Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.438
Total de tópicos
26.912
  • Acham que voltar a viver é uma escolha?
    Iniciado por kitkat
    Lido 24.882 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: chacalnegro em 20 novembro, 2012, 20:56
Então estás a dar-me razão se eu digo que escolhemos em quem reencarnar implicam. Se digo que há uma força que impele a reencarnar, implicam :laugh:

Eu não estou dizendo que não escolhemos em quem reencarnar mas tu queres forçosamente uma explicação de como é que alguém pode ser tão mau.
Exemplo: um par de irmãos gémeos pode ter a mesma educação, o mesmo amor, o mesmo lar, e um ser médico e outro ser um drogado. Como é que isso se explica? O ponto de partida é o mesmo mas cada um escolhe o que quer fazer da vida. Então, no caso do Hitler, eu não acredito que a alminha dele antes da reencarnação, tenha escolhido ser assim tão má. Foram escolhas dele naquela vida. Simples assim.

Citação de: chacalnegro em 20 novembro, 2012, 20:56
Não interessa se Hitler e pandilha sabiam o que estavam a fazer, interessa saber como é possível reencarnar num ser involuído quando a teoria diz o contrário é tão simples como isso.

O que é para ti um ser evoluído? Um Einstein? Um Da Vinci? Um Woody Allen? (ok este ultimo é um exemplo um bocado duvidoso :laugh:) Olha que nem toda a gente nasceu para ser brilhante e deixar a sua marca na Terra. A grande maioria apenas existe  ;)

Como é que sabes que o Hitler não evoluiu desde a outra reencarnação (antes de ser Hitler)?  :laugh:

Zen
Citação de: chacalnegro em 20 novembro, 2012, 14:38

A inteligência é relativa e pode ser cultivada se houver ambiente propício. Não é necessário reencarnar para ser inteligente.

chacalnegro, a inteligência é um atributo que se vai conquistando aos poucos e não de uma só vez, a partir do momento que temos consciência de nós mesmos, a inteligência de cada um vai-se desenvolvendo, os espíritos não foram criados e destinados a encarnar num corpo, sabendo já a matéria toda, onde estaria o mérito de cada um? ...porque viria então Jesus ensinar-nos alguma coisa, se nós já soubessemos a matéria toda desde o início? ...assim era fácil e não tinhams mérito nenhum, a esta hora não estariamos aqui, estavamos por aí a flutuar algures pelo Universo ;)

O papel da reencarnação sobre este assunto, é que não é própriamente o processo em si, que traz a inteligência ao ser humano.

O espírito é criado ignorante, é colocado em algum mundo material, e depois aí, mediante as condições do mundo em que se encontra, ele começa a agir por instinto, com o passar do tempo e provavelmente por força das circunstâncias, as faculdades intelectuais começam a despertar e a sobreporêm-se ao instinto, a partir daí ele começa a aplicar os primeiros mecanismos de inteligência.

Pelas palavras que leio dos teus posts, parece-me que acreditas em muita coisa (assim como eu também acredito), e uma delas é que acreditas que o homem vive apenas uma vida, se assim fosse, como é que todos os homens do passado, onde muitos deles eram rudes e pouco ou nada instruídos, devido também a toda a conjectura da época e do progresso espiritual, conseguiriam aprender tudo em apenas uma vida mundana???

Que sentido fazia então, os ensinamentos morais transmitidos por Jesus, se não houvesse uma continuidade da vida para além da morte e posterior retôrno a um mundo material?! ...só nos conseguimos melhorar e demonstrar ao criador os nossos méritos, se o nosso espírito se unir á matéria, ou seja, a um corpo num mundo físico, no fundo, reencarnar.

Jesus não precisaria de vir á Terra ensinar os valores morais, se os humanos não pudessem aplicar e ter tempo para melhorarem a sua moralidade, e isso só é possível, vivendo sucessivamente no verdadeiro palco dos mundos materiais, relacionando-nos e convivendo com outros seres.

