Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Jamanta, o Bicho da Ria Formosa
    Iniciado por Gens
    Lido 4.371 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
C'est dans l'air.

Fenrir
Jamanta, seria o mesmo que arraia-gigante?


Móssseee, dieb! Ê cá conheçe a Ria e na vi nunca um monstre desse tamanhe. (tentativa de escrever à algarvia)   ;D

Ora bem, a jamanta  é a maior espécie actual de raias. Normalmente encontram-se nas regiões tropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de coral.

A Ria Formosa, situa-se no Algarve (sul de Portugal) e apesar das águas serem quentinhas, a sua temperatura é bem mais baixa do que os mares tropicais, e depois na Ria não há rochas.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

A Ria atinge temperaturas muito altas durante o Verão. A bóia de Faro fica a algumas cntenas de metros da costa e já tem registado mais de 27ºC de temperatura de água do mar, em situações de ondulação de Leste. As águas da Ria são mais quentes que as água do mar. Não me admira que durante ondas de calor rocem os 30ºC.
C'est dans l'air.

Antes de mais...ROTFL.
A manta (ou jamanta) é uma campanha viral para o quê , ainda não o sei. O pessoal aqui (em Olhão) chama a Manta de Amanta (que se confunde com Jamanta). Tal como chamamos Arraia a uma Raia ou a um Perceve de Percebes...percebem!?! Ainda bem.

Mas ainda bem que gostaram e apreciam a nossa Ria.
The only thing worse than being blind is having sight but no vision.

Citação de: raindogs em 07 julho, 2012, 03:28
Antes de mais...ROTFL.
A manta (ou jamanta) é uma campanha viral para o quê , ainda não o sei. O pessoal aqui (em Olhão) chama a Manta de Amanta (que se confunde com Jamanta). Tal como chamamos Arraia a uma Raia ou a um Perceve de Percebes...percebem!?! Ainda bem.

Mas ainda bem que gostaram e apreciam a nossa Ria.

Mas existem mantas na Ria ? Essa é uma novidade para mim, pois "lá na minha Ria" (Cabanas de Tavira), nunca ouvi falar em tal! Mas como vou lá esta semana, hei-de perguntar aos velhos pescadores  ;)
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

#6
Por vezes temos mantas, como temos golfinhos. É certo que não é normal, mas que existem, existem.
The only thing worse than being blind is having sight but no vision.

Em Jamantas nao tenho provas que exista mas que as mantas la existem embora esporadicamente mas que existem isso existem eu e varios amigos ja as observamos e nao sao propriamente peixes pequenos sao enormes comparados com os peixes da ria

[center]"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."[/center]

Depois de se ver o video não ha duvidas que é "gozo"...
supercalifragilisticexpialidocious

Oh, um gajo a espera de ver o bicho e nada.
E aquela alminha que anda a mergulhar e diz que viu o bicho, não sabia levar uma máquina fotográfica o de filmar, para captar o bicho!?
Assim não tem interesse!
:P
Ashesrain

ahahahahahaah eu sou residente no algarve propriamente em Faro e o jamanta é um barco bar pahahaah opa..ja la fui 2 vezes 20 euros a entrada :P é apenas pura publicidade :P
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.