Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Nova estrela?
    Iniciado por Umbus
    Lido 2.217 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas,

Não sei se já repararam que existe uma nova estrela, ao lado da "estrela" Venus (o planeta). O que é essa estrela alguem sabe?

Cumprimentos

Pah agora fui ver se a via para fotografar e não a vejo ou nao esta tao brilhante. Eu vi a dias atras, e não fui o unico... esquisito.



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


CyberEsfera - Preciso de todos para criar este fórum. Os mais participantes ficam na equipa!

chacalnegro
Citação de: Umbus em 23 março, 2012, 01:59
Pah agora fui ver se a via para fotografar e não a vejo ou nao esta tao brilhante. Eu vi a dias atras, e não fui o unico... esquesito

Não é assim tão esquisito. É outro planeta, suponho que pela sua proximidade com a Terra, deve ser ou Mercúrio ou Marte. É habitual verem-se mais planetas no céu nocturno para além de Vénus, desde que as suas posições sejam favoráveis a isso. Não percebo nada de Astronomia, mas devem estar prestes a formar conjunção.

TinaSol
#2
Epa... ::) aproveitando alguém a falar de estrelas e planetas, deem-me uma ajudinha se faz favor: o meu filho é um aficionado desta matéria, tem imensos livros sobre o assunto (para a idade, claro, 10 anos) e quer sempre mais. Tem um pequeno telescópio mas não dá para ver muito mais que umas sombras da lua e as estrelas mais reluzentes. Por acaso sabem qual a definição/aumento do telescópio para ter em casa que dê para ver mais qualquer coisita?  Já vi vários mas fico sempre na dúvida, prefiro gastar mais uns euritos e que seja uma coisa mais interessante e não para ver praticamente a mesma coisa... qual o que aconselhariam?



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


chacalnegro
#3
Citação de: TinaSol em 23 março, 2012, 10:23
Epa... ::) aproveitando alguém a falar de estrelas e planetas, deem-me uma ajudinha sff: o meu filho é um aficionado desta matéria, tem imensos livros sobre o assunto (para a idade, claro, 10 anos) e quer sempre mais. Tem um pequeno telescópio mas não dá para ver muito mais que umas sombras da lua e as estrelas mais reluzentes. Por acaso sabem qual a definição/aumento do telescópio para ter em casa que dê para ver mais qualquer coisita?  Já vi vários mas fico sempre na dúvida, prefiro gastar mais uns euritos e que seja uma coisa mais interessante e não para ver praticamente a mesma coisa... qual o que aconselhariam?
Tina, o telescópio que vendem no Lidl por volta do Natal costuma ser bastante bom. Não creio que seja necessário um aumento significativo para que se vejam os planetas com alguma definição. O telescópio de Galileu era um tubo de couro com duas lentes convexas e nem por isso ele deixou de ver a lua em pormenor. Lembro-me de uma vez numa escavação onde estive, de termos utilizado um nivel óptico (que mais não é que um telescópio muito limitado, aplicado a topografia) e termos apontado para um desses planetas e ter dado para ver duas das suas luas. Certifiquem-se antes de comprar o que quer que seja que estão a focar bem o objecto que pretendem ver. Sei que isto não ajudou grande coisa, mas é só para terem uma ideia que não é preciso uma coisa muito avançada para verem corpos celestes. Suponho que um telescópio de 100 a 200 aumentos já é considerável e dá bem para o gasto.

TinaSol
Ajuda sim Chacal, tendo em conta que os "telescópios" que usei, foi um gigantesco e os dos miradouros, e os das lojas estão embalados não dão para experimentar, mas assim já sei como hei de fazer :)

#5
Olá TinaSol
Eu tenho um da marca Celestron, e é muito bom. Vem com um programa de apoio e é já um telescópio daqueles "para ficar". Comprei-o na FNAC do forum Almada e a pessoa que lá estava ajudou bastante (e sem aquela treta de vendedor). Contudo prepara-te para um preço altito. Mas tens muitas opções. Ainda podem fazer o download de um programa gratis que é o Stelarium (se não me engano) que é mesmo muito bom e pode ajudar muito nas observações.
Espero que tenha ajudado.
Tell

TinaSol
Olá Tell, claro que ajuda, pelas dicas já consigo reunir critérios para a selecção, obrigado  ;)

É Jupiter que está ao Venus. É mais um alinhamento, sem NADA a ver com 21,12,2012.....Aproveita para contar aos teus netos.
The only thing worse than being blind is having sight but no vision.