Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.442
Total de tópicos
26.914
  • Porque algumas pessoas acreditam em Deus e recusam-se a acreditar em Fantasmas?
    Iniciado por IceBurn
    Lido 20.329 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A pergunta é simples e directa!

Estou a tentar perceber, porque motivo a maioria das pessoas diz acreditar em Deus, mas mostram-se descrentes em relação à existência de fantasmas?

Um exemplo; porque é que os católicos acreditam na Senhora de Fátima? Segundo consta, também foi uma aparição! Ela já estava morta quando apareceu não era?!

O que acham? Gostava de entender.

Olá!
Antes de dar a minha opinião permitam algumas consideraçoes ao post inicial.

Digo desde já que não opino como catolico mas como conhecedor das religiões.

1-O catolicismo como um dos herdeiros da religião judaica aceita a ideia de espiritos dos mortos,vulgo fantasmas.
Existe inclusivé uma passagem no A.testamento que um dos chefes hebreus antes de uma batalha consultou a bruxa de Hendor para invocar o fantasma de um antigo profeta para indagar que sentido teria determinada batlha.
Quem conhecer a mistica judaica conhecida por  Qabalah sabe que essa crença é parte integrante para a sua compreenção.


2-Já no novo testamento,exemplos de aparcimentos e posseção por espiritos não faltam,ver os sinopticos.

3-conheço pessoas que por uma questão de "modernismo"não acreditam em fantasmas,só que no momento X acreditam em tudo e mais alguma coisa.
São seguidores do Senso Comum.


A religião catolica numca aceitou de forma ingenua a aparição de fantasmas pelo facto de o mesmo,estar ainda hoje a ligada a franjas sectáias como o paganismo e certas correntes hereticas.

Quanto a Maria,ela não morreu,segundo as tradiçoes cristãs mas subiu ao Ceu.
Inclusivé há um feriado conhecido por ascenção de Maria creio em 15 de agosto
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Ah, então lamento a minha falta de informação, tinha na ideia que a Senhora de Fátima tinha falecido!

Mas ok,  não consigo evitar a ironia e atrevo-me a afirmar que faz todo o sentido ela ter subido aos céus! Não, não faz.

Alguns dos comentários do mysterium coniunctionis realmente evidenciam a minha tese ao ponto de considerar um autentico paradoxo o facto das pessoas acreditarem em Deus, ou num ser superior, e mesmo com todas as referencias a espíritos e a aparições que são faladas na bíblia, ainda assim não acreditarem nos fantasmas.

Afinal, não existem mais pessoas cépticas do que crentes no paranormal?
Então não é verdade que muitas não acreditam em fantasmas e que ainda gozam connosco por acreditarmos? Mas que se lhes perguntarmos se acreditam em Deus a sua resposta é afirmativa!

Porque razão um médium é considerado louco por muitos? Afinal faz mais sentido que a Senhora de Fátima tenha subido aos céus e posteriormente aparecido a 3 pastorinhos?

No fundo, Deus não deveria também pertencer aos fenómenos paranormais? Ou já se provou cientificamente a existência de Deus e por isso é aceitável acreditarmos nele?

Desculpem-me mas isto faz-me uma enorme confusão.

white92
IceBurn, concordo plenamente com as questões que levantas neste último post que colocaste..

Mas quando falamos de Deus, uns falam no Deus que conhecem da religião.. Outros de outro tipo de Deus.. etc..

Eu intendo Deus como a causa do Universo (tudo!) e depois coloco a questão.. Mas então qual é a causa da causa da existência de tudo?

Mas isto sobretudo é uma questão de modas porque a maioria das pessoas apoia-se no senso comum afim de fundamentar as suas crenças..

Mas se acham tão ridícula a existência de fantasmas/espíritos que interagem com nós.. Não será tão ridículo como acreditar na aparição de N. Senhora de Fátima? Mas cada um possuí as suas crenças e é incorrecto fazermos juízo delas.


Cumps.

Citação de: white92 em 26 abril, 2009, 15:13
Mas cada um possuí as suas crenças e é incorrecto fazermos juízo delas.

Tens toda a razão. E este é e será sempre um assunto bastante polémico...

CitaçãoPorque algumas pessoas acreditam em Deus e recusam-se a acreditar em Fantasmas?

A pergunta é simples e directa!

A resposta também: porque a Fé não obedece à Razão ;).

Lunática
É simples. É o mesmo que acreditar em fantasmas e não acreditar em Deus.

Por acreditarem em Deus e não em fantasmas não quer dizer que estejam "a dizer" que não acreditam em formas invisíveis. Apenas não acreditam que depois de morrermos o nosso espírito "anda por aí".

white92
E acrescentando..

Deus pode não ser necessáriamente uma alma, tipo o nosso espelho.

Estamos aqui hoje graças a um processo evolutivo segundo a ciência. Ciência esta que apenas pode ser o único instrumento, por nós utilizado, para conhecer o mundo.

Cumps.

Earendill
Porque não são os fantasmas que perdoam todos os nossos pecados , e carregam a ideologia da "paz e amor", da religiao católica, ou seja , nao nos trazem o alivio que a religiao pode trazer ...

( Isto nao quer dizer que nao concorde com o que foi dito, mas num mundo cada vez mais tecnológico e cada vez menos organico as pessoas tendem a seguir plos facilitismos, e a religiao e para muitos isso mesmo , um modo facil de expiarem os seus pecados, atençao que nao estou a criticar, simplesmente estou a dizer o que ultimamente tenho visto e sentido nas pessoas que conheço . )

Resposta directa a uma pergunta directa .

