Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • 999 666
    Iniciado por Mephisto
    Lido 6.083 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mephisto

««Os números são a linguagem universal entendida por todos, por isso, em muitas culturas, as letras e números misturam-se dando azo a interpretaçõs curiosas. Esta interpretação tem muito a ver com o objectivo que se pretende, mas não deixa de surpreender pelos resultados
a que se chega... um belo exemplo, sempre relacionado com o Satanismo, o 666!



Quando conheci o Kalamun, ele era pouco mais velho do que uma criança. Nessa altura eu estava encarregue de uma loja de livros que negociava principalmente com a parte esotérica. Ele era um cliente habitual. Certa vez ele perguntou-me acerca do "número da Besta". Isto porque ele tinha perguntado à sua professoa de religião e moral (lembrem-se que Itália é um país governado pelo Vaticano e a "religião" faz parte do currículo escolar e é imposto em praticamente todas as escolas) acerca deste tópico e a resposta dela foi que o número "666" era o contrário do "999", número que de acordo com a teologia escolar não conseguia atingir a perfeição do número 1000. A meu ver esta foi realmente uma resposta algo cómica para uma professora "católica-supersticiosa". Por isso insurgi o Kalamun para perguntar à sua professora se ela acreditava nos antigos escritos hebraicos que usavam "a numeração árabe", uma vez que a resposta dela se baseava numa interpretação não-matemática através da imagem ao espelho dos números árabes. Escusado será dizer que a inexperiente professora cristã ficou maluca quando encontrou esta pequena objecção!

Agora, em relação ao dia 9 de Setembro de 2009, ou seja, 09.09.09, na convencção do mundo ocidental, será agradável ter uma pequena conversa acerca do "Seis Seis Seis", para obter
algum prazer intelectual e brincar com estes números.

Antes de continuarmos, um pequeno desvio, acho que todos os leitores da Infernus deverão saber um pouco acerca da cabala. Ghematriah é um dos principais ensinamentos de cabala. Segundo Ghematriah podemos ter acesso aos domínios escondidos, através de valores numéricos, que se encontram ocultos nas palavras. Isto é possível em várias linguagens ancestrais, como Chaldaean ou o hebreu, que usam letras e também números. De acordo com
este ensinamento esotérico, é algo semelhante a um jogo matemático, pois cada palavra transmite um número que permite ter acesso a signifi cados escondidos e profundos. Por exemplo, a palavra "Messias", em hebreu "MShYCh", pode ser escrita como Mem (40) + Shin (300) + Yod (10) + Cheth ( 8 ), o que reflecte um total de 358. Este número é o mesmo obtido pela palavra Serpente, em hebreu "NChSh" e diz-se Nun (50) + Cheth ( 8 ) + Shin (300) = 358. Por isso este número 358, sugere que há uma ligação esotérica entre "messias" e "serpente", será que quer dizer que o messias era a serpente no jardim de Eden, que fornece o conhecimento a Eva?

O número "666" aparece pela primeira vez no  Apocalipse de João, um livro escrito em grego arcaico, outra língua onde as letras podem ser substituídas por números. A citação, de acordo com a versão do Rei Jaime de Inglaterra, diz o seguinte: "Deixa aquele que possui conhecimento contar o número da Besta: pois ele é o número dos Homens e o seu número é seiscentos e sessenta e seis".

Alguns manuscritos da Grécia antiga mostram o número em numeração grega ancestral, através do uso de letras gregas como chi, xi, "tail-Sigma", ou como o rei Jaime fez: 600, 60, 6, ou "hexakósioi hexekonta héx". Já agora, não acham estranho que em grego antigo a palavra "hex" representa o número "6", enquanto que na língua inglesa "hex" é o mesmo que dizer feitiço, ou até maldição?

De volta a "São João", é notório que ele ao escrever o seu livro fez uso dos códigos da cabala e isso salta tanto à vista que quase todos os estudiosos interpretaram a sua escrita de acordo com o simbolismo e não de uma forma literal. No entanto há sempre alguns cristãos que tentam ir buscar a identidade da Besta como algo real e preciso, ignorando a regra mais básica da hermenêutica, ou mesmo do simples senso-comum.

Se a "hexakosioihexekontahexamania" não for sufi ciente, devem considerar se o verdadeiro número da Besta não será o 616, em vez de 666, uma vez que podem encontrar "Seis Um Seis"
em alguns manuscritos do início do século III no Livro das Revelações.

