Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Acham que voltar a viver é uma escolha?
    Iniciado por kitkat
    Lido 24.916 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Zen
Viva chacalnegro ;)

As tuas perguntas foram bem colocadas  ;)

Hitler, na minha opinião, tinha bem vincado os traços de um espírito imperfeito/atrasado, era um tipo mau, orgulhoso, egoísta, com poucos ou nenhuns sentimentos benignos, muito ligado ao materialismo e completamente desviado da compreensão espiritual, enfim tudo de mau...

O caso de Hitler e de muitos outros, o que fizeram em vida, não teve nada a ver com um plano divino do Criador, as atrocidades que ele cometeu não foi nenhuma missão de aperfeiçoamento, é preciso compreender que o Criador não atribui missões malignas a ninguém, o próprio espirito é que opta/decide por fazer a maldade ou então equaciono também a hipótese de as pessoas sofrerem influências de espíritos inferiores para fazerem mal a outros.

Alguns desses espíritos até poderão ter o pressentimento da existência de "Deus", mas não o compreendem, e por isso agem por instinto ás solicitações dos seus maus pensamentos e sentimentos que lhe ofuscam a compreensão da bondade, do amor, da paz...seja por se comprazer nessa mesma maldade ou por pura ignorância.

Como na altura ele era um espírito imperfeito, e como disponha de livre-arbítrio, ele optou por colocar em prática toda a baixeza dos seus sentimentos, dos seus pensamentos, da sua pouca moralidade, a inteligência dele era direccionada ao contrário, só para a maldade, devido a isso, surgiu um monstro vivo.

Eventualmente, também poderá servir de explicação para o caso de Hitler, uma suposta atrocidade cometida sobre ele ou sobre pessoas de quem ele gostava muito numa encarnação anterior, e depois posteriormente quando voltou a encarnar, ele encarnou como um revoltado, cheio de ódio e vontade de vingança, e depois aplicou-os na prática porque teve condições aqui na Terra para isso.

chacalnegro, a reencarnação é uma realidade, existem vários (para não dizer muitos) casos de evidências que comprovam essa realidade, mas compreendo que este tema ainda traga incompreensão a muita gente, mas acredita, se te mostrares aberto a todas as possibilidades, a reencarnação é a que tem mais evidências reais, e do ponto de vista lógico é a 1ª da lista de possibilidades, que sentido fazia existir o mistério da vida/de viver, para depois se morrer/desaparecer para sempre?

Os antigos, já acreditavam na possibilidade do homem voltar a viver, eles aplicavam o termo "ressurreição" para tentar explicar, o que hoje é conhecido por "reencarnação", mas não compreendiam como isso se processava.

O próprio Jesus disse a Nicodemos isto: "Em verdade, em verdade digo-te. Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo", ora, sabendo nós que o corpo já morto/desfalecido começa a detiorar-se molécula a molécula, torna-se evidente que aquele corpo exactamente como ele era, é impossível de voltar á vida.

Seguindo esse racíocinio, e acreditando no que Jesus disse, e em todas as evidências de reencarnação existentes até hoje, dá para concluír com alguma segurança, que o processo da reencarnação como é conhecido hoje, é o que faz todo o sentido depois da morte.





ricardocosta28
#46
Citação de: chacalnegro em 19 novembro, 2012, 22:56
Por que tipo de aperfeiçoamento passou Hitler, Pol Pot entre outros? Escolheram reencarnar como genocidas para cumprir um plano divino?

