Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • exumação - o espírito assiste?
    Iniciado por Morganne
    Lido 4.537 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá!
Quando um corpo é exumado o espírito assiste à exumação, tal como assiste à inumação?

Obrigado ;)
"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável"

Essa agora é forte  ;D

Se quando o corpo é enterrado espirito assiste, porque não assistir ao desenterro? Até porque pode ser divertidissímo  ;D ;D
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

weasel666
o que me surpreende é a certeza com que dizem que o espírito assiste ao seu enterro :D e se o espírito não quiser ver a ser enterrado? e quando o enterro acabar para onde é que ele vai? ;D

Desculpem lá, mas acho que depois morrermos não vemos é nada :)

Há doutrinas que defendem que o espírito assiste ao seu funeral.
O que eu queria saber é se também existe alguma doutrina que alegue o espírito pode assistir à sua exumação....
"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável"

Pelos vistos, na Ucrânia acredita-se que o espírito do morto anda 9 dias por aí..., antes de subir verdadeiramente.  E o curioso é que o velam em casa e têm o cuidado de tapar todos os espelhos para não o desorientarem na viagem...

Já agora, um dia destes li por aí algures qualquer coisa a dizer que o espírito é luz pura. Já a alma será semi-matéria... Pelos vistos, são coisas distintas....

Daí que será talvez mais correcto falar em "almas penadas", em vez de "espíritos penados".

Será que a alma serão os tais 21 gramas que o corpo pesa a menos depois de um moribundo morrer?

Abraço

Templa

Templa - Membro nº 708

conheço, de ouvir falar, muitas teorias (cada uma mais louca do que a outra), mas uma
Citaçãoque alegue o espírito pode assistir à sua exumação
, não sei
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Inominado
Já soube de espíritos que disseram que viram o seu próprio funeral e se eles disseram que viram o seu próprio funeral, quem sou eu para dizer o contrário. Logo, tendo como base a minha experiência, que por sua vez provêm de relatos de espíritos desencarnados, é possível sim um espírito ver o seu funeral. Alguns espíritos relatam mesmo que sentem o seu corpo a decompor-se.

O funeral ocorre poucos dias após a morte, então o espírito recém-desencarnado, ainda confuso, desconhecendo muitas vezes que já morreu, tende a manter-se próximo do corpo, assistindo ao seu funeral.
A exumação geralmente ocorre anos após a morte, como tal, o espírito já terá sido apoiado e já se encontrará a seguir a sua vida como espírito e, por isso, em principio não assistirá à exumação do corpo. Até ao momento não conheço qualquer relato de um espírito que tenha assistido a uma exumação.

Ligeia
Citação de: Templa em 24 maio, 2012, 00:15
Será que a alma serão os tais 21 gramas que o corpo pesa a menos depois de um moribundo morrer?

Essa "teoria" de a alma pesar 21 gramas difundiu-se sobremaneira a partir do filme com o mesmo título e parte de um conjunto de experiências efectuadas pelo físico Marcelo Gleiser, cujos resultados nunca foram plenamente aceites dada a disparidade das perdas de peso verificadas em diversos indivíduos - a extrapolação desses resultados é um exemplo clássico de má interpretação dos dados experimentais... Quando ocorre um óbito a perda de peso resulta da cessação da funções cardio-respiratórias, variando as ditas gramas em função da constituição física e anatómica do sujeito.

Em vez de "pesarmos" a alma através das grosseiras medidas materiais, porque não acolhermos as simples mas plenas palavras de Santo Agostinho (relativamente ao lugar e peso da alma)? "O meu amor é o meu peso. Para qualquer parte que eu vá, é ele quem me leva. O Teu dom inflama-nos e arrebata-nos para o alto. Andamos e partimos. Fazemos ascensões no coração e cantamos o cântico dos degraus."(*)
Em suma: o peso da alma é o Amor, que nos eleva para além da própria vida e da circunstância que é a morte.

(* Santo Agostinho, "Confissões", Livro XIII, cap. 9)