Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.438
Total de tópicos
26.912
  • A Cura Secreta do Acne
    Iniciado por Gens
    Lido 20.468 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Todos os anos as companhias de produtos dermocosméticos lançam no mercado soluções milagrosas para tratar o acne, a doença de pele mais comum no Ocidente. O acne afecta a maior parte dos adolescentes de ambos os sexos, e pode persistir na idade adulta, especialmente nos indivíduos do sexo masculino. Associado ao acne surgem outros problemas cutâneos, como oleosidade excessiva da pele e couro cabeludo, dermatite seborreica, caspa ou mesmo cicatrizes.

Actualmente utilizam-se retinóides e antibióticos para tratar o problema, contudo estas opções têm graves efeitos secundários.

Existe uma alternativa mais barata, conhecida há décadas, e que nem surge nos manuais médicos. No entanto, esta alternativa é utilizada por dermatologistas em todo o mundo com muito sucesso. Falo do ácido salicílico.

Nãoo existe nenhum laboratório que comercialize ácido salicílico para tratar acne. A única maneira de conseguir o tratamento é através de um médico que receite a pomada com a composição. Depois, a farmácia prepara em exclusivo para o doente o preparado de ácido salicílico, com a composição certa para tratamento do acne.

Este ácido actua da seguinte forma:

- remove o excesso de células mortas e de queratina, que obstruem os poros;
- limpa os poros em profundidade;
- reduz a inflamação da pele;
- reduz a secreção sebácea;
- ajuda a eliminar bactérias e fungos;
- rejuvenesce a pele;
- hidrata a pele;
- torna a pele muito mais fina e suave.

Em Portugal só conheço um dermatologista que não trabalha com isotretinoína nem com antibióticos, mas com ácido salicílico há mais de 30 anos.

Como qualquer substância química, o ácido salicílico também pode ter efeitos secundários. Por isso, este tratamento só poderá ser feito com acompanhamento médico. Resta dizer que tratando-se de um tratamento tópico, é 100% seguro quando feito com orientação de um dermatologista.

Estranho que esta informação não seja amplamente divulgada, nem nas faculdades de medicina.
C'est dans l'air.

#1
Eu já tinha ouvido dalar no acido salicilico para o acne... algures...Mas há um problema com essa cura milagrosa pode causar alergias e uma doença chamada salicilismo.

CitaçãoA farmacêutica explica que a alergia aparece tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico, quando usado em grandes áreas corporais. "A intoxicação pode provocar alterações predominantemente do sistema nervoso central (salicilismo). Além de perda de potássio, hipoglicemia, erupções da pele e hemorragia gastrintestinal, em casos mais simples, os sintomas podem incluir zumbido, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e auditivos, tontura etc. Na intoxicação grave, podem ocorrer delírio, tremor, dispnéia, sudorese, hipertermia e coma", explica a profissional.

in:www.ikesaki



Mensagem alterada devido à transcrição inapropriada da fonte do artigo citado.



"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

anaferreira
olá!!
tive à uns anos atras um (mestre) velhote venezuelano que era entendido em medicina tradicional, ele dizia que para o acne o melhor a fazer era lavar a cara com aquele sabão rosa que antigamente se usava... se resulta ou nao...pois nao sei ;D nunca fui muito dada a esse tipo de manifestações ;D cutâneas ;D no meu tempo de adolescente...já agora ::) as vezes é cada papo  :o mas se eu comer menos azeitonas  ;D a coisa anda controlada :angel:

#3
Citação de: akasha867 em 29 junho, 2012, 16:01
Eu já tinha ouvido dalar no acido salicilico para o acne... algures...Mas há um problema com essa cura milagrosa pode causar alergias e uma doença chamada salicilismo.

in:www.ikesaki.


O ácido salicílico tópico não causa problemas se forem seguidas as guidelines do tratamento. E tudo pode causar alergias, o leite de vaca, o pão, algumas frutas, o azeite, etc.

O preparado é aplicado apenas 2 a 3 vezes por semana para tratamento, e 1 vez por semana para prevenção. Não é aplicado diariamente.

Por tudo isto considero que é o tratamento mais seguro, eficaz e saudável para o acne. As alternativas têm muitos efeitos secundários graves.
C'est dans l'air.

