Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Como se faz um exorcismo?
    Iniciado por MissTiny
    Lido 16.771 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como é feito o exorcismo?


No ritual, o padre reza e atira água benta sobre a pessoa possuída. Isso se considerarmos a cerimónia da Igreja Católica, mais discreta. Nas igrejas evangélicas, o exorcismo rola diante do público e o obreiro pode até sacudir o possuído.

"Numa casa, não é possível coabitar Deus e o Diabo. Onde está Deus, o Diabo não entra. O padre faz com que a família creia na presença de Deus, e isso vai eliminando o Diabo", diz o padre José Antonio Trasseretti, professor de teologia da PUC de Campinas.

Antes do ritual, o padre verifica se a pessoa está mesmo possuída. Geralmente, há quatro sinais de possessão: domínio de línguas desconhecidas, conhecimento de assuntos improváveis (detalhes da vida do exorcista, por exemplo), força incompatível com a condição física e a idade do sujeito, e aversão ao sagrado. Com a possessão confirmada, o padre dá início ao ritual, que segue o livro Ritual de Exorcismo e Outras Súplicas, publicado pelo Vaticano e reproduzido no Brasil pela Editora Paulus.

PEDE PARA SAIR!
Receita católica para expulsar o Diabo inclui reza, água benta e cruz

1- O exorcismo deve ser discreto, em casa ou em um oratório, com a presença de familiares. Se a vítima apresentar força anormal, pode ficar amarrada em uma cama ou cadeira. O local deve ter um crucifixo e uma imagem da Virgem Maria

2- O rito começa com aspersão de água benta, que pode ser adicionada de sal. A água, jogada sobre o atormentado e sobre os demais presentes, recorda a purificação recebida no batismo. Depois, o sacerdote convida todos a orar

3- Agora é hora da reza. O padre recita um ou mais salmos que exaltam a vitória de Cristo sobre o Maligno e lê trechos do Evangelho. O passo seguinte é impor as mãos sobre o fiel atormentado e ler mais palavras de fé

4- Não poderia faltar a principal oração, o Pai-Nosso, que todos rezam de mãos dadas. O padre faz o sinal-da-cruz e sopra na face do fiel possuído, dizendo mais palavras sagradas contra o demônio

5- As "fórmulas de exorcismo" são as orações finais. Há dois tipos: a deprecativa, mais "light", e a imperativa, usada em casos mais extremos. O rito termina com canto de ação de graças, oração e benção

6- Depois da reza e da água benta, o padre avalia se o Diabo saiu ou não pelo semblante da pessoa: se ela estiver calma e demonstrar paz de espírito, sucesso! Se não der certo, têm de se fazer novas sessões.

gabriellus
E há outras formas de exorcismo? Ou na generalidade seguem sempre estes passos.
Porque este tipo é normalmente o que mais casos abrange.  :)

anokidas
Em Fátima realizam-se exorcismos,mas tenho uma amiga que em tempos teve uma má experiência com o Padre que realizou o exorcismo.Quanto a estas coisas confesso que (e segundo o relato dela)nem sempre as práticas são as melhores.
Gostei do tópico,assim ficamos com uma ideia de como as coisas se processam.

Mephisto
Referes-te ao santuário de Fátima? Quem, onde e quando esse exorcismo se realizou?

Sob supervisão de quem, com que autorização e legitimidade?

Era esta que referia  ;)

anokidas
Sim foi no santuário de Fátima,não me perguntes o nome do Padre porque não foi comigo,por isso não me alonguei no comentário que fiz,mas parece que as coisas não correram bem pois esta pessoa acredita seriamente estar possuída.Já não a vejo a algum tempo mas até eu fiquei impressionada com o que ela disse.

Mephisto
Assim se dá consistência ao boato. Uma vez que ninguém conhece a tua amiga, queres relatar o que sucedeu para ficares tão impressionada? Repara que eu não estou a duvidar do que se passou com a tua amiga.

anokidas
Sim, fica ciente que isto é o diz que disse,não quero afirmar nada em concreto até porque não tenho provas de nada mas segundo consta ela não andava a sentir-se bem,depois de uma caminhada entre videntes,cartomantes e afins,alguém lhe arranjou o contacto de um Padre no santuário em Fátima.Não sei porque carga de agua foi confirmado possessão mas segundo o relato dela ao fazer o exorcismo ela sentia-se cada vez pior e com uma raiva enorme do Padre,diz que depois de imensos berros dentro daquela sala entre o Padre e ela,o padre quase metia a língua dentro da boca dela.Ela saiu com a sensação que estava tudo ao contrario,que o padre era quem estava possuído e não ela.
Mas atenção só estou a vender o peixe conforme mo venderam a mim ;)

Mephisto
Bem me parecia que isso tinha um quanto de diz que disse.  ;)

Consegues confirmar com a tua amiga a data e local concreto desse episódio. Já agora, porque carga de água a tua amiga se achava possuída?

anokidas
Como te disse já não a vejo á algum tempo,mas segundo ela são as mudanças de humor repentinas,vontade de partir tudo,na altura ela namorava acabou com o namorado acabando por agredir fisicamente,emagreceu imenso,tinha pesadelos e queria matar-se.Olha e mais não sei porque isto são coisas que por vezes até a própria pessoa não diz por medo de ser ridicularizada.

