Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • Bíblia – Javé, o deus de apenas um povo
    Iniciado por All
    Lido 7.645 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
All
Boas

No capítulo 3 do livro de Gênesis é descrito aquilo que é designado por Pecado Original, sendo este pecado a origem de todo o mal que existe na Terra. Verifiquemos então este Pecado Original.
Deus criou o Homem à semelhança e imagem dele mesmo e dos seus anjos, contudo a questão mais importante a fazer quanto a esta criação é muito simples: Porque é que Deus decidiu criar o Homem? A Bíblia nada diz quanto ao porquê de Deus ter decidido criar o Homem. Parece que pura e simplesmente foi uma "vontade do senhor"...

Deus após criar o Homem proibiu este de comer o fruto da árvore que se encontrava no meio do Jardim do Éden (que era um local situado na Terra e não no Céu como muitos crentes acreditam – Gênesis 2:8,9,10), dizendo o seguinte: " «Não comereis dele nem lhe tocareis, de contrário morrereis " – Gênesis 3:3. Escusado será dizer que o sancionamento desta proibição não seria realizado, o que não é de admirar perante o comportamento de Deus descrito no Livro de Gênesis e Êxodo.

Qual é o pecado propriamente dito?

Minha gente, o pecado original como descrito na Bíblia nada mais é do que ter comido o fruto de uma árvore que Deus havia proibido o Homem de comer...Porque é que Deus havia proibido o Homem de comer o fruto de tal árvore? A resposta é dada pela serpente bíblica: "Mas Deus sabe que, no dia em que comerdes o fruto, os vossos olhos abrir-se-ão e tornar-vos-eis como deuses, conhecedores do bem e do mal" – Gênesis 3:5
Esta resposta é corroborada por Deus quando este diz aos anjos "Depois Javé Deus disse: «O homem tornou-se como um de Nós, conhecedor do bem e do mal...»" – Gênesis 3:22
Deus não queria assim que o Homem adquirisse o Conhecimento.


O pecado do Homem foi então ter adquirido o Conhecimento que lhe permitiu ser conhecedor do bem e do mal? Sim e não! O pecado foi ter desobedecido a Deus, impedir o Homem de adquirir o "conhecimento do bem e do mal" era o objetivo da proibição, mas o que releva foi a desobediência a Deus.
Não é de estranhar, Deus utiliza muito o Medo para fidelizar os seus crentes, como se pode constatar pelas suas próprias palavras: "Não vos exploreis uns aos outros, mas temei o vosso Deus, porque Eu sou Javé, vosso Deus" – Levítico 25:17.
"Levanta-te diante de uma pessoa de cabelos brancos e honra o ancião: teme o teu Deus. Eu sou Javé." – Levítico 19:32

O comportamento de Deus é de facto muito curioso, repare-se por exemplo nas leis que este dá a Moisés no Monte Sinai. São leis que Deus dá, e que não se consegue perceber o porquê das mesmas (algumas fazendo sentido, outras não), mas o curioso é que estas leis são fruto da sua arbitrariedade, atualmente um ser que não pudemos ver, ouvir etc... E aqui reside um grande perigo! Quem não acatar com as leis emanadas de Deus peca, e esse pecado é pago com a morte em casos: "Javé disse a Moisés: «Faz sair do acampamento o homem que blasfemou. Todos os que o ouviram coloquem as mãos sobre a cabeça dele. Depois, toda a comunidade o apedrejará.» ". O derradeiro exemplo disto é o povo muçulmano...

O melhor exemplo que encontro para demonstrar que Pecado é nada mais nada menos do que contrariar uma ordem de Deus, pode ser observado no Livro do Êxodo capítulo 32. Neste capítulo o povo israelita devido à demora de Moisés em descer da montanha pede a Aarão para fazer um Deus porque Moisés demorava. Este fez tal Deus, uma estátua de ouro de um bezerro. Deus já havia dado os 10 Mandamentos a Moisés, este bezerro violava assim o 1º Mandamento – "Não tenhas outros deuses diante de Mim" – Êxodo 20:3, bem como o 2º Mandamento – "Não faças para ti ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra."- Êxodo 20:4. A punição para este Pecado, que nada mais é do que ir contra a proibição imposta por Deus, seria a destruição de todo o povo com exceção de Moisés "Agora portanto, deixa-Me, porque a minha ira vai acender-se contra eles, até os destruir. E de ti Eu farei uma grande nação" – Êxodo 32:10
O comportamento de Deus é de facto a encarnação da bondade...Deus não perdoa aqueles que vão contra a sua vontade, tão pouco castiga aqueles que tenham tido comportamentos muito repreensíveis, por exemplo Abraão enganou os egípcios quanto à identidade da sua mulher Sara ao dizer que ela era sua irmã e não sua mulher, o que fez com que o Faraó a tomasse por mulher e Deus o castigasse por tal ato – Gênesis 12. Não deveria Deus castigar antes Abraão por ter enganado o Faraó?!
Jacob, neto de Abraão, foi também um personagem de comportamentos mais do que repreensíveis, adquiriu o direito de primogenitura a Esaú, seu irmão, de forma usurária (Gênesis 25:29,30,31,32), enganou o pai Isaac fazendo-se passar por Esaú, roubando assim a bênção a este (Gênesis 27), e enganou o tio Labão (Gênesis 31:26). Grande família esta que Deus escolheu para estabelecer a dita Aliança (outra grande curiosidade nesta história toda), e no entanto Deus não castiga tais comportamentos, aliás, Deus ia castigar quem não tinha culpa!...

