Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Previsão do falecido
    Iniciado por anascorpion
    Lido 5.064 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sonhei que estava na igreja, assistindo a uma missa quando já no fim da cerimónia entra o meu vizinho falecido. No sonho ele falava com algumas pessoas, contando alguns traços da sua personalidade ou alguma coisa que lhes ia acontecer no futuro. Quando ele chega perto de mim, eu olho sempre em frente na esperança de passar despercebida (fiquei com medo dele contar alguma coisa do meu futuro que eu não quisesse saber). É claro que não resultou e ele toca no meu ombro dizendo que eu ia ser mãe. Eu disse-lhe que não estava gravida e ele olha para o homem que estava sentado no mesmo banco que eu e sorri. Não conheço o tal homem mas era mais velho que eu, magro e não muito alto. Curiosamente nos dois dias anteriores, sonhei que tinha um menino recém-nascido! Depois sonhei com muitas outras coisas e até tive tempo de contar este sonho á minha mãe (sonho dentro do sonho).
Não sei o que se passa ultimamente que sonho com muitas pessoas já falecidas. Cada dia é uma diferente!


Inominado
#1
Essa previsão só será efetivamente válida, na minha opinião, se se tornar verdadeira.

O sono é um momento de desprendimento do corpo físico. O nosso espirito liberto das amarras do corpo físico aproveita para vaguear pelo mundo espiritual e, muitas vezes, acabamos por encontrar pessoas conhecidas, como familiares, amigos ou vizinhos.

Apesar do facto que mencionei é preciso estar atento a um pormenor: os espíritos conseguem mudar a forma "física" com se apresentam. A implicação prática disto é que um espirito, que não o teu vizinho, pode apresentar-se com uma fisionomia igual a este. Isto ocorre porque um determinado espirito, que não conhecemos, pretende captar a nossa atenção e como nós sabemos damos mais atenção a quem conhecemos.

Resumindo, o sono é uma visita ao mundo espiritual. Sonhar com pessoas falecidas não implica que estejamos a sonhar/falar realmente com elas. Podemos estar a falar com espíritos, que apresentam essa fisionomia, apenas para captarem a nossa atenção.

Citação de: Inominado em 12 agosto, 2012, 22:03
Essa previsão só será efetivamente válida, na minha opinião, se se tornar verdadeira.

O sono é um momento de desprendimento do corpo físico. O nosso espirito liberto das amarras do corpo físico aproveita para vaguear pelo mundo espiritual e, muitas vezes, acabamos por encontrar pessoas conhecidas, como familiares, amigos ou vizinhos.

Apesar do facto que mencionei é preciso estar atento a um pormenor: os espíritos conseguem mudar a forma "física" com se apresentam. A implicação prática disto é que um espirito, que não o teu vizinho, pode apresentar-se com uma fisionomia igual a este. Isto ocorre porque um determinado espirito, que não conhecemos, pretende captar a nossa atenção e como nós sabemos damos mais atenção a quem conhecemos.

Resumindo, o sono é uma visita ao mundo espiritual. Sonhar com pessoas falecidas não implica que estejamos a sonhar/falar realmente com elas. Podemos estar a falar com espíritos, que apresentam essa fisionomia, apenas para captarem a nossa atenção.

Eu não acreditei na previsão porque para não dizer impossível, é pelo menos altamente improvável.
Mas agora fiquei com uma duvida... então se sonhamos com uma pessoa falecida estamos sempre a falar com um espírito (mesmo não sendo o dessa pessoa que faleceu)?

Retirado da Wikipedia, o que me facilitou a vida :)

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.[1] Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham.

