Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Alentejo
    Iniciado por kalabdog13
    Lido 4.699 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas forum ;D
por causa de um sonho meu...alguem sabe se no alentejo existe alguma gruta ou algo parecido com uma historia paranormal?:P
Cumps ;D

Um gruta com história paranormal?
Não estou a ver.
Tive a pesquisar e só encontrei a Gruta do Escoural,mas nada indica que esteja assombrada nem nada parecido  :(
Believe to see...

pois...tipo sunhei uma vez com uma gruta no alentejo que era a porta po iinferno e tive direito a efeitos especiais no sonho e td pois essa gruta tinha caras na parede a gritarem e tal e fiquei curioso ;D

kalabdog13, sou do Alentejo e, modéstia à parte, penso que conheço bastante bem as grutas e locais de interesse arqueológico e espeleológico da região, sobretudo do Baixo Alentejo.

Não conheço nenhuma gruta com esse nome, não quer dizer que não exista. No entanto, existem obviamente várias grutas no Alentejo e muitas delas associadas a lendas de mouras encantadas, como aliás, há noutras regiões do país, ainda mais nas do Sul, por motivos óbvios.

Existem também vários sítios com o topónimo PEGO do Inferno (e não Porta) e, que eu saiba, um deles até está associado a uma lenda que envolve fenómenos paranormais.

As caras na parede da gruta talvez fossem pinturas rupestres, não? Mas infelizmente não há pinturas de caras em nenhuma gruta de arte rupestre do Alentejo.

este post ja tem algum tempo...esse sonho que tive, eram casas Humanas nas paredes a mexerem-se em agonia...sonhei que era uma reportagem de um canal de televisão e mostraram uma filmagem de um rapaz a dormir no seu quarto sem cobertores de barriga para sempre e a meia-noite ele começou a tornar-se animal, uma especie de lubisomem e começou a levitar até desaparecer...após isso, lembro-me de a equipa de reportagem entrar na dita gruta, que situaram no Alentejo, era a passagem para o inferno e quando entraram la nas paredes havia esses rostos...de almas penadas em sofrimento e não me lembro de mais nada...tinha uns 10 anos quando tive esse sonho

Pois, eu apercebi-me que o post tinha quase 2 anos, lol, mas sou novo aqui e como é algo aqui da zona não quis deixar de dar um contributo com o que poderia. Ah e so agora me apercebi que disseste "porta para o inferno" e não "porta DO inferno", peço desculpa :/

De qualquer das formas, a significar algo, não se integra em nada que eu conheça aqui. Já fiz trabalhos de campo e pesquisas extensas na área da Arqueologia e da Espeleologia e não há nada que pareça por cá.

Cumprimentos ;)

Citação de: pmsfb em 14 setembro, 2011, 15:25
kalabdog13, sou do Alentejo e, modéstia à parte, penso que conheço bastante bem as grutas e locais de interesse arqueológico e espeleológico da região, sobretudo do Baixo Alentejo.

Não conheço nenhuma gruta com esse nome, não quer dizer que não exista. No entanto, existem obviamente várias grutas no Alentejo e muitas delas associadas a lendas de mouras encantadas, como aliás, há noutras regiões do país, ainda mais nas do Sul, por motivos óbvios.

Existem também vários sítios com o topónimo PEGO do Inferno (e não Porta) e, que eu saiba, um deles até está associado a uma lenda que envolve fenómenos paranormais.

As caras na parede da gruta talvez fossem pinturas rupestres, não? Mas infelizmente não há pinturas de caras em nenhuma gruta de arte rupestre do Alentejo.




Conheço o PEGO DO INFERNO, mas no Algarve em Tavira não no Alentejo..

Olá, Pirk.

Tal como eu referi, existem vários sítios com o topónimo Pego do Inferno no Alentejo.

No Algarve também existem, sendo bastante conhecido esse de Tavira por causa da cascata e da espécie de "praia fluvial" que lá montaram (já agora, estragaram o sítio e aquilo agora está demasiado "turistificado"  :-\).

No entanto, um pego diz simplesmente respeito a uma zona de um curso de água onde se forma uma espécie de lago, geralmente com águas mais profundas e/ou paradas. Aqui no Alentejo, quando os ribeiros secam no Verão, o que restam muitas vezes são esses pegos, até que chegue o Inverno e chova novamente. Alguns, ou por a zona ser muito quente, ou porque alguém morreu lá afogado, ou porque as águas estão contaminadas (por minas nas imediações, etc.) ou por uma série de outros motivos, ficaram com o nome Pego do Inferno  ;) É um topónimo mesmo muito comum.

encontrei informação sobre algumas grutas no Alentejo.

"Gruta da Igreja dos Mouros

Gruta localizada na Serra dos Louções, no limite sul do Parque Natural da Serra de São Mamede, fazendo parte de um conjunto de abrigos com pinturas rupestres existentes nesta zona. As pinturas, património arqueológico de valor inestimável, são na generalidade monocromáticas de tons vermelhos, traço esquemático, reproduzindo silhuetas antropomórficas e zoomórficas, desenhos de mãos e outros sinais.