Vivemos esta vida, quando morrermos, levamos connosco todo o conhecimento que aprendemos
aqui e o nosso espírito absorve todo esse conhecimento, seja ele moral ou intelectual, mediante o nosso desempenho na vida terrena, o nosso espírito fica estagnado ou avança na escala de progressão espiritual, nunca retrocede.

Assim, a existência da reencarnação, é o meio que nos permite, que nos vamos aperfeiçoando cada vez mais, aprendendo mais e progredindo espiritualmente, vamo-nos tornando cada vez melhores, se reparares, a ideia deste parágrafo, vai de encontro ao baptismo e á ressurreição que refere a bíblia...

" Jesus respondeu e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o Reino de Deus senão aquele que renascer de novo."

"Nicodemos lhe disse: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez?"

"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus, o que é nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito." 

...ou seja, o significado do baptismo e ressurreição de uma forma geral, significa uma mudança interior, mudança de pensamentos e atitudes, enfim uma nova vida, um novo ser, a reencarnação proporciona exactamente isso, um avanço, uma melhoria, uma mudança, uma nova vida.

Quando Jesus disse que "quem não nascer da água e do espírito", ele estava a referir-se ao homem "que não renascesse com o corpo e alma", os homens da altura, atribuíam um sentido especial de força á água, pensando eles que a água tinha mesmo qualquer "poder" de gerar/criar, tanto era assim, que eles até pensavam e acreditavam, que a Terra tinha saído das águas, no fundo eles começaram a assimilar a ideia, que a água tinha o poder de gerar coisas materiais.

Jesus, sabendo que eles não eram perfeitos em palavras e entendimento, e sabendo ele do significado que eles atribuíam á água, tratou então de aplicar a palavra água, para eles entenderem que era necessário renascer da água=material=corpo, e do espírito=alma.

Aliás, Jesus deixa bem claro e faz mesmo uma distinção acerca disto, dizendo posteriormente a Nicodemos o seguinte, "o que é nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito." 


Citação de: chacalnegro em 20 novembro, 2012, 20:56
interessa saber como é possível reencarnar num ser involuído quando a teoria diz o contrário é tão simples como isso.

chacal, que confusão que vai praí!!! ...não estou a perceber o sentido que queres demonstrar da expressão "reencarnar num ser involuído".

Ao colocares a pergunta dessa maneira, estás a dar a entender que o corpo em que o espírito vai encarnar era mau, ou seja, estás a atribuír ao corpo os atributos mais ou menos adiantados que pertencem ao espiritio que lhe vai animar, o corpo por si só, não tem faculdade nenhuma, não tem vontade, não tem inteligência, não tem livre-arbítrio, não é bom nem mau, só quando o espírito encarna nele, é que as faculdades intelectuais e morais assim como o livre-arbítrio, se fazem sentir através desse corpo. 

O caso de Hitler e de muitos outros semelhantes a ele é simples, eu já respondi a isso na página 4 deste tópico, a Terra como ainda é dos mundos mais atrasados na escala espiritual, não admira que de vez em quando, apareça por aí um malvado desses, nada do assunto Hitler contraria lei nenhuma, ele era um espirito imperfeito a viver num mundo igualmente imperfeito.

Abraço



ricardocosta28
Chacal como é que tu podes aceitar um comentário valido se não sabes a resposta a tua pergunta? Quem nos diz que esses senhores que chacinaram tanta gente não foram os mesmos em varias reencarnações? Só te posso dar a resposta a minha Fé (não importando sendo espirita ou não) porque antes de conhecer a Doutrina já acreditava na reencarnação. A Doutrina espirita só veio confirmar o que eu pensava de voltar a viver uma vida corpórea. Não te sei explicar bem, e não encontro uma resposta a tua pergunta fora da Doutrina. Quando chegarmos ao outro lado vamos perguntar ao próprio Hitler porque fez aquilo que fez e o motivo.
Vejam este vídeo bastante interessante sobre os Desencarnados Da Historia, fala das figuras conhecidas que desencarnaram e como encarnaram de novo, não esquecendo o Hitler e os judeus.
★ OS DESENCARNADOS DA HISTÓRIA II - Onde eles estão?

