Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Qual a origem dos 7 pecados mortais?
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.858 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo. Mas eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja. Mas a lista só se tornou "oficial" na Igreja Católica no século 13, com a Suma Teológica, documento publicado pelo teólogo são Tomás de Aquino. No documento, ele explica o que os tais sete pecados têm que os outros não têm. O termo "capital" deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as "líderes" de todas as outras. E, do ponto de vista teológico, o pecado mais grave é a soberba, afinal é nesta categoria que se enquadra o pecado original: Adão e Eva aceitaram o fruto proibido da árvore do conhecimento, querendo igualar-se a Deus. A Igreja até tentou oferecer soluções para os pecados capitais, criando uma lista de sete virtudes fundamentais - humildade, disciplina, caridade, castidade, paciência, generosidade e temperança -, mas os pecados acabaram ficando mais famosos. Outras religiões, como o judaísmo e o protestantismo, também têm o conceito de pecado em suas doutrinas, mas os sete pecados capitais são exclusivos do catolicismo.


DiogoM
Citaçãovícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.

Com este tópico percebemos que muitos dos padres andam a pecar e não é pouco. ;D

AndreiaLi

Ora eu pensei que os sete pecados capitais que a catolica divulgou, na verdade não são pecados mas sim os sete sentimentos que levam a maioria da ações pecaminosas.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

#4
Lembro-me de ver num documentário no canal História, que primeiramente eram 8 e não 7 os pecados capitais, o 8ª era a Vanglória, que acabou por ser expulso da lista,por ser muito próximo da Soberba.
Antigamente, o pecado da Preguiça tinha a Acidia e a Melancolia, pois não só a procrastinação era considerada pecado, mas a apatia e a tristeza também eram, pois como levam à inactividade de um indivíduo, associavam a Melancolia ao ócio e à vadiagem.

Naquele tempo nem nos podíamos dar ao luxo de estar tristes :(, que já estávamos condenados ao inferno!
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Ora, não nos podemos esquecer de que a igreja classificou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis, e os pecados capitais, os imperdoáveis, aqueles que são merecedores de condenação.

Mas, hoje em dia, a ciência, porém, veio nos libertar de todas as nossas culpas. E os neurologistas descobriram que a solução para muitos dos sentimentos considerados ruins está na fisiologia do cérebro.

E mostram que um vício pode ser, muitas vezes, o modo que o ser humano encontra para sobreviver, o que Charles Darwin chamaria de pura evolução.


fontes: centralblogs; universocatolico; aterraemmarte
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

panito
a igreja condena tudo o que acontece "lá dentro " já repararam ?
Cada vez gosto mais de ser como sou completamente afastado de qualquer religião!!!

#7
Encontrei no youtube o tal documentário que vi, é longo...1ªparte:

http://www.youtube.com/watch?v=UsMWI6nkrO0#


2ª parte:

http://www.youtube.com/watch?v=ttu6nQWSGuo#

3ª parte:

http://www.youtube.com/watch?v=Lj9KXXZeByA#
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles