Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • História (Património Oral)
    Iniciado por Dougas
    Lido 1.802 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas,

Amanhã vou ter de fazer uma apresentação oral em Português e preciso que me ajudem a escolher uma lenda portuguesa, mas que não seja muito conhecida, para não sofrer o risco de escolher a mesma que outro colega.

Obrigado!  :)
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

Pedra da moura ;D

Um pouco mais abaixo do sitio onde a ribeira de Arronches se junta com o rio Caia, fica uma grande pedra, chamada a pedra da Moura. É assim chamada porque se conta que nela está uma moura encantada.

Vivia aqui um rei mouro , pai de uma linda princesa que deveria casar-se com um nobre cavaleiro escolhido pelo pai , mas a princesa não queria porque estava apaixonada por um príncipe mouro que andava em guerra .

O pai, furioso, encantou-a naquela pedra. E conta-se que na noite de S. João, a princesa moura se senta na pedra a cantar lindas canções dedicadas ao seu jovem guerreiro.

E diz-se que quem passar nessa noite junto da pedra, fica encantado, também.

Ninguém acredita nesta lenda, mas o que é certo é que ninguém se atreve a passar por lá na noite de S. João.


esta é gira
Don´t be afraid

O Senhor do Galo de Barcelos e o Milagre do Enforcado
Esta lenda está associada a um antigo padrão de pedra de Barcelos, de origem desconhecida, que tem em si gravados, em baixo relevo, a Virgem, S. Paulo, o Sol, a Lua e um Dragão de um lado e do outro um Cristo Crucificado, um Galo e Santiago sustentando um enforcado. Na origem da lenda está um crime perpetrado em Barcelinhos que ficou impune, apesar das sérias investigações das autoridades de então. Este crime ficou esquecido até que um dia um peregrino galego que se dirigia a Santiago parou para passar a noite no albergue local. Ao jantar, enquanto ceava, reparou que alguém o observava fixamente mas não fez caso e continuou a sua refeição. O observador saiu do albergue, dirigiu-se a casa do juiz, e acusou o peregrino da autoria do crime. Preso, o crente galego não conseguia apresentar provas da sua inocência, tendo sido levado para as masmorras, julgado e condenado à forca. No dia do enforcamento, o peregrino pediu, como sua última vontade, que o levassem à presença do juiz que tão injustamente o tinha julgado. Perante o juiz, que estava em sua casa preparando-se para trinchar um magnífico galo assado, o condenado ajoelhou-se. Seguidamente, afirmou a sua inocência e suplicou que não o enforcassem, pois era a primeira vez que estava em Barcelinhos e nunca tinha visto a vítima do crime. O juiz não se comoveu. Então, o galego invocou a ajuda de Santiago e perante todos afirmou que era tão certo estar inocente como o galo assado cantar antes do dia acabar. Todos os convivas presentes se riram da afirmação mas, supersticiosamente, não tocaram no galo. À noite, observaram com espanto que o galo se cobria de penas novas, se levantava e batia asas para cantar com energia. Correram todos para o lugar da forca e encheram-se de espanto ao ver o peregrino vivo, com uma corda lassa à volta do pescoço, apesar de estar pendurado. Atemorizados por este facto insólito, libertaram o peregrino galego, deixando-o seguir o seu caminho. Diz-se que em agradecimento pela ajuda de Santiago, o peregrino mandou colocar o padrão que ainda hoje lá se encontra.

Ratos em Mafra ( é 100% garantido que nem falará deste mito):

Dizem que existe, no Convento de Mafra, tuneis onde D.João V passava para ir com as suas amantes (ou qualquer coisa do genero, nunca precebi). Mas esse tuneis foram abandonados e agora vivem lá ratazanas de um 1 metro, que á meia-noite, saem dos tuneis e vão á superficie, buscar comida. Eles matam e comam tudo que mexa, desde largatixas a Freiras.
Nunca se viram tais animais!

(Atenção: Só se estiveres desesperado utiliza a lenda, mas se assim queres... Boa sorte!)
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.