são organizados por pessoas e muitas vezes tem falhas. O que tu apontas acerca da "impenetrabilidade" é algo mais comum do que aquilo que se pensa, infelizmente.

Se estiveres interessada procura um centro que tenha Curso Básico de Espiritismo. Centros com "cursos" acabam por ser lidar melhor com quem procura saber mais do que aquilo que é transmitido nas palestras e com quem pretende desenvolver um trabalho dentro dos Centros Espiritas.

Agora, esse esgotamento físico e mental, as visões frequentes indicam que a sensibilidade está a começar a interferir na tua vida...

Está a interferir cada vez mais na minha vida e tenho receio que piore. Os sentidos parecem mais apurados...

#13
Citação de: alexia1981 em 18 novembro, 2014, 19:58
Está a interferir cada vez mais na minha vida e tenho receio que piore. Os sentidos parecem mais apurados...

Olá Alexia!
Tu és medium, pois a definição é exatamente essa, uma pessoa com intuição apurada, que funciona como uma espécie de sensor para captar informações de outros planos.
Também sou da área da saúde e digo-te já que enquanto não aprendi a dominar todas as informações que recebia e sentia cheguei mesmo a ter ataques de pânico no hospital e a desmaiar.
Existem imensos métodos que podes usar para te protegeres e inclusivamente o teu mentor espiritual, o teu guia, pode transmitir-te qual dos métodos se aplica melhor a ti.
Entretanto qualquer dúvida ou dificuldade que tenhas em sintonizar com os verdadeiros, diz-me que posso tentar orientar.

Quanto às outras questões, costumo explicar da seguinte forma: os mediuns recebem as informações através de audição, visão, intuição (voz interior) e sobretudo: emoção. Na maior parte das vezes, quando há muitos espíritos a tentar comunicar por emoção ou intuição, torna-se como uma antena rádio a determinar várias frequencias e sem perceber bem o que cada uma diz. Por isso, quanto mais elevado for o nível de paz interior (ou seja, mais elevada a frequência), maior a capacidade de ouvir com pureza os guias e anjos e a verdade (mesmo que por espíritos em frequências menores). E assim é para qualquer sentido.
Um exemplo que dou... um familiar meu faleceu, eu já tinha previsto mas ainda assim fiquei muito em baixo e desci muito a minha frequência... com a frequência baixa via todos os espíritos em igual frequência o que pode tornar-se assustador. Subindo a frequência podemos ver os seres mais elevados, se bem que após sabermos que eles existem eles próprios dizem "para quê ver se nos podes sentir?".
Sentir é puro, lindo, é telepático, verdadeiro. Percebem?
Não sei se me explico bem, mas qualquer dúvida podem dispor que tento responder.

E normalmente as respostas dos guias são para ajudar a cada um de nós (para evoluirmos, pois só mudamos o Mundo se nos modarmos a nós e o maior exemplo está na atitude - ou seja, ou crescermos os outros crescem), uma vez que aceitemos crescer a nível espiritual, cada um pode tornar-se medium se assim o quiser, e, ao mesmo tempo, se estivermos já num completo estado de paz, podemos ajudar outros espíritos verdadeiros, que realmente precisam de ajuda, através da mediunidade. É puro amor incondicional e inconscientemente ou noutra vida, decidimos realizar este tipo de trabalho.
Faz, realmente, parte de cada um de nós, mas por motivos próprios da nossa evolução, uns decidiram ativar ou tiverem de, outros não.
Confesso que foi um texto um tanto confuso, mas este tema é dificil de explicar.


Citação de: LitleStar em 23 novembro, 2014, 12:28
Olá Alexia!
Tu és medium, pois a definição é exatamente essa, uma pessoa com intuição apurada, que funciona como uma espécie de sensor para captar informações de outros planos.
Também sou da área da saúde e digo-te já que enquanto não aprendi a dominar todas as informações que recebia e sentia cheguei mesmo a ter ataques de pânico no hospital e a desmaiar.
Existem imensos métodos que podes usar para te protegeres e inclusivamente o teu mentor espiritual, o teu guia, pode transmitir-te qual dos métodos se aplica melhor a ti.
Entretanto qualquer dúvida ou dificuldade que tenhas em sintonizar com os verdadeiros, diz-me que posso tentar orientar.

Quanto às outras questões, costumo explicar da seguinte forma: os mediuns recebem as informações através de audição, visão, intuição (voz interior) e sobretudo: emoção. Na maior parte das vezes, quando há muitos espíritos a tentar comunicar por emoção ou intuição, torna-se como uma antena rádio a determinar várias frequencias e sem perceber bem o que cada uma diz. Por isso, quanto mais elevado for o nível de paz interior (ou seja, mais elevada a frequência), maior a capacidade de ouvir com pureza os guias e anjos e a verdade (mesmo que por espíritos em frequências menores). E assim é para qualquer sentido.
Um exemplo que dou... um familiar meu faleceu, eu já tinha previsto mas ainda assim fiquei muito em baixo e desci muito a minha frequência... com a frequência baixa via todos os espíritos em igual frequência o que pode tornar-se assustador. Subindo a frequência podemos ver os seres mais elevados, se bem que após sabermos que eles existem eles próprios dizem "para quê ver se nos podes sentir?".
Sentir é puro, lindo, é telepático, verdadeiro. Percebem?
Não sei se me explico bem, mas qualquer dúvida podem dispor que tento responder.

E normalmente as respostas dos guias são para ajudar a cada um de nós (para evoluirmos, pois só mudamos o Mundo se nos modarmos a nós e o maior exemplo está na atitude - ou seja, ou crescermos os outros crescem), uma vez que aceitemos crescer a nível espiritual, cada um pode tornar-se medium se assim o quiser, e, ao mesmo tempo, se estivermos já num completo estado de paz, podemos ajudar outros espíritos verdadeiros, que realmente precisam de ajuda, através da mediunidade. É puro amor incondicional e inconscientemente ou noutra vida, decidimos realizar este tipo de trabalho.
Faz, realmente, parte de cada um de nós, mas por motivos próprios da nossa evolução, uns decidiram ativar ou tiverem de, outros não.
Confesso que foi um texto um tanto confuso, mas este tema é dificil de explicar.



Ontem, por exemplo, fui fazer compras a um shopping, senti-me mal, muito mal, a sufocar e a sensação que ia desmaiar a qualquer momento.

Eu não sei de que forma me posso proteger.

Em alguns momentos, já cheguei a ouvir mensagens e a ver, normalmente, crianças. Uma é um menino pequeno, talvez 4 anos e uma menina bebé num triciclo, ambos às gargalhadas. A outra é uma rapariga cantora :)

Infelizmente não sei o que se passa e porque acontece.