chacalnegro
#93
Citação de: ricardocosta28 em 21 novembro, 2012, 02:45
Chacal como é que tu podes aceitar um comentário valido se não sabes a resposta a tua pergunta? Quem nos diz que esses senhores que chacinaram tanta gente não foram os mesmos em varias reencarnações? Só te posso dar a resposta a minha Fé (não importando sendo espirita ou não) porque antes de conhecer a Doutrina já acreditava na reencarnação. A Doutrina espirita só veio confirmar o que eu pensava de voltar a viver uma vida corpórea. Não te sei explicar bem, e não encontro uma resposta a tua pergunta fora da Doutrina. Quando chegarmos ao outro lado vamos perguntar ao próprio Hitler porque fez aquilo que fez e o motivo.
Vejam este vídeo bastante interessante sobre os Desencarnados Da Historia, fala das figuras conhecidas que desencarnaram e como encarnaram de novo, não esquecendo o Hitler e os judeus.

Ricardocosta, aqui o que está em causa não é se eu sei ou não a resposta é se quem acredita na Reencarnação sabe uma resposta coerente com aquilo que acredita. Como é natural há uma resposta possível à pergunta que coloquei. Ricardo mais uma vez, quando se acredita em algo convém saber porque é que se acredita, não é só porque o youtube tem uns vídeos giros sobre o assunto ou porque de momento faz muito sentido, compreendes?

Citação de: Zen em 20 novembro, 2012, 21:57

Vivemos esta vida, quando morrermos, levamos connosco todo o conhecimento que aprendemos
aqui e o nosso espírito absorve todo esse conhecimento, seja ele moral ou intelectual, mediante o nosso desempenho na vida terrena, o nosso espírito fica estagnado ou avança na escala de progressão espiritual, nunca retrocede.


Vou tentar explicar isto de uma forma mais simples. Acho que o problema é meu porque não estou saber transmitir correctamente a ideia. Bom, alguém morreu e vai reencarnar. Ao reencarnar irá fazê-lo no sentido de evoluir, certo? Infelizmente essa pessoa, durante a nova vida, com ou sem "ajuda" torna-se num genocida. O genocídio, a meu ver e penso que será também uma opinião unânime, é o pior e o mais abominável dos crimes. É a negação da humanidade, a extinção de qualquer réstia de compaixão, amor, de qualquer sentimento humano. É o mal em estado puro porque se mata aleatoriamente. Isto não é um retrocesso? Ora, morrendo novamente, a alma dessa pessoa terá de ir ao mais básico da cadeia se partirmos do princípio que há evolução moral e justiça. Só assim poderá haver algum sentido na reencarnação e haver aprendizagem. Porém, é óbvio que regrediu e ao regredir põe em contradição um dos princípios básicos da Reencarnação, que tu bem expuseste acima.

Citação de: Zen em 20 novembro, 2012, 21:57
O caso de Hitler e de muitos outros semelhantes a ele é simples, eu já respondi a isso na página 4 deste tópico, a Terra como ainda é dos mundos mais atrasados na escala espiritual, não admira que de vez em quando, apareça por aí um malvado desses, nada do assunto Hitler contraria lei nenhuma, ele era um espirito imperfeito a viver num mundo igualmente imperfeito.

Abraço


Folgo em saber que era só um espírito imperfeito num mundo igualmente imperfeito...

anaferreira
Citação de: chacalnegro em 20 novembro, 2012, 20:22




Assim, havendo uma determinação em quem se reencarna, como pode alguém reencarnar num genocida, ou numa pessoa com condições para o ser?

