Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Locais assombrados no Algarve
    Iniciado por jolus
    Lido 12.173 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vivo no Algarve e gostaria de conhecer locais assombrados. Podem ajudar? Estive no Palácio da Fonte da Pipa em Loulé e não consegui sentir nada. Haverá outros?

 Creio que sim estive a fazer algumas pesquisas e existe em olhão , portimão , estoi :) elas estão por ai mas tenta reconhecer mais algumas através de postais antigos de palacetes os casas senhoriais antigas a maior parte estão ao abandono boa caça eu vou dando notícias de minhas visitas :9 já agora o palácio de loulé tem qualquer coisa de estranho sim exprimenta subir ao ultimo andar , e logo me dizes

Sem dúvida, depois de se ir pessoalmente e com manifesto interesse aos  locais aqui inicialmente referenciados no Algarve e por alguma transmissão boca-a-boca e com conhecimento, leitura após isto de algumas pesquisas efectuadas por autores com livros publicados sobre este assunto em particular, estes são mesmo alguns dos lugares no Algarve que têm uma mística e sente-se algo muito forte presente no local, quando por lá passamos....são lugares penso eu, que marcados em tempos idos por alguma dor e momentos terríveis e desoladores, assolados por uma vivência passada em famílias algumas ocorridas em palácios senhoriais, casas estas muito belas a nível arquitectónico,  outras mais simples de famílias de classe média e alta e agora em ruínas, com  acontecimentos trágicos que vitimaram um grande e elevado número de pessoas,  e muitas famílias com epidemias em séculos passados (XIX e XX) de doenças com curas desconhecidas para a época, outros terão sido desgostos de amor e morte, tragédias...


Citação de: jolus em 27 julho, 2012, 22:44
Vivo no Algarve e gostaria de conhecer locais assombrados. Podem ajudar? Estive no Palácio da Fonte da Pipa em Loulé e não consegui sentir nada. Haverá outros?
olá,se fores a Olhão tens o chalet do Dr. John Pike e uma casa típica na Av. Bernardino da Silva. Olhão está cheio de locais assombrados e alguns abandonados. Em loulè no cerro cabeça de camera também há o que explorar. Eu já estive em vários locais abandonados e assombrados,incluindo o antigo Parque Aquático Atlantic Park. Espero ter ajudado.

Kyara
Para quem acredita nestas coisas, Loulé é o centro da Assombração Moura no Algarve...

Se leres o livro de Athaíde de Oliveira vais ficar com a impressão que existe um submundo invisível que vive em Loulé.
Uma espécie de comunidade sobrenatural que vive uma vida paralela à nossa... e atenção que o livro diz onde eles andam... não só em Loulé... como em outras partes do Algarve

Pessoalmente não acredito em fantasmas como seres reais (ainda não vi nenhum e comigo é ver para crer), mas interesso-me pelos aspetos sociológicos culturais dos mesmos e o livro de Ataíde de Oliveira é um verdeiro Tesouro escondido... pois poucos têm conhecimento do mesmo.


O livro foi escrito numa época em as pessoas do Algarve ainda acreditavam e juravam ter visto e mesmo falado com fantasmas... e o autor entrevista essas pessoas :D... sendo que algumas têm mesmo medo de falar com medo de represálias fantasmagóricas :laugh:




Como foi escrito nos finais do século XIX já não existem direitos de autor e o livro foi colocado por uma alma caridosa no Arquivo da Internet onde podes ler ou fazer o download.

Esta é a página: https://archive.org/details/asmourasencantad00olivuoft

E para quem se atrapalhar, este é o link direto para o download do livro em pdf: https://archive.org/download/asmourasencantad00olivuoft/asmourasencantad00olivuoft.pdf
(o pdf é grande e por leva tempo a carregar)

O livro chama-se: As mouras encantadas e os encantamentos no Algarve : com algumas notas elucidativas (1898)

Não tinha pessoalmente conhecimento deste livro, pelo que fiz o Download para me poder deliciar.
Pessoalmente já tive algumas experiências com locais assombrados. Desde pequena que noto ser muito recetiva a este tipo de situações.
Tinha eu 6 anos de idade e quando brincava na cozinha sentia sempre uma energia qualquer por trás de mim que me observava. Não deixava de ser incómodo, especialmente porque eu não sabia o que era ou quem era. Com o tempo comecei a acostumar-me e a procurar eu mesma por alguns desses locais de forma a explorá-los e sentir um pouco da sua história.
Obrigada pela partilha deste link.

Citação de: lobomau em 12 fevereiro, 2014, 08:31
Creio que sim estive a fazer algumas pesquisas e existe em olhão , portimão , estoi :) elas estão por ai mas tenta reconhecer mais algumas através de postais antigos de palacetes os casas senhoriais antigas a maior parte estão ao abandono boa caça eu vou dando notícias de minhas visitas :9 já agora o palácio de loulé tem qualquer coisa de estranho sim exprimenta subir ao ultimo andar , e logo me dizes


estoi? Vivi muitos anos lá e nunca soube de nada que fosse assombrado lá.. :/

O dito livro de Athaide de Oliveira, que li quando ainda era criança, foi escrito numa altura em que o estilo de vida era bem diferente do nosso.

Nessa época as mulheres partiam para as ribeiras, fontes, pegos ou poços ainda de madrugada, muito antes do sol nascer. Não havia iluminação nocturna nem o som de automóveis, televisões, rádios...

A escuridão total potencia a ocorrência de fenómenos paranormais. Para além disso hoje em dia já ninguém vai de madrugada para ribeiras ou fontes. Aliás, muitos dos locais assombrados estão inacessíveis pois está tudo cheio de mato.

Conheci idosas que afirmavam que ouviam o choro de crianças e gritos quando iam lavar de madrugada a uma ribeira algarvia associada a lenda de mouros. Falava-se ainda em vultos entre a vegetação e mesmo a visualização de espíritos de crianças ou de mulheres.
C'est dans l'air.

#8
Pior que Loulé, é Salir. Aí tem uma casa verdadeiramente assombrada, até para os que dizem que não acreditam em coisas assim

Até eu vivo numa casa assombrada. Mas pasmem aqueles que pensam que todas as assombrações são de má índole. Tenho um fantasma amigo, só está a cuidar da casa onde foi feliz, e de tantas pessoas que queriam a casa, guardou-a para mim

Citação de: Mãe do Bosque em 14 março, 2016, 14:40
Pior que Loulé, é Salir. Aí tem uma casa verdadeiramente assombrada, até para os que dizem que não acreditam em coisas assim
Não sabia que Salir tinha uma casa com essa fama.

Não estive lá muitas vezes, mas recordo-me bem da sensação que me deixou enquanto andava pelas ruas, a meio do dia e acompanhada...



"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 15 março, 2016, 15:42
Não sabia que Salir tinha uma casa com essa fama.

Não estive lá muitas vezes, mas recordo-me bem da sensação que me deixou enquanto andava pelas ruas, a meio do dia e acompanhada...





Tambem és do algarve Cassandra?

Não, mas conheço bem o Algarve  ;)

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

hum...normalmente salir e outras zonas assim nao sao muito conhecidas

Pronto, eu reformulo: eu conheço muito bem o Algarve  :P

Sotavento, barlavento, cidade, aldeia, praia, serra... já andei por quase todo o lado no Algarve.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 15 março, 2016, 16:09
Pronto, eu reformulo: eu conheço muito bem o Algarve  :P

Sotavento, barlavento, cidade, aldeia, praia, serra... já andei por quase todo o lado no Algarve.

Fixe. para muitos o algarve é só praia.