Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Gravação pergunta/resposta (pedido de ajuda)
    Iniciado por aero
    Lido 2.795 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite a todos,

Nestas ultimas quatro semanas têm sido quase banais as pancadas que ocorrem na minha sala, na qual passo a maior parte do meu tempo quando estou em casa. Costumam ocorrer a partir das 23h30 e quase sempre em dois locais : no móvel da biblioteca e na zona do televisor, ambos em sítios opostos. A minha secretária onde pouso o portátil fica exactamente a meio da sala e agora mesmo (!) ouvi um estalido na zona do sofá (não costuma ser aí). Já me acostumei e sei por várias formas, que serão objecto de outro tópico noutra secção, que são produzidas por pessoas queridas que já partiram. Tenho dúvidas quanto aos sons que já ouvi no meu quarto, inclusive o som de roupa a cair no chão.

Bom, isto para dizer que sinto que tudo isto serve para chamar a minha atenção para algo, ou deixar esclarecido algum assunto.

Resolvi tentar um EVP. Não tenho grande material, mas de qualquer forma penso que seja bom detalhar :

Material: microfone built-in do computador portátil (aquele que fica situado junto à webcam)

Software: Audacity

Condições: fiquei parado em frente ao portátil durante a gravação, tentando respirar muito pausadamente para evitar ao máximo a contaminação com os meus ruídos. Não usei white noise adicional. Não cliquei/usei o trackpad assim como o teclado durante a gravação. Não me apercebi de barulhos nos apartamentos contíguos, inferiores ou superiores.

Coloquei algumas perguntas aos espíritos que me acompanham, e após cada pergunta deixei algum tempo para poderem responderem. De toda a gravação cortei apenas uma suposta resposta, a qual está nos ficheiros anexados.

Seguem então dois ficheiros: o 1º cuja gravação não foi mexida para poderem trabalhá-la à vontade caso queiram ajudar e 2º no qual da gravação foi retirado algum ruído.

http://dl.dropbox.com/u/45649071/excerto1_com_ruido1.wav

http://dl.dropbox.com/u/45649071/excerto1_sem_ruido1.wav

Não sou expert em manipulação audio e por essa razão preciso das vossas opiniões ou sugestões para melhorar o processo.

Gostaria de saber se conseguem ouvir alguma coisa e se possível que transcrevessem os vossos resultados.

Para não influenciar vou abster-me por um momento.


Muito obrigado pela atenção!

:)

Ligeia
Boa tarde Aero,

O Audacity tem o "defeito" de ser um programa "pouco sensível" a certos sons, tendo claras limitações na captação e tratamento dos mesmos (mas é um óptimo software para tratamento de som "comum", digamos). Neste tipo de situações o ideal seria conseguires captações a partir de pelo menos duas vias, permitindo a instalação de microfones em pontos estratégicos. Os altifalantes incorporados nos pc's pecam por captar o som unidirecionalmente (e gravam mais facilmente o seu próprio som do que o exterior quando há "silêncio"), e uma vez que referes que os sons emanam de sítios paralelamente opostos, o resultado não é muito fiável. Vias diferentes permitem isolar a proveniência e nitidez dos sons, facilitando a tarefa de quem os escuta, trabalha e, consequentemente, interpreta.
Por diversas razões (estrictamente pessoais) tenho-me abstido de emitir pareceres quanto ao modo como captam os chamados EVP's: como é óbvio a casa de cada um não pode ser um mini-estúdio de som e cada um recorre aos equipamentos possíveis (mais ainda neste contexto troikista). No entanto, pelas mesmíssimas razões pessoais, sou levada a deixar aqui o meu parecer sincero e "conselheiro": se este tipo de manifestações vos preocupam pela intensidade/regularidade com que ocorrem seria boa ideia/investimento, aliarem-se de métodos de captação mais fidedignos (o que não é assim tão caro, existem vários produtos a preços razoáveis, há a possibilidade de aluguer, de pedir emprestado, etc). Poupar-vos-á muita da ansiedade e outras tantas dúvidas.

Este "testamento" volto a destacar, é um "conselho" para todos aqueles que, rotineiramente, se deparam com estes "fenómenos". Para ti, Aero, fica o reparo inicial referente ao Audacity, e gostaria de ver aqui emitido o teu parecer do que conseguiste concluir  ;)
Espero com isto não ser mal interpretada, é apenas uma opinião nas muitas que se irão seguir, bem mais úteis certamente  :)

Cumprimentos.

Boa tarde Ligeia,

Desde já, muito obrigado pela dedicação na tua intervenção  ;) A tua opinião foi bastante útil uma vez que percebi que há vários pontos na minha abordagem que precisam de ser revistas para poder dar frutos. De maneira alguma interpretei o teu parecer do jeito que temias.   Não te preocupes com isso  :).

Para ser mais fácil para mim, vou desenvolver por pontos :

Durante a gravação não ouvi pancadas e ao gravar, a minha intenção era poder registar uma comunicação verbal. Ao longo dessa gravação estive atento ao espectro grama e sinceramente não consegui (mesmo a posteriori) detectar variações interessantes.

O microfone integrado é como bem disseste uma solução não muito fiável uma vez que acaba por capturar micro vibrações próprias ao funcionamento de qualquer computador (ventoinhas, agulha do disco rígido, as altas temperaturas do CPU/GPU a repercutirem-se no portátil que maioritariamente é feito de plástico). Dito isto e tendo confirmado através do teu parecer, tenho mesmo de multiplicar pontos de gravação e material adequado. A esse respeito creio que o meu pai tem algures um mini gravador de cassete, não sei se será interessante para o efeito pretendido. Por outro lado, neste momento não posso pensar em adquirir/alugar equipamento pois não tenho meios financeiros para isso. O mais fácil será fazer uma lista de tudo o que tenha por aqui que possa gravar e seleccionar os mais interessantes.

Como dito anteriormente, a ideia inicial era capturar sons que fossem respostas a perguntas colocadas. Não me tinha ainda ocorrido gravar as pancadas, analisar os sons e verificar se juntamente às pancadas não se encontrariam sons mais subtis e ... vocais.

Uma vez que não domino a linguagem técnica dos profissionais do som, vou tentar explicar o que julgo ouvir na gravação com a "limpeza" de ruído (ficheiro nº2). Há uns anos atrás, a compressão audio em .mp3 que as pessoas usavam era enorme pois os dispositivos móveis dispunham de fraca capacidade (o meu primeiro leitor mp3 tinha 128 Mb  :laugh:). Algumas rádios online também comprimiam as transmissões ao ponto de às vezes não se ouvir grande coisa. O som de uma conversa comprimida a 48 kb/s destroí o som de tal maneira que parece que estão a falar num túnel com cordas vocais metálicas haha misturadas com sons de modem 56 Kbps. É essa sensação que tenho ao ouvir a gravação, embora não consiga distinguir nada em concreto. Que descrição estranha   :-\

Esgotei o que podia dizer sobre o assunto  :D Espero que tenha sido mais ou menos claro para melhor terem ideia.

Cumprimentos!

Bom, parece-me que com o jogo atrairam algumas coisas para vós e tu, sobretudo.

Quanto ao som, não percebo nada disto.

Mas é bom que não te assustes com o que ouves. Há, pelo menos, duas dimensões paralelas e parece-me que uma está a interferir bastante com a tua dimensão física.

Abraço

Templa
Templa - Membro nº 708