Apesar de isto não ser um inquérito nem um exame, gostava de ver este paradoxo respondido de forma coerente possível. ;)

Olá
Reencarnar num genocida ou noutro criminoso qualquer creio que seja a escolha do ser humano...não de reencarnar neste ou naquele mas quem sabe de escolher um dos lados... o lado da humanidade e o lado dos monstros
Há quem acredite que antes de passarmos o dito portal da reencarnação que sabemos exatamente qual a nossa missão aqui mas ao passar tudo se esquece e ficamos entregues ao nosso livre arbítrio.
Talvez esse genocida já tenha sido genocida noutras vidas e tenha vindo para tentar reparar esse mal feito mas quando cá chega aquele lado perverso é mais forte e volta a fazer mais do mesmo...
Talvez esses não devessem poder esquecer do que os traz por cá.... e será que estão assim tão esquecidos?
Muitos desses genocidas não poderão apenas passar de pessoas que noutras vidas viram a sua família e amigos dizimados e em vez de vir para perdoar vem para usar essa oportunidade como uma vingança?
O tema dava pano para mangas...
Nisto da espiritualidade haverá sempre o "se" ou o "talvez" pois por muito que a gente se dedique à causa nunca vamos saber a resposta a todas as perguntas.... nunca vamos é ter certezas de quase nada... é apenas uma forma de estar e acreditar para dessa forma podermos quem sabe usar a espiritualidade para perdoar alguns erros
Um bom dia a todos!

#95
Eu continuo a achar que reencarnar, não seja de todo uma escolha nossa!
Não estou a ver nós a morrer, chegar a algum sitio, e alguém nos perguntar: "então queres reencarnar outra vez? E já agora em quem queres reencarnar?", e eu respondo: "No gajo mais rico do mundo!"
Por amor de Deus...
Acho que se está aqui a confundir muita coisa!
Ninguém tem escolha, penso eu.
Eu sempre li e aprendi, que se reencarnas, reencarnas em algo que não gostavas e trataste mal em vida.
Tipo, sei de histórias, como por exemplo, um homem que era maxista, batia nas mulheres, reencarnou em mulher.
Isto é só um exemplo de algumas histórias que soube e li.
Não estamos propriamente à vontade para escolher.
Quer dizer uma pessoa só faz mal em vida, trata toda a gente mal, mata não sei quantas pessoas. Quando morre, ainda tem opção de escolha? Já estou a imaginar o Hitler, a matar uma data de judeus toda a vida. Morre chega lá e perguntam." então HItler queres reencarnar em que tipo de pessoa?" e ele respondia:Ditador, e conquistar o mundo, e aniquilar todos que não sejam da raça ariana." E lá voltávamos ao mesmo outra vez.
Não faz sentido nenhum.
não é nenhuma escolha!
Mas o melhor é fazerem tudo bem agora em vida, levar uma vida dentro do melhor possível, praticar o bem, ajudar o próximo, não vá depois o diabo tece-las... >:D
Ashesrain

chacalnegro
#96
Citação de: lauviah em 21 novembro, 2012, 11:17
Eu continuo a achar que reencarnar, não seja de todo uma escolha nossa!
Não estou a ver nós a morrer, chegar a algum sitio, e alguém nos perguntar: "então queres reencarnar outra vez? E já agora em quem queres reencarnar?", e eu respondo: "No gajo mais rico do mundo!"
Por amor de Deus...
Acho que se está aqui a confundir muita coisa!
Ninguém tem escolha, penso eu.
Eu sempre li e aprendi, que se reencarnas, reencarnas em algo que não gostavas e trataste mal em vida.
Tipo, sei de histórias, como por exemplo, um homem que era maxista, batia nas mulheres, reencarnou em mulher.
Isto é só um exemplo de algumas histórias que soube e li.
Não estamos propriamente à vontade para escolher.
Quer dizer uma pessoa só faz mal em vida, trata toda a gente mal, mata não sei quantas pessoas. Quando morre, ainda tem opção de escolha? Já estou a imaginar o Hitler, a matar uma data de judeus toda a vida. Morre chega lá e perguntam." então HItler queres reencarnar em que tipo de pessoa?" e ele respondia:Ditador, e conquistar o mundo, e aniquilar todos que não sejam da raça ariana." E lá voltávamos ao mesmo outra vez.
Não faz sentido nenhum.
não é nenhuma escolha!
Mas o melhor é fazerem tudo bem agora em vida, levar uma vida dentro do melhor possível, praticar o bem, ajudar o próximo, não vá depois o diabo tece-las... >:D