Gruta Lapa dos Gaivões

Localizada na vertentes sudoeste da Serra dos Louções, limite sul do Parque Natural da Serra de São Mamede, lapa em abrigo rochoso com pinturas monocromáticas de tons vermelhos e traço esquemático, reproduzindo silhuetas antropomórficas e zoomórficas, desenhos de mãos e outros sinais. Divulgada em 1916, fazem parte de um conjunto de abrigos com pinturas rupestres existentes nesta zona.


Gruta Abrigo dos Louções


Gruta localizada na Serra dos Louções, no limite sul do Parque Natural da Serra de São Mamede, fazendo parte de um conjunto de abrigos com pinturas rupestres existentes nesta zona. As pinturas, património arqueológico de valor inestimável, são na generalidade monocromáticas de tons vermelhos, traço esquemático, reproduzindo silhuetas antropomórficas e zoomórficas, desenhos de mãos e outros sinais.


Grutas do Rossio

Existentes desde o século XIV, eram usadas como pedreiras de extracção de mós. Há registos que indicam que destas grutas saíam túneis que ligavam edifícios pertencentes a famílias ricas do Alvito."


Fonte: lifecooler
O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

Todas essas grutas são bastante conhecidas e muito difundidas em cartazes turísticos. Tens ainda as grutas do Escoural, que são as mais conhecidas do Alentejo e também com pinturas rupestres.

Existem no Vale do Guadiana uma série de grutas não exploradas ou exploradas por grupos de espeleólogos amadores. Algumas delas têm histórias bem curiosas... geralmente estão nas proximidades de sítios arqueológicos. Isto para não falar na quantidade de grutas que existem nas margens de rios menos importantes do Alentejo, como a Ribeira de Cobres, o Rio Ardila, a Ribeira de Múrtega ou a Ribeira de Oeiras. Arrisco-me a dizer que, da maioria delas, não vais encontrar qualquer tipo de informação na net. Só no terreno, falando com as pessoas das aldeias e montes próximos.

Nunca tentei explorar nenhuma mas já estive junto da entrada de várias. Um dia, quando tiver dinheiro para comprar equipamentos apropriados (nem que seja uma lanterna decente), a devida dose de coragem e a companhia apropriada, arrisco-me nalgumas delas.  ;D

Obrigado a todos pela ajuda :D , como disseste pmsfb, so indo explorar

Citação de: pmsfb em 14 setembro, 2011, 20:37
Olá, Pirk.

Tal como eu referi, existem vários sítios com o topónimo Pego do Inferno no Alentejo.

No Algarve também existem, sendo bastante conhecido esse de Tavira por causa da cascata e da espécie de "praia fluvial" que lá montaram (já agora, estragaram o sítio e aquilo agora está demasiado "turistificado"  :-\).

No entanto, um pego diz simplesmente respeito a uma zona de um curso de água onde se forma uma espécie de lago, geralmente com águas mais profundas e/ou paradas. Aqui no Alentejo, quando os ribeiros secam no Verão, o que restam muitas vezes são esses pegos, até que chegue o Inverno e chova novamente. Alguns, ou por a zona ser muito quente, ou porque alguém morreu lá afogado, ou porque as águas estão contaminadas (por minas nas imediações, etc.) ou por uma série de outros motivos, ficaram com o nome Pego do Inferno  ;) É um topónimo mesmo muito comum.


Muitas grutas e outros locais de interesse público, são na maioria desconhecidas da maioria das pessoas. Porque ficam em locais ermos, isolados e de acessos rudimentares, só mesmo para quem goste de  explorar, de preferencia com viatura todo-o-tererno, e  enfrente essa difícil tarefa no terreno. Serra de São Mamede, já por lá passei  muitas vezes, desconhecia a existência dessas Grutas. Visitei uma no Alvito, junto a uma igreja no ano passado, presumo ser a que está referenciada no teu comentario. Grutas à parte, e falando de outro local de interesse, mas que é dificil lá chegar de carro, é o``pulo do lobo, no Guadiana, próximo de Mértola, na placa de informação , devia obrigatoriamente estar mencionado os 25 kms, da EN até  lá, o que infelizmente não está!.
Agradeço o teu esclarecimento sobre as grutas no Alentejo, que eu desconhecia..

As Grutas de Alvito ao lado da igreja são as que estão no comentário do SPLife sob o nome de grutas do Rossio.

As da Serra de São Mamede estão todas sinalizadas, ficam no concelho de Arronches. Provavelmente, quando estiveste na Serra de S. Mamede, foi mais pela zona de Portalegre / Marvão / Castelo de Vide, não? As placas só estão indicadas nas estradas que passam junto de Arronches e da aldeia de Esperança, infelizmente.

Quanto ao Pulo do Lobo, tens toda a razão, sempre esteve assim: muito mal sinalizado  :( Eu sou aqui da zona e portanto já conheço os acessos todos mas compreendo que, para quem vem de fora, aquilo se torne muito confuso, sobretudo se forem pelo lado de Mértola (podes ir pela outra margem do rio, por Serpa, mas o carro tem de ficar parado lá bem em cima e é uma escalada meio hardcore pelas rochas). Espero que tenhas gostado do sítio!

Um dia que venhas passear por cá e estejas interessado em visitar umas grutas menos conhecidas, diz qualquer coisa que eu dou-te um roteiro interessante com mapa e tudo.