Esses senhores vieram com uma provação enorme, ao qual falharam e tiveram que a pagar, ou ainda a estaram a pagar. Aquilo que Hitler fez acredita que lhe cairia em dobro. Por espada matas, por espada morres. Então diz-me uma coisa, se não acreditas em reencarnação, que fazes aqui na terra? Serás da Opinião que se não levas-te uma vida de amor ao próximo, cometes-te crimes, estarás o resto da eternidade no inferno? É esse o Deus vingativo que acreditas? Um Deus que não tem misericordia pelo seu filho, e o deixa na tormenta do inferno toda a eternidade? É esse o Deus infinitamente vingativo que acreditas? Seremos Fantoches que Deus nos mete aqui na terra para uma vida curta e que passa num piscar de olhos? Já pensaste que tu mesmo podes estar a seguir o caminho errado, desviando-te do motivo porque estás aqui?Há muitos Médiuns charlatães, que são enganados pelos espíritos baixos que os fazem acreditar numa coisa que não tenha bom senso nenhum. Mas há Médiuns Sérios que obtém relatos fidedignos de pessoas que partiram e falam na pluralidade das vidas. Há muitos Médiuns sérios e não lhes vamos tirar o mérito e veracidade das suas comunicações só porque há meia dúzias deles que dizem coisas sem nexo nenhum.
Como diz o Zen o nosso Mestre Jesus, afirmou a existencias de outras vidas por outras palavras.
Muita luz

Citação de: Zen em 19 novembro, 2012, 20:54
Voltar a viver talvez não seja uma escolha, mas sim uma caracteristica inerente da lei da evolução que nos obriga a viver outra vez, demore o tempo que demorar a nossa presença em espírito no plano espiritual, a lei da evolução assim o obriga a retornarmos a um corpo, num qualquer mundo físico/material, e ninguém consegue fugir a isso.

Talvez seja algo como a morte do corpo físico, onde ninguém consegue escapar, uns demoram mais tempo a morrer do que outros, mas o corpo de todos nós, mais cedo ou mais tarde, terá o mesmo fim, a morte e o retorno do nosso espírito ao plano espiritual.

Com a falência dos nossos orgãos vitais, o perispírito se desprende do nosso corpo, ou seja, a morte não se concretiza porque o espírito abandonou o corpo, mas sim devido á falência dos orgãos vitais, e o espírito não tendo mais condições para se manifestar através do corpo, parte para o seu "habitat".

Se aceitarmos, e essêncialmente se compreendermos a ideia, de que o nosso espírito não se gerou a si mesmo, podemos então partir do principio que não foi o espírito que pediu para ser criado, ou seja, o espírito não teve escolha própria porque ainda não existia, mas possivelmente ele (o nosso espírito) está e sempre esteve, sujeito ás condições do Criador, e a reencarnação deve ser uma delas, mas isso não pode ser "olhado/visto" como um castigo do Criador, mas sim como uma benção "dele" (embora em forma de condição imposta por "ele"), que nos possibilita ir mais além, e não ficar estagnados eternamente ou morrer para sempre. 

A expressão "voltar a viver" é o mesmo que reencarnar, e a reencarnação na minha visão de tudo isto, é mesmo necessária ao progresso moral, intelectual, espiritual, de cada um de nós, esse processo (reencarnação) é como se fosse um atributo inerente á inferioridade do espírito, ou seja, está intimamente ligado a nós, mas como ainda não crescemos o suficiente em termos morais/intelectuais/espirituais, para atingir o grau espiritual de "espírito puro/espírito perfeito/anjo", a Vida/o Criador, concedeu-nos esse meio, para irmos cada um de nós a seu tempo, subindo mais um degrau na escala da evolução.


@lauviah ;)

O reencarnar, não significa apenas que algo correu mal em vida, o que é preciso compreender, é que a evolução de espírito simples e ignorante para espírito perfeito, não se faz apenas numa vida/reencarnação, isso implicaria que alguém apenas vivendo uma vida, se instruísse ao mais alto nível em termos morais, intelectuais, espiritual.

Tens uma prova da Ciência, que comprova o raciocinio que estou a tentar mostrar, a ser verdade que descendemos do animal/macaco, consegue-se constatar que se a nossa evolução pudesse ser feita em apenas uma vida, então quando o humano alcançou o patamar do homo-sapiens, ele nessa época teria conseguido o pleno em termos morais, intelectuais e espiritual, mas como sabemos, ainda hoje andamos por aqui a tentar melhorar, a tentarmos ser melhores do que no passado, e assim vai continuar a ser, isto são tudo etapas, a vida aqui na terra é apenas mais uma para tentar melhorarmos.