Sim lauviah, isso faz muito sentido e em termo teóricos concordo contigo. Mas continua a tropeçar no problema da impossibilidade de regredir. Isso funciona muito bem para quem não bateu no fundo na escala do Ser Humano, não se trata de um marido que bateu na mulher. Trata-se de uma pessoa que deitou fora toda sua humanidade. O problema aqui não está na forma como vai pagar, porque isso é de fácil resolução: é tão simples como ser torturado e assassinado 6.000.000 vidas. A questão é outra, o "dogma" da impossibilidade de regredir a cada reencarnação, quando a prática mostra através destas figuras que essa regressão é possível. Só há um argumento que pode explicar isso, que é o que estou a tentar ver aqui desde o início.
Muito embora ache que quando foi formulada a teoria da Reencarnação, se esqueceram que poderiam existir pessoas com estas características, que matassem milhões de pessoas num momento preciso. Quando Allan Kardec formulou a doutrina Espírita também não teve isto em consideração porque, ao tempo o termo "genocídio" nem sequer existia. Talvez se pudesse conceber, mas não vislumbrar. Infelizmente, o séc. XX foi pródigo em genocídios, motivados em grande medida pela criação de armas de "matar em massa".

Mas a pergunta é só um pretexto para que pensemos um pouco sobre a coerência daquilo em que acreditamos e porque o fazemos, tal como disse desde o início. Não tenho nenhuma aversão ao conceito de Reencarnação e até acho que pode, em termos teóricos fazer compreender algumas coisas. No entanto, estamos todos aqui a debitar "matéria", mas ainda não houve uma resposta directa que seja coerente com a doutrina e elimine a contradição. Eu tenho uma hipótese, que me parece a mais acertada para a explicar, mas vou deixar as pessoas que acreditam na reencarnação exporem as suas ideias.

#97
Citação de: chacalnegro em 21 novembro, 2012, 12:03
Sim lauviah, isso faz muito sentido e em termo teóricos concordo contigo. Mas continua a tropeçar no problema da impossibilidade de regredir. Isso funciona muito bem para quem não bateu no fundo na escala do Ser Humano, não se trata de um marido que bateu na mulher. Trata-se de uma pessoa que deitou fora toda sua humanidade. O problema aqui não está na forma como vai pagar, porque isso é de fácil resolução: é tão simples como ser torturado e assassinado 6.000.000 vidas. A questão é outra, o "dogma" da impossibilidade de regredir a cada reencarnação, quando a prática mostra através destas figuras que essa regressão é possível. Só há um argumento que pode explicar isso, que é o que estou a tentar ver aqui desde o início.
Muito embora ache que quando foi formulada a teoria da Reencarnação, se esqueceram que poderiam existir pessoas com estas características, que matassem milhões de pessoas num momento preciso. Quando Allan Kardec formulou a doutrina Espírita também não teve isto em consideração porque, ao tempo o termo "genocídio" nem sequer existia. Talvez se pudesse conceber, mas não vislumbrar. Infelizmente, o séc. XX foi pródigo em genocídios, motivados em grande medida pela criação de armas de "matar em massa".