Os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud como sabemos que os objectos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz ou seja as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia, poderíamos pensar numa espécie de "fotografia" do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Nos sonhos sua linguagem são o que Freud denomina símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que reconhecer o que os símbolos representam nesse sonho. semelhante ao que foi estudado por Stanislavski, a simbologia dos sonhos não só está dada pelo contacto que o criador do sonho teve com o objecto mas também com o caráter, ou seja, a forma que ele lida relaciona sentimentalmente esse objecto a coisas de sua vida, um exemplo prático o mar pode apresentar distintas simbologias (que são importantes para a interpretação dos sonhos se trata de descobrir a raiz) variando de pessoa a pessoa(inclusive a época) para alguns o mar pode significar destruição (o mar destruindo estruturas deixadas na praia) mas para outros invasão (a água avançando e invadindo território) de acordo com Freud o que a pessoa sente quanto a esse objecto ou essa situação é fundamental para a interpretação de sonho[1]."Os sonhos são a estrada real para o conhecimento da mente"[1]. Portanto as terapias psicanalíticas usam interpretação dos sonhos como um recurso para "elaborar". Carl Gustav Jung passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente colectivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos.



Ou seja os sonhos não são mais interpretações do nosso subconsciente relativamente aos nosso problema de foro psicológico. 

Já alguém ouviu a expressão dormir sobre os problemas, pois é isso mesmo, o sonho, na forma de pesadelo, poderá ser o confronto com o foco do problema por vezes vem a solução, mas representado duma forma abstracta. Todos nós ja nos sentimos melhor após um bom sono.

Respeito a teoria que os sonhos são meras deslocações do nosso espírito e que, de alguma forma, interaja com outros espíritos. Mas não acho que faça qualquer sentido
 

Não sei até que ponto podemos confiar no Freud. O homem via sexo em tudo  :laugh:
Agora a sério... o trabalho do homem era encontrar uma explicação racional para tudo mas... e se nem tudo tiver uma explicação tão lógica quanto isso? Não sei se a versão do Inominado é a mais correcta mas não deixa de ser uma hipotese aceitável no meio de tantas outras...
O facto (sim, com C)  :laugh: é que não temos a certeza de nada  ::)

Ok, uma outra visão analítica (igualmente tirado da Wikipédia)

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, baseado na observação dos seus doentes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Ou seja, alguém masculinizado pode sonhar com figuras femininas que tentam demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude.

Na busca pelo equilíbrio, personagens arquetípicas interagem nos sonhos em um conflito que buscam levar ao consciente conteúdos do inconsciente. Entre essas personagens, estão a anima (força feminina na psique dos homens), o animus (força masculina na psique das mulheres) e a sombra (força que se alimenta dos aspectos não aceites de nossa personalidade). Esta última, nos sonhos, são os vilões. Um aspecto muito importante em se atentar nos sonhos, segundo a linha junguiana, é saber como o sonhador, o protagonista no sonho (que representa o ego) lida com as forças malignas (a sombra), para se averiguar como, na vida desperta, a pessoa lida com as adversidades, a autoridade e a oposição de ideias. Jung aponta os sonhos como forças naturais que auxiliam o ser humano no processo de individualização.

Ao contrário de Freud, as situações absurdas dos sonhos para Jung não seriam uma fachada, mas a forma própria do inconsciente de se expressar. Para o mestre suíço, há os sonhos comuns e os arquetípicos, revestidos de grande poder revelador para quem sonha. A interpretação de sonhos é uma ferramenta crucial para a psicologia analítica, desenvolvida por Jung.

Inominado
#6
Citação de: anascorpion em 12 agosto, 2012, 22:12
Eu não acreditei na previsão porque para não dizer impossível, é pelo menos altamente improvável.
Mas agora fiquei com uma duvida... então se sonhamos com uma pessoa falecida estamos sempre a falar com um espírito (mesmo não sendo o dessa pessoa que faleceu)?

Uma nota que esqueci de fazer é a seguinte: as vivências como espirito durante o sono podem não ser exatamente iguais aquilo que nos lembramos. Nós quando divagamos pelo mundo espiritual, durante o sono, estamos numa realidade que muitas vezes é difícil de interpretar por palavras/conceitos que conhecemos. Um exemplo disto que eu quero dizer é por exemplo definir o sabor de ananás. Como não conseguimos definir o sabor do ananás começamos a tentar arranjar sinónimos mais ou menos descritivos: sabor ácido com travos de doce. Quando nos lembramos de sonhos ou de outras vivências, muitas vezes não nos lembramos da vivência em si, mas de uma aproximação da mesma. Uma outra questão é que nem tudo o que vivenciamos durante o sono nós recordamos como sonho no dia seguinte.

