Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Michel Chossudovsky. “Estamos num cenário de terceira guerra mundial."
    Iniciado por tiagomc
    Lido 3.433 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Presidente e diretor do Centre for Research on Globalization, Michel Chossudovsky conversou com o i sobre essa possível terceira guerra mundial, de que fala no seu livro "Towards a World War III Scenario: The Dangers of Nuclear War". Crítico da fortificação militar que os Estados Unidos estão a construir em torno da China, o professor canadiano da Universidade de Otava defende que a opinião pública é fundamental para evitar uma guerra nuclear.



Diz no seu livro que a guerra com o Irã já começou e que os Estados Unidos estão apenas à espera de um rosto humano para lhe dar. Acredita que os objectivos políticos e geoestratégicos de Washington podem levar-nos a uma guerra nuclear com consequências para toda a humanidade?

Não quero fazer previsões e ir além do que aconteceu. Tudo o que posso dizer, e tenho vindo a dizê-lo de forma repetida, é que a preparação para a guerra está a um nível muito elevado. Se será levada a cabo ou não é outro patamar, e ainda não o podemos afirmar. Esperemos que não. Mas temos de considerar seriamente o facto de que este destacamento de tropas é o maior da história mundial.

Estamos a assistir ao envio de forças navais, homens, sistemas de armamento de ponta, controlados através do comando estratégico norte-americano em Omaha, Nebrasca, e que envolve uma coordenação entre EUA, NATO e forças israelitas, além de outros aliados no golfo Pérsico (Arábia Saudita e estados do Golfo). Estas forças estão a postos.

Isto não significa necessariamente que vamos entrar num cenário de terceira guerra mundial, mas os planos militares no Pentágono, nas bases da NATO, em Bruxelas e em Israel, estão a ser feitos. E temos de os levar muito a sério. Tudo pode acontecer, estamos numa encruzilhada muito perigosa e infelizmente a opinião pública está mal informada. Dão espaço a Hollywood, aos crimes e a todo o tipo de acontecimentos banais, mas, no que toca a este destacamento militar que poderá levar-nos a uma terceira guerra mundial, ninguém diz nada. Isso é um dos problemas, porque a opinião pública é muito importante para evitar esta guerra.

E isso não está a acontecer, as pessoas não se estão a organizar para se oporem à guerra. Isto não é uma questão política, é um problema muito mais vasto, e tenho de dizer que os meios de comunicação ocidentais estão envolvidos em actos de camuflagem absolutamente criminosos.

Só o facto de alinharem com a agenda militar, como estão a fazer na Síria, onde sabemos que os rebeldes são apoiados pela NATO, na Arábia Saudita e em Israel, e como fizeram na Líbia, é chocante do meu ponto de vista, porque as mentiras que se criam servem para justificar uma intervenção humanitária.

Em vez de uma guerra nuclear, não podemos assistir a um cenário semelhante à Guerra Fria, com os EUA, a União Europeia e Israel de um lado e a China, a Rússia e o Irã do outro?

Esse cenário já é visível. A NATO e os EUA militarizaram a sua fronteira com a Rússia e a Europa de Leste, com os chamados escudos de defesa antimíssil – todos esses mísseis estão apontados a cidades russas. Obama sublinhou em declarações recentes que a China é uma ameaça no Pacífico – uma ameaça a quê? A China é um país que nunca saiu das suas fronteiras em 2 mil anos. E eu sei, porque ando a investigar este tema há muito tempo, que está a ser construída toda uma fortaleza militar à volta da China, no mar, na península da Coreia, e o país está cercado, pelo menos na sua fronteira a sul. Por isso a China não é a ameaça.


Os EUA são a ameaça à segurança da China. E estamos numa situação de Guerra Fria. Devo mencionar, porque é importante para a UE, que, no limite, os EUA, no que toca à sua postura financeira, bancária, militar e petrolífera, também estão a ameaçar a UE. Estão por trás da destabilização do sistema bancário europeu.

E a colocação de mais tropas em torno da China vai trazer mais tensão à região.

Quanto a isso não tenho dúvidas, porque os EUA estão a aumentar a sua presença militar no Pacífico, no oceano Índico e estão a tentar ter o apoio das Filipinas e de outros países no Sudeste Asiático, como o Japão, a Coreia, Singapura, a Malásia (que durante muitos anos esteve reticente a juntar-se a esta aliança). Portanto, Washington está a formar uma extensão da NATO na região da Ásia-Pacífico, direccionada contra a China.

Não há dúvidas quanto a isto. E não se vence uma guerra contra a China. É um país com uma população de 1,4 mil milhões de pessoas, com um número significativo de forças, tanto convencionais como estratégicas. Por isso, com este confronto entre a NATO e os EUA, de um lado, e a China, do outro, estamos num cenário de terceira guerra mundial.