O materialismo na maior parte das vezes, cega e desvia as pessoas do caminho a seguir, na bíblia e em muitos outros exemplos de hoje, temos evidências disso mesmo.

lauviah, mas não é lutando, batalhando, dando provas aos outros das nossas capacidades, insistindo, teimando, persistindo, perseverando, que muitos de nós também conseguimos as coisas neste mundo?

Numa situação normal, temos que nos esforçar, uns mais e outros menos, para alcançarmos também os nossos objectivos, ás vezes caímos, mas levantamo-nos e continuamos o nosso caminho, creio que faz sentido, que com o nosso espírito aconteça algo de muito semelhante.

Olá Zen,
Tudo o que disse está certo e faz algum sentido.
Mas não nos podemos esquecer que se descendemos do macaco, como diz, então é estar a acreditar no evolucionismo, que manda abaixo qualquer teoria do criacionismo. São teorias completamente opostas. Uma vez que o criacionismo acredita que nascemos de Adão e Eva. Estando a misturar o evolucionismo, seria dizer que Adão e Eva, eram símios, e seria uma regressão a nível de evolução. 

Diz: "Tens uma prova da Ciência, que comprova o raciocinio que estou a tentar mostrar, a ser verdade que descendemos do animal/macaco, consegue-se constatar que se a nossa evolução pudesse ser feita em apenas uma vida, então quando o humano alcançou o patamar do homo-sapiens, ele nessa época teria conseguido o pleno em termos morais, intelectuais e espiritual, mas como sabemos, ainda hoje andamos por aqui a tentar melhorar, a tentarmos ser melhores do que no passado, e assim vai continuar a ser, isto são tudo etapas, a vida aqui na terra é apenas mais uma para tentar melhorarmos"

Nós não só descendemos do animal/macaco/, como continuamos na qualidade de animais, mas racionais.
A evolução de cada espécie, claro que não pode ser feita numa só vida. Mas não tem a ver com a reencarnação como diz, obrigatoriamente. Será mais sensato acreditar, e uma vez que acredita no evolucionismo, que tal como a ciência provou, através de Darwin, Lorenz, etc, Que evoluímos ao longo das gerações vindouras, isto é, impera a lei do mais forte e a lei da adaptação ao meio envolvente. Os mais fracos extinguem-se  e os mais fortes adaptados sobrevivem. E assim evoluirmos, uma vez que nas próximas gerações, já vão ter outras características defensoras, mais adaptadas ao meio.
Portanto, uma vez que evoluímos através da lei da adaptação, que transmitimos ás gerações vindouras, nada disto tem a ver com a reencarnação.
Isto é estar a por tudo no mesmo saco.
mas claro que acredito na reencarnação. Não da maneira que diz.
Contudo, adorei a sua explicação e já aprendi mais um pouco, assim como a dos restantes utilizadores, que estão a debater este tópico.
Obrigado a todos e um abraço.
Ashesrain

anokidas
O problema destas duas teorias é que uma delas comprova-se (evolucionismo) e ao outra não :-\

chacalnegro
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 02:42
Esses senhores vieram com uma provação enorme, ao qual falharam e tiveram que a pagar, ou ainda a estaram a pagar. Aquilo que Hitler fez acredita que lhe cairia em dobro. Por espada matas, por espada morres. Então diz-me uma coisa, se não acreditas em reencarnação, que fazes aqui na terra? Serás da Opinião que se não levas-te uma vida de amor ao próximo, cometes-te crimes, estarás o resto da eternidade no inferno? É esse o Deus vingativo que acreditas? Um Deus que não tem misericordia pelo seu filho, e o deixa na tormenta do inferno toda a eternidade? É esse o Deus infinitamente vingativo que acreditas? Seremos Fantoches que Deus nos mete aqui na terra para uma vida curta e que passa num piscar de olhos? Já pensaste que tu mesmo podes estar a seguir o caminho errado, desviando-te do motivo porque estás aqui?Há muitos Médiuns charlatães, que são enganados pelos espíritos baixos que os fazem acreditar numa coisa que não tenha bom senso nenhum. Mas há Médiuns Sérios que obtém relatos fidedignos de pessoas que partiram e falam na pluralidade das vidas. Há muitos Médiuns sérios e não lhes vamos tirar o mérito e veracidade das suas comunicações só porque há meia dúzias deles que dizem coisas sem nexo nenhum.
Como diz o Zen o nosso Mestre Jesus, afirmou a existencias de outras vidas por outras palavras.
Muita luz

