Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Em qual Deus é que acreditam?
    Iniciado por Trasgo
    Lido 4.430 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas, desde já obrigado pelo tempo prestado a ler o meu post. Vinha por este meio me infiltrar neste fórum para saber a opinião dos portugueses sobre temas que tocam no 'paranormal'. Gostava de saber como vocês encaram a religião e o quão importante é para vocês, que rituais fazem, porque o fazem, com qual Deus se identificam mais? Com o do novo ou o do velho testamento? Já pesquisaram outras religiões para além da vossa? O que é ser um 'cristão não-praticante'? E como é ser uma pessoa com crenças neste mundo em mudança. Um abraço deste Trasgo

tonyBaptista
Citação de: Trasgo em 23 maio, 2012, 05:13
"com qual Deus se identificam mais?"

Boa tarde,

Deus é a causa  primária  de  todas  as  coisas,  a  origem  de  tudo  o que existe, incluindo das próprias leis científicas. "Pelo efeito se julga uma causa"   "Todo efeito inteligente decorre necessariamente de uma causa inteligente".

Como diz o filósofo e escritor Miguel Real, "Deus não pertence ao humano, nem ao não-humano, nem ao anti-humano" e deus tal como a Europa o tem pensado nos últimos 2000 anos é uma invenção humana. Deus é espírito e apenas espíritos que atingiram o mais alto grau de desmaterialização o podem perceber. Mas por não o vermos, não quer dizer que estejamos mais longe dele, pelo contrário, como advertiu o próprio Jesus quando cá esteve"

weasel666
É uma pergunta complicada para mim, eu era católico não-praticante, mas cada vez mais não acredito que haja um Deus seja ele de que religião for. Também não vou dizer que sou ateu porque seria parvo da minha parte rejeitar completamente a existência de Deus. Por isso acho que de momento sou agnóstico, não acredito em nada até que me provem o contrário.

TinaSol
Citação de: weasel666 em 23 maio, 2012, 14:29
É uma pergunta complicada para mim, eu era católico não-praticante, mas cada vez mais não acredito que haja um Deus seja ele de que religião for. Também não vou dizer que sou ateu porque seria parvo da minha parte rejeitar completamente a existência de Deus. Por isso acho que de momento sou agnóstico, não acredito em nada até que me provem o contrário.

Weasel666, creio que agnóstico nem acredita mas também não nega ou desacredita, se não acreditas em nada és ateu, não?
De qualquer forma, na minha opinião, a fé parte de nós.
Eu também estou mais no agnóstico.

weasel666
#4
Citação de: TinaSol em 23 maio, 2012, 14:49
Weasel666, creio que agnóstico nem acredita mas também não nega ou desacredita, se não acreditas em nada és ateu, não?
De qualquer forma, na minha opinião, a fé parte de nós.
Eu também estou mais no agnóstico.
Agnosticismo é a visão de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível.

É um bocado por aí, simplesmente não posso afirmar nada, se bem que me incline mais para o não acreditar em nada, mas não posso deixar completamente de parte a possibilidade de que até pode haver, entendes? Daí dizer que estou mais no Agnosticismo.

#5
Creio que a principal introspecção que se deve fazer, em primeiro lugar, é qual o significado de Deus.
O que é, o que significa para cada um, uma vez que não significa o mesmo para todos.

Depois de consciencializar essa gnose, poderemos então definir em que/qual Deus acreditar, tendo por principio essa consciência base.

Ser Agnóstico (Teísta ou Deísta), pressupõe à partida a existência de "algo", interrogando as afirmações definitivas.

( Convém não ser morno ... )  ;)

Como disse a TinaSol :
Citação de: TinaSol em 23 maio, 2012, 14:49
... creio que agnóstico nem acredita mas também não nega ou desacredita ...
De qualquer forma, na minha opinião, a fé parte de nós.

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
#6
Citação de: weasel666 em 23 maio, 2012, 14:54
Agnosticismo é a visão de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível.

É um bocado por aí, simplesmente não posso afirmar nada, se bem que me incline mais para o não acreditar em nada, mas não posso deixar completamente de parte a possibilidade de que até pode haver, entendes? Daí dizer que estou mais no Agnosticismo.

nesse caso "tás" na dúvida  ;D.
Mas e escutar o que vem de dentro? porque se inclinas mas não tens a certeza, é porque há alguma coisa que te põe nessa dúvida. Os sentimentos também não se apalpam nem se vêm, mas estão lá. Estou só a levantar ainda mais a dúvida  ;D

Citação de: Seth em 23 maio, 2012, 15:09

O que é, o que significa para cada um, uma vez que não significa o mesmo para todos.

Depois de consciencializar essa gnose, poderemos então definir em que/qual Deus acreditar, tendo por principio essa consciência base.

Ser Agnóstico (Teísta ou Deísta), pressupõe à partida a existência de "algo", interrogando as afirmações definitivas.

