Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.442
Total de tópicos
26.914
  • O que está por trás da atividade paranormal? Dica: não são os fantasmas
    Iniciado por ricandre
    Lido 5.107 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Richard Wiseman é mágico profissional e psicólogo americano. Intrigado com o lado inusitado da experiência humana, ele realizou pesquisas sobre sorte, mentiras e actividade paranormal.

Em seu novo livro, "Paranormalidade", ele investiga profundamente a ciência (ou falta dela) das assombrações, fenômenos psíquicos, telepatia e outros acontecimentos supostamente inexplicáveis.

Ele não acredita em fantasmas, e acha que você não deve acreditar também. Mas, para saber o que há naquele livro, vai ser mais difícil do que você pensa. As editoras americanas disseram a Wiseman que não havia mercado para desbancar a actividade paranormal nos EUA.

Nós discordamos, é claro. Nenhuma mídia teve omitir algum lado da verdade, apenas porque o público parece gostar do outro. E qual o fascínio do paranormal? Você quer ouvir o que Wiseman tem a dizer? Então curta essa entrevista:

Por que as pessoas são tão atraídas às crenças paranormais?

Richard Wiseman: Um dos motivos é que elas têm experiências paranormais. Na verdade, essa é a essência do livro: tentar entender por que as pessoas têm essas experiências estranhas, uma vez que espíritos não existem. Há também a noção de que as crenças são muito reconfortantes. Se você está doente, a ideia do "curador psíquico" é boa. E depois, há a influência da indústria paranormal. Os livros, os programas de televisão, as experiências psíquicas, todos têm interesse em fazer com que o público acredite nesse material.

Então você não é um crente?


RW: Não, eu tendo a ser um pouco céptico. Trabalhei nessa área por cerca de 20 anos e nunca vi nada que me convencesse de que qualquer dessas coisas fosse verdade. O que eu tenho visto é que as pessoas têm experiências estranhas, quer com fantasmas ou actividades psíquicas, que nos dizem algo sobre o seu cérebro, seu comportamento e suas crenças.

O que a crença no paranormal nos diz sobre a nossa própria psicologia?


RW: Eu acho que cada coisa nos diz algo um pouco diferente. Por exemplo, a paralisia do sono, que é a noção de acordar completamente imóvel, vendo uma figura ao pé da sua cama e você se convence de que este espírito maligno ou força demoníaca está a segurando, mantendo-lhe imóvel. Isso diz muito sobre a psicologia do sono. Quando dormimos, estamos paralisados; por isso, não "agimos" o que estamos sonhando. Essa experiência do sonho pode acontecer quando você acorda junto com a paralisia.

O que, para você, é a crença mais interessante ou estranha no paranormal?


RW: Acho que fantasmas, ou a noção de que as pessoas vêem algo no canto dos olhos, especialmente se estão em um local "assombrado". É o poder da sugestão, bem como o medo. Quando estamos com medo, o sangue flui da ponta dos dedos aos músculos principais do corpo, e você se prepara hormonalmente para "fugir ou lutar", e isso pode lhe deixar frio. Você também pode tornar-se hipervigilante, assim, você começa a perceber passos ou vozes que não teria notado antes, e assumir que é algum tipo de actividade paranormal.

Você já fez algumas investigações que "desbancaram" fantasmas. O que você descobriu?


RW: Essas investigações foram realizadas no Hampton Court Palace, um palácio real ao sul de Londres, e em Edimburgo, na Escócia, supostamente um dos lugares mais assombrados do Reino Unido. Levamos pessoas até lá e pedimos que elas dissessem quais locais pareciam mais assombrados. Elas escolhiam frequentemente os mesmos locais. Parte das razões é que os locais eram às vezes fisicamente mais frios, devido a padrões térmicos. Às vezes, eles tinham um tipo de som estranho, de baixa frequência, que pode ser causado pelo barulho do trânsito ou o vento através de uma janela aberta. Ou os lugares apenas pareciam um pouco assustadores, porque eram escuros e nós temos um cérebro que evoluiu para nos manter fora de lugares escuros por um bom motivo.

Pessoas psíquicas são um grande negócio, e você deve ter irritado algumas delas discutindo seus truques de comércio. Em todo o seu trabalho, você não encontrou nenhuma evidência de que os videntes têm capacidades especiais?