Bom, em relação à misericórdia, já expliquei o meu ponto de vista, portanto não vale a pena voltar a dizer que Deus não é misericordioso nem deixa de o ser. A misericórdia é uma excepção à lei e é por si só injustiça. Para Deus ser misericordioso teria de ser injusto. Aquilo a que chamamos misericórdia tem única e exclusivamente a ver com arrependimento e perdão. Ou seja é uma relação causa-efeito, é um factor mecânico das próprias leis de Deus.
Fantoches porquê? Não achas que para escolher entre fazer bem e fazer mal uma vida não basta? É que escolher entre ambas as coisas dura o tempo suficiente para o cérebro processar essa informação, que nem sequer deve chegar a um segundo. Só é fantoche quem quer ou não tem oportunidade para mais. O Ser Humano é um animal de hábitos e o laxismo está entre os seus defeitos inatos. Agora imagina toda uma eternidade de vidas à sua disposição para corrigir os erros de uma vida. Ainda do ponto de vista "reencarnacionista" do Espiritismo. Os espiritos estão tendencialmente em evolução, portanto ninguém reencarna mais abaixo do que já foi, portanto mantenho a pergunta: Por que motivo alguém reencarna num genocida? É que o genocídio é o pior, o mais desumano e demoníaco dos crimes. Não tem comparação com mais nenhum outro é matar por puro prazer é o mal em estado puro. Porquê?

Ricardo, o argumento dos espíritos baixos como bem sabes, a mim não diz nada, porque acredito em "coisas" bastante mais baixas do que eles. Portanto, os relatos feitos por espíritos valem o que valem. Note-se que valem não só em relação à reencarnação, como o contrário.

Jesus não afirmou a existência de mais vidas do que aquela a que se passa depois de morrer. Afirmar o contrário com base nos evangelhos sinópticos é estar a forçar conclusões com pouco fundamento. E não vale dizer que na época de Jesus não havia terminologia inteligível relativa à reencarnação porque não é verdade. A Reencarnação era uma ideia bem sedimentada em alguns grupos intelectuais nomedamente platónicos. Deixo ainda uma dica para que gosta de "casar" o Cristianismo com reencarnação, que dê uma vista de olhos no Apocalipse apócrifo de João. Que é o único que, por ser marcadamente platónico refere a transmigração das almas. Porém, sendo o único, por uma questão estatística não permite aceitar que o a Reencarnação faça parte da doutrina de Jesus.
Em relação à passagem que o Zen refere e bem, não se trata de uma referência à Reencarnação, mas antes ao baptismo.

Ligeia
#50
Citação de: chacalnegro em 19 novembro, 2012, 22:56
Por que tipo de aperfeiçoamento passou Hitler, Pol Pot entre outros? Escolheram reencarnar como genocidas para cumprir um plano divino?

Não, a coisa estava a correr bem para as alminhas deles enquanto não foi lá o Diabo e instalou confortavelmente a sua corte. A partir daí não houve reencarnação que aguentasse, livre-arbítrio que resistisse e os senhores foram assim entregues ao demo (maligno, em vez de divino), direitos que nem fusos. Digo eu, que não sei nadinha de nada destas coisas, por isso perdoem se estou a interpretar mal a coisa (99,9% de probabilidade)   :-X

ricardocosta28
Chacal Deus perdoa mas temos que lhe mostrar arrependimento sincero e pedir o seu perdão. Para provar que realmente estamos arrependidos, temos que voltar e vida corpórea para uma provação. Deus não perdoa os nosso erros, sem que lhe mostremos que realmente estamos arrependidos, uma das formas para isso é a reencarnação. O que a ligeia disse tem bastante lógica, podem ter sido seduzidos por espíritos baixos e levar-lhes a esse tipo de crimes. Sabemos lá se ele não tinha feito pactos com entidades? E então na era da Inquisição que matavam e conquistavam sem dó nem piedade em nome de Deus? que tipo de espíritos eram esses?
Mas um Espírito Evoluído podem bem reencarnar num mundo bem superior por algum motivo. Mas não perde o seu grau de evolução.. Então que dizemos de Newton,Sócrates, Einstein, entre outros génios do nosso mundo? De onde saiu tamanha inteligencia?