Seja "Seis Um Seis" ou "Seis Seis Seis", os primeiros cristãos viram o número da Besta como uma referência a César, ou ao Império Romano. A hipótese de que a "marca da Besta" é uma
referência aos imperadores romanos é suportada pelo facto de que tanto o 666, como o 616 podem ter uma conotação cabalísta relacionada com Nero César. Se o nome "Nero César" for
mantido na sua foma latina a sua correspondência para hebreu seria "NRV QSR", ou 616 cabalísticamente sumando Nun (50) + Resh (200) + Vau (6) + Qof (100) + Samech (60) + Resh (200). Por outro lado "Nero Cesar" transforma-se em "Nero Kaisar" se se falar em grego e a sua transcrição para hebaico seria, "NRVN QSR",  que corresponde a 666 = Nun (50) + Resh (200) + Vau (6 )+ Nun (50) + Qof (100) + Samech (60 ) + Resh (200).

Calculo que alguns estejam a dar em malucos com esta misturada de números e letras, mas como sabem foi assim que ocorreu o desenvolvimento de religiões ao longo dos séculos... em
detrimento do cérebro!

Ao utilizar este jogos cabalísticos, a Besta pode ser também o imperador romano Caligula e Domitianus. Robert Graves sugere, acerca de Domitianus, que o número 666 em numeração romana DCLXVI, é um acrónimo para a frase latina "Domitianus Caesar Legatos Xti Violenter Interfecit", que quer dizer "O imperador Domitians matou o enviado de Cristo".

Voltaremos mais tarde aos jogos cabalísticos. Para já retornemos à antiga Grécia. É interessante referir que Andreas de Caesarea, um escritor teólogo grego e bispo de Caesarea,
na Capadócia (que vários estudiosos colocam desde o século V ao século IX), no seu trabalho principal, faz um comentário acerca do Livro das Revela-ções e que é também este o comentário mais antigo que sobreviveu no livro que é a Bíblia. Ele sugere sete nomes para a Besta, cada um dos quais soma666. "BENEDIKTOS" entre esses sete, evoca o já mencionado "número binominal 666/616". Será que esse nome se refere ao nome do actual papa "Benedicto 16"?Considerando que até Martin Luther reparou que "Benediktos" dava 666 nas letras gregas de  Ghematriah epor isso ele pensou, há muitos anos atrás, que podia ser a referência a um papa chamado Benedicto!

Houve muitos cristãos "protestantes" que viram o 666 como uma referência ao papa. Um dos títulos do papa é "Vicarius Filii Dei", "Vicário do Filho de Deus". Este nome em latim soma-se
num total de 666 em numeração romana. No entanto, esta interpretação faz com que não se tenha em consideração as letras sem significados numérico na numeração romana, tal como "A", "R", "S" , "F" e "E". Notem que os romanos costumavam reescrever "U" como "V". Resumindo VICARIVS FILII DEI = 666 =  V (5) + I (1) + C (100) + A (sem valor) + R (sem valor) + I (1) + V (5) + S (sem valor) + F (sem valor) + I (1) + L (50) + I (1) + I (1) + D (500) + E (sem valor) + I (1).

Rudolf Steiner, o fundador da antroposofia, sugeriu que o número 666 se referia, cabalisticamente, ao Demó-nio do Sol,  Surath (SVRT = 666 = Samech (60) + Vau (6) + Resh (200) + Tau (400)). Usando as mesmas letras podem ter STVR, traduzido para hebreu e que é semelhante ao nome Saturno, o antigo deus no território central de Itália, a que os romanos chamavam "Saturnia Tellus" (a terra de Saturno).

666 é também a soma de todos os números da roleta, mas se continuarmos assim, podemos facilmente ver o número 666 em todo o lado. É um pouco aquilo que acontece com aqueles
atormentados com a "fobia hexakosioihexekontahexa", uma fobia, o "medo do número seiscentos e sessenta e seis".

Fora da superstição cristã, este tipo de fobia foi populaizado por uma série de filmes de terror série B, como o conhecido Omen. As pessoas com fobia Hexakosioihexekontahexa vão evitar
coisas que pensam estar relacionadas com o número 666. Um dos últimos casos de histeria massiva de fobia hexakosioihexekontahexa, ocorreu há alguns anos trás, quando muitas mulheres grávidas se mostraram preocupadas com o faco de dar à luz a 6 de Junho de 2006, ou 06.06.06.