Mas a pergunta é só um pretexto para que pensemos um pouco sobre a coerência daquilo em que acreditamos e porque o fazemos, tal como disse desde o início. Não tenho nenhuma aversão ao conceito de Reencarnação e até acho que pode, em termos teóricos fazer compreender algumas coisas. No entanto, estamos todos aqui a debitar "matéria", mas ainda não houve uma resposta directa que seja coerente com a doutrina e elimine a contradição. Eu tenho uma hipótese, que me parece a mais acertada para a explicar, mas vou deixar as pessoas que acreditam na reencarnação exporem as suas ideias.

Concordo contigo, mas acho que até dizeres a  tua teoria, ninguém vai chegar lá.
uma vez que ninguém teve ainda uma prova que ela existe. Uma prova concreta.
Fico a espera então da tua teoria.
Eu não acredito nem deixo de acreditar. Nem me preocupo muito com isso. O que for será. Mas agora fiquei curioso em relação à tua ideia.
Abraço.
Ashesrain

Citação de: ricardocosta28 em 21 novembro, 2012, 02:45
Chacal como é que tu podes aceitar um comentário valido se não sabes a resposta a tua pergunta? Quem nos diz que esses senhores que chacinaram tanta gente não foram os mesmos em varias reencarnações? Só te posso dar a resposta a minha Fé (não importando sendo espirita ou não) porque antes de conhecer a Doutrina já acreditava na reencarnação. A Doutrina espirita só veio confirmar o que eu pensava de voltar a viver uma vida corpórea. Não te sei explicar bem, e não encontro uma resposta a tua pergunta fora da Doutrina. Quando chegarmos ao outro lado vamos perguntar ao próprio Hitler porque fez aquilo que fez e o motivo.
Vejam este vídeo bastante interessante sobre os Desencarnados Da Historia, fala das figuras conhecidas que desencarnaram e como encarnaram de novo, não esquecendo o Hitler e os judeus.
★ OS DESENCARNADOS DA HISTÓRIA II - Onde eles estão?

meu amigo Ricardo eu lhe sou grata pelo vídeo para entende-lo precisa velo ate o fim mas e realmente lindo me emocionei me arrepiei toda ,,muito lindo agora não sabia que EMMANUEL já tinha encarnado e que Chico Xavier seria seu mentor amei obrigado por compartilhar esse vídeo . DEUS O abençoe :)
não a força maior do que o amor....

chacalnegro
Citação de: lauviah em 21 novembro, 2012, 12:24
Concordo contigo, mas acho que até dizeres a  tua teoria, ninguém vai chegar lá.
uma vez que ninguém teve ainda uma prova que ela existe. Uma prova concreta.
Fico a espera então da tua teoria.
Eu não acredito nem deixo de acreditar. Nem me preocupo muito com isso. O que for será. Mas agora fiquei curioso em relação à tua ideia.
Abraço.


Vá lá então  ;)  Só não se pode regredir sendo um genocida, quando sua alma é nova. É a única forma de não entrar em contradição com a teoria da alma tendencialmente em evolução. Ora sendo uma alma nova, é como se fosse um papel em branco, não traz lastro de outras vidas. Ou seja, a sua evolução começa na vida que se lhe segue.
Isto em termos teóricos. Não prova que existe Reencarnção nem deixa de o fazer. O que quis dizer desde o princípio é tão somente o que já havia dito e reitero: tem de se saber no que se acredita, porque se acredita, e quais as contradições. Ao contrário do que possa parecer, a fé também tem de se submeter à razão. Não no sentido de provar a existência do sagrado, mas na forma de como esse sagrado opera. Senão andamos aqui a dizer que acreditamos só por que sim. E o "só porque sim" é e será sempre uma resposta universalmente inválida aqui no nosso mundo ou no mundo espiritual. Muitas vezes aceitamos uma crença só porque nos parece engraçada e encaixa como uma luva nas nossas vidas e depois, estagnamos. A fé não é estagnação, também é questionamento, sem dúvida não existe fé. Como disse Santo Antão, quem nunca foi tentado nunca entrará no Céu.
Não tenho nenhuma aversão em particular à Reencarnação aparte não acreditar. E não acreditar não significa considerar errado quem acredita. Há muitos caminhos e cada um tem o seu que é tão certo quanto a honestidade e razão de quem acredita nele. Mas para isso tem de haver pensamento...

