Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • A língua portuguesa é de todos e por todos deve ser acarinhada.
    Iniciado por MacBeth
    Lido 5.555 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tenho estado e debater-me se deveria escrever esta mensagem uma vez que sou visitante não assídua deste espaço e não participante. Esta é, portanto, a minha primeira mensagem aqui.
Tenho perfeita noção que o assunto não terá, aqui, o melhor cabimento mas não sei como contatar os responsáveis por este forum e levar-lhes este assunto.
A minha motivação prende-se com o fato de, apesar nas regras gerais de utilização e participação neste forum haver uma clara referência à correção gramatical e ortográfica da língua escrita, e se oferecer um corretor ortográfico, grande percentagem das mensagens estão cobertas de erros graves o que torna as mensagens de difícil compreensão.
A gota de água foi o fato dos erros estarem até patentes nos títulos.
Não sabe o seu autor, nem a maioria dos participantes que o verbo haver usa-se antes de referência a um período de tempo? Assim deveria ter escrito o autor: «... tiradas há minutos...».
Cedilhas com vogais "e" e "i", como "começe" vê-se não poucas vezes; imperfeito do conjuntivo com apóstrofe como "fica-se" onde se devia ler "ficasse" também é normal. E muitos, muitos outros erros.
Mas será que o nível cultural da nossa população está assim tão baixo? Ou é simples negligência ou falta de brio?
Haja mais rigor! Ainda pedem desculpa alguns participantes brasileiros pelo nível de linguagem usada por eles quando a dos portugueses é bem pior!
Mais uma coisa: quando se usa o verbo haver para definir um período de tempo no passado é errado usar "atrás" porque é invariavelmente passado.. Ainda que todos façam este erro, de políticos a atores e a jornalistas, tal não faz correto algo que não o está.
Rigor! A língua portuguesa é de todos e por todos deve ser acarinhada.

Citação de: MacBeth em 30 agosto, 2012, 13:00
Tenho estado e debater-me se deveria escrever esta mensagem uma vez que sou visitante não assídua deste espaço e não participante. Esta é, portanto, a minha primeira mensagem aqui.
Tenho perfeita noção que o assunto não terá, aqui, o melhor cabimento mas não sei como contatar os responsáveis por este forum e levar-lhes este assunto.
A minha motivação prende-se com o fato de, apesar nas regras gerais de utilização e participação neste forum haver uma clara referência à correção gramatical e ortográfica da língua escrita, e se oferecer um corretor ortográfico, grande percentagem das mensagens estão cobertas de erros graves o que torna as mensagens de difícil compreensão.
A gota de água foi o fato dos erros estarem até patentes nos títulos, como é o caso desta mensagem.
Não sabe o seu autor, nem a maioria dos participantes que o verbo haver usa-se antes de referência a um período de tempo? Assim deveria ter escrito o autor: «... tiradas há minutos...».
Cedilhas com vogais "e" e "i", como "começe" vê-se não poucas vezes; imperfeito do conjuntivo com apóstrofe como "fica-se" onde se devia ler "ficasse" também é normal. E muitos, muitos outros erros.
Mas será que o nível cultural da nossa população está assim tão baixo? Ou é simples negligência ou falta de brio?
Haja mais rigor! Ainda pedem desculpa alguns participantes brasileiros pelo nível de linguagem usada por eles quando a dos portugueses é bem pior!
Mais uma coisa: quando se usa o verbo haver para definir um período de tempo no passado é errado usar "atrás" porque é invariavelmente passado.. Ainda que todos façam este erro, de políticos a atores e a jornalistas, tal não faz correto algo que não o está.
Rigor! A língua portuguesa é de todos e por todos deve ser acarinhada.


Concordo plenamente e subscrevo na íntegra!!!! ;)
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...


Quando eu fizer um erro é avisar. Falando por mim, o ensino nem sempre foi o melhor e nem a atenção foi muita.  ::) Pago hoje por isso.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

O erro que mais me irrita é a separação do "mos" (exemplo: esta-mos; fize-mos, libertá-mos). É um erro crasso e vejo-o tanto...não existe separação!