E toda a gente vai perder esta guerra. Qualquer pessoa com um entendimento mínimo de planeamento militar sabe que este tipo de confronto entre superpotências – incluindo o Irã, que é uma potência regional no Médio Oriente, com uma população de 80 milhões de pessoas – poderá levar-nos a uma guerra nuclear. E digo isto porque os EUA e os seus aliados implementaram as chamadas armas nucleares tácticas – mudaram o nome das bombas e dizem que são inofensivas para os civis, o que é uma grande mentira.

Mentira porquê?

Está escrito em todos os documentos que a B61-11 [arma nuclear convencional] não faz mal às pessoas e planeiam usá-la. Tenho estado a examinar estes planos de guerra nos últimos oito anos, e posso garantir que estão prontos a ser usados e podem ser accionados sem uma ordem do presidente dos EUA. Olhe para o que eles designam "Nuclear Posture Review" de 2001, um relatório fulcral que integra as armas nucleares no arsenal convencional, sublinhando a distinção entre os diferentes tipos de armas e apresentando a noção daquilo que chamam "caixa de ferramentas".


E a caixa de ferramentas é uma colecção de armas variadas, que o comandante na região ou no terreno pode escolher, onde estão estas B61-11, que são consideradas armas convencionais. Se quiser posso fazer uma analogia, é a mesma coisa que dizer que fumar é bom para a saúde. As armas nucleares não são boas para a saúde, mudaram o rótulo e chamaram--lhes bombas humanitárias, mas têm uma capacidade destruidora seis vezes superior à de Hiroxima.

Mas a maior parte das pessoas não parece consciente da gravidade do cenário...

A ironia é que a terceira guerra mundial pode começar e ninguém estará sequer a par, porque não vai estar nas primeiras páginas. Na verdade, a guerra já começou no Irã. Têm forças especiais no terreno, instigaram todo este tipo de mecanismos para desestabilizar a economia iraniana através do congelamento de bens. Há uma guerra da moeda em curso – isto faz parte da agenda militar.

Desestabilizando-se a moeda de um país desestabiliza-se a sua economia, bloqueiam-se as exportações de petróleo, e isto antecede a implementação de uma agenda militar. Se eles puderem evitar uma aventura militar contra o Irã e ocupar o país através de outros meios, fá-lo-ão. É isso que estão a tentar neste momento. Querem a mudança de regime, o colapso das petrolíferas, apropriar-se dos recursos do país, e têm capacidade para fazer isto tudo sem uma intervenção militar, embora alguma possa vir a ser necessária.

Mas o Irã é considerado uma das maiores potências militares da região e basta olharmos para as análises da sua força aérea, a sua capacidade em mísseis, as suas forças convencionais que ultrapassam um milhão de homens (entre activo e reserva), o que permite que de um dia para o outro consiga mobilizar cerca de metade, ou até mais.

Tendo em conta estes números, os EUA e os seus aliados não conseguem vencer uma guerra convencional contra o Irã, daí a razão pela qual estão a tentar fazer a guerra com outros meios, e um desses meios é o pretexto das armas nucleares.

Acha que o Ocidente pode lançar um ataque preventivo contra o Irã mesmo sem provas?

Claro que sim! Olhe para a história dos pretextos para lançar guerras. Olhe para trás, para todas as guerras que os EUA começaram, a partir do século xix. O que fazem sistematicamente é criar aquilo que chamamos incidente provocado para começar a guerra. Um incidente que lhes permite justificar o início de um conflito por motivos humanitários.

Isto é muito óbvio. Em Pearl Harbor, por exemplo, sabe-se que foi uma provocação, porque os EUA sabiam que iam ser atacados e deixaram que tal acontecesse. O mesmo se passou com o incidente no golfo de Tonkin, que levou à guerra do Vietname.

E agora são vários os pretextos que emergem contra o Irã: as alegadas armas nucleares são um, outro é o alegado papel nos atentados 11 de Setembro, pois desde o primeiro dia que acusam o país de apoiar os ataques, a afirmação mais absurda que podem fazer, pois não existem quaisquer provas. Mas os media agarram nestas coisas e dizem "sim, claro".

Pode explicar às pessoas de uma forma simples a relação entre guerra contra o terrorismo e batalha pelo petróleo?

A guerra contra o terrorismo é uma farsa, é uma forma de demonizar os muçulmanos e é também a criação, através de operações em segredo dos serviços secretos, de brigadas islâmicas, controladas pelos EUA. Sabemos disso! Estas forças, ligadas à Al-Qaeda, são uma criação da CIA de 1979. Por isso a guerra contra o terrorismo é apenas um pretexto e uma justificação para lançar uma guerra de conquista.