#9
Citação de: anokidas em 16 dezembro, 2012, 21:59
Sim, fica ciente que isto é o diz que disse,não quero afirmar nada em concreto até porque não tenho provas de nada mas segundo consta ela não andava a sentir-se bem,depois de uma caminhada entre videntes,cartomantes e afins,alguém lhe arranjou o contacto de um Padre no santuário em Fátima.Não sei porque carga de agua foi confirmado possessão mas segundo o relato dela ao fazer o exorcismo ela sentia-se cada vez pior e com uma raiva enorme do Padre,diz que depois de imensos berros dentro daquela sala entre o Padre e ela,o padre quase metia a língua dentro da boca dela.Ela saiu com a sensação que estava tudo ao contrario,que o padre era quem estava possuído e não ela.
Mas atenção só estou a vender o peixe conforme mo venderam a mim ;)

O Padre quase que metia a língua dentro da boca dela,  :o :o  Mas que raio de exorcismo foi esse!!!
A tua amiga tem razão o padre é que devia de estar possuído ...ou maluco ;)
Com esta fartei-me de rir, desculpem lá :laugh:

Espero que a tua amiga esteja melhor
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Mephisto
Citação de: anokidas em 16 dezembro, 2012, 22:11
são coisas que por vezes até a própria pessoa não diz por medo de ser ridicularizada.

Coisa que, garantidamente não faria. Aquilo que me leva a questionar-te, não por duvidar de ti (longe disso) prende-se com o facto de, em casos de possessão reais imperar uma amnésia total em relação às ocorrências manifestas durante o transe por parte da vitima. Isto não está apenas baseado nas minhas pesquisas (leituras).  ;)

A prova está em ela lembrar-se daquilo que supostamente o padre fez durante as sessões que em nada corresponde aos casos documentados de sinais evidentes de possessão. Outra coisa: sabes se ela foi avaliada por algum psiquiatra antes de se proceder ao ritual romano de exorcismo?

Citação de: Azarenta em 16 dezembro, 2012, 22:17
O Padre quase que metia a língua dentro da boca dela,  :o :o  Mas que raio de exorcismo foi esse!!!
A tua amiga tem razão o padre é que devia de estar possuído ...ou maluco ;)
Com esta fartei-me de rir, desculpem lá :laugh:

Azarenta, não faças julgamentos sumários e desconexos que isto não é o caso Casa Pia.
Procura avaliar com discernimento a informação, primeiramente.  ;)

#11
Citação de: Mephisto em 16 dezembro, 2012, 22:21

Azarenta, não faças julgamentos sumários e desconexos que isto não é o caso Casa Pia.
Procura avaliar com discernimento a informação, primeiramente.  ;)

julgamentos desconexos!!!! Achas normal, eu não percebo nada disto mas o meu senso comum diz-me que não.
Queres mais discernimento que isto, eu mudava de padre e ia ao médico. O padre falhou certo?
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Mephisto
Se leres na integra o que a Anokidas escreveu detectas imediatamente algumas incongruências, se perceberes efectivamente aquilo que debates. Só isso. Além do mais, o senso comum (teu), é baseado num relato indirecto dos factos supostamente ocorridos.

anokidas
Citação de: Mephisto em 16 dezembro, 2012, 22:21
Coisa que, garantidamente não faria. Aquilo que me leva a questionar-te, não por duvidar de ti (longe disso) prende-se com o facto de, em casos de possessão reais imperar uma amnésia total em relação às ocorrências manifestas durante o transe por parte da vitima. Isto não está apenas baseado nas minhas pesquisas (leituras).  ;)

A prova está em ela lembrar-se daquilo que supostamente o padre fez durante as sessões que em nada corresponde aos casos documentados de sinais evidentes de possessão. Outra coisa: sabes se ela foi avaliada por algum psiquiatra antes de se proceder ao ritual romano de exorcismo?

Azarenta, não faças julgamentos sumários e desconexos que isto não é o caso Casa Pia.
Procura avaliar com discernimento a informação, primeiramente.  ;)


Compreendo Meph,possivelmente nem era possessão segundo sei ela não fez nenhuma avaliação psicológica mas depois do ritual ouvi dizer que estava com uma depressão.O mais estranho nisto tudo é ter sido um Padre a faze-lo e para faze-lo teria que confirmar as suas avaliações psicológicas certo?Então como pode ela ter relatado o assunto com estes pormenores? Eu sei que me vais dizer a amiga é minha pergunta... :-\ mas sinceramente deixei de a ver há já algum tempo pois tinha mais contacto com ela devido ao namorado ser do mesmo circulo de amigos que os meus.

Mephisto
Antes de alongarmos esclarece-me só a seguinte dúvida: Ela não estava acompanhada por ninguém durante o ritual além do padre?