RW: Não, eu só descobri que eles são muito bons em enganar as pessoas. Nesse caso, eles têm capacidades muito especiais, mas de enganação. A crença paranormal cruza a linha entre ser divertida para se tornar algo sério. As pessoas vão para médiuns porque têm problemas, sejam pessoais ou financeiros. Mas você está falando com alguém que, ao contrário de um terapeuta profissional que lhe daria ferramentas para resolver seus problemas, apenas lhe dá conselhos. Você se torna dependente deles. E não há maneira de saber se eles estão dando bons conselhos, pois eles não são treinados para isso. Não há regulamentação no sector. Então, você está colocando sua vida nas mãos de uma pessoa que não sabemos se é confiável.

Como os videntes fazem as pessoas acreditarem neles?


RW: Há a noção de que algumas afirmações gerais são verdadeiras para todos. Como "você tem um monte de criatividade não expressa". Todo mundo quer acreditar que isso é verdade. Ou às vezes há frases com duplo sentido, como "às vezes você gosta de ser o centro das atenções em uma festa, e às vezes você gosta de ficar em casa com um livro". Isso é verdade para todos. No mais, as pessoas ignoram o lado que não se aplica a elas. Há a "leitura a frio" também, onde os "psíquicos" se guiam pelo que você apresenta. Eles dizem algo como "você vai viajar em breve", e se não obter resposta, eles vão dizer que talvez seja uma pequena viagem de fim de semana, mas se você começar a balançar a cabeça em afirmativa, quase concordando inconscientemente, eles dizem que deve ser uma grande viagem. Com tudo isso, você está fazendo o trabalho para eles. Se vale algo, eles é que deveriam estar pagando você.

Seu livro é publicado no Reino Unido e em outros países, mas você não conseguiu encontrar uma editora disposta a publicá-los nos EUA. Existe uma diferença entre a crença paranormal nos EUA?

RW: Não sei bem. Eu suspeito que seja cultural. Cerca de 40 a 50% das pessoas no Reino Unido e na Europa alegam ter experiência paranormal, contra 70 a 80% nos EUA. Eu suspeito que parte disso seja a programação: livros, rádio e televisão empurrando a agenda psíquica. Acrescido de alfabetização, a ciência é maior no Reino Unido do que nos EUA, talvez por isso a indústria psíquica passe mais sua mensagem desse lado do mundo.

Para os com imaginação descontrolada, você tem alguma dica sobre como se livrar do pânico quando se está sozinho em casa e você tem certeza de que há algo bem atrás de você?

RW: Fugir aos gritos é sempre bom. Brincadeira. Apenas saber o que está acontecendo ajuda. Meu livro incentiva as pessoas a fazer sessões do tabuleiro Ouija (brincadeira famosa. Se trata de qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Conhecida também como "brincadeira do copo"). Não se trata de convocar espíritos, mas sim do movimento dos jogadores inconscientes que empurram o copo. Peça para o espírito soletrar seu nome. Se colocar as letras viradas para baixo e misturadas, vai ver como o "espírito" se tornará disléxico. Da mesma forma, depois de entender a paralisia do sono, ela não é tão assustadora. Ao compreender essas coisas, elas se tornam muito menos "fantasmagóricas" e bem mais plausíveis

in hypescience.com

#1
Será???humm :-\... então se for só auto-sugestão, como é que certos fenómenos são partilhados por várias pessoas à volta do mundo, mesmo sem estas terem conhecimentos umas das outras ou dos fenómenos em causa, nem tudo pode ser explicado...nem por auto-sugestão, nem por paralisia do sono, conheces o fenómeno de "The Hat Men" (Pesquisa, e verás que é interessante!! ;)) pessoas há volta do mundo vêm essa mesma entidade e em condições semelhantes, como poderá ser auto-sugestão se estas pessoas por vezes não têm quaisquer conhecimentos do paranormal,...e se fosse paralisia do sono, supostamente os "efeitos visuais" seriam criados no subconsciente, então como é que todas as pessoas veriam a mesma entidade? e geralmente a paralisia do sono não se aplica porque conseguem-se mexer na maioria dos casos, isto foi só um exemplo intrigante não quero com isto criar uma discussão off-topic, mas eu não consigo ser totalmente céptica com exemplos destes ... nestas coisas eu gosto de manter uma mente aberta!!! ;)

Não há explicação para tudo algumas coisas conseguem ser mesmo inexplicáveis :)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Discutir é o mais importante, penso que seja esse o propósito do fórum.
Pouco exemplos existem no fórum sobre cepticismo, pelo menos documentados, foi essa a minha intenção, independentemente das minhas crenças.