Vânia
De religião não entendo nada. A ideia de que Deus existe e faz milagres foi uma imposição da Igreja. Nos tempos da Inquisição por exemplo, quem ia de encontro às ideias dos Senhores detentores da Razão era queimado vivo. Condenados por Bruxaria.
Deus existiu na sua altura e não tenho a menor dúvida. Era um homem calmo que dominava a paz interior. E tinha bastantes seguidores, pois todos queriam beber daquela lucidez. Quando foi crucificado, Deus olhou para o céu e pediu perdão ao Pai pois os revoltados não sabiam o que faziam.
Se ele era um Homem que a última coisa que queria era castigar os seus opositores, porquê a Igreja diz agir em nome de Deus quando sacrifica? Deus era liberal. Aceitava as pessoas como elas eram. Era defensor da teoria de "aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra".
A Igreja acha que Deus é um exemplo a seguir por todos os Homens mas o acha de forma errada. Deus era carpinteiro e muito pobre. Definitivamente o oposto da Igreja.
Deus para mim não pode ser representado pela Igreja. Ela teve um passado muito triste para agir em nome Dele. Mutilou, excomungou, queimou...e ainda recebem dinheiro por essas ideias tristes!
São ou não são impostores? Esta é a minha opinião e desde já peço desculpa se ofendi alguém e se me desviei um pouco do tópico.

Sunderlandz
Eu acredito em Deus e nos Fantasmas, porque, acerca dos fantasmas eu já tive algumas experiências e acerca de Deus, eu não sei nada sobre ele, mas sinto que devo acreditar em Deus... Não me perguntem porquê! ;D
Posso estar enganado ou mal informado, mas eu acho que Deus nunca foi humano!  ??? ???

Lunática
Citação de: Vânia em 11 junho, 2009, 20:29
De religião não entendo nada. A ideia de que Deus existe e faz milagres foi uma imposição da Igreja. Nos tempos da Inquisição por exemplo, quem ia de encontro às ideias dos Senhores detentores da Razão era queimado vivo. Condenados por Bruxaria.
Deus existiu na sua altura e não tenho a menor dúvida. Era um homem calmo que dominava a paz interior. E tinha bastantes seguidores, pois todos queriam beber daquela lucidez. Quando foi crucificado, Deus olhou para o céu e pediu perdão ao Pai pois os revoltados não sabiam o que faziam.
Se ele era um Homem que a última coisa que queria era castigar os seus opositores, porquê a Igreja diz agir em nome de Deus quando sacrifica? Deus era liberal. Aceitava as pessoas como elas eram. Era defensor da teoria de "aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra".
A Igreja acha que Deus é um exemplo a seguir por todos os Homens mas o acha de forma errada. Deus era carpinteiro e muito pobre. Definitivamente o oposto da Igreja.
Deus para mim não pode ser representado pela Igreja. Ela teve um passado muito triste para agir em nome Dele. Mutilou, excomungou, queimou...e ainda recebem dinheiro por essas ideias tristes!
São ou não são impostores? Esta é a minha opinião e desde já peço desculpa se ofendi alguém e se me desviei um pouco do tópico.

Vânia, não foi Deus mas sim Jesus Cristo. E sim, está provado há já algum tempo que existiu. O corpo foi encontrado.

Vânia
Citação de: Lunática em 11 junho, 2009, 20:53
Vânia, não foi Deus mas sim Jesus Cristo. E sim, está provado há já algum tempo que existiu. O corpo foi encontrado.

Ah então devo fazer a correcção da minha fé. Não é em Deus mas sim em Jesus Cristo. Obrigado Lunática  :)
Mas de qualquer das formas a minha opinião mantém-se igual, porque foi baseada na vida de Jesus.

A Biblia está bem escrita, porém existem muitas interpretações...

Os protestantes batistas creem que entre mortos e vivos existe um fosso intransponivel, quando se morre não ha hipotese de comunicação entre lados, o que acontece cá em forma de manifestações são os mesmo espiritos que existiam no tempo de Jesus Cristo, espiritos imundos/demoniacos muito antigos que nos atormentam a vida...tambem existem bons, mas não são almas de pessoas falecidas, fazem passar se por eles...

Nos Catolicos Apostolicos Romanos, convem passar a ideia de amor e devoção(concordo) nao enfatizando o mal,dando mais atenção a quem está vivo, procurando salvar nossas almas...Porem as missas de 7º dia são uma fonte de receitas de uma paroquia...
Com isto tudo temos o purgatório...que é sempre foi algo que suscita muita condestação...o purgatorio é rentável, eu penso que sim...
Que mal fez um bébé ou uma criança não baptizada para ir parar eternamente ao purgatorio?Não é este o Deus misericordioso em que eu acredito...este é o Deus da igreja instituição...


Acredito nas duas versões, penso que ambas se completam e ambas têm falhas, mas os homens são tão orgulhosos...

Sobre as missas de 7º dia, sempre tive duvidas até um tio meu faleçido, apareçer dias a fio aos meus tios e primo a pedir por uma missa para a alma dele...mas isso é outra historia...


Esqueçime de dizer que os Batistas apoiam-se na teoria do fosso intransponivel mediante o que está escrito algures na biblia...

Tenho um amigo Batista e falo muitas vezes com ele sobre isto...