Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Pirite/Pirita- É valioso ou não?
    Iniciado por *Investigador paranormal*
    Lido 7.908 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde a todos, o que eu vou falar a seguir, não tem propriamente a ver comigo, mas eu no outro dia estava a conversar com uns colegas e não sei como nem porque, surgiu a conversa do ouro e de "pirite / pirita".

E nos estávamos todos com opiniões diferentes e o que eu gostaria de saber realmente é a pirite é valiosa? Da dinheiro? muito ou pouco?

Gostava que me esclarecessem, pois uns diziam que dava dinheiro, outros que não valia nada etc.

E apenas gostávamos de tirar as duvidas que nos surgiram.

Aguardo respostas.

Att.
Nunca duvides das minhas capacidades, um dia te surpreenderei..

anaferreira
olá, se estiver a falar de uma pedrinha que tem uns pontinhos dourados que se assemelha a ouro o valor dessa pedra é mais ou menos o valor de uma pedra de signo variável de loja para loja... não vale ouro se é isso que quer saber.
eu já vendi dessas pedras mas nao me recorda o valor ao certo

Boas,

A Pirite, recebeu também o apelido de ouro-dos-tolos.
Pode ser encontrado em qualquer parte do mundo, a pirite é o sulfeto mineral mais comum.
Pode também conter ouro, mas em quantidades insignificantes, as piritas podem ocorrer também de arsênio, níquel, cobalto e cobre.

Generalizando, é provavél que tenha algum valôr, mas como disse a Ana, não vale o que o ouro vale certamente ...  ;)

;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

anaferreira
é isso mesmo....apelidada de ouro dos tolos...já por ai se poder ver o valor que pode ter ;D

TinaSol
Citação de: anaferreira em 15 junho, 2012, 16:34
é isso mesmo....apelidada de ouro dos tolos...já por ai se poder ver o valor que pode ter ;D
já agora, por curiosidade, será esse o material que compõe aqueles cachuchos e relógios que à primeira vista parece ouro? ou será algum outro metal pintado?

Citação de: TinaSol em 15 junho, 2012, 16:36
já agora, por curiosidade, será esse o material que compõe aqueles cachuchos e relógios que à primeira vista parece ouro? ou será algum outro metal pintado?

Não faço  a menor ideia ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Nada como ter um bom dicionário à mão :laugh:

Pirite: Mineral constituido por sulforeto de ferro, de cor amarela, empregue no fabrico de ácido sulfúrico

Também se fala na pirite branca, ou pirite de cobre.

Hoje em dia, o cobre está em alta, a avaliar por tantos roubos que há por aí,  pelo que este metal, não sendo nobre como o ouro, a prata e a platina, deve valer alguma coisa.

É o que eu descobri. Mas eu também não percebo nada disto.

Templa
Templa - Membro nº 708

Quero desde já agradecer a todos e as respectivas explicações.

Assim poderei dizer aos meu colegas e amigos o que vocês me disseram.

Ja fiquei mais esclarecido pelo valor da pirite.

Muito obrigado a todos.

Att.
Nunca duvides das minhas capacidades, um dia te surpreenderei..

anaferreira
olá de novo ;D
estive a ver agora numa loja online de uma marca de venda de material esotérico e ritualístico bem conhecida onde tem a dita pedra pirita a 2.95€  ou seja naquele tamanho em k se encontra normalmente as pedras dos signos...ou seja...se o ouro tivesse esse valar concerteza haveria menos assaltos a ourives ou até mesmo nenhuns ;)

Mas é que e mesmo ;)

Obrigado por todas as informaçoes.

Att.
Nunca duvides das minhas capacidades, um dia te surpreenderei..

"Pirita (português brasileiro) ou pirite (português europeu), ou pirite de ferro, é um dissulfeto de ferro, FeS2. Tem os cristais isométricos que aparecem geralmente como cubos, mas também frequentemente como octaedros ou piritoedros (dodecaedros com faces pentagonais). Tem uma fratura ligeiramente desigual e conchoidal, uma dureza de 6-6.5 na escala de Mohs, e uma densidade de 4,95 a 5,10. Tem uma risca negro-esverdeada e, devido ao seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, recebeu também o apelido de ouro-dos-tolos; ironicamente, contudo, pequenas quantidades de ouro podem às vezes ser encontradas disseminadas nas piritas. De fato, dependendo da quantidade de ouro, a pirite aurífera pode mesmo ser uma fonte valiosa deste metal precioso. Em piritas podem ocorrer também arsênio, níquel, cobalto e cobre."

Fui ver ao wikipédia


Se for mesmo o ouro dos tolos, atão não vale nada, porque em Vide (aldeia do Concelho de Seia) já tentaram vendê-lo e ninguém o quis, e o mesmo já vi em muitos filmes do Oeste. A menos que seja algo que cujo o valor suba e desça, no meu conhecimento isso não vale nada.