Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Atlântida
    Iniciado por weasel666
    Lido 4.473 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
weasel666


Atlântida é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".

Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 AC. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "num único dia e noite de infortúnio".

Estudiosos disputam se e como a história ou conto de Platão foi inspirada por antigas tradições. Alguns pesquisadores argumentam que Platão criou a história mediante memórias de eventos antigos como a erupção de Thera ou a guerra de Tróia, enquanto outros insistem que ele teve inspiração em acontecimentos contemporâneos, como a destruição de Helique em 373 a.C. ou a fracassada invasão ateniense da Sicília em 415 a.C.–413 a.C..

A possível existência de Atlântida foi discutida ativamente por toda a antiguidade clássica, mas é normalmente rejeitada e ocasionalmente parodiada por autores atuais. Alan Cameron afirma que "só nos tempos modernos é que as pessoas começaram a levar a sério a história da Atlântida; ninguém o fez na Antiguidade". Embora pouco conhecida durante a Idade Média, a história da Atlântida foi redescoberta pelos Humanistas na Idade Moderna. A descrição de Platão inspirou trabalhos utópicos de vários escritores da Renascença, como Francis Bacon em "Nova Atlântida". Atlântida ainda inspira a literatura - da ficção científica a comics - e o cinema. Seu nome tornou-se uma referência para toda e qualquer suposição sobre avançadas civilizações pré-históricas perdidas.

Para mais info (e acreditem que há muito mais) cliquem neste link

Documentário 5 estrelas do National Geographic sobre a Atlântida

National Geographic - Secrets of Atlantis (2012)

O sonho dos arqueólogos, há quem diga que este continente situa-se debaixo da crosta terrestre denominada de novo mundo debaixo de terra ou a terra oca, são teorias um tanto peculiares e talvez pseudogeológicas, mas o facto é que o governo esconde muito documentos sobre a possível existência da mesma, também interferem nas teorias da terra oca e afins, o que especula-se é que a Atlântida encontra-se no centro da terra :P

weasel666
Se realmente existiu, o candidato para ser a Atlântida é a ilha de Santorini, muitas coisas encaixam muito bem acerca da destruição da ilha santorini e da cultura minóica quando comparadas com os relatos de Platão acerca da Atlântida, mas como este doc diz, depois também há coisas que não batem tão bem.

Supõe-se que um dos pontos mais altos é onde hoje se situam os Açores.
Também, de acordo com a National Geographic, está algures no sul de Espanha. No entanto tembém temos a "Estrada de Bimini"...e mais uns sítios.

Discute-se também que os "Atlantes" tenham levado o seu conhecimento para o Egipto e que na pata esquerda da esfinge está uma espécie de biblioteca. Eu, sendo canhoto e sabendo as implicações do que a mão esquerda acarreta na mitologia, ou "la sinistra" em italiano, questiono-me no PORQUÊ de ser na pata esquerda e não na direita.

Num modo mais pragmático, o weasel666, tem toda a razão. Santorini is the place.

Quanto à teoria da Terra Oca..era como eu esperava que o "LOST" acabasse...Fazia mais sentido.
Fiquem bem.
S.
The only thing worse than being blind is having sight but no vision.

#4
Também temos a famosa descoberta do Triângulo das Bermudas, Pirâmides de vidro, Estas estruturas em pirâmide estranhas subaquáticas a uma profundidade de dois mil metros foram identificadas com a ajuda de um sonar de acordo com oceanógrafo Dr. Verlag Meyer. Estudos de outras estruturas, como Yonaguni atualmente no Japão, permitiram aos cientistas determinar que as duas pirâmides gigantes, aparentemente feitas de algo como um vidro de grande espessura, são realmente impressionantes - cada uma delas é maior que a pirâmide de Quéops, no Egito.

Recentemente, cientistas americanos e franceses, bem como de outros países que estão conduzindo pesquisas em áreas do leito do mar do Triângulo das Bermudas, afirmam ter encontrado uma pirâmide de pé no fundo do mar, que nunca foi descoberta. O comprimento da base dessa pirâmide atingiu os 300 metros, 200 metros de altura, e à distância desde a base até a ponta da pirâmide é de cerca de 100 metros acima do fundo do mar. Os resultados preliminares mostram que esta estrutura parece ser feita de vidro ou um material semelhante a vidro (cristal?), como é totalmente lisa e parcialmente translúcida.

Quando se fala de tamanho, esta pirâmide recém re-descoberto é maior em escala do que as pirâmides do antigo Egito. No topo da pirâmide existem dois furos muito grandes, água do mar em movimento, à alta velocidade, passa através do segundo orifício e, portanto, as ondas turbulentas rolam pela formação de um vórtice gigante, que faz com que as águas em torno desta, causem um aumento maciço de ondas e névoa sobre o mar, na superfície. Esta nova descoberta faz com que os cientistas se perguntem se este está tendo um efeito sobre a passagem de barcos e aviões, o que poderia ser a razão para todo o mistério que cerca a área.