Ligeia
#52
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:21
(...) Para provar que realmente estamos arrependidos, temos que voltar e vida corpórea para uma provação. Deus não perdoa os nosso erros, sem que lhe mostremos que realmente estamos arrependidos, uma das formas para isso é a reencarnação.(...)

Esse não é o Deus (Temor) do Antigo Testamento, que resolve tudo à chapada e põe todos de castigo? Então e o Deus (Amor) do Novo Testamento, como é que resolve? Com fluoxetina e alprazolam?...
(nota: pode parecer, mas não estou a brincar)

Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:21
(...) podem ter sido seduzidos por espíritos baixos e levar-lhes a esse tipo de crimes. (...)

Se a corte do Demo fosse composta "apenas" por espíritos baixos a coisa até se solucionava bem. Mas creio que estes vão além do patamar de espíritos baixos... Peço desculpa se estou a ser ignorante nas minhas postas de pescada, mas sou assim a modos que "destravadinha" de raciocínio...

ricardocosta28
Citação de: Ligeia em 20 novembro, 2012, 13:25
Esse não é o Deus (Temor) do Antigo Testamento, que resolve tudo à chapada e põe todos de castigo? Então e o Deus (Amor) do Novo Testamento, como é que resolve? Com fluoxetina e alprazolam?...
(nota: pode parecer, mas não estou a brincar)

Esse Deus do antigo testamento Moisés, fez-lho ver como um Deus vingativo e injusto. Jesus veio para mostrar o contrario e mostrou um Deus bom, justo, que perdoa. Na época de Moisés, o povo não obedecia as leis e tinham que ser mais rigorosos.
Moisés viveu 1200 anos antes de Cristo

Zen
#54
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:31
Esse Deus do antigo testamento Moisés, fez-lho ver como um Deus vingativo e injusto. Jesus veio para mostrar o contrario e mostrou um Deus bom, justo, que perdoa. Na época de Moisés, o povo não obedecia as leis e tinham que ser mais rigorosos.
Moisés viveu 1200 anos antes de Cristo

É isso mesmo, Moisés impôs mais algumas leis, para tentar á força disciplinar/conter o seu povo, já que eles vinham com maus vícios desde os tempos da escravidão no Egipto.

Para tentar surtir efeito sobre o povo, ele (Moisés), atribuiu essas leis tendo como origem o divino, ele sabia bem que aqueles homens "rudes e ignorantes" da época, só se vergavam á autoridade de um Deus poderoso.

Ligeia
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:31
Esse Deus do antigo testamento Moisés, fez-lho ver como um Deus vingativo e injusto. Jesus veio para mostrar o contrario e mostrou um Deus bom, justo, que perdoa. Na época de Moisés, o povo não obedecia as leis e tinham que ser mais rigorosos.
Moisés viveu 1200 anos antes de Cristo

Citação de: Zen em 20 novembro, 2012, 13:37
É isso mesmo, Moisés impôs mais algumas leis, para tentar á força disciplinar/conter o seu povo, já que eles vinham com maus vícios desde os tempos da escravidão no Egipto.

Para tentar surtir efeito sobre o povo, ele (Moisés), atribuiu essas leis tendo como origem o divino, ele sabia bem que aqueles homens "rudes e ignorantes" da época, só se vergavam á autoridade de um Deus poderoso.