Irei procurar saber mais sobre o The Hat Men, mas devo dizer, que sou mais favorável a teoria da auto-sugestão ;)

Mas como te expliquei a auto-sugestão não se enquadra  assim tão bem para este fenómeno... e aqui no fórum tem alguns relatos interessantes...
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Acho que isso não passa de mitos urbanos, como o Slender Man

#5
E como é que é possível pessoas sem conhecimentos desse fenómeno, mesmo na altura em que não existia ainda Internet passar por essa experiência?... de onde seria a "fonte" para a auto-sugestão sem haver conhecimento desse suposto mito??? essa explicação de mito urbano não me convence...até porque sei de um caso desses em que seria impossível os intervenientes terem conhecimento disso já que foi há muito tempo atrás e a informação não "corria" da mesma forma que hoje..., também muitas pessoas ficaram espantadíssimas ( :o)  quando descobriram que afinal não eram só elas a experienciar o fenómeno...também eu por saber deste fenómeno ainda em pequena quando me contaram,.. (porque eu cá nunca vi nada ), fiquei embasbacada quando encontrei informação na net sobre isto apenas anos mais tarde depois de saber dos relatos dos meus parentes, pois afinal o que aconteceu com os meus familiares não era um caso isolado, e sou testemunha da "ignorância" (digamos) deles sobre qualquer informação relativa a este fenómeno só sabiam mesmo o que viam, recentemente quando lhes contei que afinal acontecia a mais pessoas e era uma ocorrência a nível mundial eles ficaram espantados e curiosos e perguntaram-me mais sobre o assunto, mas como ainda não há respostas, não lhes posso dizer nada a não ser teorias...não lhes vou agora dizer que pode ser um mito urbano, porque eles não vão acreditar tal como eu... :)

Bem diferente de Slender Men acho que esse já foi provado que é fraude, mas este fenómeno de que te falei ainda não foi provado ser fraude e os fenómenos continuam a acontecer...

Deixo-te um link de um tópico com alguns relatos (inclusive o meu) aqui do fórum :

https://portugalparanormal.com/index.php?topic=20529.0
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Estava para te pedir isso mesmo, pois andei a procura e não encontrava nada a respeito deste tema, obrigado.

Eu respeito as crenças de cada um, eu também não posso falar muito sobre o tema, dado que me é desconhecido de todo e nunca assisti a qualquer tipo de manifestação sobrenatural, ou pelo menos não interpretei como tal.

Penso que existem explicações, fora do campo do sobrenatural, para quase tudo e para o que não há explicações certamente que não têm de ser explicadas como algo paranormal, simplesmente ainda não as entendemos, mas haveremos de la chegar. Outras duvidas, entretanto, irão surgir.

Vou ver esse tópico, obg

De nada :laugh:

Mas vês, é que apesar de manter uma mente aberta em relação a estas coisas do paranormal gosto de excluir todas as hipóteses contrárias primeiro... e neste caso dos meus familiares, eu realmente constatei que é difícil interpretar como sendo fruto de auto-sugestão, pois eles não teriam mesmo forma de saber nenhuma história sobre isso...
E é por isso que EU mesmo não tendo visto nada, nem ter sido EU a assistir a esse fenómeno acredito neles, mesmo sem ver com os meus próprios olhos, apenas vi que era impossível ser história inventada...por isso tenho grande interesse neste fenómeno em particular.

Acho que isto está a ficar "um pouco" off-topic  :P espero não ser repreendida por isto mas foi a forma que achei de poder debater isto de nem tudo ter explicação e tive de apresentar um caso em que isto se verifica.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

A mim custa-me a acreditar, visto não acreditar em Espíritos, Almas, Demónios, etc.
Não acredito que as pessoas inventem, mas pode ser uma defesa qualquer do nosso cérebro, não sei, estou um pouco a inventar. Procuro sempre uma resposta coerente, da mesma forma que tu procuras uma resposta que vá de encontro as tuas crenças.

#9
Não estou á procura de uma resposta que esteja de acordo com as minhas "crenças", porque dependendo da verdade que encontrar posso perfeitamente acreditar noutra coisa que eu veja que faça mais sentido, eu não me prendo a "crenças", mantenho a mente aberta como te disse e não descarto a possíbilidade de ser "uma defesa do nosso cérebro" mas quero mesmo é chegar à verdade seja ela qual for desde que seja lógica e explique tudo no contexto do relato em que te falei e em qualquer outro contexto. ;), se fosse para ver as coisas dessa maneira também diria que procuras as respostas que estejam de acordo com a tua "crença" no cepticismo ;D, eu admito qualquer resposta que seja a mais lógica de acordo com a informação que tenho sobre um assunto, seja ela da via científica ou espiritual...