E outra coisa: sempre que colocamos o "mente" temos de ter atenção aos acentos. Exemplo: pi da tem um acento tónico na antepenúltima sílaba (esdrúxula), mas ra pi da men te não tem acento: nunca poderia ter porque os acentos vão apenas até à antepenúltima sílaba e quando acrescentamos o "mente" estamos a acrescentar mais 2 sílabas, ou seja, esta palavra fica com 5 sílabas e não existe acentuação neste caso  ::)

Como eu fui aluna de Humanidades nos exames tínhamos sempre descontos por este tipo de erros, bem como vírgulas nos locais errados (ou falta delas...) e finais de frases sem parágrafos (poucos sabiam o significado do parágrafo  :P). Aprendemos à bruta, mas aprendemos  ;D
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." - Friedrich Nietzsche
"There's one thing i couldnt do: sacrifice myself to you"

#5
Se tivermos um bocadinho de atenção e depois relermos o que escrevemos, apanhamos a maior parte dos erros.
Depois é só usar o corrector ortográfico.

Citação de: MacBeth em 30 agosto, 2012, 13:00
Tenho estado e debater-me se deveria escrever esta mensagem uma vez que sou visitante não assídua deste espaço e não participante. Esta é, portanto, a minha primeira mensagem aqui.
Tenho perfeita noção que o assunto não terá, aqui, o melhor cabimento mas não sei como contatar os responsáveis por este forum e levar-lhes este assunto.
A minha motivação prende-se com o fato de, apesar nas regras gerais de utilização e participação neste forum haver uma clara referência à correção gramatical e ortográfica da língua escrita, e se oferecer um corretor ortográfico, grande percentagem das mensagens estão cobertas de erros graves o que torna as mensagens de difícil compreensão.
A gota de água foi o fato dos erros estarem até patentes nos títulos.
Não sabe o seu autor, nem a maioria dos participantes que o verbo haver usa-se antes de referência a um período de tempo? Assim deveria ter escrito o autor: «... tiradas há minutos...».
Cedilhas com vogais "e" e "i", como "começe" vê-se não poucas vezes; imperfeito do conjuntivo com apóstrofe como "fica-se" onde se devia ler "ficasse" também é normal. E muitos, muitos outros erros.
Mas será que o nível cultural da nossa população está assim tão baixo? Ou é simples negligência ou falta de brio?
Haja mais rigor! Ainda pedem desculpa alguns participantes brasileiros pelo nível de linguagem usada por eles quando a dos portugueses é bem pior!
Mais uma coisa: quando se usa o verbo haver para definir um período de tempo no passado é errado usar "atrás" porque é invariavelmente passado.. Ainda que todos façam este erro, de políticos a atores e a jornalistas, tal não faz correto algo que não o está.
Rigor! A língua portuguesa é de todos e por todos deve ser acarinhada.



Fizeste muito bem em postar, embora pouco vá adiantar... Eu também tento preservar a língua, embora não esteja ainda familiarizada com a nova ortografia (aliás, acho que nem me apetece fazê-lo...).

E quando vejo algum user que faz o mesmo que eu mas que, de vez em quando, é influenciado pela errónea ortografia  de que falaste, lá estou, em privado, a "catar-lhe" o lapso. E graças a Deus que os meus pequenos reparos têm sido sempre bem acolhidos. E eu agradeço que me façam o mesmo quando cometo as mesmas distrações...

Mas só faço isso quando acho que a pessoa em causa não é um caso perdido, antes pelo contrário.

Abraço


Templa

Templa - Membro nº 708

Complicado, é quando nos deparamos com tópicos antigos, possivelmente escritos antes de haver um corrector ortográfico, e aí não sei se terá algum cabimento corrigir o texto, é que não faria outra coisa.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Templa em 31 agosto, 2012, 16:53
em privado, a "catar-lhe" o lapso.

É não é ? ?  ;D ;D ;D

Citação de: Templa em 31 agosto, 2012, 16:53

Mas só faço isso quando acho que a pessoa em causa não é um caso perdido, antes pelo contrário.