Mas este comportamento omisso de Deus não me admira, reparem nos seguintes excertos bíblicos: "Não te postres diante desses deuses, nem os sirvas, porque Eu Javé teu Deus, sou um Deus ciumento: quando Me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando Me amam e guardam os meus mandamentos, trato-os com amor por mil gerações." – Êxodo 20:5,6
"Pelo contrário, derrubai os seus altares, quebrai as suas estelas e monumentos sagrados. Não te prostres diante de outro deus, porque Javé chama-Se Ciumento: Ele é um Deus ciumento." – Êxodo 34:13,14

O que dizer então dos pobres egípcios que tanto foram fustigados por Deus? Veja-se apenas este excerto: "Nessa noite, Eu passarei pela terra do Egipto, matarei todos os primogénitos egípcios, desde os homens até aos animais. E farei justiça contra todos os deuses do Egipto." – Êxodo 12:12
A história do povo egípcio com o povo de Israel de facto é uma história muito triste, mas não é o povo de Israel os coitadinhos no meio dela...

Voltando mais concretamente ao dito Pecado Original, após ter muito rapidamente demonstrado em que consiste afinal o Pecado, o que é pecar, repare-se então que o Homem peca por ter ido contra a proibição de Deus. Esta proibição por sua vez tinha o objetivo real de impedir o Homem de ser "conhecedor do bem e do mal", conhecimento este que Deus e os anjos possuíam "Depois Javé Deus disse: «O homem tornou-se como um de Nós...» " – Gênesis 3:22. O que nos separa então de Deus e dos seus anjos já que nós nos tornamos como um deles? Curioso não é...

Apesar de o Homem ter ido contra tal proibição divina, pecado este punido com a morte como Deus havia dito em Gênesis 3:3, Deus afinal não matou Adão e Eva. Pode-se dizer contudo que Adão e Eva seriam seres imortais, e que este pecado levou a que se tornassem seres mortais com um tempo de vida limitado. O problema deste possível argumento é que não é dito que Deus fez o Homem como um ser imortal.

Adão e Eva tiveram três filhos, Abel, Caim e Set. A história de Abel e Caim também é bastante conhecida, Caim mata Abel devido aos ciúmes que este possui após Deus ter gostado da oferenda dada por Abel e não ter gostado da sua oferenda (Gênesis 4:4,5).
Em alguns versículos pode-se pensar que de facto Deus tinha o poder de ver os acontecimentos futuro:

•   "E Javé disse-lhe: «No teu ventre há duas nações, dois povos separam-se nas tuas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo» " – Gênesis 25:23
•   "É como eu disse ao Faraó: Deus mostrou aos Faraó o que vai realizar. Virão sete anos em que haverá grande abundância em toda a terra do Egipto; depois virão sete anos de fome que farão esquecer a abundância na terra do Egipto." – Gênesis 41:28,29
•   "Javé disse a Abrão: «Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar. Eu farei de ti um grande povo, e abençoar-te-ei; tornarei famoso o teu nome, de modo que se torne uma bênção.» " – Gênesis 12:1,2
•   "Javé disse a Abrão: «Fica a saber que os teus descendentes viverão como estrangeiros numa terra que não será a deles. Aí nessa terra eles ficarão como escravos e serão oprimidos durante quatrocentos anos.»" – Gênesis 15:13


Contudo, estes versículos não demonstram concisamente a previsão de acontecimentos futuros. Estes acontecimentos estão descritos de forma a demonstrar que Deus irá provocar os mesmos num espaço temporal que ainda não decorreu, isto é, Deus diz que vai intervir e que por força desta intervenção estes acontecimentos vão acontecer. Isto para mim não é prever o futuro, um acontecimento que para acontecer não está dependente de nós próprios, mas sim a indicação de ações que serão tomadas por Deus.

