Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Wicca
    Iniciado por Lunática
    Lido 19.706 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Eu também não sou Wiccan ou warlock até porque tudo o que sei desta religião aprendi em livros (como por exemplo os do Scott Cunnigham, nunca li nada de Gardner ou de Sanders), identifico-me um pouco com a Wicca que é apresentada pelo Scott, mas não sou de me apegar a uma religião.

Eu de momento nao estou a ler nada em especifico, mas sim alguns 'rascunhos' que falam sobre o mesmo.
Mas ja tenho alguns livros aqui para ler.
[color=red]Imagem removida da assinatura por IceBurn. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

DarkCountess
Também considero a wicca dos anos 50 New Age, o culto onde a mesma foi inspirada é passado de boca em boca, conforme foi aqui referido, coisas que não aparecem nos livros, mas é dificil encontrar alguém com esse tipo de conhecimentos, até porque eles não são partilhados de animo leve (daí eu ter dito que existem coisas que nem todos estamos preparados para saber), são os chamados Mistérios, e o unico livro que dá um vislumbre destes misterios é as Brumas de Avalon, e mesmo assim é apenas um vislumbre. Existe uma raíz muito anterior a esta Wicca actual, um culto/religião, muito menos cor de rosa do que se lê. Desculpem não adiantar mais, mas há coisas que não posso aprofundar; o que eu quis comentar neste tópico foi apenas que existe um passado muito rico anterior aquilo que é conhecido.

Óbvio, a Wicca é muito mais do que muita gente pensa. Mas esta "nova" Wicca vai muito aos ao encontro da nossa realidade e das nossa preocupações.

Muito bom trabalho o teu.
Completo e acessível.
Bem hajas
:angel:


Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Lunática
Citação de: César Pedrosa em 26 outubro, 2009, 21:11
Muito bom trabalho o teu.
Completo e acessível.
Bem hajas
:angel:




Obrigada =)

Olá,

Gostei muito deste topico, é um bom ponto de partida para quem quer conhecer melhor a Wicca.
Achei muito completo e facil de perceber.
Parabéns!  :)

Susy
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Lunática
Citação de: Susy em 29 outubro, 2009, 22:25
Olá,

Gostei muito deste topico, é um bom ponto de partida para quem quer conhecer melhor a Wicca.
Achei muito completo e facil de perceber.
Parabéns!  :)

Susy

Obrigada =)  :-*

Andarilho
Li com interesse os post expositivos e com surpresa os comentários e replicas.
Se "religião" é religar creio que seria aqui um caminho inciático me levaria: re-ligar as forças da Natureza à Humanidade. Re-ligar os saberes antigos às necessidades de hoje. E aprender, sempre.
Quanto às polémicas sobre os Gadners e Crowleys (desculpem) serão relevantes?

E, já agora, concordo com alguem que disse no forum "Há coisas que nem todos devem saber"

Saude

Eu já tentei pertencer a esta religião, comprei um livro sobre wicca e tudo... mas entretanto desisti.
~Mas Que Raio~, que raio de frase era aquela?? ;D ahahahaha

Sosai Wakasaki
Por acaso, Wicca daquilo tudo que li já sobre a religião ainda é a que mais me identifico... Porém não sou muito de me guiar por coisas escritas... Ligo-me por intuição mais... O meu conceito de ligação à Natureza é semelhante à da religião Wicca basicamente...

De qualquer das maneiras, tópico bastante informativo! parabéns!

Foxglove
Ora aqui está um post bastante completo! antes de mais, parabéns pelo trabalho  ;)
É sem duvida um tema com o qual me identifico e pelo qual me interesso bastante! Porem, como em todas as outras religiões, penso que o mais importante não é seguir à risca todos os princípios e todas as práticas mas sim retirar as conclusões mais importantes e esta é, sem duvida, a religião em que mais conclusões construtivas consigo retirar, de acordo com aquilo que acredito. Daí me identificar tanto com ela e, sobretudo, com o amor à Natureza e a tudo que faça parte dela!


Lifebringer
Citação de: Foxglove em 12 dezembro, 2009, 16:20
Porem, como em todas as outras religiões, penso que o mais importante não é seguir à risca todos os princípios e todas as práticas mas sim retirar as conclusões mais importantes

Penso que este é realmente um ponto muito importante e que infelizmente muitas vezes se encontra bastante esquecido. Tal como a Foxglove e o Sosai, também eu me identifico com a Wicca acima de todas as outras crenças, mas não me considero necessariamente praticante da mesma. Mas é sem dúvida aquela que me diz mais e que faz naturalmente mais sentido para mim. Porém, penso que o meu caminho é acima de tudo aquilo que já está dentro de mim, e que instintivamente faz sentido para mim. Todas as religiões e crenças têm bastante material que pode muito bem vir-nos a enriquecer espiritualmente, mas penso que é importante termos sempre consciência que, por mais desse material que nos enriqueça, material é material, e o nosso caminho é o nosso caminho, e é independente de qualquer caminho pré-definido.
Penso que em Wicca acima de tudo esse conceito deveria ser tanto fundamental como algo "automático", visto que numa religião que vê o Divino na Natureza, é perfeitamente natural o conceito de nos seguirmos por aquilo que vive em nós instintivamente e não pelas palavras que foram escritas por outros. Pessoalmente, penso que hoje em dia muitos se esquecem de distinguir os conceitos de "caminho" e "ensinamento", sendo que o primeiro pode ser bastante enriquecido pelo segundo, mas de modo algum ambos terão de se "fundir" para que tal aconteça.

Embora concorde com alguns pontos referidos por alguns de vós, a minha opinião é que não devemos esquecer que Wicca é uma religião politeísta com uma dualidade Deusa/Deus. Quando nos decidimos por seguir este trilho temos que ter este aspecto em conta pois ser-nos-á pedido para renegarmos toda a religiosidade que até então tínhamos para abraçarmos esta dualidade divina. Não se trata apenas de um conjunto de rituais aprendidos em livros ou de uma série de mezinhas, a verdadeira Wicca gira em torno do culto da Deusa e do Deus Chifrudo e da roda do ano.

Quanto ao facto de a Wicca ser ou não new age, convém não esquecer que foi uma religião criada em 1950 por Gardner, que lhe atribuiu uma série de rituais criados por ele ou emprestados por Crowley, no entanto, a Wicca tem um forte cariz pagão pré-cristão o que torna muito fácil os seus adeptos dizerem que terão sido cultos passados boca a boca.

Em relação ao facto da literatura oculta europeia ser baseada na chamada "magia negra" é preciso realçar mais uma vez que Wicca não tem nada a ver com um conceito de magia definido por conceitos cristãos, Wicca é uma religião pagã com influência de ritos pagãos pré-cristãos; Wicca não acredita sequer na existência dos panteões existentes nas práticas de "magia negra" medievais que mais não eram que farsas dos ritos cristãos.

Concordo com o Lifebringer, nós devemos seguir o que achamos mais certo para nós. Como exemplo, posso dizer que sempre tive uma ligação forte à natureza, e desde pequeno sempre tive um fascínio enorme pelo panteão e mitologia egípcia.
Quando descobri a Wicca, identifiquei-me com a mensagem que transmite, menos com a parte da magia. Outra coisa que reparei é que a maior parte dos Wiccans usa o panteão Celta.
A partir disto comecei a ter as minhas crenças, acho que a natureza é sagrada, e uso o panteão egípcio para representar os diferentes aspectos da natureza, por exemplo, uso a deusa Nut para representar a noite.
Acho que esta é a unica maneira de me sentir bem com as minhas crenças, não preciso de optar por nenhuma religião organizada.