O que é que essas pessoas fariam se soubessesm que a Internet (World Wide Web) tem o número da Besta? Em hebreu "WWW" é o mesmo que "SeisSeisSeis" = W (Vau = 6) + W (Vau =
6) + W (Vau = 6) =  6 6 6 !!! •»»

Autor: DeViS deviLs g.

Titulo original: 999 666

Fonte: Infernus- ORGÃO OFICIAL DE EXPRESSÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SATANISMO Nº XIV IX/VII Era APS pp. 18 e 19

Mephisto
Citação de: Stalker em 28 julho, 2012, 21:59
Na verdade, o Satanismo inicial foi baseado e inspirado nos ensinamentos de Aleister Crowley onde Lavey tenta imitar a parte niilista do livro da lei – Thelema, onde muitos vezes é confundido Thelema com Satanismo. Na verdade as técnicas inicais do Satanismo foram retiradas dos cultos de Crowley e da Ordo Templi Orientis.

É um artigo interessante sem dúvida. Quanto à ausência de mais referências compreende-se tendo em conta o veiculo difusor (revista).

Quanto à base ideológica do satanismo encetado por LaVey não podes descurar nomes como  Ayn Rand, Friedrich Nietzsche, H.L.Mencken, Jack London e Ragnar Redbeard, entre outros. Não só Crowley. Na verdade há muitas fontes de inspiração intimamente ligadas à obra de LaVey.

Está brutal este tópico Mephisto, quer a nível explicativo assim como os exemplos mencionados ...

Fobias á parte ... Parabéns !!  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Mephisto
#3
Citação de: Seth em 28 julho, 2012, 23:28
Está brutal este tópico Mephisto, quer a nível explicativo assim como os exemplos mencionados ...

Fobias á parte ... Parabéns !!  ;)

Agradeço a ti e ao Stalker o apreço pelo trabalho de copiar e colar aqui este texto  ;). O mérito e congratulações pertencem inteiramente ao autor.  :)

Citação de: Stalker em 28 julho, 2012, 22:50
Relativamente ao Satanismo, tens razão. É muito complicado falar na inspiração de LaVey. Por exemplo, ele copiou alguns ensinamentos de Austin Osman Spare, o pai da magia do caos e é surpreendente no que a Bíblia Satânica se tornou, LaVey copiou/retirou da magia Enoquiana mais de 100 páginas (não é fácil). Mesmo o pentagrama invertido descende de Eliphas Levi. Digamos que não existe nada puro e de origem no Satanismo. Tira daqui, tira dalí, tira acolá, e é assim que o Satanismo foi sobrevivendo até aos dias de hoje.

Tens toda a razão. Já num tópico (antigo) tinha referido que os fundamentos do satanismo enquanto filosofia não passa de um copy/paste -em fato de harlequim- de muitas mentes. A Bíblia Satânica tal como o seu autor são pedras basilares da convergência de um sem fim de "escolas de pensamento" rumo ao sonho de criar aquilo que hoje conhecemos como The Church of Satan que, na minha opinião não passam de uma extensão do ego rumo à cena "poser".
Satanistas houve ao longo de toda a história do homem a partir do momento que há para o homem a religião. Quanto às colossais referências nomeadas que apresentas sem dúvida que devem ter influenciado o LaVey. Para mim não passam de dois ocultistas iguais a tantos outros.
Em abono da verdade, francamente, Aleister Crowley não tem ponta por onde se lhe pegue. É a minha opinião sincera Stalker. Acho bastante suspeita a origem do Livro da Lei. Só mesmo uma justificação daquelas permite aceitar aquilo como uma referência no ocultismo. Confesso que perdi uns quantos dias de volta daquilo e fiquei a saber o mesmo. Com certeza que sou eu que não tenho capacidade para atingir o nível.   :-\
Ainda no satanismo, aquilo que verifico presentemente, é um movimento cultural em grande forma. LaVey pode ser a figura de proa no entanto, se houve alguém que melhor representou o homo satânico foi sem dúvida Donatien Alphonse François de Sade longe de ocultismos e misticismos e bem anterior aos três que referimos.

Citação de: Stalker em 28 julho, 2012, 22:50
Seja como for, sabemos que o Biblia Cristã é um livro de códigos e enigmas e certamente existem detalhes importantes que devem ser analisados com mais atenção. O dualismo Deus-Diabo / Jesus-Satanás (...)