ricardocosta28
Citação de: chacalnegro em 21 novembro, 2012, 13:04
Vá lá então  ;)  Só não se pode regredir sendo um genocida, quando sua alma é nova. É a única forma de não entrar em contradição com a teoria da alma tendencialmente em evolução. Ora sendo uma alma nova, é como se fosse um papel em branco, não traz lastro de outras vidas. Ou seja, a sua evolução começa na vida que se lhe segue.
Isto em termos teóricos. Não prova que existe Reencarnção nem deixa de o fazer. O que quis dizer desde o princípio é tão somente o que já havia dito e reitero: tem de se saber no que se acredita, porque se acredita, e quais as contradições. Ao contrário do que possa parecer, a fé também tem de se submeter à razão. Não no sentido de provar a existência do sagrado, mas na forma de como esse sagrado opera. Senão andamos aqui a dizer que acreditamos só por que sim. E o "só porque sim" é e será sempre uma resposta universalmente inválida aqui no nosso mundo ou no mundo espiritual. Muitas vezes aceitamos uma crença só porque nos parece engraçada e encaixa como uma luva nas nossas vidas e depois, estagnamos. A fé não é estagnação, também é questionamento, sem dúvida não existe fé. Como disse Santo Antão, quem nunca foi tentado nunca entrará no Céu.
Não tenho nenhuma aversão em particular à Reencarnação aparte não acreditar. E não acreditar não significa considerar errado quem acredita. Há muitos caminhos e cada um tem o seu que é tão certo quanto a honestidade e razão de quem acredita nele. Mas para isso tem de haver pensamento...

Queres dizer que para encarnar um genocida na terra o seu espirito tem que ser um espirito novo?

Zen
CitaçãoVou tentar explicar isto de uma forma mais simples. Acho que o problema é meu porque não estou saber transmitir correctamente a ideia. Bom, alguém morreu e vai reencarnar. Ao reencarnar irá fazê-lo no sentido de evoluir, certo? Infelizmente essa pessoa, durante a nova vida, com ou sem "ajuda" torna-se num genocida. O genocídio, a meu ver e penso que será também uma opinião unânime, é o pior e o mais abominável dos crimes. É a negação da humanidade, a extinção de qualquer réstia de compaixão, amor, de qualquer sentimento humano. É o mal em estado puro porque se mata aleatoriamente. Isto não é um retrocesso? Ora, morrendo novamente, a alma dessa pessoa terá de ir ao mais básico da cadeia se partirmos do princípio que há evolução moral e justiça. Só assim poderá haver algum sentido na reencarnação e haver aprendizagem. Porém, é óbvio que regrediu e ao regredir põe em contradição um dos princípios básicos da Reencarnação, que tu bem expuseste acima.

Compreendo perfeitamente o teu raciocínio chacal ;)

Mas se uma pessoa mata com intenção, tanto faz se ela mata uma ou mil, a falta de princípios é o mesmo, isso só comprova que aquele espírito que anima aquele corpo encarnado, só lhe transmite uma imperfeita moralidade e intelectualidade, o corpo e a mente apenas lêem e descodificam, as faculdades e as vontades mais ou menos avançadas que o espírito que o anima, lhe transmite.