Será que podemos considerar essas estruturas feitas pelo Continente Atlante ? ;)

Paz a todos

weasel666
não conhecia essa história MystoganPt, merecia um doc do national geographic :)

Sendo eu estudante de história e arqueologia  ;D devo dizer que esse foi um dos temas do meu trabalho e que há muita informação acerca deste tema sobretudo a revista Oceanos com o seu número das ilhas fantásticas. Acerca da Atlântida, tal como muitas ilhas misticas do século XIII a XVII, existiram muitas passando desde o Brasil ao Japão. É certo que há muitos mitos acerca da sua localização dizendo-se que o mais provável é se ter afundado entre a Madeira e os Açores por ser uma ilha mais avançada que os povos europeus em matéria de cidade e de pensamento da sociedade. Outro caso indica-nos que a Atlântida também poderia ser perto das ilhas de Cabo Verde ou Brasil, quiçá eu a encontre um dia  :P

panito
#7
Citação de: mundumocultum em 27 maio, 2012, 21:14
Sendo eu estudante de história e arqueologia  ;D devo dizer que esse foi um dos temas do meu trabalho e que há muita informação acerca deste tema sobretudo a revista Oceanos com o seu número das ilhas fantásticas. Acerca da Atlântida, tal como muitas ilhas misticas do século XIII a XVII, existiram muitas passando desde o Brasil ao Japão. É certo que há muitos mitos acerca da sua localização dizendo-se que o mais provável é se ter afundado entre a Madeira e os Açores por ser uma ilha mais avançada que os povos europeus em matéria de cidade e de pensamento da sociedade. Outro caso indica-nos que a Atlântida também poderia ser perto das ilhas de Cabo Verde ou Brasil, quiçá eu a encontre um dia  :P

Existe o mapa do Almirante  Piri Ibn Haji Mehmed que inclui a Atlantida...=P

Citação de: weasel666 em 22 maio, 2012, 14:13
Se realmente existiu, o candidato para ser a Atlântida é a ilha de Santorini, muitas coisas encaixam muito bem acerca da destruição da ilha santorini e da cultura minóica quando comparadas com os relatos de Platão acerca da Atlântida, mas como este doc diz, depois também há coisas que não batem tão bem.


Pois merecia mas já se sabe o que acontece quando se passa por lá.

A Atlântida teria sido uma Civilização que antecedeu o Grande Dilúvio, o qual terá coincidido com o fim da era glaciar. A sede localizar-se-ia no Atlântico, provavelmente onde se situam hoje as ilhas dos Açores, ou então na actual América. Uma série de profundas transformações terão ocorrido então no planeta, levando ao fim da Civilização. A humanidade foi então de novo lançada nas «trevas».
C'est dans l'air.

Também soube de uma teoria em que os Atalantes ou Atelantes, levaram o seu conhecimento para o Egipto e prosperaram por lá como Faraós. Supostamente, sob uma das patas da Esfinge (creio ser a direita), encontra-se uma biblioteca com todos os conhecimentos trazidos.
De acordo com a Biblia, os egipcios descendem de Cam, um dos 3 filhos de Noé, que escapou a um diluvio, algo como o que sucedeu à Atlântida.
The only thing worse than being blind is having sight but no vision.

http://youtu.be/If5Jco_osP8


Se isto realmente for verdade, gostava de ir viver para lá...onde não há violência  ::)

Incertus
#12
sobre a atlantida recomendaria os estudos de "michael tsariom".

ele defende que estaria situada entre os açores e a madeira, precisamente a seguir aos pilares de hercules, nome porque que era conhecido o estreito de gibraltar no tempo de Platao.

disseram-me a uns tempos que um arqueologo portugues terá encontrado provas disso a sul do algarve (em zona maritima porguguesa), estará a documentar tudo à anos e que "brevemente" iria publicar os resultados... e esperar para ver.

cumprimentos

Seria bom que a Atlântida fosse em território português
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Incertus
#14
um dia destes, estava a ouvir uma entrevista com o grupo musical acoreano "Myrica faya" em que eles explicavam que escolheram esse nome por ser uma planta autóctone dos açores.

nem sei bem porque mas fiquei curioso e fui pesquisar. acabei por encontrar umas 5 ou 6 plantas autóctones dos açores que tambem existem na madeira e nas canarias e tambem sao consideradas autóctones, apesar do arquipelago dos acores e o da madeira estarem separados por mais de 100km de alto mar.

mais ou menos na mesma altura, encontrei imagens de arte rupestre na costa portuguesa que de alguma forma pode ser associada a atlantida (quando chegar a casa edito a mensagem e explico melhor do que estou a falar)

..............
editado:

como o prometido é devido...

estes são dois dos exemplos de que falo, mas existem muitos outros.



"outeiro dos riscos"



"pedra escrita de serrazes"

este é um esquema de como supostamente seria a atlantida, existem outros mais... coloridos. é so procurar imagens no google por "atlantida".



já agora gostaria de saber o que acham?  :)

...................


não sei se isto prova alguma coisa, mas por acompanhar o trabalho do michael tsarion a algum tempo, decidi enviar-lhe um email com essas informacoes. o que e certo e que uns dias depois respondeu-me (ele ou alguem por ele) e a julgar pela resposta estava muito feliz por ter recebido essa informacao.

cumps