( Convém não ser morno ... )  ;)

é isso Seth , tenho a mesma opinião, inclusivamente a parte do morno ;)

weasel666
Citação de: TinaSol em 23 maio, 2012, 15:20
nesse caso "tás" na dúvida  ;D.
Mas e escutar o que vem de dentro? porque se inclinas mas não tens a certeza, é porque há alguma coisa que te põe nessa dúvida.
não é uma questão de dúvida, é uma questão mais na ordem da ciência, na ciência nunca podes descartar todas as hipóteses até teres provas de que podes descartar tal hipótese independentemente daquilo que acreditas ou não.

Eu simplesmente digo não sei porque nada me provou que existe ou que não existe, mas acredito que muito provavelmente não existe. Há uma diferença naquilo que eu acredito e na possibilidade de descartar completamente a existência de Deus, eu racionalmente nunca poderia fazer isso.

TinaSol
#8
Citação de: weasel666 em 23 maio, 2012, 16:34
não é uma questão de dúvida, é uma questão mais na ordem da ciência, na ciência nunca podes descartar todas as hipóteses até teres provas de que podes descartar tal hipótese independentemente daquilo que acreditas ou não.

Eu simplesmente digo não sei porque nada me provou que existe ou que não existe, mas acredito que muito provavelmente não existe. Há uma diferença naquilo que eu acredito e na possibilidade de descartar completamente a existência de Deus, eu racionalmente nunca poderia fazer isso.

Porque não? os ateus fazem-no, isso diz respeito a cada qual.
Note-se que não estou a insistir ou a convencer-te de algo, apenas a constatar.
Por exemplo, estás a ver os milhares de peregrinos que vão a Fátima, tenho inclusive familiares meus que são devotos à Nª Srª de Fátima, já eu, não me perguntes porquê, simplesmente não me diz nada, há pessoas que se sentem bem lá, eu pelo contrário, nem quero saber de lá ir, acho deprimente. Para mim toda aquela mística não existe e no caso teria que ser a ciência, ou seja factos concretos ou a Santa aparecer-me à frente, mas tenho respeito pelas pessoas que acreditam e seguem aquilo em que acreditam. Tudo isto tem a ver com a fé individual, com o facto das pessoas se escutarem e desenvolverem/descobrirem essa parte.

Cumprimentos

weasel666
#9
Citação de: TinaSol em 23 maio, 2012, 17:05
Porque não? os ateus fazem-no, isso diz respeito a cada qual.
Note-se que não estou a insistir ou a convencer-te de algo, apenas a constatar.
Por exemplo, estás a ver os milhares de peregrinos que vão a Fátima, tenho inclusive familiares meus que são devotos à Nª Srª de Fátima, já eu, não me perguntes porquê, simplesmente não me diz nada, há pessoas que se sentem bem lá, eu pelo contrário, nem quero saber de lá ir, acho deprimente. Para mim toda aquela mística não existe e no caso teria que ser a ciência, ou seja factos concretos ou a Santa aparecer-me à frente, mas tenho respeito pelas pessoas que acreditam e seguem aquilo em que acreditam. Tudo isto tem a ver com a fé individual, com o facto das pessoas se escutarem e desenvolverem/descobrirem essa parte.
Eu tenho um respeito total pela fé, é uma das forças mais poderosas do universo, grandes feitos e grandes monstruosidades fizeram-se com base na fé em algo.

Agora falando por mim próprio, como pessoa extremamente racional que sou, não sou muito de ter fé seja em acreditar em algo ou a desacreditar em algo. Como tu disseste "teria que ser a ciência, ou seja factos concretos" para aceitar algo ou não aceitar algo. Quanto ao acreditar cada um acredita do que quer, e eu neste momento da minha vida não acredito em nada mesmo.

TinaSol
#10
Citação de: weasel666 em 23 maio, 2012, 17:11
Quanto ao acreditar cada um acredita do que quer, e eu neste momento da minha vida não acredito em nada mesmo.
Trocámos bastantes impressões e já não voltaria ao tópico mas a conotação que esta frase pode ter (ou não) chamou-me a atenção, que me remete para um pensamento: acima de tudo, a pessoa acreditar em si mesmo. Estamos (estou) por aqui  ;)

weasel666
Citação de: TinaSol em 23 maio, 2012, 17:51
Trocámos bastantes impressões e já não voltaria ao tópico mas a conotação que esta frase pode ter (ou não) chamou-me a atenção, que me remete para um pensamento: acima de tudo, a pessoa acreditar em si mesmo. Estamos (estou) por aqui  ;)
Acreditar em nada não tem que ter uma conotação negativa, muito pelo contrário há muita boa gente que não acredita em nada e tem vidas felizes. E quando falo em acreditar falo numa entidade superior não estou a falar em acreditar em nós mesmos ou não...

TinaSol
OK weasel666, melhor assim :)
Cpmts

Acreditar em Deus só o poderei como uma "especie" de energia, nunca como num ser omnipotente e omnisciente.

Acreditar no que não se vê, é uma questão de fé (eu não vejo o ar, mas existe! e até vejo as consequências da sua existência)

Agora, acreditar em deuses? Naaaaaaaaaaa... poderei acreditar sim, em forças da natureza, mas não é por isso que as vou "endeusar".
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

tonyBaptista
Deixo aqui um video que acho bastante interessante, penso que de certa forma se enquadra no tema do tópico!




Fé não é virtude, é ingenuidade - The Real Cost Of Religious Faith - Atheist Experience 696