Mas se estes versículos que parecem dar indicações de que Deus tem o poder para prever o futuro, de facto não são previsões futuras mas sim indicações de intenção de intervenção de Deus, o que dizer então do próprio Livro do Apocalipse, que é por excelência um livro de acontecimentos futuros, aliás, apocalipse significa revelação, o que implica então a revelação de acontecimentos futuros, que estão descritos de maneira a que se constata que Deus não intervirá na sua grande maioria para a realização dos mesmos. Veja-se o seguinte: "Esta é a revelação de Jesus Cristo, que Deus Lhe concedeu para mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer muito em breve." – Apocalipse 1:1

Se Deus tem assim o poder de ver o que acontecerá no futuro, porque é que ele não impediu Caim de matar o seu irmão Abel?
Veja-se o que Deus diz a Caim no seguinte excerto: "E Javé disse a Caim: «Porque estás enfurecido e andas de cabeça baixa. Se agisses bem, andarias com a cabeça erguida; mas, se não ages bem, o pecado está junto à porta, como fera agachada a espreitar-te. Acaso conseguirás tu dominá-la?» " – Gênesis 4:6,7
Se Deus pode ver o futuro então sabia que Caim iria matar Abel e nada fez para o impedir. Aliás, Deus saberia que Eva comeria o fruto da árvore do conhecimento e que daria também a comer desse fruto a Abel!!

A história de Noé também deve ser tida em conta tomando esta premissa lógica. Sabendo Deus o que aconteceria no futuro, este saberia também que a Terra ficaria corrompida pela maldade do Homem e que teria de exterminar da face desta todo o Homem. Deus diz o seguinte: "E Javé disse: «Vou exterminar da face da Terra os homens que criei, juntamente com os animais, os répteis e as aves do céu, porque Me arrependo de os ter feito» " – Gênesis 6:7. Apesar de tal arrependimento é dito que "Noé porém, encontrou graça aos olhos de Javé." – Gênesis 6:8

Noé pertence à descendência de Set que foi o terceiro filho de Adão e Eva. Hoje em dia muito se fala que o Homem está contaminado pelo pecado original, que se alastrou assim a todos os Homens já que inevitavelmente estes seriam descendência do primeiro homem e mulher. Nada poderia ser mais mentira! Primeiro, Deus não diz nada sobre tal pecado se estender às gerações seguintes (o 2º Mandamento já indicado diz respeito ao odeio a Deus e não ao pecado...), o que inevitavelmente levaria a que Noé estivesse contaminado com tal pecado e dai faria pouco sentido este ser salvo do dilúvio, e em segundo, Noé foi salvo do Dilúvio! Se Noé era um pecador por hereditariedade, e se Deus queria exterminar toda a Terra da maldade do Homem seria lógico salvar Noé? Deus diz que vai exterminar todo o homem da terra devido à maldade deste e no entanto salva um? Deus deixa uma "maça podre" permanecer na árvore?

O dito pecado original, da forma como é descrito e acreditado atualmente pela maioria dos crentes, para ser destruído bastaria assim Deus exterminar com o tal Dilúvio todo o homem e começar então um novo projeto, criar um novo homem. E vai Deus salvar um homem que se encontra "manchado" pelo pecado de Adão e Eva, homem este que juntamento com a sua família (também pecadores portanto) teriam o dever imposto por Deus (Gênesis 8:15,16,17) de se multiplicarem com o objetivo de encher a Terra? Encher a Terra de pecadores?
História da batata digo eu...

Como se pode salvar o Homem, que pelo simples facto de nascer é desde logo um pecador?
A resposta é muito simples, FAÇAM O QUE DEUS MANDA, que se cumpra a palavra de Deus!

Hoje em dia o Papa é supostamente o representante de Deus na Terra para os católicos, logo, o que o Vaticano ditar como regras a observar pelos fiéis estes seguirão as mesmas à risca, porque este representa Deus na Terra! A sério, Deus precisa de uma espécie de Governador para tratar dos assuntos de "cá de baixo"? Que conto do vigário sinceramente...
O maior problema com isto é que o Vaticano não cumpre aquilo que se encontra na Bíblia à qual chamam a palavra do Senhor! As leis que Deus deu a Moisés no Monte Sinai, indicadas no Livro de Êxodo e Levítico não são observadas pela Igreja. Então não é a Bíblia a sagrada palavra de Deus? Não são as leis de Deus para se cumprir?
Poderia-se argumentar que essas leis e mandamentos são destinados ao povo hebreu. Então porque é que a Igreja adopta os 10 mandamentos como lei revelada por Deus a Moisés? Não foram esses mandamentos destinados ao povo hebreu?...Esta história toda é muito confusa, não admira que pessoas pouco instruidas que não sabiam ler nem escrever se acreditassem nestas coisas...