Ó Templa .. e eu a pensar que era um caso perdido ....  ;D

hahahaha  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

#9
Citação de: Seth em 31 agosto, 2012, 17:05
É não é ? ?  ;D ;D ;D

Ó Templa .. e eu a pensar que era um caso perdido ....  ;D

hahahaha  ;)


Olha,às vezes, no sentido de que falaste, somos quase todos casos perdidos, porque perdemos, no minímo, a concentração... ;)

Olha, eu, por exemplo, quando mando msn no telemóvel, sou sempre um caso perdido com o Ç, o acento grave ou, o til e o  circunflexo. Como julgo que não existem, vai mesmo assim... Agora mesmo, não sei se o circunflexo, tem ou não chapéu... A minha esperança é que a dúvida seja momentânea  ;) ;D, assim uma espécie de bebedeira que me deixará boa quando passar... ;) ;D ;D ;D

Abraço

Templa
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 31 agosto, 2012, 17:33

Olha,às vezes, no sentido de que falaste, somos quase todos casos perdidos, porque perdemos, no minímo, a concentração... ;)

Olha, eu, por exemplo, quando mando msn no telemóvel, sou sempre um caso perdido com o Ç, o acento grave ou, o til e o  circunflexo. Como julgo que não existem, vai mesmo assim... Agora mesmo, não sei se o circunflexo, tem ou não chapéu... A minha esperança é que a dúvida seja momentânea  ;) ;D, assim uma espécie de bebedeira que me deixará boa quando passar... ;) ;D ;D ;D

Abraço
Templa

Esta é fácil: o circunflexo é utilizado para distinguirmos, por exemplo, entre o verbo pôr e a preposição por, e ainda entre o verbo poder na terceira pessoa do presente do modo indicativo (pode) e o mesmo verbo na terceira pessoa do pretérito perfeito do modo indicativo (pôde).

E tem mais: usa-se o acento circunflexo em verbos como ter (e nos seus derivados, como reter), vir (e seus derivados, como provir) na terceira pessoa do plural no presente do modo indicativo, para se poder distinguir dos mesmos verbos conjugados na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo:
Ele tem, Eles têm;
Ele obtém, Eles obtêm,
Ele vem, Eles vêm,
Ele provém, Eles provêm

Finalmente, também se utiliza o circunflexo para indicar as vogais tónicas fechadas.
Exemplos: lâmpada, pânico
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Templa em 31 agosto, 2012, 17:33

Olha,às vezes, no sentido de que falaste, somos quase todos casos perdidos, porque perdemos, no minímo, a concentração... ;)

Olha, eu, por exemplo, quando mando msn no telemóbvel, sou sempre um caso perdido com o Ç, o acento grave ou, o til e o  circunflexo. Como julgo que não existem, vai mesmo assim... Agora mesmo, não sei se o circunflexo, tem ou não chapéu... A minha esperança é que a dúvida seja momentânea  ;) ;D, assim uma espécie de bebedeira que me deixará boa quando passar... ;) ;D ;D ;D

Abraço

Templa

hahahaha  ;D ;D

Eu então é uma bebedeira crónica ...
Creio inclusive que ás vezes sou uma espécie em extinção, de tão perdido que ando nisto de acordos ortográficos ...  ;D

Enfim... olha, conto contigo para os "lapsos" ... hahahaha  ;)

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 31 agosto, 2012, 17:47
hahahaha  ;D ;D

Eu então é uma bebedeira crónica ...
Creio inclusive que ás vezes sou uma espécie em extinção, de tão perdido que ando nisto de acordos ortográficos ...  ;D

Enfim... olha, conto contigo para os "lapsos" ... hahahaha  ;)

Abraço

Também eu! Pois por vezes, dá-me cá uma branca
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Gostei muito do topico. É preciso respeitar a língua de Camões que é muito rica e faz parte da nossa identidade. Parabéns pela iniciativa e participação de todos
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#14
Está bem, Seth e Salomé, tomei devida nota do pedido. Satisfá-lo-ei na primeira oportunidade... Mas, por favor,  poupem-me o mais possível! ;D ;D ;D

E agora tive uma ideia..., mas fica para amanhã

Abraço


Templa
Templa - Membro nº 708