Respondendo diretamente à tua pergunta: nos sonhos contactamos com espíritos que podem estar desencarnados ou encarnados. Quando contactamos com espíritos de encarnados é porque esses espíritos estão a dormir. Há fotos do início do século, nas quais aparecem pessoas que estão a dormir nesse momento no lado do planeta. O que demonstra três coisas: primeiro que os espíritos existem, segundo que os espíritos se desprendem do corpo, terceiro que os espíritos se materializam.

Durante muito tempo, as reuniões mediúnicas tinham de terminar impreterivelmente antes da meia-noite, pois após esta hora, como a população já estava a dormir e os seus espíritos libertos do corpo, os participantes das reuniões mediúnicos não sabiam se estavam a falar com um desencarnado ou com um encarnado liberto do corpo físico...

Isto dos sonhos é pano para mangas...

Gostaria de dizer que esta é a minha visão dos sonhos e do sono em função das minhas leituras e experiências. Outras pessoas em função das suas próprias leituras e experiências terão a sua visão dos sonhos e do sono, por isso, aceito a tua observação Ricandre.

Citação de: anascorpion em 12 agosto, 2012, 23:15
Não sei até que ponto podemos confiar no Freud. O homem via sexo em tudo  :laugh:


A psicanálise e Freud, por vezes complicam mais do que ajudam ...
Já para não falar no seu ateísmo disfarçado, logo o resultado da psicanálise,
seja na sexualidade, na religião, no modo, etc, etc, sempre nesse sentido ...  ;)

Já Jung, tinha outra "visão" ... enfim ...outros quinhentos !!  ::)

O ricandre faz uma visão distanciada, baseada na perspectiva cientifica e o Inominado, na perspectiva espiritual.
Cabe-te a ti, anascorpion, dentro do que sonhas poder ou não confirma esse estado REM ...

Aguardo outras novidades ...  ;)

Abraços
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Tenho todo o respeito pela leitura diferente que outros façam de um determinado assunto, só assim evoluímos em consciência :)

Citação de: Seth em 12 agosto, 2012, 23:33
O ricandre faz uma visão distanciada, baseada na perspectiva cientifica e o Inominado, na perspectiva espiritual.
Cabe-te a ti, anascorpion, dentro do que sonhas poder ou não confirma esse estado REM ...

Sim, eu gosto de ver o caso sob todos os pontos de vista, sejam cientificos ou espirituais  ;) Mas ao mesmo tempo torna-se angustiante não poder ter a certeza de nada.   :(

Concordo mais com a versão do Jung porque faço e sinto cada coisa nos sonhos, que acordada não seria capaz. Pode-se dizer que o sonho é uma versão muito exagerada do que seriamos capazes de fazer se estivessemos naquela situação.

Mas nenhum deles explica como é que alguns sonhos tornam-se realidade passado algum tempo (os chamados sonhos premonitórios)?

Citação de: anascorpion em 12 agosto, 2012, 23:40
Sim, eu gosto de ver o caso sob todos os pontos de vista, sejam cientificos ou espirituais  ;) Mas ao mesmo tempo torna-se angustiante não poder ter a certeza de nada.   :(

Concordo mais com a versão do Jung porque faço e sinto cada coisa nos sonhos, que acordada não seria capaz. Pode-se dizer que o sonho é uma versão muito exagerada do que seriamos capazes de fazer se estivessemos naquela situação.

Mas nenhum deles explica como é que alguns sonhos tornam-se realidade passado algum tempo (os chamados sonhos premonitórios)?

Há sonhos que só se alcançam em determinados estados de sono.

O sono REM caracteriza-se por uma intensa atividade registrada no eletroencefalograma (EEG) seguida por flacidez e paralisia funcional dos músculos esqueléticos. Nesta fase, a atividade cerebral é semelhante à do estado de vigília.

Deste modo, o sono REM é também denominado por vários autores como sono paradoxal, podendo mesmo falar-se em estado dissociativo.