É uma tentativa de convencer as pessoas de que os muçulmanos são uma ameaça e de que estão a protegê-las e para isso têm de invadir países perigosos, como o Irã, o Iraque, a Síria e a Coreia do Norte, que perdeu 25% da sua população durante a Guerra da Coreia, mas, no entanto, continua a ser tida como uma ameaça para Washington.


É absurdo! Os americanos são um pouco como a inquisição espanhola. Aliás, piores! O que mais me choca é que os EUA conseguem virar a realidade ao contrário, sabendo que são mentiras e mesmo assim acreditando nelas. A guerra contra o terrorismo é uma mentira enorme, mas todas as pessoas acreditam e o mesmo se passava com a inquisição espanhola – ninguém a questionava.

As pessoas conformam-se com consensos e quem assume a posição de que isto não passa de um conjunto de mentiras é considerado alguém em quem não se pode confiar e provavelmente perderá o emprego. Por isso esta guerra é contra a verdade, muito mais séria que a agenda militar. Contra a consciência das pessoas – parece que ninguém está autorizado a pensar. E depois vêm dizer-nos "Ah, mas as armas nucleares são seguras para os civis". E as pessoas acreditam.

Será Israel capaz de atacar Irã sem o apoio dos EUA?

Não. Eles podem enviar as suas forças, por exemplo para o Líbano, mas o seu sistema está integrado no dos EUA e, como o Irã tem mísseis, têm de estar coordenados com Washington. É uma impossibilidade em termos militares. Em 2008, o sistema de defesa aérea de Israel foi integrado no dos EUA. Estamos a falar de estruturas de comando integradas. Quer dizer, Israel pode lançar uma pequena guerra contra o Hezbollah ou até contra a Síria, mas contra o Irã terá de ser com a intervenção do Pentágono. Embora tendo uma fatia significativa de militares, Israel tem uma população de 7 milhões de pessoas e não tem capacidade para lançar uma grande ofensiva contra o Irã.


Fonte: http://www.ionline.pt

Mephisto
Haja alguém lúcido no meio de tanta estupidez. Caro Tiagomc EXCELENTE post.
Pena que vá passar ao lado de milhões de pessoas em todo o mundo. Este artigo é uma verdadeira bomba atómica para a burrice.
Vou esfregá-lo nas ventas de uns quantos amigos meus que me acusam de ser um pouco paranóico com estes temas.
Muito obrigado  ;)

TinaSol
Nem tanto, já por umas poucas de vezes que este assunto tem sido tema de conversa com alguns amigos, parece-me que a crise na Europa e o que gira em torno desta veio chamar a atenção para estas questões. Pelo menos tem sido consensual que os EUA são vistos de outra forma.

Mephisto
Citação de: TinaSol em 15 fevereiro, 2012, 22:18
Nem tanto, já por umas poucas de vezes que este assunto tem sido tema de conversa com alguns amigos, parece-me que a crise na Europa e o que gira em torno desta veio chamar a atenção para estas questões. Pelo menos tem sido consensual que os EUA são vistos de outra forma.

Graças a Deus ò pai do céu! >:D Já era tempo!

Citação de: Mephisto em 15 fevereiro, 2012, 20:54
que me acusam de ser um pouco paranóico com estes temas.


Junta-te ao grupo, que o letreiro é igual ... enfim .. :-\

Citação de: TinaSol em 15 fevereiro, 2012, 22:18
Pelo menos tem sido consensual que os EUA são vistos de outra forma.

É exactamente isto que se tem notado de há vários anos a esta parte.

Mas como disse o Mephisto, por norma é de paranóico para cima ...
Como dizia Scolari ... " e o burro sou eu ??"  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
#5
Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 00:09
Junta-te ao grupo, que o letreiro é igual ... enfim .. :-\

É exactamente isto que se tem notado de há vários anos a esta parte.

Mas como disse o Mephisto, por norma é de paranóico para cima ...
Como dizia Scolari ... " e o burro sou eu ??"  ;)

hehe...A mim já me chamaram de comuna... ;D
pela área a que estou ligada, parece-me que está instalada a desconfiança nos EUA, o despoletar da crise interesseira, as agências de rating americanas, as barreiras e dificuldades que nos estão a criar no comércio... as pessoas precisam de ver para crer, devido ao ponto a que chegamos, pode ser que agora fiquem mais atentas.
Se até aqui ouvia falar na 3ª guerra mundial na Europa e Ásia, ainda este fdsm ouvi falar no interesse dos EUA em instalar o reboliço e no Irão. A China, sem comentários, faz o que quer e está-se nas tintas para as leis e para as pessoas (pode ser que me engane, mas falo por situações que tive com eles)...
E agora calo-me porque se falo nas "teorias de conspirações" no nosso país, na Europa e dos nossos governantes, ainda me chamam de comuna aqui também...  ;D