Com 1200 caracoletas! Quer então dizer que Moisés forjou as Tábuas da Lei, com adendas em proveito próprio (já estou a ver que os políticos têm fontes bíblicas, é o que é) e Deus ainda lhe confiou a Barcaça do Dilúvio?... Então aqueles mandamentos todos são da lavra de Moisés apenas? Opá, vou mas é ler qualquer coisinha que me ilumine e me faça parar de dizer barbaridades! Pois, mas assim também se vê que Deus é bonzinho, perdoou  o fulano. Ou será um bocado néscio, dependendo do ponto de vista. Mas não vos tomo mais tempo e agradeço as respostas dadas  :)
De volta ao tópico...  ;)

chacalnegro
#56
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:21
Chacal Deus perdoa mas temos que lhe mostrar arrependimento sincero e pedir o seu perdão. Para provar que realmente estamos arrependidos, temos que voltar e vida corpórea para uma provação.

De acordo, mas porque não o fazes na vida em que praticaste aquilo de que te arrependes?


Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:21Deus não perdoa os nosso erros, sem que lhe mostremos que realmente estamos arrependidos, uma das formas para isso é a reencarnação.

Mantenho a pergunta formulada atrás.

Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:21
O que a ligeia disse tem bastante lógica, podem ter sido seduzidos por espíritos baixos e levar-lhes a esse tipo de crimes. Sabemos lá se ele não tinha feito pactos com entidades? E então na era da Inquisição que matavam e conquistavam sem dó nem piedade em nome de Deus? que tipo de espíritos eram esses?
Coitadinhos... Para fazer mal não é preciso fazer pactos com entidades. Essas entidade só agem se houver espaço para que entrem. Fazer mal ou bem conscientemente é uma escolha pessoal, não é um empurrão de terceiros. É como o fogo se juntasse à palha para provocar um incêndio, mas a palha já tem de estar previamente seca. Sim, o mal é sempre mal, mesmo que em nome de Deus. Corrijo, em nome de Deus é pior porque acresce a falsidade e a hipocrisia.
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 13:21
Mas um Espírito Evoluído podem bem reencarnar num mundo bem superior por algum motivo. Mas não perde o seu grau de evolução.. Então que dizemos de Newton,Sócrates, Einstein, entre outros génios do nosso mundo? De onde saiu tamanha inteligencia?

A inteligência é relativa e pode ser cultivada se houver ambiente propício. Não é necessário reencarnar para ser inteligente. Einstein sabia construir um relógio mecânico? Provavelmente não. Sócrates sabia pintar ou fazer estátuas como Fídias? Provavelmente não...
A inteligência não está na forma brilhante dos seus frutos, está simplesmente na capacidade de pensar e questionar. Isso também se aprende. ;)

ricardocosta28
Não te sei responder, talvez por pensar que exista outra vida onde poderei pagar. Tento fazer o bem a cada dia que passa. O bem que eu faço, acho que pago bem pelos erros cometidos.
Quanto a reencarnar de Genocidas, Deus sabe bem, se um espírito consegue completar a expiação que lhe foi dada mesmo assim, deixa-o ao seu livre arbítrio de escolher. Se as pessoas tem capacidade para fazer mal, também não as tem para fazer bem? É uma escolha que tu eliges e segues o caminho que quiseres, sem que Deus interfira nisso.

chacalnegro
Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 14:43
Não te sei responder, talvez por pensar que exista outra vida onde poderei pagar. Tento fazer o bem a cada dia que passa. O bem que eu faço, acho que pago bem pelos erros cometidos.
Quanto a reencarnar de Genocidas, Deus sabe bem, se um espírito consegue completar a expiação que lhe foi dada mesmo assim, deixa-o ao seu livre arbítrio de escolher. Se as pessoas tem capacidade para fazer mal, também não as tem para fazer bem? É uma escolha que tu eliges e segues o caminho que quiseres, sem que Deus interfira nisso.

Mas assim estás a entrar em contradição com a doutrina que segues, o Espiritismo: nenhum espírito regride! Ou seja nenhum espírito escolhe uma vida em que retroceda no seu aperfeiçoamento. ;)

Citação de: chacalnegro em 20 novembro, 2012, 14:56
Mas assim estás a entrar em contradição com a doutrina que segues, o Espiritismo: nenhum espírito regride! Ou seja nenhum espírito escolhe uma vida em que retroceda no seu aperfeiçoamento. ;)


Mas pode haver forças de bloqueio na sua nova aprendizagem...
Templa - Membro nº 708