Nesta fase do sono, a atividade onírica é intensa, sendo sobretudo sonhos envolvendo situações emocionalmente muito fortes.


De grosso modo ... Ninguém explica !!
Pode-se apenas especular ...  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: anascorpion em 12 agosto, 2012, 23:15

O facto (sim, com C)  :laugh: é que não temos a certeza de nada  ::)


Facto pode escrever-se com ou sem o "c". É um dos muitos casos de dupla grafia.  :)

Relativamente ao tema penso que seja possível estar em contacto com outras pessoas inconscientemente. Mais do que isso não sei. Baseio-me sempre em factos (ou fatos... :P) e, neste campo, apenas tive uma experiência e que me leva a afirmar o que escrevi. Recordo-me perfeitamente de estar a sonhar que estava a fazer um exame e uma pessoa entrou na sala e veio falar comigo. Disse-me para não me preocupar mais com x (um familiar meu que estava muito doente) porque ele já não estava a sofrer e que já estava em casa. Acordei pouco tempo depois (pelos menos penso que tenha sido pouco tempo porque nos sonhos o tempo é relativo) com um telefonema dos meus pais a dizerem que x tinha acabado de falecer...
He was met at the gate of Hades
By the Guardian of the Lost Souls
The Keeper of the Unavenged

#12
Citação de: DarkAvenger em 13 agosto, 2012, 00:04
Facto pode escrever-se com ou sem o "c". É um dos muitos casos de dupla grafia.  :)

Relativamente ao tema penso que seja possível estar em contacto com outras pessoas inconscientemente. Mais do que isso não sei. Baseio-me sempre em factos (ou fatos... :P) e, neste campo, apenas tive uma experiência e que me leva a afirmar o que escrevi. Recordo-me perfeitamente de estar a sonhar que estava a fazer um exame e uma pessoa entrou na sala e veio falar comigo. Disse-me para não me preocupar mais com x (um familiar meu que estava muito doente) porque ele já não estava a sofrer e que já estava em casa. Acordei pouco tempo depois (pelos menos penso que tenha sido pouco tempo porque nos sonhos o tempo é relativo) com um telefonema dos meus pais a dizerem que x tinha acabado de falecer...

Facto.

Não, aqui não é um caso de dupla grafia. Aqui, mesmo depois do acordo ortográfico, continua a ser facto para significar o que significa, pois fato é uma coisa completamente diferente, uma saia e um casaco, de mulher ou homem.

De resto, eu também tive um sonho idêntico, muito embora quando a pessoa morta me apareceu eu nem sequer a deixei falar. Foi a minha mãe, na noite em que o meu pai morreu. Quando a vi nas escadas do meu apartamento, em vez de a ouvir disparei:

Ó mãe, que bom que tu não morreste. O pai está muito doente e tu precisas de tomar conta dele,  porque nós não podemos E acordei imediatamente. Daí por um bocado,  tocou o telefone a dar-me a notícia da morte do meu pai. Eu costumo chamar a este sonho o meu sonho ao contrário.
Templa - Membro nº 708

"A palavra "facto" vai mesmo perder o "c"?
Caso esteja em Portugal, poderá continuar a escrever "facto".
Este é mais um dos casos de "dupla grafia", ou seja, como se considera que um determinado grupo de falantes (variante culta) pronuncia o "c", dizendo faKto, este pode conservar-se ou retirar-se facultativamente.
O mesmo acontece por exemplo com:

sector e setor
dicção e dição
infecioso e infeccioso"
in http://acordoortograficopt.blogs.sapo.pt/tag/facto+ou+fato
(podes procurar em todo o lado que a resposta é a mesma, pode-se escrever "facto" ou "fato")

E mesmo se assim não fosse nunca na vida iria escrever fato, portanto estamos de acordo!  ;)

Quanto aos sonhos sem dúvida que o teu foi semelhante ao que eu tive.
He was met at the gate of Hades
By the Guardian of the Lost Souls
The Keeper of the Unavenged

Ze9
"A dúvida é o principio da sabedoria."