Mas admitindo que fosse uma defesa como disseste, essas coisas manifestam-se a partir do subconsciente, qualquer defesa do tipo psicológica está baseada/advém de medos ocultos ou traumas e bloqueios da mente no subconsciente de cada um, ou seja varia de indivíduo para indivíduo, e se este exemplo que te dei, deste fenómeno, fosse uma qualquer manifestação do subconsciente das "vítimas", então como é que várias pessoas veriam sempre a mesma figura??como??é que eu também já tinha pensado nisso mas deparo-me com esta pergunta...
e sim sei que nem todas as "visões" são do mesmo homem com chapéu e capa, alguns vêem diferente, só com chapéu ou só com capa...mas o facto é, que são poucas e sempre as mesmas entidades descritas nos relatos, e é isso que me espanta...

Também já pensei que pudésse ser uma "personificação" subconsciente do "medo pelo desconhecido"  já que é comum a todos ou quase todos, mas assim, todos "projectariam" esse medo do mesmo modo, na mesma figura? acreditar nisso é difícil...
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Sim, pelos vistos não há respostas concretas em relação a este assunto, mas acho que tens razão no que dizes, existe alguns traços comuns nas experiências evidenciadas e as próprias projecções serem idênticas, será uma pré programação do nosso cérebro? não sabemos, resta-nos continuar a ler sobre o assunto e ir tirando, cada um, as suas conclusões :)

As pessoas não acreditam até que tenham um experiência que não consigam explicar.

Há situações em que não acreditamos no que vemos, por isso acho perfeitamente compreensivel não acreditarmos no que não vemos  ;) Seja como for, não há justificação para não acreditar no que sentimos, mesmo que não o compreendamos... ;)
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." - Friedrich Nietzsche
"There's one thing i couldnt do: sacrifice myself to you"

Boas,

Lamento profundamente, mas terei que contrariar o tópico.

Sim, já sei que todos temos uma certa "irracionalidade", uma certa tendência para "imaginar".
Aliás ... nós...os maluquinhos que passamos por situações, sabe Deus como, temos tudo ...

Mas deixo aqui bem claro ...

Não é a opinião de um tal de Richard Wiseman, que de "Wiseman" não tem nada que prevalece sobre a realidade.
Não é por cantar de galo rouco no poleiro, que tem razão, porque não a tem ...

Talvez um dia, quando descobrir que está muitíssimo errado ... seja tarde !!

Numa coisa ele diz a verdade ...

Tudo é mental ...
Assim por causa da "mente", deu-me uma "soltura", um "desarranjo" que por instantes pensei,
que poderia ser como ele ...

Ou seja, ter o intestino grosso ligado ao cérebro ...


Podia ser céptico, mas afirmar desta forma, lembra-me o Judas ...

Abraços
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: ricandre em 20 agosto, 2012, 23:46
A mim custa-me a acreditar, visto não acreditar em Espíritos, Almas, Demónios, etc.
Não acredito que as pessoas inventem, mas pode ser uma defesa qualquer do nosso cérebro, não sei, estou um pouco a inventar. Procuro sempre uma resposta coerente, da mesma forma que tu procuras uma resposta que vá de encontro as tuas crenças.


Boa tarde,

eu pensava exactamente da mesma forma. Nunca acreditei nestas coisas do paranormal. Era muito céptica e até dizia isto era coisa de malucos!
Nessa altura tinha menos de 10 anos, só ouvia falar de "fantasmas", não sabia mais nada do paranormal porque como disse, isso para mim era coisa de gente doida e não havia informação na altura!

Pouco depois dos 10 anos, começou a acontecer-me coisas estranhas. Sempre que acontecia alguma coisa eu procurava uma justificação lógica e ainda hoje procuro cada vez que acontece algo fora do normal. Só depois de pensar em todas as hipóteses e ver que não há nada que justifique o que acabou de acontecer é que fico "alerta".

Tudo começou com objectos, depois barulhos, e depois as presenças. Tudo até aqui podia ter uma justificação como por exemplo, problemas psicológicos, neurológicos, etc. (mas eu era saudável) Mais tarde comecei a ter premonições, deja vu, etc.

Como posso eu justificar ter visto uma pessoa a morrer (em sonho) num determinado local e a morrer de certa forma (que não vou descrever) e depois de acordar desse sonho /pesadelo, alguém me telefonar e dizer-me que a pessoa X tinha acabado de morrer no mesmo local e da mesma forma que eu vi a morrer no sonho??! Eu nem sequer sabia que essa pessoa estava doente porque há meses que não a via! Como posso ter advinhado que ela ia morrer daquela forma que eu vi??!

É verdade que a nossa cabeça é matreira, mas há coisas que por mais que eu queira justificar não têm justificação. E este foi só um exemplo, poderia dar muitos mais de situações que passei, mas acho que dá para perceber que há coisas que não se explicam.

Cump.