(obs.: é importante esclarecer que não quero ofender os Comunistas, cada um tem a sua ideologia. No local onde estou fazem-no não porque eu seja ou deixe de ser, mas por criticar o marasmo ::), subserventismo  ::) e o "excesso de resignação"  ::), olha cada maluco com a sua mania e eu cá tenho a minha  ;D)

Citação de: TinaSol em 16 fevereiro, 2012, 10:18
hehe...A mim já me chamaram de comuna... ;D
pela área a que estou ligada, parece-me que está instalada a desconfiança nos EUA, o despoletar da crise interesseira, as agências de rating americanas, as barreiras e dificuldades que nos estão a criar no comércio... as pessoas precisam de ver para crer, devido ao ponto a que chegamos, pode ser que agora fiquem mais atentas.
Se até aqui ouvia falar na 3ª guerra mundial na Europa e Ásia, ainda este fdsm ouvi falar no interesse dos EUA em instalar o reboliço e no Irão. A China, sem comentários, faz o que quer e está-se nas tintas para as leis e para as pessoas (pode ser que me engane, mas falo por situações que tive com eles)...
E agora calo-me porque se falo nas "teorias de conspirações" no nosso país, na Europa e dos nossos governantes, ainda me chamam de comuna aqui também...  ;D

(obs.: é importante esclarecer que não quero ofender os Comunistas, cada um tem a sua ideologia. No local onde estou fazem-no não porque eu seja ou deixe de ser, mas por criticar o marasmo ::), subserventismo  ::) e o "excesso de resignação"  ::), olha cada maluco com a sua mania e eu cá tenho a minha  ;D)

Sim, pela experiênçia que tive com Chineses em África, é certo que se imaginam acima de tudo e todos.
Mas como bom "pirata" que sou , lixei-os bem ...  ;D

Em função da ideologia politica, também, não sou cumunista, e não creio que seja uma ideologia que sobreviva muito tempo,
com a devida excepção da China.
Como dizes e bem .. "cada maluco com a sua mania", e mais nada !!  ;)

Conspirações em Portugal ?? Achas ?? Nunca !!  ;D  ;D  ::)

Tem mas é cuidado com a Inquisição ... Mas quando quiseres, iniciamos de bom grado ... e venha a censura ...
(que supostamente não existe).  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 10:30
Sim, pela experiênçia que tive com Chineses em África, é certo que se imaginam acima de tudo e todos.
Mas como bom "pirata" que sou , lixei-os bem ...  ;D

é preciso ter arte para lixar os chineses... ;)

Citação de: Seth em 16 fevereiro, 2012, 10:30
Conspirações em Portugal ?? Achas ?? Nunca !!  ;D  ;D  ::)
Tem mas é cuidado com a Inquisição ... Mas quando quiseres, iniciamos de bom grado ... e venha a censura ...
(que supostamente não existe).  ;)

Pois... se calhar expressei-me mal, são mais um conjunto de "acções monopolizadores" talvez... ;D...ai meu Deus,a Inquisição !! ;D

Pois por mim tudo bem  ;) tenho ideia que política e religião não se discutem, questionam-se ;D

Boas  :)

Adorei este post, muito bom..concordo com tudo o que foi dito pelo Michel Chossudovsky
E acredito que depois da segunda guerra mundial, se houve alguma altura em que tivemos perto de outra guerra mundial, acho que é agora..basta olhar a nossa volta, começado com a crise económica que se vive na Europa, a tensão cada vez maior entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul..a iminente guerra que esta quase a começar entre a Turquia e a Síria (talvez não passe tudo de uma manobra de distracção, quem sabe!!)..e não esquecer se as Coreias entrarem em guerra ,quase de certeza que uma guerra mundial vai acontecer, pois os aliados da Coreia do Norte são a Rússia e a China..e os aliados da Coreia do Sul são os EUA, Reino Unido,Japão e a Austrália..e se os EUA entrarem numa guerra,quem é que tem de entrar também?..A Europa claro e sem esquecer que o Reino Unido já la está..
Na minha opinião é só uma questão de tempo, é como se tudo tivesse cheio de pólvora e que a mínima faisca vai tudo pelos ares..a muito que falo sobre isso com amigos e familiares, mas ninguém liga muito ao assunto..as vezes até dá a impressão que pensam "Deixa lá o maluquinho falar".....seja como for até é bom que esteja errado, pois se isso acontecer Portugal também tem que entrar na guerra, e os jovens até 35 anos (eu incluído) poderão ser obrigados a ir, isto se aquilo ficar mesmo feio..mas o mais certo é eles destruírem tudo com as bombas atómicas antes de ser preciso a gente sair de casa.

Cumps