Pegando no exemplo que deste, a pessoa que morreu posteriomente reencarna, mas não é dado certo/adquirido, que na próxima encarnação ele consiga logo ultrapassar as imperfeições dele do passado, por isso é que eu escrevi que o espírito tanto pode adiantar-se numa próxima encarnação como pode ficar estagnado, mas nunca retrocede para um patamar mais baixo porque a partir do momento em que o espírito ganha certas capacidades, sejam elas ainda rudimentares ou mais avançadas, ele as adquire, compreende e aplica para nunca mais as perder do ponto de vista da compreensão e da evolução.

As capacidades intelectuais e morais evoluem, e ficam gravadas no "disco-duro" do espírito para nunca mais esquecer, o espírito é sempre o mesmo "Eu" desde o princípio, antes de encarnar, durante a encarnação e depois da encarnação, ele com o tempo é que vai adquirindo melhores faculdades morais e intelectuais, os corpos em que reencarnamos apenas servem para nos auxiliar ou não a progredir, tanto a nível pessoal como do todo da humanidade.

O espírito torna-se mais elevado em pensamentos e em actos, e consegue verdadeiramente compreender e distinguir o que estava mal e o que foi preciso mudar para seguir o seu caminho, é apenas a lei da evolução a funcionar desde o princípio do Universo, mas para isso se proporcionar neste grau espiritual em que se encontra o planeta Terra, é necessário que o espírito se una á matéria/corpo para se poder manifestar e dar provas ao Criador, que cumprimos ou não a nossa missão, á medida que as nossas as faculdades vão sendo aprendidas e absorvidas pelo espírito.

As maldades e os crimes acontecem aqui na Terra ainda nos dias de hoje, porque não estamos todos exactamente no mesmo nível espiritual, as transmigrações de espíritos acontecem todos os dias, e eles não estão todos no mesmo nível, embora convivamos todos uns com os outros, uns ainda mais selvagens/maus, outros assim-assim e outros já mais evoluídos, mas todos nós ainda não alcançamos o nível suficiente para partirmos para outro mundo mais evoluído que a Terra, o nosso menor ou maior atraso/adiantamento só depende de nós.


CitaçãoFolgo em saber que era só um espírito imperfeito num mundo igualmente imperfeito...

Compreendendo a existência da lei do progresso/evolução, a unica razão lógica para tal que eu encontro é mesmo essa, e não consigo encontrar outra que me faça recuar desta convicção.

Mephisto
Citação de: ricardocosta28 em 21 novembro, 2012, 13:19
Queres dizer que para encarnar um genocida na terra o seu espirito tem que ser um espirito novo?

Muito sinceramente, posso estar errado, acho que quer dizer que a teoria da reencarnação aplicada ao Hitler é de tal ordem anedótico, que só uma incongruência espirita o poderia justificar.

As pessoas tornam-se aquilo que são em função do meio onde vivem. Superam aquilo que poderão vir a ser, negativamente, através do intelecto humano, e não da razão espiritual pré-concebida.

ricardocosta28
Citação de: Mephisto em 21 novembro, 2012, 13:23
Muito sinceramente, posso estar errado, acho que quer dizer que a teoria da reencarnação aplicada ao Hitler é de tal ordem anedótico, que só uma incongruência espirita o poderia justificar.

As pessoas tornam-se aquilo que são em função do meio onde vivem. Superam aquilo que poderão vir a ser, negativamente, através do intelecto humano, e não da razão espiritual pré-concebida.
Só fiz essa pergunta porque fiquei na duvida.
Um espírito recem criado é muito difícil ou mesmo impossível que reencarne na terra, se não, não faltavam para ai assassinos e canibais lol.

Ligeia
#104
Citação de: ricardocosta28 em 21 novembro, 2012, 13:30
Só fiz essa pergunta porque fiquei na duvida.
Um espírito recem criado é muito difícil ou mesmo impossível que reencarne na terra, se não, não faltavam para ai assassinos e canibais lol.

Canibais não sei, mas assassinos há muitos mais do que seria desejável para humanidade neste estado de desenvolvimento em que, "supostamente", nos encontramos...