Citação de: anaferreira em 29 junho, 2012, 16:35
olá!!
tive à uns anos atras um (mestre) velhote venezuelano que era entendido em medicina tradicional, ele dizia que para o acne o melhor a fazer era lavar a cara com aquele sabão rosa que antigamente se usava... se resulta ou nao...pois nao sei ;D nunca fui muito dada a esse tipo de manifestações ;D cutâneas ;D no meu tempo de adolescente...já agora ::) as vezes é cada papo  :o mas se eu comer menos azeitonas  ;D a coisa anda controlada :angel:

É verdade, eu tinha muito acne e só consegui atenuar lavando a cara diariamente com sabão azul e branco (equivalente ao rosa).

Ligeia
#5
Citação de: CarlaSM em 29 junho, 2012, 20:14
É verdade, eu tinha muito acne e só consegui atenuar lavando a cara diariamente com sabão azul e branco (equivalente ao rosa).

O sabão azul e branco não é bem equivalente ao sabão rosa, é bem melhor, sendo um óptimo desinfectante (por causa do nível de potassa, um pouco mais elevado do que o presente no sabão rosa). Ao desinfectar evita a contaminação da pele sã e "seca" os comedões, ajudando de forma bastante económica e eficaz quem tem problemas de acne ou seborreia associados :)

Gens, a informação acerca do salicílico não é amplamente divulgada, mas também não é propriamente secreta, principalmente porque a grande maioria das pessoas interpreta essa terapêutica como algo facilmente produzido em casa e que pode ser usado sem grandes cuidados (as bastante comuns e frequentes máscaras de aspirina, que o youtube viralmente popularizou). Como bem referes a aplicação tem que ser monotorizada, caso contrário "é pior a emenda que o soneto". No entanto será, sem dúvida, bem mais segura do que outras substâncias (como a isotretinoína, por exemplo).

Citação de: Ligeia em 29 junho, 2012, 22:26
O sabão azul e branco não é bem equivalente ao sabão rosa, é bem melhor, sendo um óptimo desinfectante (por causa do nível de potassa, um pouco mais elevado do que o presente no sabão rosa). Ao desinfectar evita a contaminação da pele sã e "seca" os comedões, ajudando de forma bastante económica e eficaz quem tem problemas de acne ou seborreia associados :)

Gens, a informação acerca do ácido acetilsalicílico não é amplamente divulgada, mas também não é propriamente secreta, principalmente porque a grande maioria das pessoas interpreta essa terapêutica como algo facilmente produzido em casa e que pode ser usado sem grandes cuidados (as bastante comuns e frequentes máscaras de aspirina, que o youtube viralmente popularizou). Como bem referes a aplicação tem que ser monotorizada, caso contrário "é pior a emenda que o soneto". No entanto será, sem dúvida, bem mais segura do que outras substâncias (como a isotretinoína, por exemplo).

Não é o ácido acetilsalicílico que se usa. É sim o ácido salicílico.
C'est dans l'air.

Ligeia
Citação de: Gens em 29 junho, 2012, 23:34
Não é o ácido acetilsalicílico que se usa. É sim o ácido salicílico.

Grande tiro ao lado! ;D Tens toda a razão, salicílico, que além do já mencionado tratamento de peles hiperqueratóticas, é aplicado também no fabrico da aspirina.
Vou já corrigir, obrigada Gens.

Citação de: Ligeia em 29 junho, 2012, 22:26
O sabão azul e branco não é bem equivalente ao sabão rosa, é bem melhor, sendo um óptimo desinfectante (por causa do nível de potassa, um pouco mais elevado do que o presente no sabão rosa). Ao desinfectar evita a contaminação da pele sã e "seca" os comedões, ajudando de forma bastante económica e eficaz quem tem problemas de acne ou seborreia associados :)

Gens, a informação acerca do salicílico não é amplamente divulgada, mas também não é propriamente secreta, principalmente porque a grande maioria das pessoas interpreta essa terapêutica como algo facilmente produzido em casa e que pode ser usado sem grandes cuidados (as bastante comuns e frequentes máscaras de aspirina, que o youtube viralmente popularizou). Como bem referes a aplicação tem que ser monotorizada, caso contrário "é pior a emenda que o soneto". No entanto será, sem dúvida, bem mais segura do que outras substâncias (como a isotretinoína, por exemplo).

Conheço um médico que se recusa a usar isotretinoína por causa dos efeitos secundários. Trabalha com ácido salicílico há mais de 30 anos e garante que nunca registou nenhuma alergia ou caso de salicilismo, ou outros efeitos secundários. As pomadas preparadas para tratar acne têm baixa concentração de ácido, para garantir que não há alergias. Por outro lado baixa concentração implica que o tratamento é algo demorado, 3 a 6 meses até a pele estar limpa, saudável e purificada. Depois usa-se uma vez por semana para prevenir o regresso. Além disso isto também pode ser usado para quem quer rejuvenescer a pele.