Não sei exactamente o que é a Bíblia além de um livro escrito por gente bruta para gentes brutas. Vejo a Bíblia como um livro de metáforas "eternamente" actual, por representar na parábola os fundamentos da condição humana. O dualismo é um deles. Retrata a vida e relata as palavras do Messias? Se era Messias ou não a palavra dele ecoa há mais de 2000 anos pelo mundo. Não deixa de ser uma metáfora colossal com toda a história da alma que nos encerra. Tem muito que se lhe diga, mas isso já são outros campos  ;)
 

#4
Mephisto, este tópico está "hexakosioihexekontahexamaniamente" excelente.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Dos tópicos mais interessantes que li por aqui, mas não me sinto com coragem para opinar complexamente. Deixo para vocês  ;D

P.S. Mephisto, onde "arranjas" a Infernus? Online através da APS?

Cumps.

Mephisto
#6
No mail,  mas podes adquirir on-line no site, -gratuitamente-os PDF  ;)

Já dei lá uma saltada. Obrigado  ;)

Ligeia
666, número da Besta, Cabala, Ghematriah (geometria?), Messias, Serpente, São João, hex, imperadores romanos, Benediktos, Surath, etc etc etc...
Não será este número uma representação do Todo, em vez do nada místico Um (uno, unidade) e do sobrecarregado 3 (trino, trindade)?
Só não percebi onde pára o 999. Inversão e oposto do 666? Um exemplo de outro número "misterioso", ao qual a Cabala dá relevo, divertindo-se com a nossa necessidade de desconhecido?
O artigo é interessante, mas falta-lhe "qualquer coisa" (que não é tão pequena ou insignificante quanto isso). Ou então estou é a precisar de jantar...  ;D

Excelente tópico, e veio mesmo a calhar.

Na semana passada estava na fila para comprar cápsulas de café e saiu-me a senha adivinhem... 666... :o que azar  :-[
Quando me atenderam, disse ao empregado que era uma senha agoirenta, respondeu que sim e ficou a olhar para a senha.

Já tinha esquecido isto, o que é que isto poderá significar?
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citação de: Azarenta em 09 janeiro, 2013, 22:35
Excelente tópico, e veio mesmo a calhar.

Na semana passada estava na fila para comprar cápsulas de café e saiu-me a senha adivinhem... 666... :o que azar  :-[
Quando me atenderam, disse ao empregado que era uma senha agoirenta, respondeu que sim e ficou a olhar para a senha.

Já tinha esquecido isto, o que é que isto poderá significar?

significa que tiveste 665 pessoas á tua frente....  >:D ;D

hoopsy

Citação de: hoopsy em 09 janeiro, 2013, 22:44
significa que tiveste 665 pessoas á tua frente....  >:D ;D

hoopsy

Não  ;D
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Não existe amuleto ou qualquer objeto seja talhado, forjado, fundido, dezenhado ou escrito, com forças mágicas, existe sim todo um ritual utilizando estes objetos que podem fazer com que eles tenham valor magico, dependendo de quem e como é utilizado tais objetos e a fé de seus Mestres.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: hoopsy em 09 janeiro, 2013, 22:44
significa que tiveste 665 pessoas á tua frente....  >:D ;D

hoopsy

Citação de: Azarenta em 09 janeiro, 2013, 22:48
Não  ;D

Tens razão.. a maioria dos sistemas de senhas possui a senha 0, logo, hipotéticamente tiveste 666 pessoas antes de ti.
Isto significa, sem sombra para duvidas, uma grande trabalheira para os funcionários da tal loja.  ;D

hoopsy

Já me ocorreu inúmeras vezes a repetição da ordem de números "666" enquanto conduzo. Tenho a mania de visualizar a média de km no automóvel para averiguar qual a distância em Km em falta até abastecer. Para meu "azar" apanho várias vezes o "666".

Contudo, a minha opinião acerca do "666" como algo relacionado a Satanás não me convence pois não acredito no diabo. Acredito sim, que cada um pode fazer o seu inferno. Cada um tem um lado obscuro. Depois da morte para mim os demónios são pessoas que tentam interagir com o mundo físico com vontade de vingança ou apenas de exercer pura maldade.

Cumprimentos,
JQbmwsportpack