Há! Outra coisa, este Deus que é tão adorado em todo o mundo por milhões e milhões de pessoas não é o Deus de toda a gente, é o Deus do povo Hebreu!
Veja-se o que diz então a querida Bíblia:

•   "Javé disse a Moisés: «Diz aos filhos de Israel: Eu sou Javé, o vosso Deus " – Levítico 18:1,2
•   "Eu sou Javé, que vos tirei do Egipto, para ser o vosso Deus: sede santos, porque Eu sou santo." – Levítico 11:45
•   "Deus continuou: «Eu sou El, o Deus de teu pai " – Gênesis 46:3
•   "Eu sou o Deus dos teus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacob» " – Êxodo 3:6
•   "Irás, então, com os anciãos de Israel, ter com o rei do Egipto e dir-lhe-ás: «Javé, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro.» " – Êxodo 3:18
•   "Não vos exploreis uns aos outros, mas temei o vosso Deus, porque Eu sou Javé, vosso Deus." – Levítico 25:17

Apenas a leitura da Bíblia de forma crítica e reflexiva poderá demonstrar as mais óbvias conclusões que exponho neste Post. Definitivamente o Deus que é descrito na Bíblia é o deus do povo hebreu, o deus dos descendentes de Abraão.
O deus que é apresentado na Bíblia, no Antigo Testamento pelo menos, mais não é do que um deus, uma deidade, do povo hebreu, um deus do povo de Israel, o povo judeu...

A mentira é bem visível para aqueles que realmente LEIAM a Bíblia, pois começa a torna-se mais do que evidente as mentiras que tem vindo a ser contadas à muitos séculos e que levaram à degradação do Homem que é controlado e manipulado desta forma.
A Bíblia não é um documento religioso, é um documento histórico!

Agradeço aqueles que tiveram paciência, disponibilidade e interesse para ler este Post.

Cumprimentos,

All


Boas,

Normalmente, quando se pretende esconder uma verdade,
o melhor local para a colocar, é á vista de todos ....  ;)

Isto, junto a séculos de ignorância e analfabetismo ... dá cá uma açorda ....  ::)

Bom post

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

O homem foi criados por alienigenas, e só o que tenho a dizer... :)

All
Citação de: haborym22 em 10 agosto, 2012, 22:20
O homem foi criados por alienigenas, e só o que tenho a dizer... :)

Concordo   :)

All
Citação de: Stalker em 10 agosto, 2012, 23:57
E quem criou os Aliens? ^^

Pessoalmente acredito que existe um Criador, um arquiteto do universo (como os Maçons). Apenas não acredito no Deus Bíblico, nem em outro Deus qualquer que tenha "descido" à Terra vindo do Céu como descrito por todas as civilizações antigas. Parece-me mais a vinda de seres de outros planetas à Terra mas tudo bem, há quem acredite que de facto existe um homem invisível a viver nos céus e toda a ficção que vem atrás. Respeito quem acredite nisso, desde que não tente "passar a mensagem" como verdade absoluta.

Um Deus não criaria um universo tão vasto para sermos os únicos a habitar o mesmo, tão pouco escolheria um indivíduo específico para estabelecer alianças com ele e a sua descendência, não se importando de matar homens feitos à sua imagem e semelhança (egípcios) e coisas do gênero. Também não me parece que obrigaria a realização de rituais com sacrifício de animais e etc...  :laugh:



chacalnegro
Citação de: haborym22 em 10 agosto, 2012, 22:20
O homem foi criados por alienigenas, e só o que tenho a dizer... :)
Dizer isso é tão válido como acreditar no Velho Testamento ;)

All
Citação de: chacalnegro em 11 agosto, 2012, 10:16
Dizer isso é tão válido como acreditar no Velho Testamento ;)


E acreditar que o Homem evoluiu do macaco? Também não será tão válido como acreditar no Velho Testamento?

#7
Citação de: All em 11 agosto, 2012, 11:21

E acreditar que o Homem evoluiu do macaco? Também não será tão válido como acreditar no Velho Testamento?