Quem usa este tratamento não pode apanhar sol!
C'est dans l'air.

O problema do Acne na maioria dos casos não são os produtos mas o tempo e a rotina que envolve. E grande parte dos adolescentes com 15, 16 anos não quer ter de lavar a cara todos os dias etc etc...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 30 junho, 2012, 09:43
O problema do Acne na maioria dos casos não são os produtos mas o tempo e a rotina que envolve. E grande parte dos adolescentes com 15, 16 anos não quer ter de lavar a cara todos os dias etc etc...

Exacto.

Curar o acne ou as sequelas (cicatrizes) é possível mas envolve muito tempo, paciência e sacrifício. O rosto deve ser lavado com um produto próprio duas vezes ao dia, é necessário fazer peelings 2 a 3 vezes por semana (com esfoliante, ácidoo glicólico ou salicílico), máscaras de argila, ir ao dermatogista, mudar a alimentação...

Sem trabalho não se cura o acne.
C'est dans l'air.

#11
É verdade que é preciso esforço mas também não é preciso assim tanto esforço. Todos os dias lavamos a cara de manhã, só que em vez de se usar apenas água, lava-se também com o sabão. Não precisei de usar mais nada (esfoliantes, etc.) e em relação à alimentação apenas tive de deixar de comer chocolate regularmente.
Ora, resultou comigo e é capaz de ser mais saudável que o ácido (uma vez que não tem efeitos secundários :))

Citação de: CarlaSM em 02 julho, 2012, 23:34
É verdade que é preciso esforço mas também não é preciso assim tanto esforço. Todos os dias lavamos a cara de manhã, só que em vez de se usar apenas água, lava-se também com o sabão. Não precisar usar mais nada (esfoliantes, etc.) e em relação à alimentação apenas tive de deixar de comer chocolate regularmente.
Ora, resultou comigo e é capaz de ser mais saudável que o ácido (uma vez que não tem efeitos secundários :))

Em casos muito simples basta lavar com o gel apropriado. Mas há casos e casos. Muitas pessoas não resolvem nada com higiene e esfoliantes. Precisam de algo que limpe e purifique os poros em profundidade. E há duas opções, os retinóides e o ácido salicílico.
C'est dans l'air.

Ligeia
CarlaSM, o que resultou contigo pode não ser suficientemente eficaz com outra pessoa, pois há diferentes tipos de pele e de acne... Cada pessoa deve ter uma terapêutica ajustada ao seu caso (género, idade, peso, estilo de vida, etc). És uma felizarda por ate bastar incluir a rotina do sabonete e abdicares dos chocolates (haja força de vontade, lol)  ;)

#14
Citação de: Ligeia em 02 julho, 2012, 23:40
CarlaSM, o que resultou contigo pode não ser suficientemente eficaz com outra pessoa, pois há diferentes tipos de pele e de acne... Cada pessoa deve ter uma terapêutica ajustada ao seu caso (género, idade, peso, estilo de vida, etc). És uma felizarda por ate bastar incluir a rotina do sabonete e abdicares dos chocolates (haja força de vontade, lol)  ;)

Quando tinha 14/15 tive acne no rosto e tomei antibióticos, e o acne voltou. Usei isotretinoína tópica e desisti porque ainda fiquei pior. Fui a uma esteticista, fiz uma limpeza de pele, e comecei a usar esfoliante 3 vezes por semana. Ao fim de um mês tinha a pele impecável e sem marcas. Mas se deixar de usar os esfoliantes, as máscaras de argila e de limpar, basta um stress qualquer  para a pele ficar oleosa, e ao fim de umas semanas/meses, o acne começar a voltar.

O meu colega de casa está a usar o ácido salicílico nas costas, ombros e peito com grande sucesso. Ficou sem acne e tinha as costas cheias de marcas. Mandei-o ao Doutor Massa, que é o médico que usa este tratamento.


Acredito que a causa do acne está na alimentação ocidental. E porquê? Está-se a perceber que os povos que não consomem lacticínios e outros produtos de origem animal com regularidade não sofrem de acne. O acne parece ser uma doença civilizacional, como a diabetes, a hipertensão ou a obesidade. Segundo alguns autores eliminar os lacticínios pod ajudar a eliminar o acne e outros problemas de pele. No entanto, será necessário esperar alguns meses para ver resultados.
C'est dans l'air.