Penso que não, pois existem evidências mais que suficientes que corroboram essa hipótese...não vamos agora comparar as teorias da evolução do Homem com as histórias da Bíblia!! :o
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

anaferreira
Citação de: chacalnegro em 11 agosto, 2012, 10:16
Dizer isso é tão válido como acreditar no Velho Testamento ;)
Gosto do Antigo Testamento mas o Deus lá descrito é quase sempre um Deus tirano, que castiga, que faz sofrer quem estiver contra ele e eu não acredito num Deus assim!
Acredito que um "pai" quer o melhor para os seus filhos...pode castigar mas não da forma que lá vem retratada..
Mas há pais e pais ...

Citação de: anaferreira em 11 agosto, 2012, 12:55
Gosto do Antigo Testamento mas o Deus lá descrito é quase sempre um Deus tirano, que castiga, que faz sofrer quem estiver contra ele e eu não acredito num Deus assim!
Acredito que um "pai" quer o melhor para os seus filhos...pode castigar mas não da forma que lá vem retratada..
Mas há pais e pais ...

Também não acredito no Deus Bíblico.....por ser um Deus demasiadamente personificado,.....e em que essa personificação inclui maioritariamente os aspectos negativos do ser Humano.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

All
Citação de: Fireflight em 11 agosto, 2012, 12:58
Também não acredito no Deus Bíblico.....por ser um Deus demasiadamente personificado,.....e em que essa personificação inclui maioritariamente os aspectos negativos do ser Humano.

No Antigo Testamento é dito que Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança. Quanto à imagem não há dúvidas, agora o que se quer dizer com semelhança? Simples, a semelhança significa as atitudes, comportamentos, sentimentos e etc. Sendo assim Deus é igual a qualquer homem, aliás, é o versículo 22 do Capítulo 3 de Gênesis diz tudo "Depois Javé Deus disse: «O homem tornou-se um de Nós...» ".

Como disse e muito bem a anaferreira, o Deus descrito no Antigo Testamento é de facto um deus tirano, que se comporta como um simples homem, e por vezes, ainda pior...



chacalnegro
Citação de: All em 11 agosto, 2012, 11:21

E acreditar que o Homem evoluiu do macaco? Também não será tão válido como acreditar no Velho Testamento?

Não, não é, especialmente quando partilhamos 98% do ADN com os chimpanzés.

All
Citação de: chacalnegro em 11 agosto, 2012, 13:30
Não, não é, especialmente quando partilhamos 98% do ADN com os chimpanzés.

O porco é dos melhores doadores de órgãos para o Homem, também teremos evoluído dele?

Mas não consigo perceber a lógica da coisa, os chimpanzés tem 100% do seu ADN, o Homem supostamente evolui do chimpanzés ou macacos, no entanto perdeu-se 2% de ADN?!! Como é que isso é possível? Existe alguma lógica nisso? Porque é que existem macacos atualmente, só um macaco é que evoluiu? Porquê? Foi porque estava mais quente num determinado local e era necessário perder os pêlos? ...





#13
Citação de: All em 11 agosto, 2012, 13:40
O porco é dos melhores doadores de órgãos para o Homem, também teremos evoluído dele?

Mas não consigo perceber a lógica da coisa, os chimpanzés tem 100% do seu ADN, o Homem supostamente evolui do chimpanzés ou macacos, no entanto perdeu-se 2% de ADN?!! Como é que isso é possível? Existe alguma lógica nisso? Porque é que existem macacos atualmente, só um macaco é que evoluiu? Porquê? Foi porque estava mais quente num determinado local e era necessário perder os pêlos? ...






Em relação á parte do porco....já expliquei como isso funciona no teu outro tópico da verdade, e quanto ao resto, porque é que só uma parte dos macacos evoluiu, bem podes ir pesquisar as leis e os princípios do Neo-Darwinismo pois é muito para te explicar e nada tem a ver com o tópico....

Enão se perdeu 2 % de nada...alterou-se ;)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

All
Citação de: Fireflight em 11 agosto, 2012, 13:44
Em relação á parte do porco....já expliquei como isso funciona no teu outro tópico da verdade, e quanto ao resto, porque é que só uma parte dos macacos evoluiu, bem podes ir pesquisar as leis e os princípios do Neo-Darwinismo pois é muito para te explicar e nada tem a ver com o tópico....

Enão se perdeu 2 % de nada...alterou-se ;)

Pois, as leis e os princípios de Darwin baseiam-se na seleção natural através da sobrevivência do mais forte e pelas características do meio ambiente em que habita. Como havia dito, deve ter sido pelo calor que se fazia sentir...
Neo-Darwinismo? Uma teoria que se baseia na mutação aleatória do ADN?!!

Como disses-te, isto já nada tem a ver com o tópico por isso não vou perder tempo a discutir este assunto. Cada um acredita no que quiser independentemente de estar certo ou errado. É o que acontece sempre, por exemplo, com a religião  :D